MURNER (TOMÁS)

MURNER (TOMÁS)

MURNER, Tomás, frade menor conventual (1476-1537). I. Biografia. II. Obras (col. 2559). III. Atitude perante o protestantismo (col. 2565).

I. Biografia. Nascido muito provavelmente em 24 de dezembro de 1476, em Obernai, perto de Estrasburgo, Murner teve uma vida muito movimentada e muito agitada. Muito cedo, foi morar em Estrasburgo com seus pais, que ali se fixaram em 1481. Sofrendo de uma paralisia dolorosa, que se atribuía aos malefícios de uma feiticeira, Tomás foi destinado, desde a juventude, ao estado eclesiástico. Curado dessa penosa doença, entrou, em 1490, com apenas 15 anos de idade, na ordem dos frades menores conventuais, no convento de Estrasburgo, e, aos 19 anos, já era sacerdote.

Desde essa época, começa para esse jovem religioso uma verdadeira vida de nômade. Entre 1495-1500, percorreu a França, a Alemanha e a Polônia, e estudou sucessivamente em Friburgo, onde se dedicou aos estudos de direito, em Paris, onde se tornou mestre em artes e se dedicou de preferência à teologia, e em Cracóvia, onde estudou a filosofia, a filologia e as matemáticas. Nessa última universidade, obteve o grau de bacharel em teologia e ligou-se muito estreitamente, durante o inverno de 1499-1500, ao célebre filósofo e matemático João de Glogau. Permaneceu, em 1500-1501, em Soleura, na Suíça, onde tomou conhecimento das diversas casas de conventuais estabelecidas naquele país.

Em 1502, encontramo-lo em Estrasburgo, onde logo se viu em conflito com Jacques Wimpheling. Este último, querendo erigir na capital da Alsácia um gymnasium independente do dos conventuais, procurou assegurar-se as simpatias do Conselho pela publicação da famosa obra Germania. Esforçava-se, neste trabalho, por refutar a tese do Delfim, Luís XI da França, que, lançando, em 1444, os Écorcheurs contra os suíços, havia pretendido que as fronteiras da Gália deviam estender-se até o Reno, e queria provar que nem Estrasburgo, nem nenhuma outra cidade do Alto Reno jamais haviam estado sob o domínio francês. Os franciscanos, temendo que a criação de um novo gymnasium fosse a perda do seu, encarregaram Murner de refutar a tese defendida por Wimpheling. Fê-lo em sua Germania nova, mas isso lhe custou caro.

Tornou-se objeto de ataques ferozes por parte dos amigos de Wimpheling, principalmente por parte de Pierre Günther e do jovem Thomas Wolf, que o representaram como um adversário das ciências e o acusaram do crime de alta traição. O conselho de Estrasburgo, impressionado com essas graves acusações contra Murner, condenou e suprimiu a obra do jovem franciscano, que se tornou extremamente rara. A biblioteca nacional de Estrasburgo possui um exemplar (R, 100.631); em 1877, K. Schmidt a publicou em Genebra junto com a Germania de Wimpheling, segundo um exemplar conservado em Zurique.

Murner esforçou-se ainda por se defender contra as graves acusações levantadas contra ele em Honestorum poematum condigna laudatio. Propôs até mesmo a seus adversários refutar suas teses num debate público. Recusaram-se a isso e continuaram a tornar o jovem Murner ridículo e odioso aos olhos do povo. Os franciscanos, pelo contrário, estimavam a ciência de seu jovem confrade, que foi encarregado de tomar a palavra em quatro capítulos provinciais sucessivos: no de Soleura (1502), no de Esslingen (1503), no de Estrasburgo (1504), e no de Überlingen, em 1505. Assistiu provavelmente ao capítulo geral de Roma, no Pentecostes de 1506. No mesmo ano, o imperador Maximiliano I lhe concedeu oficialmente o título de poeta, não só por causa dos serviços que havia prestado à poesia eclesiástica e por causa de sua notável eloquência, mas também porque havia introduzido e aplicado as antigas poesias, mesmo as poesias pagãs, à teologia.

Encontrava-se provavelmente ainda, em 1506, em Cracóvia, onde ensinava a lógica segundo um novo método, a saber, um jogo de cartas, e publicava, a esse respeito, em 1507, seu Charliludium logicæ. Deve ter aprendido esse método em Paris, onde Lefèvre d'Étaples o aplicava à aritmética.

Encontramos Murner, em 1508, em Friburgo, onde tinha ido com um jovem nobre para lá prosseguir seus estudos. Manteve ali relações muito estreitas com o humanista Jacques Locher, que explicava Horácio e Lucano, e defendia a formação clássica contra as ideias e as opiniões da Igreja. Murner, por causa disso, rompeu com o influente jurista Ulrich Zasius. Locher teve que deixar Friburgo, e o franciscano foi severamente repreendido. Murner, mesmo assim, não deixou de sustentar que o estudo da literatura antiga se conciliava com uma vida piedosa e disciplinada, e que a formação clássica era necessária a todos aqueles, ainda que religiosos, que deviam entrar em contato com o mundo.

Antes de 1509, obteve o grau de doutor na universidade de Friburgo. Como já havia feito anteriormente para a lógica, serviu-se aqui ainda de um jogo para aprender a prosódia. Parece, no entanto, que, desta vez, não foi o jogo de cartas que empregou. O resultado de seu ensino foi publicado em Ludus sludentum Friburgcnsium, que apareceu, em 1511, em Frankfurt.

Enviado depois por seus superiores a Berna, em 1509, ali compôs Von den fier kelzeren Predigerordens der observanz zu Bern in Sclvveijlzerland varbrandU (31 de maio de 1509). É seu primeiro trabalho em alemão. É o relato detalhado de um processo que, por essa época, ocorreu contra alguns dominicanos que, para confirmar a doutrina tradicional de sua ordem contrária à imaculada conceição, haviam apresentado alguns falsos milagres.

É preciso situar também nessa época a composição de vários escritos nos quais ridicularizava os loucos. Foi nomeado guardião em Espira em 1510, e pregou o advento, em 1511, em Frankfurt. Eleito guardião de Estrasburgo, em 1513, pelo capítulo provincial reunido em Nördlingen, foi deposto já no ano seguinte. Foi depois para a Itália e ensinou algum tempo em Veneza.

Obrigado por sua saúde a voltar a seu país, foi fixar-se em Trier, onde tinha a intenção de ensinar o direito, ainda pelo jogo de cartas, como atesta a obra, aparecida em 1518, Charliludium institute summarie. Entretanto, Murner nunca ali lecionou. Apenas tinha anunciado, em novembro de 1515, as lições que queria dar sobre o direito, os cônegos de Colônia e de Trier, por causa de seu apego a Reuchlin, o atacaram, levantaram todo tipo de acusações contra ele e o obrigaram, como «apóstata da fé e adversário das ciências», a deixar a cidade.

Em 1518, reaparece em Basileia, onde se aperfeiçoou em direito e onde, em 1519, tornou-se doutor em direito canônico e civil, a despeito da oposição encarniçada de Ulrich Zasius. No mesmo ano, traduziu para o alemão as Instilutionex Justiniani, das quais uma nova edição apareceu em 1521 com o título Der keijserlichen im und slatrechten ingang wares fundament.

Em seu retorno a Estrasburgo, em 1520, tomou parte ativa nas lutas religiosas que, por essa época, dilaceraram a Igreja católica. Declarou-se logo o adversário aberto e encarniçado de Lutero e do protestantismo. Em sua tradução do De caplivitale babijlonica Ecclesix, intitulada Babylonische Gefengnuss der Kirche, faz uma crítica rigorosa do sistema luterano e das doutrinas protestantes. Escreveu nada menos que 32 tratados contra Lutero, dos quais apenas alguns foram publicados. Não compôs apenas obras dogmáticas contra os protestantes, esforçou-se também por torná-los ridículos e odiosos ao povo por meio de sátiras veementes, das quais a principal é Von dem grossen lulherischen Narren wie in doctor Murner beschworen hat, publicada em 1522. O Conselho de Estrasburgo proibiu e suprimiu esse escrito e proibiu Murner de publicar qualquer coisa daí em diante.

Murner traduziu para o alemão, em 1522, a VAssertio septem sacramenlorum de Henrique VIII, com o título Bekenning der siben sakraminten widsr Lulherum gemacht von dem Kônig zu Engelland. O rei da Inglaterra interessou-se tanto por isso que desejou ver o franciscano. Em 1523, Murner foi hóspede de Henrique VIII.

Em seu retorno a Estrasburgo, a reforma protestante ali havia penetrado profundamente e conseguira impor-se à maioria dos cidadãos. Foi enviado como deputado pelo bispo de Estrasburgo, em 1524, ao Reichstag de Nuremberg, para ali apresentar queixa diante do cardeal-legado Campeggio contra a medida tomada pelo Conselho de Estrasburgo, autorizando na cidade a reforma protestante.

Durante a triste guerra dos camponeses, o povo irritado lançou-se sobre o convento dos franciscanos de Estrasburgo e tudo entregou à pilhagem. Encarniçou-se com veemência notável contra a cela de Murner (5 de setembro de 1524). Nessa época, Murner estava em Obernai, de onde foi obrigado a partir em 1525, perseguido pelo ódio e pelo furor dos camponeses revoltados. Dirigiu-se então a Lucerna, onde se tornou professor de teologia e pregador. Pôs-se à frente do partido católico na luta contra Zwinglio, de quem se tornou o adversário mais encarniçado.

Depois que a cidade de Estrasburgo expulsou os religiosos e se apropriou do convento dos franciscanos, propôs dar uma indenização de 52 florins aos religiosos que se submetessem às medidas tomadas e não criassem dificuldade alguma à cidade. Murner aceitou e, em 14 de agosto de 1426, prometeu não mais atacar a cidade de Estrasburgo e seus habitantes. Compensou-se dessa promessa interessada mostrando tanto mais animosidade contra os reformadores suíços. Com Johann Eck e Faber, tomou parte ativa no colóquio de Baden, convocado pelos cantões católicos em 18 de maio de 1526. Publicou o relato detalhado disso em 1527, e escreveu uma série de panfletos contra os Reformadores. Quando conheceu os detalhes do colóquio, o governo de Zurique queixou-se da linguagem e dos procedimentos do fogoso franciscano. Em janeiro de 1527, os bernenses, indignados por sua vez com as sátiras virulentas de Murner, enviaram a Lucerna deputados para exigir que Murner fosse citado perante os tribunais.

O magistrado de Lucerna, temendo que os zuriquenses pegassem em armas para vingar seu reformador ultrajado, proibiu Murner de publicar mais livros de polêmica. Quando, em novembro de 1527, o governo de Berna convocou uma nova conferência para o mês de janeiro seguinte e para ela convidou Murner, este recusou-se a participar. Após a publicação das atas do colóquio de Berna e de numerosos panfletos dirigidos contra ele mesmo, Murner voltou a publicar várias sátiras contra seus detratores. Berna e Zurique o citam em juízo, mas, nesse meio tempo, a guerra de religião havia eclodido.

Após a vitória dos reformadores sobre os cantões católicos, ficou estipulado, no tratado de paz concluído em Zurique, em 24 de junho de 1529, que Murner deveria comparecer em Baden diante de juízes designados por Zurique e Berna. Mas o franciscano fugiu disfarçado. Chegou ao Valais e de lá dirigiu-se à corte do eleitor Frederico II, no Palatinado. Voltou finalmente, por volta de 1530, a Obernai, onde os nobres de Oberkirch lhe procuraram a paróquia de São João. Ali concluiu a tradução da História de Marco Antônio Sabélico. Tomás Murner não mais deixou sua cidade natal, onde morreu antes de 23 de agosto de 1537.

II. Obras. Se, como expusemos, a existência de Tomás Murner foi bastante movimentada, sua atividade literária não foi, por isso, menos prodigiosa. A verdadeira fama de Murner se funda em suas obras didáticas e em suas sátiras. A essas duas categorias acrescentaremos ainda seus escritos polêmicos contra os protestantes.

— 1º Obras didáticas. Algumas dessas obras dizem respeito ao ensino da literatura clássica, enquanto outras se referem aos procedimentos para facilitar o estudo da lógica, da prosódia e do direito.

1. O que Murner fez como humanista forma a menor parte de sua obra. Não se fez notar, sob esse aspecto, senão pela posição que tomou na querela sobre o valor pedagógico dos poetas pagãos. Entre essas obras, citemos Honestorum poematum laudatio, composta em 1503 e publicada, em 1507, na casa de J. Haller, em Cracóvia. Nela refuta as acusações que os discípulos de Wimpheling haviam levantado contra ele por ocasião da publicação da Germania nova. De augustiniana hieronymianaque reformatione poetarum, que compôs em 1508, durante sua estada em Friburgo, e que publicou, em 1509, na casa de J. Schott, em Estrasburgo. Propõe-se nela investigar, segundo os Padres, os vícios e as qualidades da faculdade poética. Sua argumentação funda-se em geral em santo Agostinho e são Jerônimo. Prova que os Padres fizeram grande caso da poesia; tinham lido os clássicos; eles mesmos escreveram versos. A exemplo deles, é permitido citar, nos argumentos teológicos, nos sermões e nos poemas cristãos, passagens de autores pagãos, quando essas passagens contêm verdades. É injusto privar os sacerdotes e os religiosos mendicantes, que têm de pregar o Evangelho, dos meios de se formarem na arte oratória. De syllabarum quantitatibus, impresso em Frankfurt, na casa de seu irmão Sixto Murner, s. a.; é uma resposta a seus detratores, que lhe reprovavam medir apenas a quantidade das sílabas e não fazer sentir nada da poetica majestas.

2. Entre as obras mais singulares de Murner, é preciso contar as que têm por objetivo facilitar o ensino de certas ciências. Tinha mesmo o mesmo princípio que Lefèvre d'Étaples sobre a utilidade de empregar certos jogos para o progresso da instrução. Para isso, imaginou jogos de cartas, de xadrez e de dados. A maioria desses tratados sobre os jogos foram primeiramente cursos dados a estudantes. Ensinou assim a lógica, a prosódia e o direito.

Nas escolas da Idade Média, expunha-se geralmente a lógica segundo os Parva logicalia de Pedro Hispano. Foi aliás nesse livro que Murner tinha estudado. Reprovava-lhe três defeitos: latim bárbaro, texto repleto de erros e ausência de imagens capazes de ajudar o leitor. Por isso buscou um novo método para ensinar a lógica. Fabricou cartas e as publicou conservando o texto de Pedro Hispano: Cartiludium logicæ seu logica cum poetica vel memorativa, jocundo pictasmatis excitamento pro communi omnium studentum utilitate, Cracóvia, 1507. Uma segunda edição revisada apareceu em 1509, em Estrasburgo. A mesma obra foi impressa, em 1509, em Bruxelas, na casa de Van Der Noot.

Seus procedimentos para ensinar a prosódia são talvez ainda mais singulares. É primeiramente a imagem de uma mão, para mostrar como se pode aprender as quantidades localizando-as nas articulações dos dedos; é depois uma roleta, um gamão com dados, um tabuleiro de xadrez em que cada peça representa uma regra. Deu a conhecer esse método estranho em Ludus studentum Friburgensium, Frankfurt, 1511 e 1512, e em Scaccus infallibilis quantitatis syllabarum, s. l., s. d.

O jogo de que mais se vangloriava era o que havia inventado para ensinar o direito. A forma que escolheu foi ainda a de um jogo de cartas. Publicou a esse respeito Chartiludium institute summarie, Estrasburgo, 1518. Esta obra compõe-se de três partes: a teoria, o jogo e a prática do jogo. É preciso, todavia, dizer em honra de nosso franciscano que, para propagar o conhecimento do direito, realizou trabalhos mais úteis que seus jogos. Lamentava que os membros dos conselhos das cidades fossem obrigados a recorrer a doutores «latinos» que, aproveitando-se da ignorância dos magistrados, confundiam os processos, os arrastavam em comprimento e desnaturavam o direito. Acreditou, portanto, realizar uma obra salutar ao traduzir o código.

A primeira obra que publicou para vulgarizar a ciência contém, em latim e em alemão, as rubricas das Institutas, do Digesto, do Código, do direito canônico, dos libri feudorum e da bula de ouro, bem como as regulae juris civilis et canonici: Utriusque juris tituli et regulae in Alemanicum traducti eloquium, Basileia, 1518; ibid., 1520; Lyon, 1530; Frankfurt, 1531. Esse volume foi seguido de outro, intitulado Instituten, ein warer ursprung und fundament des keyserlichen rechtens, Basileia, 1519. É a primeira versão alemã da coletânea de Justiniano.

A prova de que a obra atendia a uma necessidade é que dela saíram várias edições sucessivas: Basileia, 1519, ibid., 1520; Francforte, 1536 e 1537. Uma tradução neerlandesa dessa obra foi publicada, em 1547, em Antuérpia. Não se sabe por que ele deu à terceira edição um novo título, que podia induzir em erro sobre o objeto do livro. Está, com efeito, intitulada: Der keyserlichen stat- und rechten ein ingang wares /linéament, Estrasburgo, 1521. Esses Statrechte não são senão um remanejamento dos Instituten, cujos quatro livros são divididos em sete partes. Salvo algumas supressões, algumas adições e algumas mudanças, o texto é o mesmo.

2° Obras satíricas. Enquanto Geiler ataca os vícios do alto do púlpito, enquanto Wimpheling os censura em seus escritos e Brandt, em seu Narrenschiff, não procura sob a loucura senão o pecado, Murner persegue o mesmo fim por suas sátiras. Nascido escarnecedor, como ele mesmo diz em Arma patientiae (Francforte, B. Murner, 1511), tendo observado durante suas viagens as mil extravagâncias de seus contemporâneos, ele as retrata com uma verve inesgotável. No entanto, não se contenta apenas em fazer rir, mas tem uma intenção moral que por vezes se manifesta com uma energia próxima da brutalidade.

1. Seu primeiro panfleto satírico não tem por objeto o vício. É a sua Germania nova, s. d., s. l., reimpressa com a Germania de Wimpheling, em 1875, por K. Schmidt, em Genebra. Esse escrito constitui uma mordaz zombaria do pedantismo e da ignorância com que Wimpheling havia sustentado sua opinião sobre os antigos limites da Gália.

2. Três dos poemas satíricos alemães de Murner, os primeiros em data, foram compostos mais ou menos na mesma época. Não formam um conjunto, mas se relacionam entre si no sentido de que, em dois deles, o autor desenvolve certas partes do outro: a Narrenbeschwörung, s. l., s. d., que trata das loucuras ou dos vícios em geral, enumerando-os sem ordem; Der Schelmenzunft, Francforte, 1512, que se ocupa dos vadios e dos velhacos; Die Geuchmat, Basileia, 1519, que retrata os homens efeminados entregues à voluptuosidade. Cada uma dessas três obras teve várias edições. Assim, da Narrenbeschwörung, conhecemos as edições: Estrasburgo, 1512; sem lugar, 1512; Estrasburgo, 1516 e 1518; Augsburgo, 1513 e 1514. A última edição deve ser a de K. Goedeke, Thomas Murners Narrenbeschwörung, Leipzig, 1879. Do Schelmenzunft, temos as edições: Francforte, 1512; Estrasburgo, s. d.; Augsburgo, 1513; Estrasburgo, 1514; 1516; Francforte, 1518; reimpresso por von Waldau, Halle, 1788. A Geuchmat teve as edições de Basileia, 1519; Francforte, 1565 e 1567. As três obras foram reimpressas no Kloster: a primeira, no t. vi, p. 613 sq.; a segunda, no t. i, p. 824 sq.; a terceira, no t. viii, p. 895 sq.

A Narrenbeschwörung é uma imitação do Narrenschiff de Brant. Nas duas, os pecados são representados como loucuras, mas, enquanto Brant embarca seus loucos num navio que os conduz à morte, Murner propõe-se a exorcizar os seus. A invenção do Schelmenzunft também não é murneriana; ela pertence a Bartolomeu Grieb, autor do discurso jocoso intitulado Monopolium philosophorum vulgo die Schelmenzunft, que Wimpheling mandara imprimir em 1489. Grieb fala apenas dos estudantes que se entregam à devassidão. Murner toma a palavra Schelm no sentido geral de velhaco e até de celerado. Ele já não trata o pecado como loucura; dá-lhe os nomes de delito, de torpeza, e tem especialmente em vista as infâmias que se cometem pela palavra.

Die Geuchmat, concluída depois das duas obras anteriores, marca um progresso sensível no desenvolvimento do talento de Murner. Essa obra não constitui, como as duas primeiras, uma sucessão de pedaços soltos; o autor já não dispersa sua sátira por todas as variedades imagináveis da loucura, mas escolhe uma que lhe parece ser a mais comum e que persegue com suas zombarias mais incisivas: a dos homens efeminados que se tornam vítimas das mulheres, que se arruínam por elas e que lhes sacrificam a liberdade.

3. O mesmo assunto relativo às mulheres é tratado em Die Mülle von Schwyndelszheim und Grede Müllerin Jarzeit, Estrasburgo, 1515. Esse poema, ainda mais dramático que a Geuchmat e mais espirituoso, é a história jocosa de um moleiro que tem contratempos por causa de sua mulher, de seus visitantes e de seu asno. O moleiro de Schwindelsheim tem uma mulher, chamada Margarida. Essa Gred Müllerin era a personificação da cortesã. O asno que se queixa da carga que suporta, apesar de bem alojado e bem alimentado, representa os bispos e cardeais que se lamentam do fardo de suas funções, mas que não desdenham seus benefícios. Em nenhuma parte Murner escarneceu do clero de modo mais mordaz que nessa obra. Assim, seu asno roubado, ele o encontra como cônego no coro de uma igreja, como guardião de franciscanos, como prior de dominicanos, como doutor numa universidade.

4. Ao lado desses poemas violentamente satíricos, resta mencionar De quatuor heresiarchis ordinis Predicatorum de observantia nuncupatorum, apud Suitenses in civitate Bernensi combustis, e a tradução em versos alemães: Von den fier kctzren prediger ordens der observanz zu Bern im Schweitserland verbrant, s. l., s. d., ver acima, col. 2557. Ao lado de ataques violentos contra os dominicanos, há grandes elogios dirigidos aos franciscanos. Ein andechtig geistliche Badenfahrt, in dem baderdicht, gelehrt und ungelehrlen nutzlich zu bredigen und zu lesen, Estrasburgo, 1514, que constitui uma alegoria das mais singulares, com a pretensão de ser edificante. Um dia, Murner, doente, teve de tomar as águas. Para se distrair, pôs-se a escrever versos. O banho que devia curá-lo lhe deu a ideia de um banho espiritual para uso daqueles que querem se preparar para a morte: o banho é a penitência.

5. O Ulenspiegel, que ele publicou em 1519, em Estrasburgo, é menos uma obra satírica que uma coletânea de contos jocosos, cujo herói é Till Eulenspiegel. Foi reeditado por Lappenberg, em 1854, em Leipzig.

6. Os escritos satíricos de Murner, anteriores a 1520, estão repletos de queixas sobre os abusos que se cometiam na Igreja e sobre os vícios dos padres e dos frades.

Depois dessa data, ele os dirige contra Lutero e seus adeptos. Após alguns tratados polêmicos, publicou seu poema do grande louco luterano: Von dem grossen Lutherischen Narren wie ihn doctor Murner beschworen hat, Estrasburgo, 1523, reeditado por H. Kurz, em Zurique, em 1848, e no Kloster, t. x, p. 3 sq. É certamente aí a obra capital de Thomas Murner. O grande louco não representa tanto Lutero quanto o espírito reformador, tal como esse espírito era entendido por Lutero. A ideia fundamental do poema é a luta entre os dois princípios, cujos representantes são o monge de Wittenberg e o de Estrasburgo.

7. Uma das sátiras mais virulentas e mais grosseiras é o calendário dos hereges e dos ladrões de igrejas: Der lutherischen evangelischen Kirchendieb und Ketzer kalender (Lucerna, 1526 e 1527). Essa sátira foi reimpressa por von Waldau, em Nuremberga, em 1804; no Kloster, t. x, p. 201 sq., e por Götzinger, Zwei Kalender, vom Jahre 1527, Schaffhouse, 1865. Constitui uma resposta aos numerosos panfletos de que Murner, durante sua estada em Lucerna, era objeto por parte dos discípulos de Zwinglio. O franciscano sustenta nela que os reformadores são ladrões de igrejas, e que Zwinglio, em particular, é «um celerado infame, apóstata, quarenta vezes perjuro, sedutor do povo, etc.». Nesse calendário, os nomes dos santos são substituídos por nomes de tiranos e de traidores, aos quais se misturam os dos reformadores.

8. A última sátira a mencionar é o Testamento do velho urso cristão: Des alten christlichen Bæren Testament, s. l., s. d. É uma sátira em versos alemães contra os bernenses, que, por causa disso, ordenaram a seus bailios que prendessem Murner onde quer que o encontrassem.

Em todas essas sátiras, Thomas Murner nos aparece como um moralista que não só escarnece dos vícios, mas também quer corrigi-los. Para ele, a palavra loucura, que constitui um dos temas dominantes de todas as suas sátiras, é sinônimo de pecado. Quase todos os capítulos estão entremeados de exortações ou terminam com apelos ao arrependimento e à penitência. Ele declara várias vezes que seu único objetivo é advertir os homens para impedi-los de ir para o inferno. Quer, pois, acima de tudo, ser reformador dos costumes, tão depravados na época da Reforma em todas as classes da sociedade.

3° Obras polêmicas. Em 1520, começa o período em que Murner se engaja com todo o seu ímpeto nas polêmicas provocadas pela Reforma. Nele desenvolveu uma atividade prodigiosa. Foi o tempo de sua maior fecundidade, mas também aquele em que foi atacado com mais violência.

1. Sua primeira publicação polêmica foi uma tradução do livro do Cativeiro de Babilônia, em que Lutero refuta a doutrina dos sete sacramentos. Saiu, em outubro de 1520, na casa de Grieninger, em Estrasburgo, sob o título: Von der Babylonischen gefengknusz der kirchen Doctor Martin Luthers. Murner imaginava que assim venceria o reformador com suas próprias armas, e que bastaria desvelar suas heresias para que a população estrasburguesa se assustasse com elas. Mas, infelizmente, estava-se mais ávido para ler os escritos de Lutero do que os de Murner.

2. Murner voltou à carga. Em novembro e dezembro do mesmo ano, divulgou quatro tratados, dos quais o primeiro ainda está marcado por certa moderação. É, primeiro: Ein christliche und brüderliche ermanung dem hochgelehrten doctor Martino Luther Augustiner orden zu Wittenberg, Estrasburgo, 1520 e 1521. É dedicado às objeções que Lutero formulara contra a missa, e convida Lutero, com muita consideração, a retornar à Igreja ortodoxa. Os outros três se tornam cada vez mais veementes. Em um, Von Doctor Martinus Luthers leren und predigen, dass sie argwenig seint, und nit gentzlich glaubwirdig zu halten, Estrasburgo, 1520, ele representa as doutrinas luteranas como gravemente suspeitas de heresia. Em outro, Von dem babstenthum, das ist von der hochsten oberkeyt Christlichs glaubens wyder Doctor Martinum Luther, Estrasburgo, 1520, defende o papado. No último, enfim, An den Grosz-mechtigsten und Durchlüchtigsten Adel tütscher nation dass sye den christlichen glauben beschirmen, wyder den zerstorer des glaubens Christi, Martinum Luther, einen verfierer der einfeltigen christen, Estrasburgo, 1520, assume a posição contrária à carta do reformador à nobreza alemã.

3. Em fevereiro de 1521, saiu um novo escrito de Murner, menos apaixonado que alguns dos anteriores: Wie doctor M. Luter usz falschen ursachen bewegt das geistlich recht verbrennet hat, Estrasburgo, 1521. Nele refuta as razões que Lutero dava por ter queimado as Decretais e anuncia ainda outros livros.

4. Como as ideias reformadoras eram propagadas por canções, Thomas Murner fez, por sua vez, uma: Ain neu Lied von dem undergang des christlichen Glaubens, s. l., s. d., reimpressa no Kloster, t. viii, p. 667. É um lamento em trinta e cinco estrofes sobre a decadência da fé, causada pelos reformadores.

5. Murner encontrou adversários que o trataram como ele tratava os luteranos e que publicaram vários panfletos contra ele, dos quais os dois principais são Karsthaus e Murnarus Leviathan vulgo dictus Gellnar oder Geuszprediger, sátiras em forma de diálogos, nas quais a questão religiosa é apenas levemente tocada, mas que despejam numerosas injúrias sobre Murner. Este último respondeu num cartaz, que foi afixado em doze lugares da cidade e que se intitulava: Protestatio D. Thomæ Murner das Mar. Luther nichts unrechtz gehandlet hab, Estrasburgo, 1521, e publicado por Röhrich na Zeitschrift für histor. Theologie, t. xviii, 1848, p. 598. Declara nessa peça que, tendo sido publicados em Estrasburgo tratados de Lutero que lhe pareceram conter ataques injustos contra o papa, sentiu-se obrigado a refutá-los; que se absteve de falar mal «do sábio e venerado doutor Lutero» e que não quer senão o bem ao cavaleiro Ulrich de Hutten.

6. No outono de 1522, ele retomou a polêmica com um novo ardor. Em setembro traduziu a obra de Henrique VIII contra Lutero: Bekennung der süben Sacramenten wider Martinum Lutherum, gemacht von dem unüberwintlichen künig zu Engelland und in Frankreich einem herren zu Hibernien, Heinrico des namens dem achtesten, Estrasburgo, J. Grieninger, 1522. Em novembro, completou essa publicação com o tratado «Qual dos dois é um mentiroso, Lutero ou o rei da Inglaterra?»: Ob der künig usz Engelland ein lügner sei oder der Luther? ibid., 1522.

7. Expulso de Estrasburgo pelos camponeses revolucionários, Murner veio refugiar-se, em 1525, em Lucerna, na Suíça, com a intenção de gozar ali de um descanso bem merecido. Mas, já no final de 1525, volta à polêmica, provocado por panfletos publicados na Suíça. Contra o panfleto de Utz Eckstein, Concilium, Murner publicou, em janeiro de 1520, uma apologia contra «a perfídia dos luteranos». Fê-la precedida da carta do doutor Eck aos doze cantões, 28 de out. de 1525, e do mandato de reforma destes últimos, 28 de jan. do mesmo ano: Epistola Johannis Eckii, doctoris, Lutheranos, Gothos in harenam disputatoriam evocantis. Articuli novem cantonum Helvetiorum. Murnerus in Lutheranorum perfidiam, ut infamiam quam sibimet contra jus Gentium et naturæ irrogarunt, purgent, et vera non fucata spongia abstergant, Lucerna, s. d.

Três meses depois, Murner publicou um segundo tratado, no qual atacava «o tolo heresiarca Zwinglio». É precedido de um escrito de Erasmo sobre a missa e do breve de Clemente VII dirigido aos zuriquenses: E. Roterodami de sacrosancta synaxi sacramento et unionis corporis et sanguinis Christi. Breve apostolicum Clementis papæ septimi Thuregios ab impia Lutheranorum perfidia revocantis. Murneri responsio libello cuidam insigniter et egregie stulto Ulrici Zuinglii apostatæ, hæresiarchæ, ostendens Lutheranam doctrinam infamiam irrogare, et verbum dei humanum judicem pati non posse, Lucerna, s. d.

8. Depois do colóquio de Baden, Murner publicou outro panfleto, no qual Zwinglio é maltratado da forma mais injuriosa, em resposta às queixas formuladas pelo governo de Zurique contra o colóquio de Baden. É: Ein worhaftiges verantwurten der hochgelehrten doctores herren, die zu Baden der disputation gewesen sint von den XII ortern einer loblichen eidtgnosschaft wider das schentlich erstuncken und erlogen anklagen Ulrich Zwinglyns, dass der vierzig mal eerlosz diebsch bôszwicht und die frummen herren geredt hat und in den druck hat lassen kummen, s. l., s. d.

9. Em 28 de maio de 1528, Murner publicou os atos da disputa de Baden. Só editou, porém, o relato do colóquio entre Eck e os reformadores, tal como fora escrito, no próprio momento, por um dos quatro notários, Jean Huber de Lucerna: Die disputacion von den XII orten einer loblichen eidtgenoschaft zu Baden im ergow irer statt gehalten und vollendet.

10. Depois da publicação, pelos reformadores, dos atos do colóquio de Berna de 1527, Murner imprimiu uma tradução latina dos atos de Baden, acrescida de um trecho do tratado de Faber, de suas próprias conclusões, de 148 mentiras extraídas dos escritos de Ecolampádio e de uma série de observações ofensivas, inseridas no texto oficial: Causa helvetica orthodoxiæ fidei, Lucerna, 25 de agosto de 1528. Publicou também, no mesmo ano, um resumo dos sermões que havia pronunciado contra a tese sobre a missa que se sustentara em Berna: Die gots heylige mesz von got allein erstifft ein städt und lebendigs opffer, für die lebendigen und dodten, Lucerna, 12 de dezembro de 1528. Cabe mencionar ainda a publicação de um recurso de Murner contra o colóquio de Berna, seguido de uma exposição dos motivos de sua abstenção: Appellation und bernoff der hochgelörten herren und doctores Johannis Ecken, Johannis Fabri und Thomæ Murner, für die XII örter einer loblichen Eydtgnosschaft wider die vermeinte disputation zu Bern gehalten, Lucerna, 1528.

11. Por fim, em 1529, enviou uma carta aos cantões católicos para exortá-los a não se deixarem desonrar pelas heresias evangélicas e luteranas. É: Ein sendbrieff der acht christlichen ort einer loblichen Eidtgnosschaft, Lucerna, 1529.

4° Outras obras. Citemos ainda algumas obras que se relacionam, mais ou menos, com a teologia.

1. Invectiva contra astrologos, Estrasburgo, 1499. Esse escrito, um dos primeiros, senão o primeiro, que Murner redigiu, constitui uma resposta a certos astrólogos que haviam predito ao imperador Maximiliano uma derrota na guerra contra os suíços. Nele sustenta que, quando se trata de coisas contingentes, dependentes do livre-arbítrio, os astros não têm influência. Nada se pode, portanto, prognosticar.

2. Tractatus perutilis de pithonico contractu, Friburgo, 1499. É um tratado sobre a paralisia produzida pela feitiçaria. Invoca argumentos tomados de Aristóteles, de Alberto Magno e de Duns Escoto para expor sua teoria sobre a Providência, sobre as causas dos fenômenos e sobre os efeitos que parecem fortuitos. Deus pode permitir que feiticeiros façam pactos com o diabo e se tornem assim seus instrumentos. Esse tratado foi reimpresso no Malleus maleficarum, t. ii, Francforte, 1588 e 1600, p. 351 sq.

3. Nova oratio ad capitulum provinciæ superioris Alemaniæ in ecclesia majori civitatis Solodorensis perorata, s. l., s. d. Exorta seus confrades a levar a vida dos anjos, que ardem de amor por Deus, que brilham pela inteligência e que observam a justiça.

4. Arma patientiæ contra omnes seculi voluptates, Francforte, B. Murner, 1511.

5. Ritus et celebratio phase judeorum, s. l., s. d.

6. Benedicite judeorum uti soliti sunt ante et post cibi sumptionem benedicere et gratias agere, Francforte, 1515. Forneceu também uma tradução alemã deste último trabalho: Der juden benedicite wie sy gott den herren loben und im umb die speysz dancken, Francforte, Murner, s. a.

III. Atitude em relação ao protestantismo. Poucos homens foram julgados com tanto rigor quanto Murner. Seu nome chegou à posteridade carregado das imputações mais malévolas. Desde Wimpheling, formara-se a seu respeito uma tradição, retomada pelos escritores da época da Reforma e aceita ainda, em grande parte, nos dias de hoje.

Uns negam-lhe até o talento poético; outros, que não o contestam, consideram-lhe um caráter desprezível; outros ainda querem fazer dele um colaborador de Lutero, ao menos na primeira parte de sua carreira; outros, por fim, encontram uma contradição entre suas censuras ao clero e sua atitude posterior em relação à Reforma.

Que pensar de todas essas acusações de que Murner foi objeto através dos séculos? Convém notar, antes de tudo, que não se pode tomar ao pé da letra, como seus detratores geralmente fizeram até aqui, as passagens em que ele põe ironicamente em cena a sua própria pessoa; que não se pode exagerar seus defeitos fechando os olhos para suas qualidades; que não se pode ir buscar detalhes para sua biografia em panfletos que lhe são hostis, tais como o Leviathan, o Karthaus, etc. Conhecendo-se a violência da polêmica do século XVI, dever-se-ia desconfiar das ofensas pessoais de que estão repletos os panfletos dos discípulos de Wimpheling, os dos luteranos e os dos zwinglianos.

Não hesitamos, porém, em dizer que, se foi maltratado, a culpa foi em parte sua. Teve uma natureza leviana e inconstante, impetuosa, rebelde, repleta de alta opinião de si mesmo, amante de singularidades, ocupando-se de tudo e nada aprofundando. Chocou os hábitos dos sábios então célebres, zombou sem contemplações de suas ideias, quando lhe pareceram falsas, e envolveu-se assim em diversas querelas. Sempre pronto à réplica, devolvia em dez vezes os golpes que lhe davam; por sua jactância, por seu costume de se meter em tudo sem parecer levar as coisas a sério, por suas zombarias mordazes, fez inimigos em todos os campos, até mesmo entre seus confrades.

Mas a aspereza com que lhe reprovaram os defeitos em vida explica-se pelo fato de ter tido mais espírito do que a maioria dos que o combateram. Ninguém foi menos pedante numa época em que o pedantismo reinava soberano. Murner é o antípoda de Wimpheling, que, suscetível e mal-humorado, se queixa sem cessar de ser perseguido. Até a Reforma, Murner tem um bom humor inalterável; quando o atacam, responde com sátiras. Em vez de denegrir seus adversários, limita-se a se vangloriar mais alto. Só se torna violento depois de se deixar envolver nas lutas da Reforma. Então se irrita, sua cólera se transforma em furor, e não conhece outra arma para defender sua pessoa e sua causa senão o ultraje.

Quanto à acusação de que, na primeira parte de sua carreira, isto é, até 1520, Murner teria sido um colaborador de Lutero na fundação do protestantismo, pode-se responder que, durante esse período, e desde as origens da Reforma, o monge franciscano pôde ver, no máximo, em Lutero, um homem indignado, como ele próprio, com a decadência geral. Mas, quando viu Lutero declarar-se contra os dogmas e os usos tradicionais, separou-se dele e lhe declarou uma guerra implacável.

Até 1520, Murner mostrou sempre um espírito aberto, curioso, captando num primeiro olhar os contrastes que apresentava a vida de seus contemporâneos. Apesar da leviandade de seu caráter, teve a consciência da justiça e a coragem de denunciar os abusos e as extravagâncias de que era testemunha. No quadro que faz dos costumes do começo do século XVI, há, aliás, exagero. A impressão geral, porém, que resulta da leitura de suas obras é que, em muitos aspectos, esse século foi uma época de relaxamento. Ao lado dessa impressão se desprende, todavia, outra mais consoladora, a saber, que esse mesmo século foi também uma época em que fermentaram os germes de uma nova ordem de coisas.

Nas sátiras de Murner, é sobretudo o povo que fala; é ele que expõe, a seu modo, suas queixas contra as classes privilegiadas, contra os senhores, os doutores e sobretudo os padres, bispos e cardeais. Toda a semelhança que se pode encontrar entre Murner e Lutero é que Murner, como Lutero, não cessou de flagelar em seus escritos satíricos os abusos que se cometiam, e principalmente os vícios aos quais se entregavam os padres seculares e regulares, os bispos e os cardeais. O resultado inevitável das sátiras de Murner deve ter sido o mesmo que o dos escritos de Lutero e de outros contemporâneos: o abalo do respeito pelo clero e pelas pessoas consagradas a Deus.

Se Murner seguiu Lutero em suas lutas contra os abusos que se haviam introduzido na Igreja e contra os vícios do clero, não o seguiu em sua revolta contra a Igreja, mas permaneceu sempre submisso à autoridade eclesiástica. Além disso, nunca quis se apresentar como reformador dos costumes, como Lutero; sempre reconheceu que o direito de abolir os abusos e de melhorar a situação moral do povo e do clero cabia apenas às autoridades eclesiásticas. Há aí já uma distinção fundamental entre os ataques contra os costumes depravados, tais como foram dirigidos, de um lado, por Lutero, e, de outro lado, por Murner.

Aliás, depois de ter contribuído para abalar o respeito dos leigos pelas instituições religiosas, pelos costumes sociais e pelos hábitos eruditos da Idade Média, Murner assustou-se com sua própria audácia e, para conjurar os perigos que ajudara a fazer nascer, tornou-se o campeão de sua Igreja. Insurgiu-se contra os que desprezavam os padres e foi implacável com os leigos que usurpavam os privilégios do clero, que se apoderavam de seus bens e que só reclamavam a reforma dos conventos para se apropriarem de suas rendas. Mais ainda, depois que Lutero se revoltou abertamente contra a Igreja, Murner separou-se dele definitiva e completamente e tornou-se seu adversário mais obstinado. Pode, portanto, ser considerado com todo o direito como o campeão mais intrépido do catolicismo em Estrasburgo contra os luteranos e em Lucerna contra os zwinglianos.

O próprio Lutero, em sua resposta a Jerônimo Emser: Auff das übirchristlich, übirgeystlich und übirkunstlich buch Bocks Emssers zu Leijptzik antwort D. M. Luthers, darin auch Murners seines gesellen gedacht wirt, Estrasburgo, J. Schott, 1521, declara, aliás, que considera Murner como um inimigo e um adversário, mas concede que é um inimigo leal, que não se entrega à mentira e à fraude como Emser.

Que não se diga que só se decidiu a combater pela Igreja porque era invejoso da reputação de Lutero. Que não se diga que provou, ao recusar-se a se aliar a Lutero, que antes da Reforma só se queixava dos abusos para vender melhor seus livros, e que depois só defendeu o catolicismo na esperança de ser pago por seus serviços (cf. Gervinus, Geschichte der deutschen Literatur, t. iii, p. 118, e Hagen, Deutschlands literarische und religiöse Verhältnisse, t. i, p. 61). Todas essas censuras são desprovidas de fundamento. Murner era vaidoso, mas sempre teve outros motivos para atacar a Reforma além de uma vaidade ferida, e, em seu tempo, não se fazia fortuna como escritor. Basta recordar os quatro florins que o impressor Hupfuff lhe pagou por sua Geuchmatt. Por mais leviano que se suponha Murner, não há razão para considerá-lo venal ou desonesto. Sua posição em relação à Reforma, aliás, não foi mais inconsequente que a de

Autor original: A. Teetaert

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor