MURATORI (LUÍS ANTÔNIO)

MURATORI (LUÍS ANTÔNIO)

MURATORI, Luís Antônio, teólogo e erudito italiano (1672-1751). I. Vida. II. Obras.

I. Vida. Nascido em Vignola, nos arredores de Modena, em 21 de outubro de 1672, Luís Antônio Muratori fez seus estudos humanísticos no colégio dos jesuítas de Modena, de 1685 a 1689. Destinado desde cedo ao estado eclesiástico, havia recebido a tonsura e as duas primeiras ordens menores em janeiro de 1688; todavia, ao sair do colégio, hesitou algum tempo entre o estudo do direito e o da teologia. Em 16 de dezembro de 1691, foi recebido doutor in utroque jure, mas havia, no entanto, ao mesmo tempo que o direito, estudado as ciências sacras; em 18 de dezembro, com efeito, foi ordenado diácono; em 21 de setembro do ano seguinte, 1695, recebia o presbiterato. Mas já nesse momento havia deixado Modena.

O P. Benedetto Bacchini, bibliotecário do duque de Modena, havia, com efeito, notado suas disposições particulares para as pesquisas eruditas, e o havia encorajado a seguir esse caminho. Em 1695, o jovem Muratori, com apenas vinte e três anos de idade, entrava como doutor na célebre biblioteca ambrosiana de Milão. Já nos anos seguintes, fazia-se conhecer pela publicação de um certo número de inéditos.

Apesar das seduções que a permanência perto da biblioteca ambrosiana lhe oferecia, conservava, no entanto, a nostalgia de sua terra natal. Desde o início de 1700, negociava com o duque de Módena para voltar a essa cidade na qualidade de bibliotecário e arquivista do Estado; o negócio foi resolvido em agosto, ao menos no que dizia respeito à biblioteca, e Muratori foi se instalar em Módena; finalmente, em 1702, confiaram-lhe ao mesmo tempo o cuidado dos arquivos.

Modestos encargos eclesiásticos vieram se somar pouco a pouco a essas ocupações. Nomeado em 1711 prior e reitor de Santa Inês, em Ferrara, administrava esse benefício por meio de um vigário; mas quando obteve, em 1716, a prevostaria de Santa Maria della Pomposa, em Módena, instalou-se na casa do prevoste e cumpriu com pontualidade e zelo as obrigações de seu ministério.

Pio, caridoso e muito regrado, esse sacerdote tinha uma consciência muito elevada tanto de seus deveres profissionais quanto das obrigações intelectuais que lhe criavam sua situação e os admiráveis dons de sua inteligência. Trabalhador infatigável, apesar de uma saúde frequentemente débil, quase não conheceu o repouso. Sua vida não é mais do que a história de suas obras, de suas relações científicas, das poucas viagens que foi obrigado a fazer por seus trabalhos. Morreu piedosamente em 23 de janeiro de 1751 na casa do prevoste de Santa Maria.

II. Obras. A obra literária de Muratori é enorme; ao lado dele empalidecem quase os grandes eruditos da França do século XVII, os Mabillon, os Montfaucon, os Baluze. Parece que, com ele, a Itália quer despertar de um longo sono que começou com o fim do Renascimento, e retomar o domínio intelectual que por um instante exerceu no início dos tempos modernos.

De uma fecundidade prodigiosa, é ao mesmo tempo de uma universalidade surpreendente. Nada nele do especialista ciosamente confinado em sua profissão, nada do bibliotecário exclusivamente editor de Anecdota. Muratori soube dizer sua palavra nas questões de ordem literária, tanto quanto em filosofia, em direito, em teologia, em história, até mesmo em ciência e em medicina; interveio numa multidão de problemas de sua época, inclusive os problemas econômicos.

Esse sábio modesto, enclausurado em sua biblioteca de Módena, de onde quase não saiu, foi consultado por quase tudo o que a Europa de seu tempo contou de ilustres, inclusive o papa Benedito XIV, que o honrava com sua amizade. Seu Epistolario, recentemente editado, compreende mais de 6000 peças de uma diversidade inaudita.

Não poderia ser questão aqui de enumerar todas as produções de Muratori (para os catálogos de suas obras, ver a bibliografia). Deixaremos de lado as que se referem exclusivamente à literatura profana; apenas indicaremos as produções estritamente históricas, porque tocam mais ou menos a história eclesiástica; dedicaremos um pouco mais de atenção às que se referem à antiga literatura cristã, à filosofia; por fim, insistiremos em algumas publicações estritamente teológicas, tanto mais que a menção feita a elas em vários pontos deste dicionário poderia induzir em erro sobre o verdadeiro caráter dessas obras.

1º Obras históricas. É a elas que Muratori deve a grande reputação de que ainda hoje goza no mundo da erudição.

1. Editor de textos, Muratori trouxe à luz, com a ajuda de diversos colaboradores, uma quantidade enorme de documentos, ainda enterrados nas bibliotecas de seu tempo: Rerum italicarum scriptores ab anno æræ : ad quorum pars christianw -~>oo 1500, quorum potissima pars nunc primum in lucem prodit ex Ambrosianæ, Estensis aliarumque insignium bibliothecarum codicibus, L. A. Muratorius collegit, ordinavit et præfationibus auxit, 25 vol. in-fol., publicados em Milão de 1723 a 1751. Uma descrição sumária do conteúdo de cada volume encontra-se no t. XXV, apêndice, p. 1 e segs., bem como diversas tábuas que tornam relativamente fácil o manejo dessa volumosa coleção. O t. III é particularmente importante para a história eclesiástica, pois contém as vidas dos papas, desde as origens (Liber pontificalis) até Sisto IV.

Desde 1900, o Istituto storico italiano empreendeu reeditar e completar, em formato mais manejável e levando em conta as exigências da crítica moderna, essa gigantesca compilação, sob este título: Raccolta degli storici italiani dal cinquecento al millecinquecento, ordinata da L. A. Muratori, nuova edizione riveduta, ampliata e corretta, sob a direção de J. Carducci, V. Fiorini, P. Fedele. Essa publicação, bem adiantada no momento presente, foi dobrada a partir de 1913 por um Archivio Muratoriano, Studi e ricerche in servigio della nuova edizione dei Rerum Italicarum scriptores, sob a direção de V. Fiorini.

As Antiquitates Italiae Medii Aevi, 6 volumes in-fólio, Milão, 1738-1743, não se sobrepõem à coleção precedente. Como o subtítulo indica, são Dissertationes de moribus, ritibus, religione, regimine, magistratibus, legibus, studiis litterarum, artibus, lingua, militia, etc. italici populi, desde a queda do império romano até 1500, mas essas dissertações se apoiam numa quantidade de diplomas e de cartas, em sua maioria inéditos. É na dissert. XLIII, De literarum statu, neglectu et cultura in Italia post Barbaros in eam invectos, que é publicado por primeira vez, t. III, col. 851-856, o célebre texto relativo ao cânon do Novo Testamento que conservou o nome de Fragmentum Muratorianum; o editor o apresenta sob este título: Fragmentum acephalum Caii, Romani, ut videtur, presbyteri, qui circiter annum Christi 190 floruit de canone sacrarum scripturarum.

O Novus thésaurus veterum inscriptionum in præcipuis earundem colleclionibus prætermissarum, 4 vol. in-fol., Milão, 1739-1743, não é, na opinião dos eruditos, a melhor obra de Muratori; as inexatidões e as confusões não faltam nele.

2. Os Annali d'Italia dal principio dell'Era cristiana fino al anno 1749, em 12 vol. in-4°, publicados em Milão de 1744 a 1749 (reeditados em Roma e em Nápoles, em 24 in-8°, 1753, etc.), põem em obra, sob a forma de anais, cara aos eruditos italianos da era precedente, os documentos reunidos nas coleções anteriores.

3.

De gênero totalmente diferente é a história das missões do Paraguai, empreendida para a defesa dos jesuítas: Il cristianesimo felice nelle missioni de Padri : Compagnia i della di Gesù nel Paraguai, 2 vol. in-4º, Veneza, 1743 e 1749.

— 2º Antiga literatura cristã. Foi por publicações relativas a essa disciplina que Muratori se fez conhecer primeiro.

1. Em 1697, publica em Milão o t. I dos Anecdota quæ ex Ambrosianæ bibliothecæ codicibus nunc primum eruit, notis ac disquisitionibus auget L. A. Muratorius. Esse vol. pequeno in-4 contém primeiramente quatro poemas inéditos de são Paulino de Nola, e vinte e duas dissertações sobre diversos pontos da vida, da família, das relações de Paulino. Observe-se a diss. XVI, De templorum apud veteres christianos ornatu ac de diurno in eis cereorum usu; a diss. XVII, De veterum christianorum sepulcris, e a diss. XVIII, De votis votivisque christianorum oblationibus in sanctorum venerationem factis. Poemas e dissertações são reproduzidos em P. L., t. XLI, col. 509, 551, 571, 691; e 779-836. O tratado um pouco mais longo — De antiquo jure metropolitæ Mediolanensis in episcopum Ticinensem — que encerra o volume não foi reproduzido em P. L.

Três outros volumes de Anecdota apareceram sob o mesmo título, um em Milão, 1698, os outros dois em Pádua, 1713. O t. II, de conteúdo bastante misto, contém entre outras a Fides Bachiarii (P. L., t. XX, col. 1019-1036), um fragmento maniqueu com dissertação sobre esses hereges; uma disquisitio de reliquiis, uma exposição do símbolo Quicumque atribuída a Fortunato com uma dissertação sobre o autor do símbolo, enfim uma disquisitio de quatuor temporum jejuniis eorumque origine et usu. O t. III dá um texto completo do De oratione de Tertuliano, um tratado anônimo do cômputo (P. L., t. CXXIX, col. 1273-1372); cinco cartas e dois sermões de Hildeberto de Mans; o Liber de corpore et sanguine Christi de Gézon (P. L., t. CXXXVII, col. 369-406), e peças mais modernas. O t. IV, por fim, dá sermões de Máximo de Turim, trechos do Antifonário de Bangor; o opúsculo de Manegold de Lautenbach contra Wolfelm.

2. Publicados em Pádua, em 1709, os Anecdota græca quae ex mss. codicibus nunc primum eruit, Latio donat, notis et disquisitionibus auget L. A. Muratorius fornecem uma importante contribuição à obra de são Gregório de Nazianzo: 228 epigramas (atualmente dispersos em P. G., t. XXXVIII); 45 cartas de Firmo de Cesareia (P. G., t. LXXVII, col. 1481-1514); a carta, fabricada pelos apolinaristas, do papa Júlio I a Dionísio de Alexandria, com as provas de sua inautenticidade, e várias dissertações importantes: De synisactis et agapetis (= Virgines subintroductæ), dedicada a Montfaucon; De agapis sublatis (trata-se dos banquetes dados nos aniversários dos mártires); De antiquis christianorum sepulcris.

3. Pode-se vincular à antiga filologia cristã o opúsculo Motivi di credere tuttavia ascoso e non iscoperto in Pavia, l'anno 1695 il sacro corpo di S. Agostino, in-4°, Trento (Lucca), 1730, sobre as relíquias de santo Agostinho que se tinha pretendido terem sido descobertas em Pavia; mas sobretudo a Liturgia romana vetus, 2 vol. in-fólio, Veneza, 1748, edição dos três antigos sacramentários, leonino, gelasiano, gregoriano. As dissertações e as anotações sobre o gelasiano desta obra foram parcialmente reproduzidas em P. L., t. LXXIV, col. 847-1244; as notas do leonino, t. LV, col. 21-156.

— 3º Obras filosóficas. São mais numerosas do que se esperaria de um erudito, mas seu valor é secundário. O próprio autor publicou La filosofia morale esposita e proposita ai giovanni, Verona, 1735, Nápoles, 1737, etc.; a isso se vincularão os Rudimenti di filosofia morale per il principe ereditario di Modena, que só foram publicados em 1872, em Scritti inediti di L. A. Muratori pubblicati a celebrare il secondo centenario dalla nascita di lui, Bolonha, p. 177-260. — Della forza della fantasia umana, in-8°, Veneza, 1745; Delle forze dell'intendimento umano, o sia il Pirronismo confutato, trattato opposito al libro del preteso Monsignor Huet, in-8°, Veneza, 1745, etc. A isso se pode vincular duas obras, das quais a primeira ao menos teve grande repercussão: Dei difetti della giurisprudenza, in-fólio, Veneza, 1742; in-4º, Nápoles, 1742; in-8º, Veneza, 1743; Della pubblica felicità, oggetto de i buoni principi, in-8º, Lucca (Veneza), 1719.

— 4º Obras teológicas. 1. Mencionemos rapidamente algumas obras relacionadas antes com a pastoral: Vita de P. Paolo Segneri juniore ed esercizii spirituali secondo il metodo del medesimo Padre, 2 vol. in-8°, Módena, 1720, e outras edições. Teremos ocasião de dizer que uma frase dos Esercizii causou, posteriormente, um alarme bastante vivo; Della carità cristiana in quanto essa è amore del prossimo, in-4°, Módena, 1723; várias edições em Veneza; tradução francesa, Paris, 1745, muito característica das ideias do autor sobre a "beneficência".

2. À teologia dogmática se vincula, primeiramente, a publicação de duas obras relativas às questões da graça, uma de Celso Cerri, abade dos cônegos regulares do Salvador, que queria manter o incógnito, a outra do sorbonista François Diroys (†1690); Muratori as publicou sob este título: Elucidatio augustinianæ de divina gratia doctrinæ, Colônia, 1705, com Prolegomena in elucidationem Lescii Crondermi (= Cerri) de divina gratia; nela se mostra agostiniano, mas hostil ao jansenismo. O De paradiso regnique cælestis gloria non exspectata corporum resurrectione, in-4°, Verona, 1738, é, como o subtítulo indica, uma refutação do livro póstumo de Thomas Burnet (1635-1715) intitulado De statu mortuorum et resurgentium, publicado em 1722. Espírito bastante liberto de vínculos confessionais, Burnet havia feito a crítica das doutrinas teológicas correntes sobre os novíssimos, opondo-lhes a incerteza dos antigos Padres sobre muitos pontos que nos parecem fixados, e a imprecisão do ensinamento da Igreja ortodoxa. Muratori se esforça por lhe responder, discutindo as objeções escriturísticas, patrísticas, históricas alegadas pelo inglês, talvez com uma leve tendência a reconduzir as opiniões aberrantes dos Padres aos alinhamentos da teologia moderna. Acrescenta em apêndice o tratado de são Cipriano De mortalitate.

Da mesma inspiração, embora tenha sido objeto de inverossímeis querelas, é o tratado De ingeniorum moderatione in religionis negotio, publicado primeiramente sob o pseudônimo muito transparente (e já empregado para obras literárias) de Lamindus Pritanius, in-4°, Paris, 1714; Colônia, 1715; in-8°, Frankfurt, 1716; numerosas edições subsequentes (utilizamos a de Veneza, 1741). Esta obra, que se poderia chamar o «manual da crítica teológica», como aliás indica seu subtítulo: ubi quæ jura, quæ frena futura sint homini christiano in inquirenda et tradenda veritate ostenditur, mereceria mais que uma simples menção.

Redigido para responder ao teólogo reformado Jean Le Clerc, mais ou menos tocado de arminianismo e até de socinianismo, tem o mérito de elevar e ampliar o debate. É, em definitivo, uma réplica da Défense de la Tradition et des saints Pères, dirigida por Bossuet contra Richard Simon, mas com esta diferença: que os ataques do oratoriano francês eram menos perigosos que os do calvinista, e que sobretudo o defensor da tradição católica conhecia de outra maneira que o bispo de Meaux as peças do processo.

Em 1703, Le Clerc tinha feito publicar, com a indicação de Antuérpia (na realidade em Amsterdã), um Appendix augustiniana, complectens S. Prosperi de ingratis carmen, cum Joannis Phereponi (era ele mesmo) et aliorum notis, dissertationibus, censuris et animadversionibus, in omnia S. Augustini opera. Santo Agostinho ali era bastante maltratado; suas doutrinas sobre a predestinação, a graça, seu ensinamento sobre a mentira, etc., eram impiedosamente criticados.

Todas essas questões agostinianas são tratadas abundantemente por Muratori no l. III; mas os dois primeiros livros ultrapassam em muito esse ponto de vista polêmico. É a exposição dos deveres e dos direitos do católico (ou mesmo simplesmente do crente) diante dos problemas que não cessam de ser colocados pelas descobertas históricas e filológicas.

Sem dúvida, diz o autor, é preciso rejeitar o livre exame tal como o entendem os protestantes; o crente não tem o direito de pôr em dúvida as próprias bases de sua fé, mas, no estudo dos argumentos trazidos para a demonstração das verdades cristãs, tem o direito de se mostrar exigente e de só aceitá-los com pleno conhecimento de causa. Os próprios julgamentos oficiais da Igreja, quando dizem respeito apenas à disciplina, não encadeiam sua liberdade: tudo o que se ensina correntemente nas escolas, tudo o que se lê nos livros litúrgicos, em matéria de história, de tradições, de vidas de santos, pode e deve ser criticado, isto é, examinado com justiça e imparcialidade.

Quanto às questões de ordem estritamente científica, o teólogo só as tocará com extrema reserva, evitando ligar à fé questões (Muratori pensa no sistema de Copérnico e no caso Galileu) que lhe são independentes. Quis non videat periculosissimum esse atque a religionis Ecclesiæque institutione alienum esse velle id (a estabilidade da terra) nunc pertinere ad fidem, quod cras pertinere non possit? Fides atque stabilitas credendarum in Ecclesia Christi absit ut ab humanis experimentis pendeat, l. I, c. xxii, p. 107.

E das próprias teorias filosóficas não se deve apressar a declarar que têm com a fé uma conexão necessária. Estará alguém bem certo de que as teorias de Descartes sobre a natureza dos corpos são contrárias aos dogmas da fé? Terá a Igreja algum dia canonizado a doutrina aristotélica? O primeiro dever do teólogo é, portanto, circunscrever muito exatamente o campo das verdades reveladas e dos ensinamentos dogmáticos.

E a teologia escolástica, a especulação dialética não poderia bastar para esta tarefa: a erudição aí é indispensável. Dogmatica: heic opus est non cum imprimis, et mediocri controuersiarum quas hæreticis habemus peritia; ita enim sinceris hominibus melius innotescit qui sint fines tum veræ doctrinæ, tum disciplinæ melioris. A isso contribuirá o conhecimento dos concílios, das decretais, da patrística; e, portanto, os eruditos têm direito de se fazer ouvir num certo número de questões teológicas.

Com certeza, muitas das ideias expressas aqui por Muratori não são novas; mas o acúmulo dessas visões interessantes, dessas observações por vezes tão finas, dessas reivindicações muito legítimas faz desta obra um livro extremamente notável, ao qual parece difícil comparar qualquer coisa à época. Aliás, no momento, excitou algumas iras. Incapazes de descobrir qualquer coisa na argumentação geral que pudesse justificar a crítica, os adversários se voltaram para um obiter dictum, em torno do qual fizeram grande alarido. Seus ataques levaram Muratori a precisar ainda mais e a acentuar sua posição.

Por duas vezes, o De ingeniorum moderatione havia tocado, totalmente de passagem, na doutrina da imaculada conceição de Maria. No l. II, c. XVII, perguntava: poderia a Igreja proclamar essa doutrina como dogma? E, muito corretamente, respondia: Tale jus ipsi esse absque hæsitatione affirmandum est, si aut per legitimam argumentationem ea Virginis prærogativa e divinis Scripturis, aut ex probatissima et constanti et antiqua Traditione Patrum comprobari potest; mas rejeitava de antemão toda a argumentação que se pudesse tirar das revelações privadas, dos apócrifos ou mesmo da simples consideração de conveniência, ex congruitate.

Um pouco mais adiante, no l. II, c. VI, em meio a diversos conselhos de prudência dados aos teólogos e, em particular, aos censores eclesiásticos, tinha uma palavra bastante dura sobre a prática de uma devoção que começava por então a se difundir na Itália, e que se denominava o voto sanguinário. An laudandum votum sanguinis profundendi pro tuenda immaculata conceptione Virginis? Não, respondia ele, pois essa doutrina ainda não é (por falta de uma definição da Igreja) senão uma opinião humana, e não se tem o direito de expor por isso o bem que é a nossa vida. Isso era dito numa pequena coluna, p. 137, mas vinha depois de uma advertência aos censores eclesiásticos para manterem o olho aberto sobre a superstição e seus excessos. Foi dessas poucas linhas que havia de sair toda a polêmica que se chamou do voto sanguinário, e que começou, aliás, uns quinze anos depois do aparecimento da obra.

Em 1729, o jesuíta Fr. Burgi publicava, sob o pseudônimo de Candidus Parthenotimus, uma defesa do voto: Votum pro Deiparæ ab oppugnationibus tuenda conceptione recentioris Lamindi Pritanii vindicatum. Essa publicação provocou entre os jesuítas da Sicília uma grande agitação; renovou-se solenemente o voto sanguinário, pregou-se nos púlpitos contra os «hereges» que negavam a imaculada conceição.

Informado, Muratori compôs uma resposta que estava pronta já em 1732, mas que, por diversas razões, só pôde aparecer em 1740, em Veneza (na realidade Milão): De superstitione vitanda, sive censura voti sanguinarii in immaculatae conceptionis Deiparæ emissi, a Lamindo Pritanio antea oppugnati atque a Candido Parthenotimo incassum vindicati, e assinava-o Antonius Lampridius (anagrama transparente de Lamindus Pritanius). Ali mantinha, com provas em apoio, a ideia expressa no De moderatione.

A emoção foi grande nos meios devotos; os escritos se multiplicaram contra o inoportuno erudito; pretendia-se demonstrar neles que, a despeito de suas afirmações, Muratori atacava a piedosa crença (coisa defendida pela autoridade pontifícia). Isso era pura calúnia, pois o autor havia tomado, desse lado, todas as suas precauções. Ver-se-á na Vida de Muratori por seu sobrinho, p. 118 e segs., a lista imponente dos autores que entraram em cena e dos livros, hoje bem esquecidos, que publicaram. Irredutível, Muratori não se cansava de replicar.

Em 1743, publicava em Milão (na realidade Veneza) Ferdinandi Valdesii epistolæ seu appendix ad librum Antonii Lampridii De superstitione vitanda, ubi votum sanguinarium recte oppugnatum, male propugnatum ostenditur. Voltará ainda ao tema em poucas palavras numa obra em italiano publicada em Veneza em 1747, sempre sob o pseudônimo de Lamindus Pritanius: Della regolata divozione de' Cristiani (outras edições, 1748, 1752, etc., trad. alemã), onde aliás o debate estava singularmente ampliado.

Além de fazer ali o processo da devoção toda exterior cara aos italianos, das práticas por vezes supersticiosas em que o povo se complace com demasiada facilidade, das receitas mecânicas e infalíveis ensinadas por demasiados pregadores, tinha o empenho de responder a uma acusação que, nos anos de 1740, se havia levantado contra ele em Salzburgo. Nessa cidade, tinham-se descoberto naquele momento tanto seu De ingeniorum moderatione quanto, sobretudo, alguns conselhos de espiritualidade por ele dados nos Esercizii spirituali publicados em 1720. Recordando a doutrina da Escritura sobre o único mediador, Jesus Cristo, Muratori tinha ali ensinado que, em rigor de termos, somente a devoção a Cristo é necessária para a salvação, e que a invocação dos santos, e até mesmo da Virgem, embora louvável e útil, não se pode dizer necessária.

Caindo no meio devoto de Salzburgo, onde se tinha o orgulho de possuir, mais do que em outros lugares, a piedade para com Maria, essas afirmações causaram escândalo. Violências de linguagem deram-se livre curso nos púlpitos da cidade, a despeito da intervenção do arcebispo. Uma troca de cartas bastante descortês ocorreu entre Muratori e o síndico da universidade. Estão publicadas em apêndice à Vita, p. 300-310. De tudo isso o velho erudito se lembrou ao escrever La regolata divozione.

Morreu demasiado cedo para conhecer a réplica que, na questão do voto sanguinário, um dos adversários de Muratori, o P. Ben. Plazza, S. J., creu dever fazer: Christianorum in sanctos sanctorumque reginam, eorumque festa, imagines et reliquias communis et propensa devotio a præpostera Lamindi Pritanii reformatione... vindicata, Palermo, 1751; o autor procurava fazer passar o honesto Lamindus por um herege e um jansenista. Do mesmo modo o P. Salvator Maurici, S. J., lançava em Lucca, em 1753: La divozion de' Cristiani difesa dalla critica di Lamindo Pritanio.

Essa ofensiva desencadeou novas respostas dos amigos do falecido: Lamindi Pritanii redivivi epistola parænetica ad P. Ben. Plazza, S. J., censorem minus æquum libelli Della regolata divozione, Veneza, 1755, e dois anos mais tarde, em 1757: Avvertimenti teologici, storici e morali a spiegazione del trattato della reg. divoz., e d'altre proposizioni sparse in altri libri dello stesso autore. O célebre dominicano Concina entrou em cena na defesa de Muratori em seu De revelata religione, part. I, l. V, c. IX, § 8.

Entretanto, a Congregação do Índex tinha sido incumbida por Benedito XIV do exame do livro De regolata divozione; ela proferiu, em 18 de dezembro de 1753, um julgamento extremamente favorável ao autor: Nullam levissimam illi posse vel censoriam notam inuri. Nam, quantum ad doctrinam quæ in eo continetur, censuere eam esse undequaque piam orthodoxamque. Illa vero quibus auctor adversatur... constat esse vel certas manifestasque sacrarum rerum depravationes, vel insipientes ad superstitionem cæteroquin nimium proni popelli opiniones, quas catholica Ecclesia nunquam probavit. Citado pelo arcebispo de Viena, Migazzi, numa carta pastoral de 23 de setembro de 1759 (em Archivio Muratoriano, Módena, 1872, p. 149-150).

3. Sobre um certo número de questões morais ou disciplinares, Muratori foi chamado a dizer sua palavra. Tomou partido por Alexandre Mantegazzi, que havia publicado em Paris, em 1736, uma dissertação, De jejunio cum esu carnium conjungendo, na qual se sustentava a ideia, bastante nova então, de que a essência do jejum não consistia na abstinência, mas na única refeição diária, e que podia, portanto, haver jejum mesmo com o uso de alimentos gordurosos. Muratori sustentou o mesmo ponto de vista num Votum impresso em Parma em 1737.

Muito mais importante foi sua intervenção na questão das festas a suprimir. Não era só o sapateiro de La Fontaine que achava que havia demasiadas festas de preceito. Instado por numerosos pedidos, Benedito XIV tinha, em 1742, interrogado os bispos da Itália sobre o que seria útil fazer; quis ter também o parecer de Muratori, que, em 4 de janeiro de 1743, opinou pela redução, argumentando especialmente com as necessidades das classes trabalhadoras. Sua atitude e o apoio que deu ao arcebispo de Fermo, que, já em setembro de 1746, havia procedido à redução, quase o indispuseram com o cardeal Querini. Este, opondo-se a essa inovação, havia batalhado por escrito contra o arcebispo de Fermo. Ficou muito contrariado ao ver que, no c. XXI da Regolala divozione, aparecida nesse meio tempo, Muratori tomava abertamente partido contra ele; atacou, portanto, com bastante vivacidade, o autor, que respondeu com uma Dijesa di quanto ha scrilto Lamindo Pritanio in javore della diminuzione delle troppe /este, publicada em Lucca, em 1748, com a autorização expressa de Benedito XIV, em Raccolla di scritlure concernenti la diminuzione delle /este di precetto.

Cada vez mais irritado, Querini respondeu, em 14 de agosto de 1748, com uma carta pública aos bispos da Itália, na qual invocava, em favor do statu quo, uma prescrição duas vezes centenária. Muratori manteve-se firme; em outubro do mesmo ano, redigia uma Riposta nuova alla scrittura del card. Querini, precedida de uma Supplica ai vescovi d'Ilalia a nome de' Poveri di essa Ilalia. Essa peça não veio à luz, pois Benedito XIV, em 14 de novembro de 1748, impôs silêncio às duas partes; só foi editada em 1872, em Scritli inediti, p. 270-322.

É preciso assinalar também a intervenção de Muratori numa questão de disciplina penitencial que agitou fortemente Portugal por volta de 1715. Certos confessores, tendo-se permitido exigir de seus penitentes a divulgação do nome de seus cúmplices, o patriarca de Lisboa e o grande inquisidor haviam-se oposto vivamente a essas práticas, declarando-as ilícitas. O grande inquisidor tinha ido mais além, e havia ordenado aos penitentes, objetos dessas indiscrições, que denunciassem os confessores culpados. Mas o conjunto do episcopado português se alarmou com essa severidade julgada excessiva. A questão foi asperamente discutida.

Solicitado a dar sua opinião, Muratori se explicou no opúsculo Lusitanæ Ecelesiæ religio in administrando pœnilentiœ sacramento, Módena, 1747; ali rejeitava a ideia dos interrogatórios indiscretos, mas sem querer levar a severidade contra os confessores até o ponto a que tinha ido o grande inquisidor. Defendia, em definitivo, a prescrição que o papa Benedito XIV acabara de dar na bula Ubi primum, de 2 de junho de 1746, e que não impunha aos penitentes, objetos das solicitações indiscretas dos confessores, o dever de denunciar os culpados.

Mencionemos ainda aqui, por falta de lugar melhor, a YApologia Epistolæ a SS. D. N. Benedic- XIV ad episcopum Auguslanum scripta, sive de to næi'is in religionem incurrentibus, in-8°, Lucca, 1749. É uma resposta aos ataques que um jovem teólogo protestante, Christian Ernest de Wïndheim, havia publicado contra a obra clássica de Benedito XIV, De canonizatione sanctorum, a propósito de uma carta desse papa endereçada ao bispo de Augsburgo relativa a um processo de canonização. Muratori ali defende a atitude da Igreja católica na questão do culto dos santos, e mostra que certos abusos populares que aí se podem encontrar não são obra da Igreja.

Vê-se, por todos os títulos que enumeramos, que Muratori tomou larga parte nas questões agitadas de seu tempo. Nem é preciso dizer que a atitude de justo meio que sempre se esforçou por manter não foi do gosto de todos. Em várias ocasiões teve notícia de que denúncias haviam sido dirigidas a Roma contra ele. Em setembro de 1748, chegou-lhe a notícia de que, numa carta ao Inquisidor-geral da Espanha, Benedito XIV havia declarado que, não fosse a consideração devida à sua idade e a seus trabalhos, várias de suas obras teriam merecido a censura.

Vivamente alarmado, o ancião endereçou ao papa, que sempre o havia honrado com sua amizade, uma carta plena de filial deferência, na qual pedia que se lhe indicassem as coisas dignas de censura (em suas obras) a fim de que pudesse retirá-las e obter seu perdão por sua obediência e sua humilhação. Carta de 17 de setembro de 1748, Episiolario, n. 5612, t. XI, p. 5204.

Já em 25 de setembro, Benedito XIV respondia a seu velho amigo, esforçando-se por calmar seus alarmes, e reconduzindo o incidente a seus justos limites. Primeiramente, a carta ao Inquisidor deveria ter permanecido secreta; além disso, ela não tinha o alcance que lhe atribuíam as línguas maldosas. Querendo dar ao Inquisidor da Espanha algumas regras de prudência na censura das obras, o papa lhe havia feito notar que convinha mostrar, para com os bons servidores da Igreja, alguma longanimidade. Na obra considerável de tal grande sábio, de um Muratori, de um Noris, por exemplo, podia-se encontrar algum detalhe que se desejaria mais exato. Seria isso razão para, por esse motivo, censurar homens a quem a religião devia tanto?

E, continuava Benedito XIV, em sua resposta ao velho sábio, o que, em sua obra, pudera desagradar eram algumas afirmações sobre a jurisdição temporal do papa em seus Estados; nos escritos de outro, ele poderia tê-las feito censurar; mas estava persuadido de que não se devia afligir um homem de seu valor porque se diferia dele em sentimento «em matéria que não era nem de dogma, nem de disciplina». Carta citada em Archivio Muratoriano, p. 147.

Não era inútil relatar um pouco longamente este incidente; esta carta de Benedito XIV é a mais bela justificação que já se escreveu deste admirável erudito. Sim, verdadeiramente, são poucos os que mereceram tão bem da Igreja e da religião.

Tudo o essencial sobre a vida e a obra de Muratori encontra-se na Vita del proposto Lodovico Antonio Muratori, por seu sobrinho Jean-François Soli-Muratori, in-4°, Veneza, 1756; já utilizada por Moréri, edição de 1759, t. VII, p. 864 e segs., e os outros repertórios e histórias do século XVIII e do século XIX. Um catálogo crítico e analítico de suas obras encontra-se ao fim de uma edição latina de uma carta de Muratori, por P. Obladen, L. A. Muratorii epistola parænetica ad superiores religiosorum... pro emendatione studiorum monasticorum, Augsburgo, 1765.

O segundo centenário de seu nascimento, em 1872, deu origem a várias publicações importantes. Primeiro, um Archivio Muratoriano (diferente da coletânea mencionada col. 2549), publicado por Pierre Muratori, Módena, 1872, descrição analítica e fundamentada da enorme massa de papéis deixada pelo grande erudito e conservada em sua família. O autor deste catálogo estuda sistematicamente, numa série de dissertações, os diversos aspectos da obra do grande sábio. Apareceram também em Bolonha, no mesmo ano, Scritti inediti di L. A. Muratori, à frente dos quais se encontra reproduzido o Archivio acima mencionado.

Tudo isso preparou a edição de numerosas peças da correspondência, e depois da correspondência completa: Epistolario di L. A. Muratori, edito e curato da Matteo Campori, 12 vol., in-4°, Módena, 1901-1911; encontrar-se-á à frente de cada volume uma Cronobiografia Muratoriana relevando, para cada um dos períodos abrangidos pelo volume, todos os incidentes de alguma significação. Assinalemos ainda, do mesmo M. Campori, a Corrispondenza tra L. A. Muratori e G. G. Leibniz, Módena, 1892.

É. Amann.

Autor original: É. Amann

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor