MONTAIGNE (MIGUEL EYQUEM DE)

MONTAIGNE (MIGUEL EYQUEM DE)

MONTAIGNE Miguel Eyquem de, moralista francês, nascido em 28 de fevereiro de 1533, morto em 13 de setembro de 1592, no castelo de Montaigne, no Périgord.

I. Vida. — II. Os Essais. III. Influência.

I. Vida. — Descendente dos Eyquem, comerciantes bordaleses enriquecidos e, mesmo, desde 1477, senhores de Montaigne, seu pai, que havia combatido na Itália entre os fidalgos, e ali adquirira a paixão pelas letras e pelas artes, dera-lhe, desde a infância, a cultura mais refinada. Cf. T. Malvezin, Michel de Montaigne, son origine et sa famille, in-8°, Bordeaux, 1875.

Feitos os seus estudos em Bordeaux, no Collège de Guyenne, e estudos de direito em Toulouse, tendo seu pai, antes conselheiro na cour des aides de Périgueux, sido nomeado em 1554 prefeito de Bordeaux, Montaigne sucedeu-lhe em Périgueux. Em 1557 veio, com o mesmo título, ao parlamento de Bordeaux, e aí travou íntima amizade com La Boétie (†1563), dois anos mais velho que ele e seu colega. Cf. P. Bonnefon, Montaigne et ses amis, 2 vols. in-16, Paris, 1898.

Seu pai morreu em 1568; Montaigne, que acabara de traduzir, a pedido dele, a Theologia naturalis de Raimundo Sebon, publicou essa tradução em 1569, sob este título: La Théologie naturelle de Raymond Sebon, docteur excellent entre les modernes, en laquelle, par l'ordre de Nature, est démontrée la vérité de la foi chrétienne et catholique; traduite nouvellement du latin en français, in-8°, Paris. Em 1570, Montaigne renunciou às suas funções (cf. A. Grün, Montaigne magistrat, in-8°, Paris, 1854); depois, até 1580, levou em seu castelo uma vida de labor intelectual. Cf. Galy e Lapeyre, Le château de Montaigne, Montaigne intime..., in-8°, 1904.

Nesse mesmo ano de 1580, publicou os dois primeiros livros de seus Essais; depois empreendeu, através da França, da Alemanha, da Suíça e da Itália, uma viagem de que fez um relato, encontrado e publicado somente em 1774 por Meusnier de Querlon: Journal de voyage de Michel de Montaigne en Allemagne et en Italie par la Suisse, en 1580 et 1581, in-4° e in-12, Paris. Uma nova edição desse Journal foi dada pelo Sr. L. Lautrey, in-8°, Paris, 1906; 2ª ed., 1909. Montaigne permaneceu quatro meses e meio em Roma, onde viu Gregório XIII e recebeu uma bula de cidadania romana, e onde a censura se mostrou muito benevolente para com os Essais. Cf. Sainte-Beuve, Nouveaux lundis, t. II, Montaigne en voyage.

Mas, em 31 de julho de 1581, Bordeaux o elegera prefeito por dois anos; Montaigne regressou à França ao receber essa notícia. Reeleito por mais dois anos em 31 de julho de 1583, conheceu dias sombrios por causa dos conflitos religiosos da época e da peste que devastou Bordeaux de junho a dezembro de 1585. Ausente de Bordeaux nesse momento, evitou ir transmitir seus poderes ao sucessor. Cf. A. Grün, La vie publique de Michel de Montaigne, in-8°, Paris, 1855. Errou durante seis meses com os seus.

Por fim, de volta ao seu castelo, retomou o trabalho, e em 1588 deu à luz uma nova edição dos Essais, consideravelmente aumentada. Fez então uma estada bastante longa em Paris; aí encontrou a Srta. de Gournay, sua admiradora, a quem logo chamará sua filha de adoção, e a quem confiará o cuidado de dar a edição definitiva dos Essais. Cf. Bonnefon, op. cit. No seu regresso, assistiu, em Blois, em 15 de outubro de 1588, à abertura daqueles Estados Gerais, nos quais, dois meses depois, o duque de Guise foi assassinado. Não deveria mais, depois disso, sair do seu castelo.

Católico, mas fiel ao rei e, aliás, muito apegado a Henrique de Navarra, reconheceu esse príncipe logo depois do assassinato de Henrique III, mas, por amor ao repouso e também por causa de sua saúde, recusou qualquer serviço junto dele. Morreu piedosamente enquanto um sacerdote dizia a missa — em seu quarto.

II. Os Essais. — Há vários textos dos Essais: 1º texto de 1580: Essays de messire Michel, seigneur de Montaigne, chevalier de l'ordre du roi et gentilhomme ordinaire de sa chambre, in-8°, Bordeaux; 94 ensaios formando dois livros. Esse texto foi reimpresso na edição Dezeimeris e Barckhausen, 2 vols. in-8°, Bordeaux, 1870; 2º texto de 1588: Essays de Michel, seigneur de Montaigne, cinquième édition, augmentée d'un troisième livre (13 essais) et de six cents additions aux deux premiers, in-4°, Paris; reimpresso na edição Motheau e Jouaust, 7 vols. in-16 ou 4 in-8°, Paris, 1872-1880; 3º texto de 1595, texto da Srta. de Gournay e de P. de Brach, in-fólio, reimpresso na edição Motheau e Jouaust e na edição Courbet e Royer, 5 vols. in-8°, 1872-1879. É o texto de 1588, com mais de 250 adições, repartidas pelos três livros, sobretudo no terceiro, mas sem acrescentar nada de essencial; 4º texto de 1802: em 1802, Naigeon deu uma nova edição dos Essais, 4 vols. in-12, Paris; é o texto de 1588 com notas de mão de Montaigne, mas diferentes das notas da edição Gournay. O manuscrito desse texto está na biblioteca municipal de Bordeaux. Cf. Strowski, Essais. Reproduction en phototypie de l'exemplaire avec notes manuscrites marginales appartenant à la ville de Bordeaux, 3 vols. in-4°, Paris, 1912.

— 1º A evolução dos Essais. Os Essais não constituem, de fato, um livro concebido de um bloco e metodicamente composto. É uma coletânea de fatos, de apotegmas e de sentenças, também de experiências pessoais, destinada a resolver as questões morais que se apresentam ao homem. Esse gênero, posto em moda por Erasmo, e que convinha tão bem aos eruditos e humanistas da época, permitia desenvolver à vontade e retomar facilmente o que fora dito. Desse ponto de vista, os Essais de 1588 são os mais importantes; em certos aspectos diferem profundamente dos Essais de 1580, e as edições posteriores serão pouco mais que complementos. Cf. P. Villey, Les sources et l'évolution des Essais de Montaigne, 2 vols. in-8°, Paris, 1908; V. Giraud, Les époques de la pensée de Montaigne, em Revue des Deux Mondes, 1º de fevereiro de 1909, p. 623-659.

— 2º A moral dos Essais. Os Essais são, pois, lições de moral, não sob a forma abstrata e ingrata da escolástica, mas sob a forma concreta da história e das experiências humanas, narradas ou condensadas em máximas. Tampouco são lições de moral cristã.

Montaigne tem demais as tendências e as aspirações de uma época apaixonada pela Antiguidade, e para a qual um bispo, Amyot, traduz as Vidas e as Obras morais de Plutarco. Se por vezes utiliza historiadores próximos de sua época (cf. Villey, Les livres d'histoire moderne utilisés par Montaigne, in-8°, Paris, 1908), os fatos passados que narra não os toma da história sagrada ou da vida dos santos, mas da Antiguidade pagã; as sentenças que invoca, raramente as pede aos livros sapienciais ou ao Evangelho (cf. Villey, Les sources, p. 78-79); na maior parte das vezes, pede-as aos sábios antigos. Lê os latinos na própria língua, os gregos em traduções. Cf. Zangroniz, Montaigne, Amyot et Saliat, Paris, 1906.

«Seu verdadeiro quinhão nesse amplo movimento (da Renascença), diz o Sr. Villey, ibid., p. 6, foi aclimatar a moral pagã na França.» Seus Essais foram, portanto, uma verdadeira vulgarização da moral antiga. Não ressuscitou, porém, servilmente, uma moral particular. A rigor, não foi nem estoico nem epicurista. Certos capítulos dos Essais, os primeiros compostos, são um curso de estoicismo, mas de um estoicismo moderado, de modo algum exclusivo, nem puramente livresco. Nesse momento, Montaigne ainda está se ensaiando.

Sobre o estoicismo de Montaigne, cf. a controvérsia entre o Sr. Strowski, que em seu Montaigne philosophe, 1906, crê no estoicismo de Montaigne, e o Dr. Armaingaud, que o nega e afirma que Montaigne sempre foi epicurista, Revue politique et parlementaire, setembro de 1907; resposta do Sr. Strowski, e depois respostas do Dr. Armaingaud em Censeur politique et littéraire, 1º de outubro de 1907, fevereiro de 1908. Ver também Zanta, La renaissance du stoïcisme au XVIe siècle, in-8°, Paris, 1914.

Mas uma evolução se operou no pensamento de Montaigne; esse pensamento se libertou; Montaigne tomou consciência de sua personalidade; e, à luz da Antiguidade e de sua própria experiência, expõe a sua maneira pessoal de conceber a vida. Essa maneira é a de um epicurista que entende seguir a natureza no sentido em que os epicuristas sempre a entenderam, isto é, buscar o prazer e fugir da dor. Nada de ascetismo: é contra a natureza; nada de impassibilidade estoica: isso não é senão uma atitude de orgulho. Mas é um epicurista inteligente e bem-educado, aquele que o século XVII vai chamar «o homem honesto»; sabe não só que certos excessos se pagam, mas que os prazeres têm qualidades bem diferentes, que, se o sentimento da obrigação não deve necessariamente dominar a vida, a consciência satisfeita oferece, ainda assim, alegrias preciosas, e, por fim, que, se é contrário à felicidade individual gastar-se por outrem, pelo menos certos belos sentimentos têm o seu preço. A moral é, assim, a arte de viver feliz, baseada no conhecimento de si mesmo e no cultivo do eu, tal como ele é por natureza.

— 3º A Apologia de Raimundo Sebon. A parte mais importante dos Essais é a Apologie de Raymond Sebon, l. II, c. XII, de onde veio a Montaigne a reputação de cético e de pirrônico. Cf. Entretien de Pascal avec M. de Sacy.

Sebon, um espanhol, professor de medicina, filosofia e teologia em Toulouse, onde morreu em 1432, escrevera, como já se viu, uma Theologia naturalis, que aparecera em Deventer em 1487 e fora várias vezes reeditada, até o dia em que, finalmente, Montaigne a traduziu para o francês, em 1569. Como indica o título dado por Montaigne à sua tradução, Sebon, depois de Raimundo Lúlio e Nicolau de Cusa, pretendia demonstrar racionalmente, com os argumentos de seu tempo, sem exceção, como se fossem da ordem natural, as verdades da fé. Cf. Compayré, De Raimundo Sebundo et de Theologiae naturalis libro, in-8°, Paris, 1872. O livro já havia sido traduzido antes. Mas a tradução de Montaigne, exata e viva, trouxe ao livro esta dupla censura: tratar as verdades reveladas como da ordem natural e expor argumentos «fracos e ineptos para significar o que pretende». Cf. J. Coppin, Montaigne traducteur de Raymond Sebon, em Mémoires et travaux des Facultés catholiques de Lille, fasc. 31, Lille, 1925.

Montaigne, em resposta à primeira objeção, estabelece simplesmente uma breve teoria das relações entre a razão e a fé. «É somente a fé que abraça viva e certamente os altos mistérios de nossa religião; mas não há ocupação mais digna de um cristão do que visar, por todos os seus estudos e pensamentos, a embelezar, estender e amplificar a verdade de sua crença.» Devemos render a Deus não somente o culto do espírito, mas o culto do corpo; «é preciso, da mesma forma... acompanhar nossa fé de toda a razão que há em nós.» É bem verdade que, «se a divina ciência não entra em nós por uma infusão extraordinária, ela não está aí em sua dignidade nem em seu esplendor»; contudo, vários fatos são «um sinal muito evidente de que não recebemos nossa religião senão à nossa maneira e por nós mesmos, e não de outro modo do que como se recebem as demais religiões.»

A segunda objeção é para ele ocasião de um longo requisitório contra o homem e contra a sua confiança na própria razão. Os argumentos de Sebon não provam grande coisa, objeta-se; mas em que matéria poderia a razão humana fazer melhor? Todas as ciências não têm fundamentos melhores, e, no entanto, confiamos nelas. Pode a razão humana chegar a algo diferente do relativo e do incerto? A última palavra de toda filosofia não é: «Que sei eu?» Clitômaco e Carnéades não vão suficientemente longe; somente «Pirro e os demais céticos, que se guardam de toda inclinação ou aprovação de um lado ou de outro, por mais leve que seja», têm a atitude desejada. O homem, de fato, crê-se o centro do mundo e o único ser dotado de inteligência, como se os astros, que governam a nossa vida, não fossem seres animados, e como se os animais não agissem tão razoavelmente quanto nós mesmos. Como pode ele crer na ciência, se essa ciência não chegou a estabelecer nada? E em sua razão? Essa razão deu sempre, e dá em todo lugar, as mesmas soluções às mesmas questões? Cada uma de suas afirmações não suscita múltiplas contradições?

O homem não pode nem mesmo determinar o bem soberano e a lei moral universal: «Não há leis naturais impressas no gênio humano pela condição de sua própria essência, pois não há uma só que todas as nações aceitem.» Em tudo se vê o mesmo relativismo: basta estendermos o olhar para fora do horizonte familiar, e encontramos ideias contrárias às nossas; nosso espírito não traz, ao nascer, noções necessárias; é antes uma tábua rasa que recebe as marcas de fora; o homem é, assim, um ser diverso; por fim, não pode atingir a substância das coisas, mas somente fenômenos que passam, e mesmo aí pode ser vítima da imperfeição de seus sentidos.

— 4º O relativismo de Montaigne. Fez-se notar, porém, que, se Montaigne exalta o pirronismo — «não há nada na invenção humana em que haja tanta verossimilhança e aparência» (cf. Pascal, Entretien avec M. de Saci) —, e se mostra, com visível complacência, que as coisas têm diversos rostos, e que não há uma suposta certeza humana que não suscite múltiplas objeções e que não tenha provocado contradições, pelo menos, sobretudo depois de capítulos como a Institution des enfants, l. II, c. XXVI, seria mais justo falar, a propósito de Montaigne, de relativismo e de «espírito crítico muito avisado», do que de pirronismo ou mesmo simplesmente de ceticismo fundamental. Cf. Villey, Les sources et l'évolution des Essais, l. II, t. II, c. II, Le relativisme chez Montaigne. Sobre a Institution des enfants, ver, ibid., seção II, La pédagogie de l'honnête homme; e G. Michaut, Montaigne et l'institution des enfants, pequeno in-4°, Paris, 1924.

Como todos os humanistas de sua época, sob a influência paduana, Montaigne havia deixado de aceitar as soluções de autoridade e de tradição da escolástica; mas, diante da massa de opiniões e de fatos contraditórios que de repente revelavam a Antiguidade pagã vulgarizada e os mundos novos descobertos, sobretudo depois da leitura das Hypotyposes pyrrhoniennes de Sexto Empírico, julgara impossível à razão dar aos problemas metafísicos uma solução certa e, não aceitando senão o fato, foi um positivista antes do tempo. Foi frequentemente aproximado de Bacon.

— 5º A religião de Montaigne. Como os paduanos, Montaigne nega, pois, que a razão possa conhecer Deus, provar a criação, a Providência e a imortalidade da alma. A Apologie de Raymond Sebon nos conduziu longe da Theologia naturalis! Mas essas verdades, que a razão raciocinante não saberia estabelecer, a fé nos dá, e a fraqueza da razão nos faz sentir melhor o valor da revelação e da crença. É nisso que consiste o fideísmo de Montaigne.

Mas aqui se põe a questão: será Montaigne sincero? Em outros termos, qual foi a religião de Montaigne? Já em 1774, dom Devienne publicava uma Dissertation sur la religion de Montaigne, in-8°, na qual faz de Montaigne um doutor devoto. Em 1802, Naigeon dedicava as 63 páginas de introdução que colocava em sua edição dos Essais a provar que Montaigne era um deísta, cujas fórmulas religiosas eram precauções hipócritas, ou seja, um verdadeiro precursor dos filósofos. Em 1819, o abade L*** (Labouderie) retomava a tese de dom Devienne em seu Christianisme de Montaigne ou pensées de ce grand homme sur la religion, in-8°, Paris. Sainte-Beuve, Port-Royal, t. II, p. 428, falando desse último livro, escreve: «O simples olhar deveria ter advertido, e não vejo o que se ganharia, por mais que se force, em fazer concluir que ele pode muito bem ter parecido muito bom católico, ainda que não tenha sido praticamente cristão.» «Não digam que Montaigne foi cristão, se não quiserem fazer rir os livres-pensadores e chorar os crentes», escreve Guillaume Guizot, Études et fragments, 1899. Em contrapartida, o Sr. Strowski, Montaigne, 1906, p. 207, vê na Apologie a expressão mesma, completa, de uma alma verdadeiramente religiosa e sincera.

Mas, nesse mesmo ano de 1906, o doutor Armaingaud, em um artigo da Revue politique et parlementaire, intitulado La Boétie, Montaigne et le Contr'un, sustentou que Montaigne tomou parte nas lutas religiosas de sua época do lado protestante, e que, depois de transformar o Contr'un de La Boétie em um panfleto político de extrema violência, tê-lo-ia entregue assim aos protestantes para que deles fizessem uma arma. Essa teoria foi o ponto de partida de uma controvérsia entre seu autor e Villey, Revue d'histoire littéraire, outubro de 1906, Bonnefon, Revue politique et parlementaire, janeiro de 1907, Strowski, Revue philomathique de Bordeaux, fevereiro de 1907, e Dézeimeris, Mémoires de l'Académie des sciences et des lettres de Bordeaux, 1907. Cf. Dr. Armaingaud, Montaigne pamphlétaire. L'énigme du Contr'un, in-12, 1910; P. Bonnefon, La Boétie. Discours sur la servitude volontaire. Introduction et notes, in-18, Paris, 1922.

É preciso reconhecê-lo: Montaigne separou verdadeiramente a moral da religião; é o mestre desse Pierre Charron, cuja Sagesse expõe o sistema de uma moral puramente racional. Cf. Sabrié, De l'humanisme au rationalisme, Pierre Charron, in-8°, Paris, 1913. Depois, essa moral, fundada no conhecimento do eu, toda relativa, simples arte de viver feliz, opõe-se não só ao ascetismo de Port-Royal — e Port-Royal a julgará severamente, cf. Sainte-Beuve, loc. cit., p. 398-400 — mas ainda ao espírito cristão.

Montaigne separou igualmente a razão da fé. Nem a razão deve levar em conta os dados da fé, pois lhe é independente; nem a fé tem de se inquietar com a razão, seja para pedir-lhe um apoio, se ela própria for muito vacilante, seja para temê-la: o pirronismo e o ceticismo desarmaram a razão; é nesse sentido que La Mothe Le Vayer falará mais tarde da cética cristã; a fé repousa inteiramente sobre a autoridade. É essa uma atitude que a Igreja sempre condenou sob o nome de fideísmo e de tradicionalismo. Aqui, aliás, visivelmente, o fideísmo tende antes a libertar a razão do que a assegurar o triunfo da fé, e pode-se extrair dos Essais conclusões claramente contrárias ao cristianismo. Montaigne não tem, portanto, a mentalidade cristã. A religião, nele, permanece sem qualquer ação; toda a vitalidade passou para o lado do racionalismo pagão. Em suma, o princípio católico...

...encontra-se iludido nessa combinação» (Villey, op. cit., t. II, p. 334).

Engana-se, contudo, quem faz de Montaigne um filósofo anticipado e um inimigo secreto do catolicismo. Em nenhuma parte se surpreende, em seus Essais, uma hostilidade com respeito à Igreja; cumpre regularmente as práticas religiosas impostas; afirma mesmo a sua crença, e não há nele dois homens que um só homem não pudesse conciliar de boa-fé. No século XVI, mesmo separada da fé, a razão não tem, em geral, para com a fé, a atitude hostil que terá no século XVIII. Como, aliás, desconfia da razão, não pode encontrar nas afirmações dela motivos suficientes para abandonar a Igreja. Aliás, não lhe pede isso; entre ele e Sebon há um abismo.

No meio dos conflitos religiosos e das perturbações da época, espíritos moderados decidiram o debate em favor do bem social, apoiando a religião tradicional, e Montaigne foi um destes. Por fim, para si mesmo, encontrava na fé uma solução para os problemas que a razão lhe parecia não poder resolver. Seu anti-intelectualismo fez falar de seu pragmatismo: cf. Lange, Le pragmatisme de Montaigne, em Revue du mois, 10 de abril de 1915. É por isso que, com uma alma no fundo pouco religiosa e uma mentalidade racionalista, viveu e morreu católico sincero.

III. Influência. — Não se poderia comparar a influência de Montaigne à de Voltaire, por exemplo: toda uma época não depende dele. Mas exerceu profunda influência sobre certos espíritos e sobre certas correntes: Pierre Charron, em seu livro de la Sagesse, pouco mais faz do que repeti-lo metodicamente. Montaigne será o mestre dos libertinos do século XVII; eles verão no seu homem honesto o ideal a realizar. Por consequência, inspirou frequentemente Pascal, que lhe toma de empréstimo os argumentos contra a razão. Por fim, os passos iniciais da filosofia de Descartes recordam invencivelmente Montaigne. Villey, La place de Montaigne dans le mouvement philosophique, em Revue philosophique, maio-junho de 1926. Cf. Gilson, Discours sur la méthode, Paris, 1926.

E, quando toda a corrente filosófica foi ganha pelo libertinagem, o pensamento de Montaigne, por vezes respeitado, muitas vezes deformado, mas sempre ativo, teve uma renovação de vida de todo inesperada. Montesquieu e Rousseau estão impregnados de suas ideias. Villey, Sources et évolution, t. II, p. 489; R. Laumonier, Montaigne précurseur du XVIIIe siècle, em Revue d'histoire littéraire, 1896.

Teve também uma influência marcada sobre o pensamento inglês, em particular sobre Bacon. Já em 1603, John Florio traduzia os Essais para o inglês. Cf. A. H. Upham, The French influence in english literature, from the accession of Elizabeth to the Restoration, in-32, New York, 1908, c. VI e Apêndice; P. Villey, L'influence de Montaigne sur Charles Blount et sur les déistes anglais, Revue du XVIIe siècle, 1918; Montaigne et François Bacon, 1913; L'influence de Montaigne sur les idées pédagogiques de Locke et de Rousseau, in-12, Paris, 1911; e F. Dieckow, John Florio's englische Uebersetzung der Essais Montaigne's und lord Bacon's, Ben Jonson's und Robert Burton's Verhältniss zu Montaigne, Estrasburgo, 1903; Georges Coffin Taylor, Shakespeare's debt to Montaigne, Cambridge, 1928.

Aproximou-se Montaigne de Goethe. «Montaigne é uma espécie de Goethe superficial», disse Guillaume Guizot, Études et fragments, p. 95. Goethe, em contrapartida, teria sofrido a influência de Montaigne. Cf. Bouillier, Montaigne et Goethe, Revue de littérature comparée, outubro-dezembro de 1925, e P. Champion, Introduction aux Essais, Paris, 1910.

Os Essais, pormenores dados pelo próprio Montaigne sobre si mesmo. Introduções ou notícias e notas das diversas edições dos Essais; Dr. J.-F. Payen, Documents inédits ou peu connus sur Montaigne, in-8°, 1817; Documents inédits... in-8°, 1850; id., in-8°, 1855; Recherches sur Montaigne, in-8°, 1856; des Lettres inédites de Montaigne publiées par Feuillet de Conches, in-8°, 1863, e no final dos Essais na edição Le Clerc, 5 vols. in-8°, 1826-1828; visconde A. de Gourgues, Réflexions sur la vie et le caractère de Montaigne, in-8°, Bordeaux, 1856; Lamandé, La vie gaillarde et sage de Montaigne, Paris, 1927; e as obras citadas de Malvezin, Bonnefon, Grün, Galy e Lapeyre. Strowski, Montaigne, in-8°, Paris, 1906; Pascal et son temps, t. I, De Montaigne à Pascal, in-8°, Paris, 1907; Saint François de Sales, in-8°, Paris, 1899, Introductions; P. Villey, Les sources et l'évolution des Essais, 2 vols. in-8°, Paris, 1919, e outros trabalhos indicados; Champion, Introduction aux Essais de Montaigne, Paris, 1900; Ed. Dowden, Michel de Montaigne, in-8°, Filadélfia, 1905; Stapfer, Montaigne, coleção dos Grands écrivains français, 1895; Lanusse, Montaigne, na coleção dos Classiques populaires, s. d.; W. Weigand, Montaigne, in-8°, Munique, 1916; Miss Grace Norton, Studies in Montaigne, New York, in-12, 1904; E. de Bey-Pailhade, Montaigne, philosophe moraliste, in-16, Toulouse, 1912; A. Canac, La philosophie théorique de Montaigne, Paris, 1907; Ruhl, Du sentiment artistique dans la morale de Montaigne, Paris, 1904; Goguel, Essai sur la monade de Montaigne, Genève, 1871; Thimme, Der Skeptizismus Montaigne's, Gœttingue, 1875; Malebranche, Recherche de la vérité, 1674; Logique de Port-Royal, 1668; Nicole, Huitième visionnaire, Pensées sur divers sujets de morale, 1672; Pascal, Entretien avec M. de Saci et Pensées; Sainte-Beuve, Port-Royal, t. II; Vinet, Les moralistes français du XVIe et du XVIIe siècle, 1859; Faguet, XVIe siècle, 1891; Lecky, History of the rise and influence of rationalism in Europe, 2 vols. in-8°, Londres, 1900, t. I; J. Mériant, De Montaigne à Vauvenargues, in-12, Paris, 1914; Basson, Les sources et le développement du rationalisme dans la littérature française de la Renaissance (1535-1801), in-8°, Paris, 1922; Villey, Les sources d'idées au XVIe siècle, in-8°, Paris, s. d. (1912); la Revue du XVIe siècle e, em geral, os estudos sobre o século XVI e os moralistas franceses.

C. Constantin.

Autor original: C. Constantin

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor