Os mínimos compreendiam, na França (e na Bélgica), onze províncias e 159 conventos.
II. A influência dos mínimos durante o século XVI. Os mínimos deviam ser, na intenção de seu fundador, sobretudo modelos de oração e de penitência, e converter os povos pelo exemplo de uma vida austera. Os discípulos imediatos do santo — por exemplo Germain Lionet (†1513), Jean Abondance, Denys Barbier, François Binet (†1524) e outros — foram apóstolos antes que teólogos notáveis. Um deles foi martirizado pelos mouros, e outro, Bernard Buyl, teria sido o primeiro vigário apostólico na América, na época de Cristóvão Colombo (cf. Roberti, Disegno storico dell'ordine dei Minimi, Roma, 1902, t. I, p. 80 e segs.).
Os primeiros mínimos procuraram, além disso, espalhar-se, fundar casas nos campos mais afastados, a despeito de dificuldades sem conta, que não lhes deixaram o tempo necessário para se dedicarem aos trabalhos especulativos. Durante muito tempo, a atividade intelectual dos mínimos não ultrapassou os muros de seus conventos, onde iniciavam os novíssimos no estudo da Sagrada Escritura e da teologia.
Bem depressa, porém, os mínimos começaram a ocupar um lugar honroso entre os escritores eclesiásticos: em 1552, o P. François Bellemère fazia aparecer o Directorium humanae vitae secundum Deum, e um pouco mais tarde o P. Simon Guichard e o P. Gaspare Ricciullo del Fossa tiveram certa participação nos trabalhos teológicos do Concílio de Trento. Cf. Roberti, op. cit., t. I, p. 278 e 343.
Os mínimos não foram dos menos ardorosos na luta contra os reformadores protestantes. Seus conventos foram por vezes os últimos bastiões do catolicismo em paróquias ganhas pelas ideias novas. Tiveram seus mártires, massacrados pelos hereges. Alguns de seus religiosos pregaram com sucesso contra os ministros reformados: em Paris, o P. Bellemère e o P. Dehem (1527-1562); em Lyon, o P. J. Ropitel; em Mâcon, um mínimo da Champagne, o P. N. Bichard. O mais célebre destes controversistas foi, na França, o P. François Humblot, autor do livro intitulado Fantosme de la Cène ministrale conclu des maximes et opinions des plus fameux ministres de la prétendue réformation, Paris, 1612. Com ele, cabe mencionar também o P. Méot, que publicou contra o ministro Moïse Chevillote um livro sobre a eucaristia: De incomprehensibili Dei omnipotentia in mysterio eucharistiae, Paris e Chaumont, 1607.
III. O lugar dos mínimos na história das ciências eclesiásticas nos séculos XVII e XVIII. Não foi antes dos primeiros anos do século XVIII que alguns teólogos pertencentes à ordem alcançaram notoriedade. O maior é incontestavelmente o P. Mersenne, 1588-1648, ao mesmo tempo teólogo, filósofo e matemático notável, que soube ser o maravilhoso animador de um grupo de estudos científicos, permanecendo um fervoroso religioso. Ver art. Mersenne. Graças a ele, e a seus discípulos como o P. Nicéron, o convento da Place Royale exerceu uma real influência sobre os espíritos mais cultos.
Ao lado dele, é preciso destacar especialmente o P. Emmanuel Maignan de Toulouse (1601-1676), que se pôs na esteira de Descartes, mantendo contudo uma real originalidade, e imaginou um novo sistema destinado a explicar a presença real com o auxílio do atomismo. Expôs sua doutrina em diversas obras, em particular no Cursus philosophicus, Lyon, 1674. Mais tarde, um dominicano atacou as ideias do P. Maignan, de inspiração mais platônica e cartesiana do que aristotélica, e outro mínimo de Toulouse, também matemático erudito, o P. Sagueno, empreendeu defender a doutrina de seu confrade numa obra intitulada Systema Maignani vindicatus, Toulouse, 1705. O P. Maignan compôs também dois volumes de teologia: Sacra theologia, Lyon, 1661, e outro sobre o empréstimo a juros: De usu licito pecuniae, Toulouse, 1673.
A questão das espécies eucarísticas parece ter sido uma das que mais vivamente interessaram os teólogos pertencentes à ordem dos mínimos. O P. Salier (1615-1707) dedicou mesmo a essa questão um volume inteiro: Historia scolastica de speciebus eucharisticis, Lyon, 1C87. É um trabalho de teologia positiva.
Os mínimos não negligenciavam a teologia propriamente escolástica e especulativa. Nunca, porém, constituíram uma escola com teses próprias, à maneira das escolas dominicana ou franciscana. Os teólogos que vamos citar se vinculam, com liberdade maior ou menor, às escolas já existentes, em particular ao tomismo. Em 1654, o P. Ruteau (†1657) dava ao público um Commentarium in Iam partem Divi Thomae de Deo uno, Antuérpia; e em 1656, o P. L. Lallemandet (†1660) procurava permanecer fiel ao Doutor Angélico, poupando contudo Duns Escoto, no Cursus theologicus in quo discussis hinc inde thomistarum et scotistarum praecipuis fundamentis decisiva sententia pronuntiatur, Lyon, 1656. Na Espanha, o P. F. Palanco (1657-1720) mostra-se resolutamente tomista e rejeita o sistema molinista da graça em seu tratado De providentia Dei concordata cum humana libertate et sanctitate divina, Salamanca, 1692.
O P. A. Boucat, de Bourges — cf. art. Boucat —, é também ele um representante da escola tomista nos 5 volumes de sua Theologia patrum dogmatica scholastica-positiva, Paris, 1718-1726, obra verdadeiramente excelente, em que expõe com amplitude as opiniões adversárias. Essa obra contém os onze tratados seguintes:
1. De Deo uno ejusque attributis in genere. 2. De invisibilitate et visibilitate Dei. 3. De intellectu et scientia Dei. 4. De voluntate Dei. 5. De Deo trino. 6. De Deo creatore et praemotore, de angelis, de opere sex dierum et de homine. 7. De Deo incarnato. 8. De gratia mediatoris. 9. De actibus humanis. 10. De Deo pastore: ubi de fide et charitate, de regulis fidei, maxime vero de Scriptura sacra, de Ecclesia et conciliis. 11. De sacramentis tam in genere quam in speciali.
Em suas lições de teologia, publicadas sob este título: In sacram de Deo scientiam dissertationes selectae historico-scholasticae, Nápoles, 1730-1739, o P. Perimezzi (1670-1740) deu igual importância às opiniões de São Tomás, de Vásquez e de Suárez.
Depois dos teólogos dogmáticos, seria preciso citar os moralistas, os exegetas, lembrar a esse propósito o nome de Mersenne, e acrescentar a ele o do P. Rangueil (†1623), autor de um comentário sobre os livros dos Reis, e do P. Masson (1620-1700), que compôs diversos trabalhos sobre o Antigo Testamento.
O lugar dos mínimos no renascimento místico do século XVII mereceria ser estudado mais de perto; é preciso limitarmo-nos a citar alguns nomes e alguns livros: por exemplo, a Theologia mystica do P. G. Lopez Navarro, Madrid, 1612, e a Théologie mystique de saint François de Paule, pelo P. Adrien Roussel, Munique, 1053. Aliás, não lhes bastava comentar os ensinamentos de seu santo Fundador: permanecendo fiéis ao lema caritas que ele lhes havia deixado, souberam pôr-se à escola dos escritores mais recentes, de São Francisco de Sales sobretudo, cujo P. Rouillart publicou, em 1635, o Testament évangélique, seguido pouco depois pelo Bouquet mystique.
Entre os mínimos que exerceram profunda influência religiosa por seus escritos e por sua vida, um dos mais notáveis é o P. Simon Martin (†1653), hagiógrafo, que foi apelidado o príncipe dos cronologistas e que se envolveu em disputa com ardor como escritor espiritual; traduziu as obras de Luís de Granada. O P. Nicolas Barré (1621-1686), religioso muito fervoroso, diretor espiritual apreciado, fundou o Instituto das escolas caritativas do Santo Menino Jesus (Damas de Saint-Maur). Cf. sua Vie, pelo P. Henri de Greizes, Bar-le-Duc, 1892. O P. Giry (1638-1688) — cf. art. Giry — continuou em hagiografia a obra do P. Martin.
Antes de se dedicar a seus importantes trabalhos teológicos, o P. Boucat havia publicado, na época do quietismo, um pequeno volume sobre o Repos en Dieu, Rouen, 1696. No século XVIII, o P. Michel-Ange Marin (1698-1767) procurou adaptar a espiritualidade a diferentes categorias de pessoas: daí os títulos divertidos de suas obras: Adélaïde de Wisbourg ou la pieuse pensionnaire, Avignon, 1711; Virginie ou la Vierge chrétienne, Avignon, 1752. Compilou também uma enorme Vie des pères du désert, 1764. Ver seu artigo.
A obra literária dos mínimos é, pois, considerável: será possível completar o quadro sumário que procuramos apresentar dela, percorrendo as obras bastante numerosas que os mínimos dedicaram à história de sua Ordem. Em primeiro lugar, o Chronicon generale ordinis Minimorum, Paris, 1634, pelo P. Lanovius (de la Noue, 1595-1670), que, antes da publicação do grande trabalho do P. Roberti, era aquele em que era possível encontrar o maior número de informações relativas à história da ordem no século XVI e no primeiro quartel do século XVII. Além da Histoire générale de l'Ordre, 1624, de Dony d'Attichy, cabe mencionar a Cronica générale de la Orden de los Minimos, Madrid, 1619, pelo P. de Montbya, e o Diarium Minimorum, Paris, 1709, pelo P. Thuillier.
A Revolução havia de infligir um golpe terrível aos mínimos, sobretudo a seus conventos franceses. Nos anos que precederam a crise, o P. Jacquier (1711-1788), de Vitry-le-François, tornou-se célebre por seus trabalhos científicos e filosóficos. Foi na escola de Brienne, dirigida pelos mínimos, que foi educado Napoleão Bonaparte. A ordem dos mínimos sobreviveu à Revolução, particularmente na Itália, onde ainda conta atualmente com um pequeno número de conventos.
Às obras citadas no texto, cabe acrescentar: para a Vie de saint François de Paule, os Bolandistas, Acta sanctorum, 2 de abril; P. A. Dondé, Les figures et l'abrégé de la vie, de la mort et des miracles de S. François de Paule, Paris, 1681; Giry, Vie de S. François de Paule, Paris, 1699; Pradier, idem, Paris, 1902. Para a história dos mínimos, consultar sobretudo: Roberti, Disegno storico dell'ordine dei Minimi dalla morte del santo Institutore fino ai nostri tempi, t. I (1507-1600), Roma, 1902, t. II (1600-1790), Roma, 1909, t. III (1700-1800), Roma, 1922; para os mínimos de Brienne, cf. abade Prévost, em Mémoires de la Société académique de l'Aube, t. LXXIX, 1915, p. 163-283.
É. Dumoutet.
Autor original: É. Dumoutet
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor