METAPSÍQUICA, palavra proposta em 1905 pelo Dr. Ch. Richet para designar o estudo de certos fatos atualmente inexplicáveis e que parecem devidos a forças inteligentes desconhecidas, como pressentimentos, telepatias, movimentos de objetos sem contato, aparições, etc.
Ao contrário da palavra metafísica, que tem um sentido absoluto, porque seu objeto é essencialmente distinto do da física, de tal modo que nenhum progresso desta última ciência lhe permitirá invadir o domínio da metafísica, a palavra metapsíquica só pode ter um sentido relativo, já que os fatos por ela estudados, logo que são explicados racionalmente, deixam de lhe pertencer e passam a integrar novos capítulos da psicologia.
Distingue-se uma metapsíquica subjetiva e uma metapsíquica objetiva. A primeira estuda fenômenos exclusivamente intelectuais, e estes parecem denotar uma faculdade misteriosa de conhecimento, uma lucidez particular que nossa psicologia atual é incapaz de explicar; propôs-se chamá-la de criptestesia. A metapsíquica objetiva trata de fenômenos materiais que a mecânica ordinária não explica: movimentos de objetos sem contato, casas mal-assombradas, fantasmas, materializações, fotografias, sonoridades, luzes...
A metapsíquica pretende ser uma ciência de observação, exercendo uma crítica severa sobre os fatos apresentados, pois é preciso eliminar os elementos de erro, particularmente numerosos em matéria semelhante: ilusões, fraudes conscientes ou inconscientes. É também uma ciência experimental, que se esforça por provocar os fatos e até mesmo por proceder a certas medições. Admite-se geralmente que um fato está explicado cientificamente quando se pode provocá-lo à vontade, e quando se conseguiu determinar as relações quantitativas que o ligam aos seus antecedentes necessários.
Se a palavra é recente, os fatos estudados são conhecidos desde o início da humanidade civilizada; por isso se podem distinguir quatro períodos na elaboração dessa ciência difícil.
1º Um período mítico, que podemos fazer durar até o século XVIII: é o ocultismo. Cf. C. de Vesme, Storia dello spiritismo, 3 vol., Turim, 1896-1898; Albert Caillet, Manuel bibliographique des sciences psychiques et occultes, 3 vol., Paris, 1913.
2º Um período magnético, que começa com Mesmer (1733-1815). Mesmer recorre ao magnetismo animal para curar certas doenças; seus procedimentos são continuados e aperfeiçoados por Puységur, d'Eslon, Deleuze.
3º Um período espírita, que começa em 1847 com as irmãs Fox, em Hydesville; a nova religião se espalha como rastilho de pólvora na América, depois na Europa, provocando os belos trabalhos de Chevreul, De la baguette divinatoire, du pendule explorateur et des tables tournantes, Paris, 1854; de Faraday, The table turning delusion, dans Lancet, 1853. O Dr. H. Rivail publica o Livre des esprits, Paris, 1857, e o Livre des médiums, Paris, 1861, sob o pseudônimo de Allan Kardec; tenta explicar os fatos inegáveis pela hipótese grosseira de espíritos que buscam reencarnar. Essas teorias serão desenvolvidas na Inglaterra por A. Russell Wallace.
4º Um período científico. Uma Sociedade Dialética de 36 membros reúne-se em Londres em 1869 para controlar cientificamente os fatos apresentados. Ela decidiu o grande físico W. Crookes a dedicar-se ele mesmo ao estudo, com dois médiuns, Douglas Home e Florence Cook. Ele publicou memórias notáveis de 1869 a 1872. Entre nós, o Dr. Richet procedia a pesquisas semelhantes já em 1875. A Society for Psychical Research foi fundada em Londres em 1882 por E. Gurney e Fr. Myers; em Paris apareceram os Annales des sciences psychiques (1890-1920), dirigidos por C. de Vesme, e depois a Revue métapsychique, dirigida pelo Dr. Geley.
Os principais médiuns utilizados de 1885 a 1920 são Slade, Eglinton, Stainton Moses, Marthe Béraud, miss Goligher, Madame Stanislawa Tomczyk, Lesnard. Madame Piper, de Boston, foi estudada por William James, R. Hodgson, Hyslop, Fr. Myers, Sir Oliver Lodge, Sir Barrett.
I. Metapsíquica subjetiva. — Um grande número de fatos indubitáveis, apresentando a aparência da criptestesia, já não pertencem à metapsíquica, pois devem ser relacionados à psicologia normal do inconsciente. Admite-se geralmente hoje que o espírito pode trabalhar sem que a consciência assista a esse trabalho, e até que o inconsciente é capaz de tudo o que pode fazer o consciente. Admite-se, por outro lado, que nenhuma lembrança do passado se apaga, e que, se a consciência esquece muito, a memória conserva tudo nas profundezas do inconsciente.
Mesmo que se considerassem essas afirmações demasiado absolutas, é incontestável que o espírito é capaz de realizar de modo inconsciente obras análogas às que realiza com consciência, e que a memória conserva em suas profundezas lembranças que acreditamos para sempre esquecidas — e isso basta para explicar muitos fenômenos que antigamente pareciam humanamente inexplicáveis.
É assim que os movimentos das mesas girantes se explicam por impulsos inconscientes das mãos que as tocam, cf. Grasset, L'occultisme hier et aujourd'hui, Montpellier, 1928, e Le psychisme inférieur. Elas poderão até revelar coisas que parecem desconhecidas dos presentes, mas desde que essas coisas existam realmente em seu inconsciente, provenientes de leituras esquecidas ou de visões distraídas. Pode-se considerar esses fenômenos como pertencentes à psicologia normal, e, portanto, deixam de ser objeto da metapsíquica.
Do mesmo modo, sendo as alterações ou o desdobramento de consciência fenômenos perfeitamente estudados pela psicologia patológica, poder-se-á explicar que o médium, em estado de transe, assuma o porte de uma personagem falecida, adote sua linguagem, relate seus sentimentos presumidos: por estranhas que sejam essas manifestações, elas não permitem supor a intervenção de espíritos desencarnados, como imaginam gratuitamente os espíritas, nem mesmo a ação de um sentido novo, diferente dos estudados pela psicologia. Ao contrário, a criptestesia pode ser estudada nos seres normais, nos hipnotizados, nos médiuns, e em certos indivíduos chamados sensitivos, porque parecem dotados de uma lucidez especial.
A criptestesia pragmática (chamada psicometria por Buchanan) se exerce em contato com um objeto que tenha alguma relação com a coisa a ver (mecha de cabelo de uma pessoa distante ou morta), ou pela visão em um cristal, ou pela audição em uma concha; são fatos renovados dos antigos: hidromancia, divinação pela água de uma fonte; lecanomancia, vasos cheios de óleo; catoptromancia, espelhos; cristalomancia, bolas de vidro; onicomancia, unha da mão coberta de um pouco de óleo.
Esses fatos, se verdadeiros, parecem denotar um sentido suplementar cujas indicações, geralmente pouco precisas, costumam passar inadvertidas. Há também os fatos de xenoglossia: compreensão, leitura, escrita, pronúncia de uma língua que não se aprendeu — caso bem diferente da pretensa linguagem marciana de Hélène Smith, estudada por Flournoy, obra de pura imaginação.
A varinha divinatória gira por si mesma junto a lençóis de água subterrânea; mais ainda, permite descobrir metais ocultos. Afirma-se que uma em cada vinte pessoas possui o dom de rabdomante, muitas podendo desenvolvê-lo. Supôs-se uma força desconhecida, denominada força rábdica, agindo ou diretamente sobre a varinha, como crê sentir o rabdomante, ou, mais provavelmente, sobre o sistema nervoso do experimentador, provocando contrações musculares inconscientes. Nesse caso, faz-se a varinha girar quando se crê estar resistindo a ela.
Mais estranhos ainda são os fatos de monições; são demasiado numerosos para serem atribuíveis ao acaso; é preciso, pois, buscar a causa das visões a distância, ou mesmo da audição de certas palavras, frequentemente durante o sono, por vezes em estado de vigília; na maioria das vezes o fenômeno se relaciona com um indivíduo que morre a grande distância. Conhecem-se até alguns casos de monições coletivas, podendo estas ser simultâneas ou não; eles levariam a admitir uma força oculta nas coisas ou nas almas, que vai encontrar o percipiente e comover certas regiões do seu inconsciente.
A premonição é ainda mais surpreendente; parece, no entanto, demonstrada. Certos indivíduos podem anunciar fatos futuros e dar, para esses fatos que ainda não existem e que são imprevisíveis, detalhes tão precisos que nenhuma sagacidade, nenhuma coincidência fortuita poderia explicar tal predição. É evidente que o fenômeno futuro já existe em sua causa, mas, para percebê-lo ali, não seria necessário um sentido especial? É isso que a metapsíquica examina.
II. Metapsíquica objetiva. — Ela estudará as telecinesias, deslocamentos de objeto sem contato (ver as experiências de W. Crookes com o médium Home, nas Recherches sur les phénomènes du spiritualisme, trad. fr., Libr. des Sciences psychologiques, Paris, 1872); os ruídos e golpes percutidos (raps) numa mesa sem contato com o médium; a escrita direta (um lápis fechado dentro de uma ardósia fechada escreve uma resposta à pergunta feita); as ectoplasmias (materializações de formas existentes de objetos, de figuras, de personagens); as levitações; as bilocações; as casas mal-assombradas.
Os fenômenos materiais objetivos são raros, supõem a intervenção de algum médium; devem ser controlados de maneira extremamente severa. Mas há fatos demais relatados por experimentadores sérios e convencidos para que se possa descartá-los por mera presunção. Os numerosos casos de fraude indubitável não permitem atribuir indistintamente à fraude todos os fatos assinalados.
Convém, portanto, buscar se os fatos não devem ser explicados por um sentido oculto e por forças emanadas dos corpos, capazes de agir a distância e de se materializar para tomar forma. Imagine-se um homem dotado do sentido do olfato entre seus semelhantes que dele fossem privados e que não suspeitassem da existência desse sentido: não lhes pareceria ele um feiticeiro pelas indicações que lhes forneceria sobre objetos invisíveis e fora do alcance das mãos? Assim, um sentido oculto, de que certos médiuns são dotados e que é suscetível de desenvolvimento pelo exercício, permite talvez alcançar objetos que nos parecem inacessíveis, por estarem afastados de nós pela distância ou pela duração. Os pombos não se deixam guiar por um sentido igualmente misterioso?
Em todo caso, o teólogo deve estudar os fatos apresentados para controlar sua realidade e discutir sua interpretação. Pode fazê-lo com total liberdade de espírito, pois nenhuma explicação se lhe impõe a priori, e nenhuma é por ele recusada se lhe parecer verossímil.
Por outro lado, as condenações da Igreja proferidas contra as diversas práticas de divinação não prejulgam de modo nenhum os resultados da metapsíquica. A Igreja condenou sabiamente práticas nas quais se recorria aos demônios, seja explícita, seja implicitamente; a partir do dia em que se provar que certas dessas práticas não supõem nenhuma intervenção dos espíritos maus, elas se tornarão lícitas. Mostrar que certas práticas foram por muito tempo, e erroneamente, tidas como diabólicas não é de modo algum negar o diabo ou as diabruras; é apenas relegá-los ao seu domínio verdadeiro. Da mesma forma, certos fatos pareceram milagrosos que podem ser explicados naturalmente; isso não obriga a negar os verdadeiros milagres, mas a controlá-los severamente.
R. Hedde.
Autor original: R. Hedde
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor