MARIANA (JOÃO DE)

MARIANA (JOÃO DE)

MARIANA (João de), da Companhia de Jesus (1536-1624). Nascido em Talavera (diocese de Toledo), iniciou seus estudos em Alcalá e entrou na Companhia em 1º de janeiro de 1554. Mal terminada a teologia, foi chamado a Roma, em 1561, para ensinar essa disciplina. Quatro anos mais tarde, foi enviado à Sicília, depois, em 1569, ao Colégio de Clermont, em Paris, onde lecionou ao mesmo tempo que Maldonado, com igual sucesso. Sabe-se como o ciúme da Universidade interrompeu o ensino do primeiro; no mesmo momento, 1574, Mariana, sob pretexto de um declínio de sua saúde, deixava Paris e se retirava para sua casa professa de Toledo. Foi ali que compôs as obras que lhe deram renome.

Uma delas devia causar-lhe cruéis dissabores; não é, aliás, aquela que professa sobre o tiranicídio uma tese aventureira; apesar das instâncias da corte da França, esse livro continuou a circular livremente na Espanha. Mas um tratado sobre a alteração das moedas, publicado com outras miscellanea em Colônia, em 1609, atraiu-lhe o ódio dos ministros de Filipe III, que nele são nitidamente acusados de incapacidade e de tráficos culpáveis. Sob pretexto de que essa obra prejudicava o crédito do Estado, Mariana foi preso e encerrado no convento dos franciscanos de Madri. Seu processo foi iniciado; recuou-se finalmente diante de uma condenação. Após uma detenção de um ano, o escritor voltou, em 1610 ao que parece, à casa de Toledo, onde morreu em 16 de fevereiro de 1624. Maravilhosamente aparelhado para ser historiador, dotado de notáveis qualidades intelectuais, Mariana parece ter sido prejudicado por um caráter bastante desconfiado. Foi um dos chefes da panelinha de jesuítas espanhóis descontentes que tentaram criar, na península, um movimento separatista, ou ao menos limitar os poderes do geral.

A obra capital de Mariana é sua História da Espanha, monumento de alta erudição e ao mesmo tempo obra-prima de composição e de estilo. Publicou-a primeiro em latim, De rebus hispanis, 20 livros, Toledo, 1592, depois em 25 livros, por fim em 30 livros, Frankfurt, 1606; conduzindo a narrativa dos acontecimentos até a morte de Fernando, o Católico (1516). Ele próprio a traduziu, ou antes a adaptou, em espanhol, com correções e acréscimos que tornam esse trabalho preferível ao original: Historia general de España, Toledo, 1601, dois volumes; teve numerosas edições in-fólio; houve continuações sucessivas, até meados do século XIX, com complementos, cujo pormenor se encontrará em Sommervogel. A tradução francesa do P. Charenton, Paris, 1725, permaneceu célebre.

Mais importante para o historiador da teologia é o tratado intitulado De rege et regis institutione, Toledo, 1599, dedicado ao rei Filipe III e munido de todas as aprovações oficiais, entre outras de uma calorosa homenagem do censor Pedro Oña, religioso mercedário. É nessa obra que Mariana, depois de desenvolver a doutrina democrática da origem do poder real, esboça sobre o tiranicídio certo número de teses, no mínimo arriscadas. Concretizando suas ideias, não receia julgar com muita indulgência o atentado perpetrado contra o rei da França, Henrique III, por Jacques Clément. Na primeira edição, por confissão do P. Sommervogel, encontra-se de fato a frase: Sic Clemens periit, æternum decus, ut plerisque visum Gallis est; as edições seguintes, Mogúncia, 1603, 1605, 1611, sofreram supressões. No momento mesmo de sua publicação, o livro não suscitou na Espanha nenhum escândalo. Na França, foi bastante cedo notado; mas é depois do assassinato de Henrique IV por Ravaillac (maio de 1610) que as cóleras se desencadearam; em 8 de junho, a obra era condenada pelo Parlamento de Paris e queimada pela mão do carrasco; a Sorbonne associava-se a esse julgamento; seguiram-se represálias contra os jesuítas da França, e as autoridades da Companhia tomavam medidas para levar os escritores jesuítas a maior circunspecção. Essa questão será estudada com mais desenvolvimento no art. TIRANICÍDIO; ver também t. VIII, col. 1062 e col. 1066.

O tratado De ponderibus et mensuris, Toledo, 1609, reimpresso em Menochius, Commentarii totius sacræ Scripturæ, refere-se exclusivamente à hermenêutica e explica os pesos e medidas dos hebreus em função dos diversos sistemas espanhóis da época. Um volume in-4, 1609, publicado em Colônia, riquíssimo, contendo: 1. De die mortis Christi; 2. De annis Arabum; 3. De morte et immortalitate; 4. De monetæ mutatione; 5. De adventu Jacobi in Hispaniam; 6. Pro editione vulgata; 7. De speculis. O n° 4 é reproduzido em Menochius, op. cit., t. III, e o n° 6 na Bíblia de Migne, t. XIX. Dissemos acima os dissabores que o tratado sobre a alteração das moedas atraiu ao autor. Segundo os especialistas, encontram-se nele certo número de visões, totalmente notáveis para a época, sobre a questão monetária.

Em 1612, Mariana fez aparecer em Munique e em Ingolstadt uma edição princeps de Lucas de Tuy, De altera vita fideique adversus Albigensium errores libri III (cf. acima, col. 1001). Seus Scholia in Vetus et Novum Testamentum, Madri, 1613, Paris, 1620, um grosso in-fólio dedicado a Belarmino, foram apreciados por Richard Simon. Ver Histoire critique du Vieux Testament, III, c. XII, XVIII, e Histoire critique des principaux commentateurs du Nouveau Testament, c. XIII. Na edição de Isidoro de Sevilha, publicada por Loaisa, em 1599, com a ajuda de numerosos colaboradores, Mariana foi encarregado de três opúsculos In libros Veteris ac Novi Testamenti prooemia, De fide catholica ex Veteri et Novo Testamento contra Judaeos, Synonyma de lamentatione animae peccatricis; suas anotações foram reproduzidas em Arevalo e passaram para P. L., t. LXXXIII, col. 155-180, 538, 825-868.

Anotamos, acima, a atitude que Mariana tomou a respeito da autoridade central da Companhia. Sua oposição deve ter começado bastante cedo: por ocasião de seu processo de 1609, as pessoas encarregadas do inquérito, e que eram estranhas à Companhia, puseram a mão em papéis bastante comprometedores nos quais o douto historiador não poupava a direção imprimida à Sociedade, tanto do ponto de vista administrativo quanto do dos estudos.

Após sua morte, esses papéis foram publicados em latim, Discursus de erroribus qui in forma gubernationis Societatis Jesu occurrunt, Bordéus, 1625, e em espanhol, Tratado del gobierno de la Compañia de Jésus; uma tradução francesa apareceu em Paris, em 1626, Traité des choses qui sont dignes d'amendement en la Compagnie des jésuites, uma italiana em Bordéus. M. V. Essa aparição simultânea, em diversas línguas, deve-se evidentemente a um plano concertado. Longamente contestada pelos jesuítas, a autenticidade (dos Discursus), diz o P. J. Brucker, não parece quase duvidosa (La Compagnie de Jésus. Ver, em sentido contrário, Hurter, Nomenclator, 3ª edição, t. III, col. 665).

Além das obras impressas, Mariana deixou uma quantidade considerável de manuscritos, cujo pormenor se encontrará em Sommervogel. Haveria interesse, para a história da teologia, em estudar uma volumosa explicação de São Tomás, 1570-1572, reproduzindo os cursos feitos no Colégio de Clermont, Saint-Gall, n. 1129, e uma curta Isagoge in sacram Scripturam, Saint-Gall, n. 1131.

Há uma biografia antiga de Mariana por Tamayo de Vargas. Informações interessantes em Bayle, Dictionnaire historique et critique, art. Mariana; ampla bibliografia em Sommervogel, Bibliothèque de la Compagnie de Jésus, t. V, col. 517-567; algumas indicações em Hurter, Nomenclator, 3ª edição, t. III, col. 759-763. A bibliografia sobre a questão do tiranicídio será dada no artigo especial. Para a atitude contestadora de Mariana a respeito da Companhia, cf. Brucker, S. J., La Compagnie de Jésus, Paris, 1919, p. 192-201 e p. 227-231.

É. M.

Autor original: É. Amann

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor