LEÃO IV (São), eleito papa em janeiro de 847, consagrado em 10 de abril, morto em 10 de julho de 855. Piedosamente educado no convento de São Martinho, perto de São Pedro, Leão fora distinguido pelo papa Gregório IV, que o chamara ao Latrão e o fizera subdiácono; Sérgio II o ordenara sacerdote e lhe dera o título cardinalício dos Quatro Coroados. O lamentável pontificado de Sérgio terminara sob os horrores de uma invasão sarracena, da qual haviam sofrido particularmente as duas basílicas situadas extra muros, a de São Pedro e a de São Paulo. Todos sentiam em Roma a necessidade de um papa honesto e enérgico; escolheu-se unanimemente Leão: a escolha era excelente. Restava fazê-la aprovar pelo imperador Lotário, pois, desde a Constituição de 824, ficara entendido que não se procederia à consagração do papa sem ter submetido ao imperador a ata da eleição. Mas as comunicações com Aix-la-Chapelle não eram rápidas; os romanos julgavam urgente a entrada em funções do novo eleito: Leão foi, pois, consagrado em 19 de abril de 847, sem que se tivesse conhecimento da ratificação imperial; mas reservaram-se explicitamente para o futuro os direitos do imperador. Lotário contentou-se, ao que parece, com essas explicações; mas a maneira como se procedera desagradou-lhe com toda a certeza. Sem serem más, as relações entre Leão IV e a autoridade imperial foram sempre um pouco tensas. Aliás, não foi tanto com Lotário que Leão teve de tratar, mas com seu filho Luís II, rei da Itália, depois coroado imperador em 850, único titular da dignidade imperial após a morte de seu pai em 855.
O mais urgente, para Leão IV, era pôr Roma ao abrigo de novos insultos. Os sarracenos, que haviam pilhado São Pedro em 846, meditavam novas incursões. Em 848, esses corsários reaparecem na entrada do Tibre; felizmente, uma frota de Amalfi e de Gaeta pôde barrar-lhes o caminho de Roma: a tempestade fez o resto, mas houve alguns momentos de angústia. Por isso Leão IV apressou com todo o seu poder a restauração do velho recinto de Aureliano; ao mesmo tempo, pôs em execução o projeto já formado, diz-se, sob Leão III, e precisado por um capitular imperial de dezembro de 846; tratava-se de cercar a basílica vaticana e suas dependências com um recinto contínuo que, pelo castelo e pela ponte de Santo Ângelo, iria ligar-se às fortificações da cidade propriamente dita. Foi assim que o papa vinculou o seu nome a essa cidade leonina que, durante toda a Idade Média, colocará São Pedro ao abrigo dos golpes de mão. A dedicação desse recinto foi celebrada, como a de uma igreja, em 27 de junho de 852. No mesmo momento, Leão reerguia as fortificações de Horta e de Améria, as de Porto também, onde instalava corsos expulsos de sua ilha pelas invasões sarracenas; abrigava numa cidade nova, a de Leópolis, os habitantes de Centumcellæ (Civitavecchia), demasiado expostos aos ataques dos corsários. Em suma, esforçava-se por pôr em estado de defesa Roma e seus grandes arredores. Em tudo isso, aliás, agia como administrador independente, mas sob o alto controle do poder imperial, como o Liber Pontificalis indica em várias ocasiões.
Apesar de tudo, os motivos de atrito não faltavam entre o papa e o imperador. Percebem-se, na correspondência trocada entre eles, queixas relativas aos missi imperiais. Ver Jaffé, n. 2602, 2610. Leão viu-se obrigado a agir com rigor contra vários deles. Jaffé, n. 2627, 2628, 2638, 2630, 2613, 2646. Num dia de junho de 855, viu-se mesmo o imperador Luís II chegar a Roma sem se ter feito anunciar; vinha fazer pessoalmente um inquérito sobre diversos propósitos que se teriam tido no círculo pontifício. Ali se teria falado, diziam línguas más, do protetorado franco em termos desdenhosos; ter-se-ia chegado a insinuar que valeria mais entender-se com o basileus. As pessoas que haviam espalhado esse boato ficaram com a sua curta vergonha; a emoção, contudo, que sentiu Luís II mostra que o imperador não estava muito seguro quanto à lealdade do papa. Os textos relativos a esse incidente encontram-se no Liber Pontificalis, p. 134. O papa tinha, aliás, contra Luís um motivo de queixa muito sério: a proteção com que o imperador parecia cobrir um personagem que, com razão ou sem ela, o papa considerava um rival perigoso, e que não é outro senão o célebre Anastácio, o Bibliotecário. Leão, em 848, tivera de ordenar sacerdote esse Anastácio, constrangido por influências poderosas, e de confiar-lhe o título de São Marcelo. Desde o ano seguinte, o novo cardeal desaparece de Roma, e todas as intimações que lhe serão feitas por Leão IV, no sínodo de Roma em dezembro de 850, no de Ravena em maio de 853, num outro ainda realizado em Roma em dezembro do mesmo ano, serão impotentes para fazer voltar o fugitivo. Ora, se se pensar que, por ocasião da morte de Leão, a autoridade imperial nada terá de mais urgente do que fazer eleger Anastácio como rival do papa Bento III, dificilmente se pode escapar à ideia de que o imperador Luís, a quem Leão IV reclamou em vão a extradição de Anastácio, o mantinha em reserva para fazer subir, em circunstâncias favoráveis, um sujeito mais maleável ao trono de São Pedro.
A política propriamente eclesiástica de Leão IV é inspirada por um sentimento muito vivo da dignidade suprema da Igreja romana e de seu direito de mandar em todas as Igrejas. Os mais poderosos dignitários eclesiásticos têm de contar com um papa tão compenetrado de seu poder. Hincmar de Reims, ainda no início de uma carreira que será fértil em incidentes de toda espécie, ver t. vr, col. 2482, vê-se recusar o título de vigário apostólico para as Gálias, que o imperador Lotário reclamara para ele, Jaffé, n. 2607, 2608; o papa lhe censura sentenças de excomunhão proferidas levianamente; ibid., n. 2614, 2618, 2619, e lhe recorda, se necessário, a irregularidade dos atos que o fizeram chegar à sé arquiepiscopal. Recusa-se a aprovar a sentença do concílio de Soissons (abril de 853); o caso dos sacerdotes ordenados por Ebbon seria retomado de novo na presença de um enviado pontifício, e ninguém teria poder para impedir os condenados do concílio de apelar, se o desejassem, à sé apostólica; nesse caso, Hincmar deveria acompanhá-los a Roma, ou ao menos fazer-se ali representar. Jaffé, n. 2631, 2632.
Sabe-se que Bento III acabará por dar razão a Hincmar. Encontrar-se-iam outros exemplos da rigidez de Leão IV para com os dignitários eclesiásticos em Jaffé, n. 2601 e 2604, 2623, 2628. Haveria também interesse em estudar de perto as relações entre a Santa Sé e Noménoé, duque da Bretanha, o qual, para melhor assegurar a sua independência do ponto de vista temporal, quer separar a Bretanha da jurisdição metropolitana de Tours. Os bispos bretões recusam; o duque os acusa de simonia e os denuncia a Roma, pondo aliás a questão de maneira muito geral. Leão IV responde também ele, de maneira muito geral, sobre a acusação de simonia, mas toma medidas protetoras contra os bispos atacados. Jaffé n. 2600. Sabe-se que a questão da origem das Falsas Decretais está intimamente ligada a estas empresas de Noménoé. Ver t. IV, col. 218.
Com Constantinopla, as relações não eram muito cordiais. O patriarca, santo Inácio, tendo tido de queixar-se dos procedimentos de Gregório Asbestas, arcebispo de Siracusa, residente em Constantinopla, acabara por condenar esse prelado turbulento e seus partidários. Ver t. vii, col. 714. Não sabemos se Gregório apelou para Roma, mas é certo que Leão IV interveio e, numa carta bastante áspera, censurou o patriarca por não ter dado conhecimento do processo à Sé apostólica. Os predecessores de Inácio, dizia Leão, sempre observaram a regra segundo a qual se devem fazer conhecer a Roma, com toda a presteza, as questões litigiosas que são suscitadas na Igreja do Oriente. Vos autem prœdictorum virorum sine conscientia nostra congregatis episcopis depositionem perpetrastis quod absentibus nostris legatis vel litteris nullo debuistis explere modo. Jaffé, n. 2629, n. 2654. Inácio escreve então para pedir que Roma confirme o julgamento proferido. Leão responde avocando as duas partes ao seu tribunal. Jaffé n. 2661. Durante essas tratativas, Inácio, sem dúvida para mostrar a sua deferência, envia a Roma um pálio sobre-umeral. O papa lhe agradece as boas intenções, mas não pode deixar de fazer-lhe notar o engano cometido. Não pode aceitar esse pálio: Non est mos cum magistra : omnium istius Ecclesiæ, et caput videatur ecclesiarum existere, aliunde pallium erogatum accipere sed per totam Europam ad quod delegatum est tradere. Jaffé, n. 2647.
Leão IV esforçou-se por restaurar a disciplina eclesiástica, quer por decretais dirigidas a diversas Igrejas, quer por medidas tomadas em sínodo. O mais importante desses atos é o que ele envia aos bispos da Grã-Bretanha em resposta a diversas questões. Entre as soluções que dá, notar-se-ão as que se referem aos impedimentos de matrimônio e especialmente ao impedimento de rapto, à alienação dos bens eclesiásticos, à lei da abstinência. Esta peça termina com a enumeração dos cânones conciliares e das decretais (regulæ decretalium) que podem fazer fé. Jaffé, n. 2599.
Uma consulta jurídica que ele dá a Galério, bispo de Trípoli, relativamente à prática da disciplina penitencial não carece de interesse. Os súditos desse bispo subtraíam-se de bom grado à penitência pública, sob o pretexto de que o estado de penitente implicava renúncia aos direitos conjugais (o que é, com efeito, a antiga disciplina). Leão responde declarando que a penitência é absolutamente necessária a todo cristão para todo ato ilícito, mas que, em contrapartida, conjugium legitimum orthodoxorum : nulli pœnitentiam sustinenti solvere licet. Jaffé, n. 2640. Leão, aliás, era perfeitamente de opinião que os regulamentos disciplinares nada tinham de imutável. Cf. Jaffé, n. 2650. Notar-se-á igualmente o seu desejo de ver o canto gregoriano impor-se por toda parte. Jaffé, n. 2651. As coleções conciliares conservaram a ata sumária de um grande sínodo realizado em São Pedro em dezembro de 853, no qual foram renovados os decretos relativos à disciplina eclesiástica tomados por Eugênio II em 826; quatro outros cânones ali foram acrescentados.
Em suma, o pontificado de Leão IV pode contar-se entre os mais honrosos e prepara dignamente o de Nicolau I (858-867). Sem entrar em conflito com o poder imperial, o papa soube guardar bastante independência para estender a toda a cristandade a sua solicitude. Leão IV morreu em 19 de julho de 855, muito pouco tempo depois da visita inesperada que o imperador Luís II fizera a Roma. É a data em que o seu nome figura no Martirológio romano.
— Fontes. O Liber Pontificalis, edição Duchesne, t. ii, p. 106-134, fornece uma notícia contemporânea muito detalhada sobre certos pontos. Fragmentos do registro de Leão IV foram conservados na Coleção Britânica de cânones, do British Museum, Addit., 8873, e foram publicados por Ewald no Neues Archiv, t. v, p. 375 sq.; ver o levantamento em Jaffé, Regesta, t. i, p. 329-339, que permitirá encontrar os textos muito dispersos em Mansi e Migne. Este último reuniu em P. L., t. cxv, col. 655-674, — segundo Mansi, um certo número de Epistolœ et decreta. — Textos conciliares em Mansi, Concil., t. xiv. Ver também Acta Sanctorum, julho, t. iv, p. 302-326.
— Trabalhos. Os mesmos que para Leão III: Gregorovius, t. iii, p. 89-111; Langen, t. ii, p. 828-844; Duchesne, p. 109-116.
E. Amann.
Autor original: E. Amann
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor