JOÃO XIX, papa, de maio-junho de 1024 a janeiro de 1033. — Romano, o futuro João XIX, era irmão do papa Bento VIII, da família de Túsculo. Ao mesmo tempo que havia consolidado Bento VIII no trono pontifício, a proteção do imperador Henrique II dera a Romano todo o poder na Cidade, que ele governava com o título de senator omnium Romanorum. Por ocasião da morte de Bento, em maio ou junho de 1024, Romano teve a ideia de unir o poder religioso ao poder civil que já possuía. Suas larguezas venceram os eleitores; no mesmo dia, dizem as crônicas, foi ao mesmo tempo prefeito e papa; era apenas leigo, e conferiram-lhe de imediato todas as ordens: ex laico ordinatus sedit; largitione pecuniæ repente ex laicali ordine neophytus constitutus præsul. Tomou o nome de João XIX. Pode-se julgar a força que tal promoção podia conferir ao papa para continuar a reforma da Igreja, timidamente iniciada pelos esforços de Henrique II e de Bento VIII. Os velhos abusos recomeçaram com mais força, e a simonia, que nunca desaparecera completamente, voltou a ser para a Santa Sé uma fonte regular de rendas.
O cronista francês Raul Glaber relata com certo detalhe a tentativa feita, desde o primeiro ano de João XIX, pelo imperador de Constantinopla, Basílio II. Vencedor dos búlgaros e dos turcos, este levara ao apogeu o poderio bizantino, e queria que o patriarca da cidade imperial participasse também da glória do basileu. Retomando uma velha ideia, empenhou-se em fazer o papa da velha Roma reconhecer o título de ecumênico, de que o patriarca da nova ainda aspirava ornar-se. Não teria poupado para isso, diz Glaber, nem lisonjas, nem presentes. O círculo pontifício, o próprio papa, teriam sido logo conquistados; ter-se-ia tentado resolver o assunto no maior segredo, sem dúvida para evitar protestos. Mas a notícia logo correu por toda a Itália; a França se comoveu. Os cluniacenses sobretudo, cuja influência começava a crescer, puseram-se imediatamente em movimento; os bispos os seguiram. Cartas urgentes, até mesmo legações, chegaram a Roma suplicando ao papa que não se prestasse a tal capitulação. Glaber conservou a carta, especialmente importante, de Guilherme, abade de Dijon. Diante dessas instâncias, o papa teria acabado por resistir aos pedidos do basileu. Aliás, não guardou rancor aos cluniacenses, como testemunham os numerosos privilégios que concedeu ao célebre mosteiro e a seu abade Odão. Jaffé, n. 1065, 4079-4082, 4095. Por isso, ao menos, João XIX terá contribuído em alguma medida para a reforma da Igreja.
A partir de 1027, o papa, que continuava a governar a cidade de Roma, não será mais que o instrumento do novo imperador Conrado II, por ele sagrado em 26 de março, na presença de Rodolfo, rei da Borgonha, e de Canuto, rei da Dinamarca e da Inglaterra. Nada mostra melhor a dependência em que o papa caiu do que sua atitude na querela entre os dois patriarcas de Aquileia e de Grado. No início de seu pontificado, João fora levado a ocupar-se dela. Tendo favorecido primeiro as pretensões de Aquileia, Jaffé, n. 4060, decidira-se, num sínodo realizado no Latrão em dezembro de 1024, a cassar sua primeira decisão e a reconhecer os direitos de Grado. Jaffé, n. 4063, 4064. Mas em 1027, nova reviravolta, desta vez sob a influência de Conrado. Poppon, patriarca de Aquileia, é o homem do imperador; Urso, titular de Grado, é malvisto pelo soberano. Em consequência, o concílio reunido no Latrão em 0 de abril de 1027 decidirá que, de agora em diante, o bispo de Grado não poderia exercer nenhum direito metropolitano e seria submetido ao patriarca de Aquileia. Uma bula de João XIX confirma essa sentença e confere ao favorito do imperador o direito de precedência sobre todos os bispos da Itália. O mesmo sínodo, sob a mesma influência, decide, Jaffé, n. 4060, que o arcebispo de Milão, que prestou grandes serviços a Conrado, terá doravante precedência sobre o arcebispo de Ravena. Jaffé, n. 517;
Quer-se outra prova da dependência estreita em que João se encontra em relação ao imperador? O papa concedeu a Bernon, abade de Reichenau, o direito de usar nas cerimônias certos ornamentos pontificais. Isso desagrada ao bispo de Constança, que se queixa a Conrado. Sem hesitar, o imperador ordena ao abade que entregue de imediato o diploma pontifício ao bispo, que o lança ao fogo. Jaffé, n. 4093. Entre as bulas de João relativas à França, baste assinalar as que se referem aos privilégios dos cluniacenses, e aquela que dirigiu a Jordão, bispo de Limoges, e a todos os prelados das Gálias, para pôr fim à controvérsia aguda suscitada em torno do caráter apostólico de são Marçal. O papa declarou-se partidário do apostolado de são Marçal; simples concessão verbal, aliás, pois acrescentava: «Quem quer que, em virtude de uma revelação divina, seja enviado para pregar e, por suas pregações e seus exemplos, converta o povo que lhe foi divinamente confiado, pode com justo título ser chamado apóstolo, pois apóstolo significa enviado. Jaffé, n. 4092. Essa decisão foi aceita pelos concílios de Bourges e de Limoges em 1031. Esta última assembleia é célebre pela ordenação que promulgou e que foi como o prelúdio dos regulamentos sobre a trégua de Deus. Os amigos do canto litúrgico devem gratidão a João XIX pela proteção que concedeu a Guido de Arezzo, o inventor da nova notação musical.
Liber Pontificalis, t. ii, p. 269; Jaffé, Regesta, t. i, p. 511-519; Watterich, Pontif. rom. vitæ, t. i, p. 70, 708-711; o texto de Raul Glaber, em P. L., t. cxlii, col. 671; os diversos sínodos em Mansi, t. xix, col. 491, 1711; Hefele, Histoire des conciles, trad. Leclercq, t. iv b, p. 936-939; 942-959; L. Duchesne, Les premiers temps de l'État pontifical, p. 199; Ch. Pfister, Études sur le règne de Robert le Pieux, Paris, 1885; Langen, t. iii, p. 418-428; Gregorovius, t. iv, p. 30-39; Baxmann, t. ii, p. 189-191; Hauck, Kirchengesch. Deutschlands, t. iii, p. 541 sq.
E. Amann.
Autor original: E. Amann
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor