ÉVANGÉLIQUE (Igreja). Este nome designa a tentativa de reunião das diversas confissões protestantes de que a monarquia prussiana tomou, no século XIX, a iniciativa. Já os primeiros reformadores tinham-se apresentado como cristãos evangélicos. Isso não os havia impedido de se dividir em um número considerável de seitas e de pequenas igrejas. Luteranismo, calvinismo, zwinglianismo, tais eram os ramos mais aparentes, para os países de língua alemã, da Reforma. Diferenças dogmáticas essenciais os separavam. Ora, já desde o século XVII, produzem-se tentativas de união. Elas se prendem sobretudo ao nome de Leibniz e têm um caráter especulativo muito marcado. É antes de tudo a busca de fórmulas de entendimento para os pontos controvertidos. Mas a indiferença do século seguinte diminuiu consideravelmente, nos espíritos, o sentido e o alcance dessas controvérsias. Assim se preparou o terreno sobre o qual o rei da Prússia, Frederico Guilherme III, quis erguer o edifício da Igreja evangélica. Desde o início de seu reinado (1797), havia expressado a esperança de reunir luteranos e calvinistas em uma única comunidade. E já também tinha concebido, como meio de realizar esse projeto, a publicação de um ritual (Agenda) que serviria às duas confissões.
Mas a tormenta revolucionária, depois a tormenta napoleônica, haviam detido seus planos. Contudo, mesmo então, a ideia fazia seu caminho entre os teólogos protestantes. Em 1803, Planck publicava seu escrito Sobre a separação e a reunião das grandes confissões cristãs. Nele constatava o enfraquecimento das diferenças dogmáticas, no que via uma medida da providência para facilitar o retorno à unidade primeira. No mesmo ano, Schleiermacher respondia a Planck com seus Dois avisos preliminares a propósito dos assuntos da Igreja protestante. Ele também pedia a união, mas só a acreditava possível se não se exigisse nenhum sacrifício, nem dogmático, nem ritual. Bastava que o Estado não pusesse mais entraves à passagem dos fiéis de uma comunhão a outra comunhão. Enfim, alguns anos mais tarde (1812), o pregador da corte, F. Sack, publicava sua obra Sobre a reunião das duas comunidades protestantes nos limites da monarquia prussiana. Nela reclamava, como condição da união, um símbolo aceito por todos, compreendendo o símbolo dos apóstolos e a confissão de Augsburgo. Sobre esse fundamento comum deveria erguer-se o edifício da nova Igreja evangélica. Tal era o estado dos espíritos quando o rei da Prússia se decidiu a agir.
Motivos religiosos o inspiravam certamente. Era a época das restaurações em todos os domínios. Mas os cálculos políticos não eram estranhos às suas gestões. Enquanto os católicos alemães eram em geral favoráveis à casa da Áustria, os protestantes voltavam-se de bom grado para a monarquia prussiana como para seu centro natural. Tratava-se de agrupá-los e de lhes dar mais coesão. Era a isso que devia servir o empreendimento da Igreja evangélica. O rei quis escolher o ano de 1817, terceiro centenário da Reforma, para inaugurar essa obra. Em 27 de setembro, o próprio Frederico Guilherme leu, no festival de comemoração, o discurso memorável que devia inaugurar a união. Exprimia o desejo e a esperança "de unir as duas grandes confissões protestantes em uma só Igreja cristã evangélica, na qual a Igreja reformada não passaria à luterana, nem esta àquela, mas onde ambas se tornariam uma nova Igreja cristã evangélica, cada uma segundo o espírito de seu santo fundador. Já não existiam senão diferenças exteriores. Deixando-as cair, o sentido cristão e a piedade familiar trariam sérias reformas na escola e na Igreja." Esse programa era obra do teólogo do rei, Eylert.
Frederico Guilherme III quis dar ele mesmo o exemplo, participando, ele, calvinista, da ceia luterana. Ao mesmo tempo, fazia publicar o ritual que deveria servir a um só tempo às duas confissões. Esse Agenda apagava o mais possível as divergências litúrgicas, sem contudo tocar em nenhuma questão dogmática. Um edito o tornava obrigatório para a capela do rei, a igreja catedral de Berlim e para todo o exército. Sua adoção universal era apenas recomendada. As comunidades luteranas e calvinistas conservavam a liberdade de aceitá-lo ou de recusá-lo. Mas, de fato, o favor real estava assegurado a todos os que a ele se aliassem, e abundantes distribuições da Águia Vermelha vinham em auxílio da boa vontade dos fiéis. Por isso Schleiermacher declarava, não sem uma ponta de amargura, que todas essas distinções se faziam non propter acta, sed propter agenda. Essa ação pouco discreta, mas enérgica, do governo prussiano produziu rapidamente os efeitos naturais. O sínodo de Berlim, o clero e suas comunidades da monarquia dos Hohenzollern haviam respondido muito cordialmente ao apelo do rei. Nassau, o Palatinado, Baden, Hesse e Württemberg decidiram-se uns após outros a entrar na união. Mas na própria Alemanha, a Saxônia, Hanôver e a Baviera resistiam às ofertas prussianas. No exterior, elas tinham ainda menos eco. Nem a Suíça, nem a Inglaterra, nem a Áustria protestante responderam ao convite. Por isso Frederico Guilherme III resolveu concentrar seus esforços em seus domínios. Em 1825, tinha conseguido reunir em torno do Agenda 5.343 igrejas sobre 7.782.
Os homens mais marcantes do protestantismo prussiano, Eylert e o sábio historiador Augusto Neander, apoiavam vivamente a tentativa de seu mestre. Podia ele crer que a Igreja evangélica estava definitivamente fundada. Não era nada disso. No Agenda, tudo era dirigido especialmente contra o racionalismo. Supunha a autonomia de cada confissão. Por isso mesmo, não realizava senão uma união nominal. Além disso, a pressão governamental que se exercia em seu favor não tardou a revoltar os espíritos ciosos de sua independência religiosa. Esse movimento de oposição, que se delineia nitidamente já a partir de 1827 e cujo órgão era a Gazeta eclesiástica fundada por Hengstenberg, em vez de fazer recuar o rei e seus conselheiros, impeliu-os a uma ação ainda mais enérgica. Em 1828, saiu uma nova edição do Agenda, que foi, dessa vez, tornada obrigatória para todas as comunidades luteranas e calvinistas, salvo concessões de usos particulares para a Saxônia, a Silésia e a Pomerânia. Frederico Guilherme III não escondia, aliás, seus projetos de levar a reforma ainda mais longe. Não buscava a unidade no dogma. Sendo pietista que era, odiava os teólogos "que pretendem ser mais cristãos que o Cristo".
Mas a liturgia, forma exterior e necessária da piedade, lhe parecia o grande meio de unificação. Por isso queria reintroduzir no protestantismo a confissão auricular e a antiga disciplina eclesiástica. Essas pretensões não podiam deixar de chocar vivamente os espíritos apegados ao velho dogma protestante. Hengstenberg combatia pelos velhos princípios do luteranismo. Desse lado, queria-se antes de tudo defender a autonomia que o rei tinha prometido conservar a cada Igreja. Logo se acrescentou a isso uma nova reivindicação. Reclamou-se uma constituição presbiteral particular para a Igreja luterana. O governo prussiano considerou essa pretensão como contrária à constituição e a recusou. O Agenda devia ser aceito em virtude do *jus liturgicum* do soberano. Era o começo da perseguição. Um professor de Breslau, Scheibel, que se havia recusado a se submeter, foi suspenso de suas funções. Vários ministros sofreram a mesma sorte. Certo número de comunidades, na Silésia e na Posnânia, tendo-se solidarizado nessa recusa com seus pastores, enviaram-se tropas para reduzi-las. Não se poupou nem o confisco de bens, nem espécie alguma de violência. Milhares de dissidentes foram obrigados a fugir para a América ou para a Austrália.
O governo se justificava pretendendo, pela boca do ministro Altenstein, que era preciso proteger esses sectários cegos contra sua própria loucura. Tinha por cúmplice a imprensa liberal, que inteiramente aplaudia esses feitos. Para colmar a medida, um decreto real de 28 de fevereiro de 1834 declarava ilegal e proibia todo culto luterano. Mas as medidas violentas de nada adiantavam, e a Igreja evangélica oferecia ela mesma o espetáculo de um caos. Por isso, na véspera de sua morte (1840), Frederico Guilherme III podia dizer com justiça: "Eu queria a união, foi a desunião que veio." O primeiro ato de seu sucessor, Frederico Guilherme IV, foi revogar essas medidas violentas e conceder a formação de uma Igreja luterana separada. Contentou-se em deixá-la aos seus próprios recursos, reservando os subsídios do Estado às comunidades que haviam aderido à Igreja evangélica. Mas no seio desta continuavam as polêmicas dogmáticas. Os teólogos reclamavam um símbolo no qual se exprimisse o consenso doutrinal dos aderentes. O sínodo geral de Berlim (1846) tentou resolver o insolúvel problema. Decidiu, do ponto de vista doutrinal, publicar uma profissão de fé; do ponto de vista constitucional, estabelecer conselhos presbiterais compostos de pastores e de leigos e submetidos a um consistório supremo.
Encarregou-se um teólogo de Bonn, Karl Emmanuel Nitzsch, de redigir a profissão de fé. Todo o seu esforço foi evitar a menor precisão e reunir os textos bíblicos que se apresentavam aos fiéis como o resumo da doutrina cristã, com toda liberdade de entendê-los como lhes aprouvesse. O sínodo aceitou essa fórmula. Não foi o mesmo com a opinião. Hengstenberg, em particular, defendeu a velha ortodoxia luterana contra o novo símbolo. E a consequência dessa suprema tentativa foi uma dissolução ainda mais completa no seio da Igreja evangélica. Obrigados a voltar-se para o lado das obras e da ação, os partidários da união empreenderam realizar a unidade fora de toda ideia puramente dogmática ou mesmo ritual. Foi esse o ponto de partida da Missão interior, da obra das diaconisas, da União Gustavo-Adolfo para a evangelização dos distritos protestantes perdidos em meio a outras confissões religiosas. Mas o laço demasiado frouxo que atava a Igreja evangélica não foi por isso reforçado. Todas essas obras acabaram por se particularizar completamente, sem guardar, com o estabelecimento de Estado que Frederico Guilherme III quisera fundar, outras relações além de relações puramente nominais.
De todos os lados, o edifício evangélico cedia sob seu próprio peso. O empuxo das ideias liberais viria desferir-lhe um novo golpe. A constituição de 1848 concedida pelo rei da Prússia a seus súditos estipulava a independência de toda sociedade religiosa no que dizia respeito a seus próprios assuntos. Essa fórmula não era aceita, aliás, pelos partidários da velha ortodoxia luterana. Hengstenberg defendia sempre os direitos absolutos do soberano em matéria religiosa e a antiga fórmula *Cujus regio, ejus religio*. Para conciliar essa teoria com os fatos, recorria aos expedientes teológicos mais engenhosos e menos razoáveis, atribuindo ao rei, a título de principal membro da Igreja, o direito de regular o que não regularia — as questões religiosas. Assim desaparecia a própria ideia que havia presidido à fundação da Igreja evangélica: a centralização de todas as forças protestantes sob a hegemonia prussiana. A ascensão de Guilherme I em nada mudou a situação. Em oposição ao partido ortodoxo do qual Hengstenberg era sempre o porta-voz, formava-se, no seio mesmo da Igreja de Estado, uma nova gera- ção penetrada pelas ideias liberais, que tomou consciência de si mesma em 1863 pela fundação da União protestante (Protestantenverein).
Seus começos foram penosos. Mas o número de seus aderentes não parou de crescer. Suas tendências, que a conduziam à separação das Igrejas e do Estado, restringiram-se por bastante tempo à luta contra toda pretensão da ortodoxia de regular os artigos especiais das crenças cristãs, e mesmo contra a aceitação de toda dogmática positiva. Mas os sucessos da Prússia e o estabelecimento da unidade alemã vieram mudar a situação da monarquia prussiana nessa questão da união das diversas confissões protestantes. Era preciso regular, para todos os Estados do império, as relações constitucionais entre as Igrejas e o governo central. As relações do Estado com a Igreja evangélica foram definidas pelas duas leis de 10 de setembro de 1873 e de 20 de maio de 1876. Um conselho eclesiástico supremo, residente em Berlim, regulava todos os assuntos religiosos. Oito consistórios provinciais ocupavam-se das coisas de menor importância. Nenhuma distinção era feita entre luterano e reformado, seja nas faculdades de teologia, seja nos seminários. Do ponto de vista prático, a Bíblia de Lutero servia às duas confissões. Nenhum livro litúrgico recebia a consagração do Estado. É nesses termos que se mantém ainda hoje a Igreja evangélica. A estatística de 1905 atribuía-lhe 8390 paróquias com 11795 igrejas. Fœrster, Die Entstehung der Preussischen Landeskirche unter der Regierung Friedrich Wilhelm III, Tubingue, 1905-1907; F. Wilhelm, art. Evangelical Church, em The catholic encyclopedia, New-York, 1909, t. v, p. 612-645; R. Seeberg, An der Schwelle des zwanzigsten Jahrhunderts, Berlin, 1901, p. 33 sq.
Autor original: A. Humbert
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor