ABSOLVIÇÃO na Igreja latina, do século VII ao XII. — I. Afirmação do poder das chaves durante este período. II. A disciplina penitencial. III. Reconciliação ou absolvição dos penitentes públicos. IV. Absolvição privada. V. Forma ou fórmula da absolvição.
I. AFIRMAÇÃO DO PODER DAS CHAVES DURANTE ESTE PERÍODO. — Os Sacramentários são testemunhas preciosas da doutrina. O Sacramentário Gregoriano contém esta fórmula de oração para a ordenação episcopal: «Dá-lhe, Senhor, as chaves do reino dos céus, para que ele use, sem se vangloriar disso, do poder que tu lhe concedes para edificar e não para destruir. Que tudo o que ele ligar sobre a terra seja ligado nos céus, e o que ele desligar sobre a terra seja também desligado no céu. Que os pecados que ele retiver sejam retidos, e o que ele perdoar, perdoa-o tu;» quorum detinuerit peccata detenta sint, et quod dimiserit, tu dimittas. Muratori, t. XII, part. III, p. 84º O Sacramentário Gregoriano foi posto em vigor na Gália sob os Carolíngios. Mas o Sacramentário Gelasiano e o Missale Francorum, que ele se destinava a substituir, já continham uma fórmula semelhante. Cf. Muratori, t. XIII, part. II, p. 218, 458. Tal era a doutrina reinante quando Bento o Levita comenta assim o texto de São João, XX, 23: «É por isso que o Senhor, nosso Mestre, deu aos seus discípulos e aos seus sucessores o poder de ligar e desligar, para que eles tenham o poder de ligar os pecadores, e que estes, fazendo uma penitência condigna, possam ser absolvidos e receber, por meio da invocação divina, a remissão de seus pecados.» Et ideo Dominus et magister noster discipulis suis ac successoribus eorum ligandi ac solvendi dedit potestatem ut peccatores ligandi habeant et penitentiam condigne agentes absolvi peccata cum divina invocatione dimitti queant. Mirum hoc, etc. Capitular., l. I, c. CXVI, P. L., XCVII, col. 715. Este texto provém de Mogúncia. Por volta do fim do século IX, ou mais tarde talvez, o autor das homilias atribuídas a Santo Elígio expressava-se quase nos mesmos termos. O pontífice dirige-se aos fiéis: «que nossa santa mãe a Igreja reconcilie (quinta-feira santa) a Deus, diz ele, pelo nosso ministério». Esta reconciliação não ocorre sem o concurso do pecador; cabe a ele dispor-se «por uma contrição e uma penitência condigna». Mas se ele estiver contrito e penitente, «ele será verdadeiramente reconciliado com Deus, por Cristo e por nós, acrescenta o bispo, a quem Cristo confiou o ministério da reconciliação». Na verdade, os bispos são apenas os «ministros» desse favor; é Deus mesmo que «reconcilia a si os pecadores por Cristo». Contudo, «o Salvador deu aos seus apóstolos e a nós, seus sucessores, o poder de ligar e desligar no céu e na terra, poder de desligar que o apóstolo chama de ministério da reconciliação. É por isso que, como ocupamos o lugar de Cristo, aqueles que ele julga dignos de sua reconciliação e que ele absolve invisivelmente, nós os absolvemos reconciliando-os visivelmente pelo exercício de nosso ministério; quanto aos que ainda estão retidos pela cadeia de suas iniquidades, como poderíamos absolvê-los?» Homil., IV, P. L., t. LXXXVII, col. 609-610. Estas poucas frases contêm, em resumo, um verdadeiro tratado sobre o poder das chaves e as condições para que esse poder seja exercido utilmente. — As Falsas Decretais, que fizeram sua aparição na Gália por volta de 850, provenientes de Reims ou de Le Mans, preconizaram altamente o poder das chaves. Invocam notadamente a autoridade da falsa epístola de São Clemente Romano a Tiago, que citamos no artigo anterior. Bento o Levita interpola um texto de São Leão e nele insere as palavras: id est per manus impositionem absolutione precum sacerdotalium. É verdade dizer que isso não passa de uma simples explicação das palavras que precedem: per sacerdotalem sollicitudinem, e que esta explicação está plenamente conforme a doutrina da época. Seria, portanto, exagerado pretender que as Falsas Decretais tenham propriamente inovado em matéria penitencial. Além disso, Alcuíno († 804), que não depende de forma alguma do falso Isidoro, nem de Bento o Levita, escreveu que a doutrina do poder das chaves era um «artigo de fé», credimus. Epist., CXLIII, P. L., t. C, col. 357. Jonas de Orleães ensina da mesma forma «que é costume na Igreja confessar os pecados graves aos sacerdotes, que reconciliam os homens com Deus». De institutione laicali, l. I, c. XVI, P. L., t. CV, col. 152. Esta doutrina é tão difundida que o pseudo-Alcuíno a menciona fazendo alusão ao uso galicano e romano. «Na quinta-feira santa, diz ele, o bispo canta [orações] sobre os penitentes e lhes dá a remissão de suas faltas.» Penitentiale, l. I, c. XII, P. L., t. LXXXIX, col. 415. Noutro lugar, vemos Rabano de Halberstadt († 853) comentar assim os textos de São Mateus, XVI, 19, e XVIII, 18: «Cristo deu o mesmo poder aos bispos e aos sacerdotes, que cumprem o ofício dos apóstolos.» P. L., t. CXVIII, col. 762-763. Em suma, é a doutrina corrente no século IX. Isso nos dispensa de examinar em detalhe os textos dos séculos seguintes. Aliás, os canonistas, Regino de Prüm (§ 915), Isaac de Langres († 880), Burcardo de Worms († 1025), Ivo de Chartres († 1117), em suas coleções doutas, fornecem-nos documentos que se podem consultar facilmente. Citemos apenas o concílio de Trosly de 909 (can. 15, Hardouin, t. VIa, col. 544), que define como artigo de fé que «a penitência, graças ao ministério sacerdotal, per sacerdotale ministerium, obtém o perdão dos pecados». Citemos Ratério, bispo de Verona, que exclama: «Os bispos são os médicos das almas, são os porteiros do paraíso, portam as chaves do céu, podem abrir e fechar o céu.» Praeloquia, I, n. 12, P. L., t. CXXXVI, col. 227. Citemos Ivo de Chartres que, num sermão pronunciado na quarta-feira de cinzas, declara que «Deus deu à sua Igreja, na pessoa de seus pastores, o poder de ligar e desligar os penitentes». Serm., XII, P. L., t. CLXII, col. 58º Citemos, enfim, São Bernardo, que faz condenar Abelardo por ter ensinado que «o poder de remir os pecados tinha sido outorgado por Cristo aos seus apóstolos apenas e não aos seus sucessores». Capitula heres. Petri Abelardi, c. XII, P. L., t. CLXXXII, col. 1054. O mesmo São Bernardo recomenda alhures aos sacerdotes e bispos «que não assustem os penitentes que se confessam, mas também que não os absolvam, mesmo contritos, a não ser que se tenham confessado». Sed nec absolvant etiam conpunctum, nisi viderint et confessum. Liber ad milites Templi, c. XIII, loc. cit., col. 938.
II. A DISCIPLINA PENITENCIAL. — Um dos caracteres que marcam melhor a diferença entre a disciplina penitencial primitiva e a disciplina deste período é a distinção, doravante nitidamente estabelecida, entre a penitência privada e a penitência pública (ambas eclesiásticas e canónicas). Já em Constantinopla, sob Crisóstomo e a partir do patriarca Nectário († 397), a penitência privada havia substituído a penitência pública. Em Roma, São Leão Magno parece distinguir entre a penitência privada e a penitência pública, quando declara que certas faltas «podem ser purgadas pelo jejum e pela imposição das mãos», enquanto outras, mais graves, «a idolatria, o homicídio e a fornicação», não poderiam ser expiadas «senão pela penitência pública». Epist., CLXVII, nota g. Os missionários romanos, enviados à Inglaterra, guardaram-se bem de estabelecer naquele país a penitência pública, que os habitantes não teriam podido suportar.
Assim, lemos expressamente no Penitencial de Teodoro de Cantuária (finais do século VII): "Nesta província, a reconciliação pública não foi estabelecida, porque não há penitência pública". Pænitentiale Theodori, 1º I, c. xm, n. 4, veja a bibliografia. Este regime foi preconizado e praticado na Gália por São Columbano e seus discípulos no início do século VII. Sob Carlos Magno, era um princípio reconhecido que se "devia observar uma distinção entre os penitentes que deviam cumprir a sua penitência em público e aqueles que deviam cumpri-la em segredo". Concílio de Reims de 813, can. 31, Hardouin, Conciliorum collectio, t. IV, col. 1020. Alguns anos mais tarde, Rabano Mauro († 856) estabelecia esta regra: "Aqueles cujos pecados são públicos devem fazer a sua penitência em público... Aqueles cujos pecados são ocultos e não foram revelados pelos culpados senão ao sacerdote ou ao bispo, devem cumprir a sua penitência no segredo, segundo o juízo do bispo ou do sacerdote a quem se confessaram, para que os fracos na Igreja não se escandalizem, ao verem as penas daqueles cuja culpa ignoram completamente". De cleric. institutione, 1º II, c. xxx, P. L., t. cvii, col. 343. De acordo com esta disciplina, é claro que devia haver uma absolvição secreta e uma absolvição pública dos pecadores, conforme fossem pecadores ocultos ou pecadores públicos. É, com efeito, o regime que pressupõe o seguinte capitular, citado por Bento, o Levita (cerca de 845): "Quando um sacerdote dá, em conformidade com os cânones, a penitência a uma pessoa que lhe confessa os seus pecados, deve impor-lhe as mãos, segundo a autoridade dos cânones, com as orações que estão contidas no Sacramentário para conferir a penitência. Se a confissão foi oculta e espontânea, que o faça em segredo. Mas se [o culpado] pecou manifestamente, que o faça pública e manifestamente e que [o culpado] faça penitência publicamente diante da Igreja segundo a medida dos cânones. Terminada a penitência, que seja reconciliado em segredo ou manifestamente, de acordo com os cânones, e que receba a imposição das mãos com as orações que estão contidas no Sacramentário para reconciliar o penitente, e que seja absolvido dos seus delitos pelas orações e misericórdias divinas, pois, sem a imposição das mãos, ninguém que esteja ligado é absolvido". Capitular., 1º I, c. cxvi, P. L., t. xcvii, col. 715. Não nos cabe aqui fazer o histórico da disciplina penitencial. Mas era importante indicar estas poucas regras disciplinares para melhor compreender a aplicação do poder das chaves durante este segundo período.
III. RECONCILIAÇÃO OU ABSOLVIÇÃO DOS PENITENTES PÚBLICOS. — 1º Ministro da reconciliação ou absolvição pública. — O bispo é o ministro ordinário, e o sacerdote é o ministro extraordinário, da reconciliação pública. Halitgaro de Cambrai († 889), encarregado pelo arcebispo de Reims de encontrar um Penitencial bem autêntico, exprimia-se assim: "Aqueles que presidem às Igrejas estabeleceram com razão tempos de penitência, a fim de que se dê satisfação à Igreja, na qual os pecados são remidos", e ainda: "São muito seguras e muito fiéis as chaves da Igreja, pelas quais tudo o que é desligado na terra é desligado no céu, segundo a promessa que lhe foi feita". P. L., t. cv, col. 654-655. Estes textos são emprestados quase palavra por palavra de Santo Agostinho, Serm., cccLi (duvidoso), De pœnitentia, c. Ix, xII. P. L., t. xxxix, col. 1545, 1549. No Penitencial que Halitgaro publica, e que ele estima, com ou sem razão, ser de origem romana, lê-se: "Os bispos e os sacerdotes apenas são juízes" no tribunal da penitência; "como ninguém deve oferecer o sacrifício a não ser os bispos e os sacerdotes, assim ninguém deve usurpar estes juízos"; sicut enim sacrificium offerre non debent nisi episcopi et presbyteri, quibus claves regni celestis tradite sunt; sic nec judicia illa alii usurpare debent. Ibid., col. 695. — O Concílio de Pavia de 850 marca a diferença que existe entre o direito de absolver do bispo e o do simples sacerdote: "A reconciliação dos penitentes, diz ele, deve ser feita, de acordo com as regras dos antigos cânones, não pelos sacerdotes, mas pelos bispos; a não ser, contudo, que alguém se encontre em perigo e peça devotamente que o reconciliem; se o bispo estiver ausente, o sacerdote deve então prover a isso e, por sua ordem, reconciliar o penitente". A razão desta distinção é que "é aos bispos apenas, como sucessores dos apóstolos, que o Salvador disse: Recebei o Espírito Santo, etc.". Can. 7, Hardouin, Concil., t. v, col. 27º Os teólogos ainda não tinham determinado naquela época as noções tão importantes do poder de ordem e do poder de jurisdição. Mas ensinava-se, não obstante, que o poder de absolver do simples sacerdote estava subordinado à vontade do bispo: ejus præcepto, como refere o Concílio de Pavia; jussione episcopi, dizem os Capitula Hebrardi Turonensis, can. 59º Hardouin, t. v, col. 454. — De resto, já há muito que o poder presbiteral fora comparado, ou mesmo igualado, ao poder episcopal, exceto em matéria de ordenação: Episcopus in omnibus rebus equiparetur presbytero, excepto nomine cathedræ et ordinatione, quia potestas ordinandi ipsi non tribuitur. Canones Hippolyti, c. xxxii, Duchesne, Origines du culte chrétien, 2e édit., p. 506. São Jerónimo escrevia semelhantemente: "Exceto a ordenação, que o bispo faz, o que é que o sacerdote não faça?". Epist., cxlvi, ad Evangelium, P. L., t. xxii, col. 1194. E São João Crisóstomo, querendo explicar como São Paulo cita os bispos e os diáconos, sem nomear os sacerdotes, estima que "é porque não há muita distância entre os sacerdotes e os bispos..., e que o que ele diz dos bispos apenas convém também aos sacerdotes. É apenas pelo poder de ordenar que eles são superiores aos sacerdotes e os superam". In I Tim. homil. 1, n° 4, P. G., t. lxii, col. 553. Todavia, notou-se que, na fórmula de ordenação dos sacerdotes, faltam as palavras que parecem conferir aos bispos o poder de absolver. Antes do século XII, a única menção que se conhece desta fórmula aplicada aos simples sacerdotes encontra-se ainda nos Cânones de Hipólito: Etiam eadem oratio super eo oretur tota, ut super episcopo, cum sola exceptione nominis episcopatus, c. xxx, loc. cit. Observado isto, não deixa de ser um facto que o poder de absolver, mesmo publicamente, era reconhecido aos sacerdotes e exercido por eles em caso de necessidade.
2º Momento da reconciliação ou absolvição pública. — Como regra geral, esta absolvição, que tinha lugar na Quinta-Feira Santa, só devia ser concedida após o termo da penitência pública: post peractam pœnitentiam, diz Bento, o Levita, Capitul., 1º I, c. cxvi, P. L., t. xcvii, col. expleto satisfactionis. Nesse tempo, observa Isaac de Langres, tit. I, c. XVI, exemplo, Hardouin, Concil., t. v, col. 422; post complementum penitentie, diz Rabano Mauro, De clericor. institut., l. II, 30, P. L., t. CVII, col. 342; consummata penitentia, diz o Penitencial de Teodoro, l. I, c. XI, n. 2º Mas, bastante cedo, houve exceções a esta regra. Um antigo Ordo romano, inserido no Pontifical de Toulouse, Morin, De penitentia, l. IX, c. XVII, n. 7, p. 665, e no De divinis officiis, c. XI, do pseudo-Alcuíno, P. L., t. CI, col. 1192, observa que, "se o penitente não se pode apresentar na Quinta-Feira Santa, seja por causa de viagem, seja por qualquer outra ocupação, ou se o sacerdote não o pode persuadir de que é necessário esperar por essa época..., deverá reconciliá-lo logo após ter ouvido a sua confissão e lhe ter imposto a sua penitência".
« Se o motivo da viagem ou de qualquer outra ocupação for relevante, ou se, por acaso, ele for tão simplório que o sacerdote não consiga convencê-lo do contrário, que lhe imponha uma penitência tanto quaresmal quanto anual e o reconcilie imediatamente. Esse abrandamento da disciplina parece remontar a São Bonifácio de Mogúncia. Vê-se, em seus Statuta, que, para não abandonar inteiramente os cânones relativos à reconciliação dos penitentes, cuja aplicação tornava-se extremamente difícil, ele recomenda “ao sacerdote reconciliar os penitentes logo após ter ouvido sua confissão”: propterea ne omnium non dimittatur observatio canonum, curet unusquisque presbyter, statim post acceptam confessionem, penitentium singulos data oratione reconciliari, c. XXXI, P. L., t. LXXXIX, col. 823.
3° Efeitos da reconciliação ou absolvição pública. — Torna-se claro, durante esse período, que a reconciliação não tem como efeito direto conferir ao penitente o direito de participar da comunhão eucarística. O Concílio de Worms de 868 concede a certos criminosos a permissão de comungar antes do término de sua penitência, “a fim de que não caiam no endurecimento do desespero”, ut desperantie non indurentur caligine, can. 26 e 30º Hardouin, Concil., t. V, col. 741-742. A mesma regra é estabelecida pelo Concílio de Tribur, de 895, can. 5, e pelo de Mogúncia, 888, can. 16º Cf. Hardouin, t. V, ibid. Em Roma, o Papa Nicolau I profere uma decisão conforme a esses princípios. Hardouin, t. V, col. 350. Aliás, era um costume antigo na Igreja que, em caso de perigo de morte, os penitentes fossem admitidos à comunhão sem serem reconciliados. Se recuperassem a saúde, eram obrigados a cumprir sua penitência, após o que eram reconciliados pela imposição das mãos. Cf. Concílio de Niceia, can. 13; Concílio de Orange de 441, can. 3; Concílio de Arles de 443, can. 28; de Cartago de 398, can. 78º O Concílio de Mogúncia de 846 preconiza a mesma disciplina. Vai ainda mais longe e declara que se deve fazer conhecer ao pecador em perigo a penitência à qual ele está sujeito, sem lho impor: Ab infirmis in mortis periculo positis per presbyterum inquirenda est confessio, non tamen illis imponenda quantitas penitentiae sed innotescenda. Se os desafortunados “retornarem à saúde, cumprirão a medida da penitência que lhes tiver sido indicada pelo confessor”. Coisa mais notável, o Concílio parece dizer claramente que a penitência pode, se necessário, ser substituída equivalentemente pelas orações dos amigos e pelas esmolas voluntárias: et cum amicorum orationibus et elemosynarum studiis pondus penitentie sublevandum, ut sic consortio venie fiant, can. 26º Hardouin, t. V, col. 13º Eis, se não nos enganamos, um texto que implica a ideia da teoria das indulgências. — Dessas observações, devemos concluir que a reconciliação ou absolvição pública exclui necessariamente aquela da absolvição propriamente dita da culpa? Não o cremos. Do texto do pseudo-Elói, por exemplo, resulta que os bispos podiam ter a intenção formal de remir os pecados. As fórmulas dos Sacramentários e dos Penitenciais prestam-se à mesma interpretação. Deve-se, portanto, admitir que a reconciliação episcopal era, senão sempre, ao menos algumas vezes, remissiva do pecado, do reatus culpae, ao mesmo tempo que da pena, ou reatus poenae. Deixamos essas expressões para a teoria escolástica.
ABSOLVIÇÃO PRIVADA. — É inútil demonstrar que o ministro dessa absolvição era o sacerdote, tanto quanto o bispo, e muito mais frequentemente que ele. Os Penitenciais e os Ordines dão fé disso. Aliás, tudo o que prova a existência do sacerdote penitenciário o testemunha igualmente. O que é mais digno de nota para este período é a intervenção dos monges, revestidos do sacerdócio, na administração da penitência e da absolvição. Fizeram remontar ao Papa Bonifácio IV (+ 615) uma decisão assim concebida: “Alguns, não tendo qualquer dogma por apoio, mas antes pelo zelo da amargura do que pela caridade, afirmam audaciosamente que os monges, que estão mortos para o mundo e vivem para Deus, sendo indignos do poder e do ofício sacerdotal, não podem nem conferir a penitência ou o batismo, nem absolver pelo poder que foi divinamente ligado ao ofício sacerdotal. Mas enganam-se absolutamente.” Hardouin, t. III, col. 585; P. L., t. LXXX, col. 104. Este decreto é apócrifo. Ele tem por base real um cânone do concílio realizado em Nîmes por Urbano II, em 1096. Hardouin, t. VI b, col. 1749. Mas ele fazia lei desde o início do século XII. Ivo de Chartres inseriu-o em seu Decretum, VII, 22, e Graciano da mesma forma, Decretum, C. 16, Q. 1, c. 15º Em que momento o sacerdote dava a absolvição remissiva do pecado? O Capitular, que citamos acima, de Bento o Levita, parece indicar que uma confissão secreta ocorria após o cumprimento da penitência: Si vero occulte et sponte confessus fuerit, occulte fiat... Post peractam vero secundum canonicam institutionem, occulte vel manifeste canonice reconcilietur, etc. P. L., t. XCVII, col. 715. Mas já vimos que a reconciliação era concedida algumas vezes ao penitente logo após sua confissão. Os Statuta de São Bonifácio consagram esse uso. Em todos os casos, a reconciliação ou absolvição privada que supunha a penitência cumprida marcava, como a reconciliação pública, que o penitente estava “desatado” de seu vínculo eclesiástico, ao mesmo tempo em que lhe remetia, se necessário, seus pecados. É o que ensina o Capitular de Bento o Levita já citado: ut divinis precibus et miserationibus absolutus a facinoribus esse mereatur. A absolvição que seguia as cinzas, ou em qualquer outro momento do ano, era, por sua natureza, remissiva da culpa, do reatus culpae. A prova disso é que o penitente, assim absolvido, podia aproximar-se do sacramento da eucaristia. Quando a reconciliação se confundia com essa primeira absolvição, como no caso previsto pelos Statuta de São Bonifácio, a coisa tornava-se ainda mais clara. Contudo, não se vê que essa verdade tenha sido nitidamente ensinada antes que os escolásticos determinassem os diversos elementos que constituem o sacramento da penitência.
V. FORMA OU FÓRMULA DA ABSOLVIÇÃO. — Como no primeiro período, a fórmula da absolvição conservou por muito tempo ainda, durante o segundo, um tom puramente deprecativo. É o que indicam, aliás, vários documentos, tomados ao pé da letra: Data oratione reconciliari, diz São Bonifácio.
Statuta, c. xxxi, P. L., t. lxxxix, col. 823. A regra de São Crodegando (+ 766) exprime-se da mesma forma: “Dá-lhe uma penitência medida canonicamente e, em seguida, derrama sobre ele orações e súplicas.” C. xxxvi, P. L., ibid., col. 1073. Já Bento o Levita, como vimos, havia dito: Ut divinis precibus et miserationibus absolutus a suis facinoribus esse mereatur. Seria fácil, mas, aliás, inútil, multiplicar os textos nesse sentido; citemos apenas algumas fórmulas dos Penitenciais, fazendo notar que essas fórmulas são do mesmo tom, quer sejam pronunciadas pelo simples sacerdote que recebe a confissão das faltas, na quarta-feira de Cinzas, quer saiam da boca do bispo, na Quinta-Feira Santa, para a reconciliação pública. Após a confissão, o sacerdote pode dizer: “Que o Senhor todo-poderoso que disse: Aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, te abençoe e te dê a remissão de teus pecados;” ou ainda: “Eu rogo, Senhor, a clemência de tua majestade e de teu nome, a fim de que te dignes conceder o perdão dos pecados passados ao teu servo que confessou seus pecados e seus delitos, etc.”
No caso em que a reconciliação propriamente dita segue a confissão das faltas, o confessor pode expressar-se assim: «Deus todo-poderoso e eterno, ao teu servo que se confessou a ti, perdoa os pecados na tua misericórdia, a fim de que a culpa da consciência não lhe seja mais prejudicial para a pena do que a indulgência da tua piedade lhe é útil para o perdão», etc. Omnipotens sempiterne Deus, confitenti tibi huic famulo tuo N, pro tua pietate, peccata relaxa, ut non plus ei noceat conscientiae reatus ad poenam, quam indulgentia tuae pietatis prosit ad veniam. Per Dominum, etc. Na Quinta-Feira Santa, o bispo utiliza a mesma fórmula ou uma fórmula equivalente. Estas fórmulas de absolvição e de reconciliação que tomamos de um antigo Ordo citado por Morin, De sacramento poenitentiae, Appendix, p. 18-20, encontram-se já quase nos mesmos termos no Penitencial de Halitgaire (§ 831). P. L., t. CV, col. 697, 704. Pode-se consultar ainda Morin, op. cit., Appendix, p. 25, 48, 51, 55, 71, e Martene, De antiquis Ecclesiae ritibus, l. I, c. VI, a. 7º No século X, encontram-se fórmulas de transição, isto é, deprecativas e indicativas com menção ao poder sacerdotal. A mais antiga fórmula indicativa que foi assinalada pertence a um Ordo editado na Magna Bibliotheca Patrum, Colônia, 1618, t. VII, p. 423-424; ela figura no meio de uma série de fórmulas deprecativas e refere-se, sem dúvida, à absolvição da Quinta-Feira Santa: «nós também, em virtude da autoridade que nos foi confiada por Deus, ainda que sejamos indignos dela, vos absolvemos do laço dos vossos pecados, a fim de que mereçais ter a vida eterna.» Nos etiam, secundum auctoritatem nobis indignis a Deo commissam, absolvimus vos ab omni vinculo delictorum vestrorum, etc. A fórmula seguinte, relatada por Vincenzo Garofali, diz: «Que Deus (ipse) te absolva de todos os teus pecados e desses pecados que acabas de me confessar diante de Deus... e com a penitência que acabas de receber, sê absolvido por Deus Pai e Filho e Espírito Santo e por todos os seus santos e por mim, mísero pecador, a fim de que o Senhor te perdoe todos os teus pecados e que Cristo te conduza à vida eterna.» Garofali, Ordo ad dandam poenitentiam, Roma, 1791, p. 15º Fixamos no século XI a introdução das fórmulas indicativas. O primeiro atestado que se tem delas é pouco anterior ao ano 1100, data da morte de Raoul l’Ardent, que, em um de seus sermões, a propósito da confissão dos pecados leves aos fiéis, distingue, ao que parece, entre a absolvição sacerdotal necessária para os pecados graves, evidentemente de forma indicativa: Ego dimitto tibi peccata, e a absolvição deprecativa: Misereatur tui omnipotens Deus, dos pecados leves que ele convida os fiéis a confessarem mutuamente pela manhã, à noite e em todas as circunstâncias. Raoul Ardent, Homil., XXIV, in Litania major, P. L., t. CLV, col. 1900. Parece que, durante o século XI, as fórmulas deprecativas ou, pelo menos, as fórmulas de transição da absolvição permaneceram em vigor. Morin, De sacramento poenitentiae, Appendix, p. 48, 71, e Martene, De antiquis Ecclesiae ritibus, l. I, c. VI, a. 7, Ordo XIV, dão modelos interessantes delas.
A fórmula indicativa acaba por prevalecer no século XIII. São Tomás de Aquino, no seu Opuscule XXII, c. V, escrito por volta de 1270, observa que o seu adversário alega que, trinta anos antes, a fórmula deprecativa ainda era a única em uso. Teria sido fácil ao santo doutor mostrar, se tivesse querido dar-se ao trabalho, a falta de fundamento dessa asserção. Contudo, tal alegação teria sido impossível se as fórmulas de transição tivessem sido, há muito tempo, completamente abandonadas. O Penitencial de João de Deus, l. I, c. II, fornece-nos um exemplo da fórmula indicativa empregada por volta de 1247: «Eu te absolvo pela autoridade de Nosso Senhor Deus Jesus Cristo e do bem-aventurado apóstolo Pedro e do nosso ofício.» Ego absolvo te auctoritate Domini Dei nostri Jesu-Christi et beati Petri apostoli et officii nostri. Vê-se em que esta fórmula difere da seguinte, que é uma fórmula de transição: «Que Deus vos absolva pelo nosso ministério de todos os vossos pecados,» etc. Ipse vos absolvat per ministerium nostrum ab omnibus peccatis vestris. Morin, loc. cit., p. 71º Ambas mostram, ainda que em termos diferentes, que o padre ou o bispo que absolve não é senão o ministro do sacramento, enquanto o autor da graça remissiva do pecado é Deus mesmo por Jesus Cristo, Nosso Senhor. É o que havia expressado de forma muito clara o pseudo-Élio na passagem que citamos. É o que os escolásticos, os teóricos do sacramento da penitência, colocarão sob uma luz mais viva.
Morin, Comment. historicus de disciplina in admin. sacramenti poenitentiae, Antuérpia, 1682; Martène, De antiquis Ecclesiae ritibus, Ruão, 1700, l. I, c. VI. — Sobre os Penitenciais, ver sobretudo Wasserschleben, Die Bussordnungen der abendlandischen Kirche, Halle, 1851; Schmitz, Die Bussbücher und die Bussdisciplin der Kirche, Mainz, 1883; Malnory, Quid Luxovienses monachi ad regulam monasteriorum atque ad communem Ecclesiae profectum contulerunt, Paris, 1894, p. 62 sq. Um dos principais Penitenciais é o de Halitgaire, P. L., t. CV, col. 654 sq. O texto não deve ser lido em Migne, mas no Penitencial de Teodoro de Wasserschleben, ou em Schmitz.
Autor original: E. Vacandard
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor