NOULLEAU — João Batista, oratoriano francês (1604-1672). Nasceu em Saint-Brieuc, a 24 de junho de 1604, de pais distintos no corpo dos vereadores e dos magistrados. Fez seus estudos de humanidades em sua cidade natal, a retórica e a filosofia em Rennes, e depois três anos de teologia em Nantes junto aos Padres do Oratório, onde entrou com 20 anos, a 5 de janeiro de 1624. Em 1639, é nomeado arquidiácono, depois teológico de Saint-Brieuc; em 1641, trabalhava sob as ordens de M. de Harlay, bispo de Saint-Malo, com vários de seus confrades, padres do Oratório; de lá veio pregar a Paris, onde se destaca em Saint-Paul, em Saint-Laurent.
1° O reformador antigalicano. Tendo morrido em 1641 M. de Vilazel, seu bispo, Noulleau compôs Le modèle d'un grand évêque en la personne de feu M. Étienne de Vilazel, panfleto em que narra que o defunto « meditava há muito tempo em fazer na Corte » uma prédica para denunciar o concordato de Francisco I, que « havia arrancado a santidade da Igreja, e nela lançado a mundanidade ». O sucessor, M. de la Barde, muito galicano, não apreciou esse espírito de reforma que se exibia em sermões, muitas vezes apoiados por escritos como o livro Les conseils ecclésiastiques et le sénat de l'Église, composto para incitar os bispos a se valerem dos conselhos dos principais membros de seu clero, como a Conjuration contre les blasphémateurs, Paris, 1645, na qual intima a cumprir seu dever a rainha regente, o duque de Orléans, Monsenhor o Príncipe, Mazarino, o chanceler, os bispos, os parlamentos, os senhores e as damas de piedade.
Noulleau pregou com tanta força contra os abusos durante a reunião dos Estados em Saint-Brieuc, em 1643, que M. Boucherat, depois chanceler da França, apresentou queixa ao bispo, que o desculpou em público, mas o repreendeu em particular. O teológico respondeu que a verdade lhe era mais cara que a vida, e continuou com a mesma força a invectivar contra o vício. Outro desentendimento: tendo M. de la Barde excomungado seu oficial, com mais de 80 anos, por não ter ousado fazer fechar uma prédica protestante, Noulleau tomou o partido do oprimido. Mas o que acabou de desentendê-lo com seu bispo foi seu livro: Politique chrétienne et pour chacun MM. de l'assemblée ecclésiastique de tous générale du clergé, Paris, 1646, in-12. Nem os papas, nem os reis, diz ele, « presumem fazer nada sem conselhos »; só os bispos de hoje pretendem a uma soberania absoluta.
O teológico recebeu a ordem de não mais pregar, em 1617; apelou da sentença, mas não pôde obter justiça alguma, talvez por causa de certos escritos: Traité de l'extinction des procès, que havia descontentado os homens de leis e os chicaneiros; Usage canonique des biens de l'Église, que certos beneficiários haviam apreciado muito pouco; Des élections à l'état ecclésiastique, que o haviam desentendido com o clero. Respondeu à sua maneira habitual, imprimindo: De la nécessité des conférences, des études et de la vie commune des ecclésiastiques. Não podendo pregar do púlpito, fê-lo nas ruas e nas praças públicas, e assim se atraiu, em 1649, um novo interdito, não só de pregar, mas de confessar e até de dizer a missa.
Sua resposta foi um Traité de la sainte liberté de la parole de Dieu et de la fermeté du prédicateur évangélique, com três dissertações: 1° De la liberté de saint Ambroise, de saint Jean Chrysostome et de saint Basile; 2° la liberté apostolique de saint Bernard et du bienheureux Pierre Damien; 3° De celle de Pierre de Blois et de Gerson. Novo interdito fulminado em 1653 ou 1654. Não se deve, por isso, fazer de Noulleau um « maníaco de reforma, brincando de esconde-esconde com seu bispo », mas sim « um sublime génio, um homem de Deus, uma definição viva e ardente, tão terna quanto apaixonada, tão judiciosa quanto intrépida do cristianismo... Rígido, se se quiser, e obstinado, mas sempre senhor de si, humano, sobrenatural em alto grau e de uma sabedoria perfeita ». Brémond, Hist. litt. du sentiment religieux, t. vii, p. 199, 212.
2° O místico.
Por causa dessa mesma rigidez do teólogo, por causa da grandíssima austeridade de sua vida, os que lhe queriam mal o fizeram suspeitar de jansenismo; mas, seis meses antes da condenação das cinco proposições por Inocêncio X, mandou imprimir um Traité de l'amiable composition des différends du temps sur le sujet de la fréquente communion et de la grâce, onde fala abertamente contra os partidários de Arnauld e de Jansénius; imaginou até mesmo um sistema sobre a graça, para reunir os dois partidos opostos, tomistas e molinistas. Ver Batterel, Mémoires, t. iii, p. 117.
Tampouco se pode fazer dele um galicano: escreveu um Traité de l'autorité du Saint-Siège, onde, diz Batterel, « ele guarda rancor aos bispos da França que, à frente de seus mandamentos, não se dizem bispos Sanctae Sedis gratia. M. de Saint-Brieuc estava nesse caso. » Ibid., p. 141.
Na exposição do verdadeiro espírito do cristianismo, vem imediatamente depois dos maiores escritores do Oratório, Bérulle, Condren... É aliás o nome de quatro de suas obras. Depois de uma Pratique de l'oraison, Saint-Brieuc, 1645, dá à luz L'esprit du christianisme dans l'exposé de la loi de Moïse selon l'Évangile...; L'esprit du christianisme dans le saint sacrifice de la messe...; L'esprit du christianisme dans la conduite de la vraie pénitence.... A esses livros, publicados no mesmo ano, Paris, 1664, com L'idée du vrai chrétien, um dos mais belos, deve-se acrescentar De religione christiana, sive de Christo et christianismo ex meris et solis Scriptura, Patribus et Doctoribus Ecclesiae, do qual não se pode dizer se foi impresso; em Politique chrétienne de Mgr le Dauphin, les exercices de piété, Paris, 1665; um grande número de panfletos escritos em latim e em francês, dos quais vários foram reunidos sob este título: Diverses pièces latines et françaises de J.-B. Noulleau, théologal de Saint-Brieuc sur les libertés de l'Église gallicane, 1665 e 1666.
Aqui só se pode dar uma ideia muito sucinta da doutrina de Noulleau; estudando-a, H. Brémond faz esta reflexão: « Assim, pois, nunca esgotaremos a glória da Escola francesa », t. vii, p. 247. Prestou grandíssimo serviço ao dar a conhecer este esquecido, cujas obras são praticamente impossíveis de encontrar.
O princípio de que faz depender tudo o mais é a omnipresença de Deus: « Deus em nós, nós em Deus; Deus animando tudo o que somos; nós animados de tudo o que Deus é. » O primeiro dever é adorar, porque o cristão « quer sempre voltar-se para Deus mais pelos próprios interesses de Deus do que pelos seus. » Mas não se pode adorá-lo sem amá-lo, porque é preciso « adorar principalmente Deus sob o título de Pai e, por conseguinte, de Filho e de Espírito Santo », por intermédio de Jesus Cristo, em quem Deus « pôs todo o seu espírito, todos os seus pensamentos, todos os seus cuidados, todo o seu coração, todo o seu amor, todas as suas graças, todos os seus tesouros. »
A religião consiste, pois, « nesse trajeto perpétuo de nossas almas a Deus por Jesus Cristo »; a única oração verdadeira « deve falar a Deus de Jesus Cristo, falar de Deus a Jesus Cristo », pois Deus « não tem no coração senão Jesus Cristo ». Tudo se reduz, portanto, a « não respirar incessantemente senão Jesus Cristo, como a vida de nossa vida. Detendo-se em Jesus Cristo ao longo de todo o ano, tira-se vida de todos os seus mistérios, como o corpo da criança a tirava de todos os membros do profeta que se havia encurtado sobre ele. »
Poder-se-ia chamá-lo o teólogo do puro amor, tanto fala do amor puro com eloquência, com entusiasmo. Para ele, o puro amor não é outra coisa senão a piedade perfeita: « Ó grande Deus, que eu nunca me persuada de que não se é obrigado a vos amar de amor, a vos amar de coração e de toda a potência afetuosa de sua alma. É um hino entusiasta o que ele canta à penitência, que lhe devolve o amor, única tábua do meu naufrágio, única esperança dos pecadores — como eu, para que doravante tu me sejas amável. » « Não vos peço, diz ele ainda, como Filipe: « Mostrai-me a face de vosso Pai.... » Seria pedir-vos com isso algo para mim de certo modo mais do que para vós. Não, Senhor, dai-me somente vosso puro amor, e ele me bastará só por si para toda sorte de paraíso. » Brémond, op. cit., p. 248, 260.
Antes de Fénelon, preocupa-se com o que chamamos a questão social, cuja solução ele só vê no espírito do Evangelho, no cumprimento da lei de Deus, que ele chama « a maior das políticas ». Ninguém, grande ou pequeno, poderia « estar na caridade perfeita » sem ter o cuidado de procurar o bem público. Da ideia do cristão perfeito se desprende sua Teologia dos grandes, poderosos apenas para estabelecer o reino de Deus por Jesus Cristo, « para fazer grandes bens, impedir grandes males ».
Naquilo que Noulleau chama « A tragédia deste mundo », Deus bem se guarda de expor seus verdadeiros filhos ao perigo como faz com os grandes, os « plebeus da casa de Deus e de seu reino... não são mais que personagens de teatro. » Para se salvarem, estão obrigados a mais virtude do que os pequenos. Fazei, diz-lhes ele, longas orações, visitai os lugares santos, servi os pobres com vossas mãos; isso não basta, precisais de « ações heroicas de caridade e de justiça cristã... Os pequenos não estão no mundo senão como bigornas sobre as quais se bate incessantemente, o que faz com que, não tendo tempo de respirar, não tenham tempo de pecar. Deve-se obrigar ao repouso dominical tanto os garçons de café quanto os farmacêuticos.
« É impossível que um reino não se divida... quando não se faz justiça a cada um... Nunca se deve pôr todo o bem de um lado, todas as riquezas, todas as honras... pois, querendo todos ter parte... na felicidade do seu século... se os despojarem de tudo, eles não amam na república onde são tão mal tratados senão a sua desolação... Não se deve reduzi-los a tal ponto de desespero que não temam, a exemplo de Sansão, derrubar a casa sobre si mesmos. » Brémond, p. 229-247.
Ele próprio caracterizou seu estilo: « Procurei que não houvesse uma palavra superflua... Tudo nele é denso, tudo conciso... Uma palavra abreviada, verbum abbreuiatum, toda substância de verdade, toda essência de verdade. » Ibid., p. 265.
Desde 1653, quando todo ministério lhe fora proibido em sua diocese, retirara-se perto de uma capela chamada Notre-Dame-de-Bon-Repos, levando uma vida muito mortificada, fazendo-se dar a disciplina ao meio-dia e à noite. Em 1666, foi-lhe notificada a proibição de dizer a missa nessa capela. Desde então, ia todos os dias a três léguas e meia de lá, ao burgo de Saint-Quel ou Saint-Qué, na diocese de Dol. Ali renovou, diz Batterel, « o espírito do cristianismo ». Morreu por volta de 1672; seu corpo foi sepultado em Saint-Brieuc « sob sua cátedra teológica ».
Batterel, Mémoires domestiques..., t. iii, p. 109-142, que se apoia nos Mémoires de M. le curé de Saint-Michel e nos Registres de l'Oratoire; Brémond, Histoire littéraire du sentiment religieux, t. vii, p. 197-265; Correspondant, 10 de outubro de 192S; Moréri, Le grand dictionnaire, édit. de 1759.
A. Molien.
Autor original: A. Molien
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor