NICOLAS DE CLAMANGES, professor em Paris e cônego de Langres (1363?-1437).
I. Vida e caráter. — Nicolas Poillevilain nasceu por volta de 1363 em Clamanges, na diocese de Châlons (Marne); por isso é chamado em latim de Clamangiis ou Clemengis, e em francês de Clémanges ou de Clamanges. Era de família burguesa, mas pobre. Um de seus tios maternos foi professor de medicina; seu irmão Étienne tornou-se reitor do Collège de Navarre. Foi nesse colégio que Nicolas entrou como bolsista, no decorrer de seu décimo segundo ano. Ali estudou as artes liberais sob Gérard Machet e Pierre de Nogent. Mestre em artes, abriu seu ensino em 1381. Ao mesmo tempo, pôs-se à escola de Pierre d'Ailly e de Gerson, cujas ideias sobre a ascese e a mística ele apreciava muito; mas nunca passou, em teologia, do grau de bacharel.
Seu ensino na Faculdade de Artes tornou-o em breve célebre. Já se sustentou mesmo, com base em von der Hardt, Magnum œcumenicum Constantiense concilium, t. i b, p. 72, que ele se tornou reitor da universidade de Paris por volta de 1383; mas essa informação, aceita por Müntz, Féret etc., parece não confirmada. O fato é que, excelente latinista e orador eloquente, foi designado várias vezes para intervir, em nome da universidade, na política de seu tempo.
Tornando-se secretário pontifício na corte de Avignon em 1397, teve de sofrer as dificuldades que surgiram alguns anos depois entre o papa e o rei da França. Acusaram-no, em particular, de ter redigido e até inspirado a bula cominatória de 1408. Retirou-se para Gênova, depois sucessivamente para a cartuxa de Valprofonds e para a de Fontaine-du-Bosc. Seus últimos anos são pouco conhecidos. Encontra-se-o em 1412 em Langres, onde é cônego e tesoureiro da catedral. Em 1425, está de novo em Paris, onde retomou seu ensino. Morre em 1437 no Collège de Navarre. Foi ali que foi sepultado e que, até a Revolução, pôde-se ler seu epitáfio.
Nicolas de Clamanges é uma bela figura da pré-renascença. Apaixonado ao mesmo tempo pela beleza clássica, pela reforma religiosa, pela paz social, ele não brilha apenas entre os Gérard Machet, os Monstrelet, os Gonthier Colli, os Jean Muret, toda a plêiade desses homens de valor, seus amigos, que honraram a universidade de Paris no início do século XV; foi da linhagem dos mais ilustres. Pierre d'Ailly e Gerson, a quem dedicou vários de seus escritos, superam-no incontestavelmente pela influência e pelas obras; mas ele lhes é aparentado, no entanto, pela qualidade de sua alma e pela nobreza de seu ideal.
Para conhecer o homem, é preciso ler sobretudo sua correspondência, assim como os deliciosos pequenos tratados De fructu eremi, Opera, p. 121 sq., e De fructu rerum adversarum, Op., p. 132 sq., que ele compôs na época de suas provações. Vê-se aparecer ali o erudito muito versado na literatura antiga, o admirador de Virgílio, de Cícero, de Terêncio, o poeta, o orador que despertou na universidade de Paris o amor pela antiguidade clássica; descobre-se ali sobretudo, a cada página, a delicadeza de seus sentimentos, o ardor de seu zelo religioso, a justeza e a moderação de seus julgamentos, a serenidade de sua filosofia.
II. Ideias. Do ponto de vista das ideias, Nicolas é conhecido sobretudo por suas críticas contra os abusos da dialética, contra a simonia no alto clero, contra a multiplicação das festas. É preciso, porém, entender bem o sentido de suas sátiras e não perder de vista o espírito em que foram escritas. O melhor meio de compreendê-las será percorrer os opúsculos nos quais ele as formulou.
Os abusos da dialética são criticados no De studio theologico, o mais acabado de seus escritos. É uma resposta a um bacharel em teologia de Paris, Jean de Piémont, que lhe havia perguntado se julgava mais útil à sua salvação tomar o grau de mestre e, uma vez doutor, dedicar-se ao ensino. Nicolas lamenta o grande número dos que buscam graus por ambição ou cupidez, que gastam para isso seu patrimônio, contraem dívidas, rivalizam em ostentação e terminam reduzidos à mendicância, à bajulação, à corrida por benefícios, «essa sede de que os homens ardem hoje de modo incrível». Ele não admite nem mesmo que se estude unicamente para saber ou para ter o lazer de especular em paz: salvar as almas, eis o único fim que, a seus olhos, legitima uma vida de estudo e de ensino.
Toma disso ocasião para expor os deveres do teólogo ou do pregador, o que para ele é tudo uma coisa só. O teólogo deve levar uma vida exemplar, para que sua conduta não contradiga suas palavras; deve estar em estado de graça, para que sua palavra, brotada da fonte da caridade, seja ardente e eficaz; deve meditar com assiduidade as sagradas Escrituras e os comentários que delas fizeram os Padres.
É a esse propósito que Nicolas critica os teólogos de seu tempo: «Negligenciam, no testemunho, a explicação da Escritura, à qual dão pouco valor»; riem-se dos raciocínios apoiados na autoridade, como se as invenções da imaginação humana valessem mais do que os textos inspirados! Esses escolásticos desperdiçam todo o seu gênio em estéreis sutilezas; fazem obra de sofistas em vez de teólogos, e seus raciocínios engenhosos não são senão uma casca sem fruto. Os exercícios a que se entregam aguçam o espírito, mas não inflamam o coração nem levam a alma à virtude. «A ciência que só instrui a inteligência, que é ela, senão um fermento de vã glória, uma lâmpada sem óleo?» Para Nicolas, a verdadeira ciência, que todo teólogo deve buscar, é a que penetra a alma até suas disposições mais íntimas, affectum.
Sua antipatia pelos excessos da dialética lhe é dictada por seu senso religioso; é um sentimento análogo ao que animava Gerson e que fazia Bossuet dizer: «Ai da ciência que não se converte em amar.» E porque esse alimento total da alma é, no fundo, a verdade divina, ele lamenta o tempo em que Padres e teólogos nada afirmavam que não fosse confirmado pelo testemunho da Escritura.
Outra queixa que ele faz à maior parte dos doutores de seu tempo é confinar-se nas escolas e deixar a mercenários ignorantes o cuidado de suas paróquias. Que espanto há se o povo cai no erro e na superstição, quando nenhum teólogo o instrui? Em vez de discutir sobre textos, melhor seria curar as almas. Sem dúvida, são necessários professores de teologia, mas não é o médico mais útil quando, depois de aprender sua arte, a aplica? Nicolas declara, em consequência, ao seu correspondente, que nenhuma vida pode ser mais perfeita do que a dos apóstolos.
Nicolas de Clamanges falou da simonia e, em geral, dos abusos que constatou na Igreja, em seu De corrupto Ecclesiæ statu, intitulado também por vezes De ruina Ecclesiæ. A paternidade desse opúsculo foi discutida. Ad. Müntz deu razão contra Trithemius, que o inscreve no catálogo das obras de Nicolas. Sua tese, adotada por Al. Knöpfler, no Kirchenlexicon, t. ix, p. 298 sq., art. Nicolaus von Clemanges, foi combatida por G. Schuberth, Nic. v. Clamanges als Verfasser der Schrift de corrupto Ecclesiæ statu, Leipzig, 1888, e por P. Hemmerle, Nicolaus Poillevillains, genannt Nic. von Clemanges und die Schrift « De corrupto Ecclesiæ statu », em Histor. Jahrbuch, 1906, p. 803-812. Müntz não conhecia nenhum manuscrito que atribuísse o opúsculo a nosso autor; encontraram-se vários depois; ele julgava o fundo e a forma da obra incompatíveis com as ideias e o estilo de Nicolas: argumentos desse tipo são dificilmente peremptórios, pois as ideias de um autor podem mudar segundo as épocas, e seu estilo variar segundo o gênero de escritos de que se trata. É preciso, portanto, ao que parece, ater-se, até mais ampla informação, à atribuição tradicional.
Aliás, a inspiração geral do De corrupto Ecclesiæ statu revela um verdadeiro parentesco com o De studio theologico. Sem dúvida, o autor emprega os termos mais duros para criticar o fisco pontifício, que fez da Cúria «uma caverna de ladrões», a vaidade dos cardeais que acumulam benefícios «não por dezenas, mas por centenas», o absenteísmo dos bispos, tornados servidores dos príncipes mais do que de Deus e da Igreja, a indignidade dos cônegos, «porcos do rebanho de Epicuro» e «joguetes das Erínias», a ignorância e a ociosidade do baixo clero, caído no desprezo público, o orgulho e a jactância dos frades mendicantes, como se a perfeição dos perfeitos não fosse «nunca se crer perfeito», a impudência das monjas, cujos mosteiros já não são santuários de Deus, mas de Vênus.
Seu objetivo não é, por isso, menos edificar do que destruir: se fustiga os defeitos dessa Igreja que ama, é apenas para devolver-lhe seu antigo esplendor. Ela está dilacerada pelo cisma; é, segundo ele, um castigo ao qual é vão querer pôr fim, se ela não merecer, pela humildade e pela reforma, que Deus lhe devolva sua unidade perdida. Todo o opúsculo de Nicolas visa promover essa renovação «por dentro», que já reclamavam seus amigos Pierre d'Ailly e Gerson. Não foi a Pierre d'Ailly que Clemanges dedicou o De fructu eremi, e a Gerson que dedicou o De præsulibus simoniacis, Op., p. 180 sq., que é como um eco do De corrupto Ecclesiæ statu?
Essas últimas obras não fazem senão completar o De studio theologico: estas preconizam a reforma moral e disciplinar, assim como aquele preconizava a reforma intelectual na Igreja. É preciso aproximar disso o De novis festivitatibus non instituendis, Op., p. 143 sq., onde o autor louva as Igrejas que, a exemplo da de Lyon, não admitem mais novas festas. Sabe-se que a multiplicação dos dias feriados acarretava muitos abusos e estava a caminho de se tornar um flagelo social.
Em política, Nicolas de Clamanges foi antes de tudo um amigo da paz. No caso do grande cisma, ele é partidário de um entendimento pacífico. Vemo-lo intervir junto ao rei da Inglaterra Henrique IV, em 1412, em favor da paz de Auxerre. Em seu De lapsu et reparatione justitiæ, Op., p. 21 sq., dirigido ao duque de Borgonha em 1421, trata da virtude da justiça entre os grandes, levanta-se contra a guerra civil e sugere, como remédio às calamidades públicas, a convocação dos Estados Gerais.
III. Obras. As obras de Nicolas de Clamanges, publicadas em Leiden, em 1613, pelo pastor Jean Martin Lydius, sob o título de Opera omnia, compreendem dois volumes in-4°. Mas não se encontra ali o De studio theologico, que foi publicado no Spicilegium de d'Achery (edição in-fólio, Paris, 1723, t. i, p. 473-480; edição in-4°, t. vii, p. 138 sq.), depois reproduzido por Fred-Guill. Pistoth Schöpff em Aurora, t. ii, Dresden, 1857. Outros escritos que não figuram nas Opera foram publicados por du Boulay, Historia Universitatis Parisiensis, t. iv e v, Paris, 1668 e 1680; por Baluze, Miscellanea, t. iv, p. 539 sq., Paris, 1713; por Denifle e Châtelain, Chartularium Universitatis Parisiensis, t. iii, introd., p. xxxi-xxxvii [Laudatio Franciæ], Paris, 1894.
Antes da publicação das Opera, várias obras de Nicolas já tinham sido impressas, algumas mesmo em várias ocasiões. Encontrar-se-á uma lista dos incunábulos no Repertorium de Hain, e das edições posteriores no Manuel de Brunet e no Trésor de Graesse. Na época da Reforma, quiseram fazer de nosso autor um precursor do protestantismo; daí traduções como l'Escrit de Nicolas Clemangis, docteur de Paris et archidiacre de Bayeux, touchant l'estat corrumpu de l'Église, Orléans, 1654, e Dass in Concilium irren möge, Augsburgo, 1537.
Permaneceram inéditos os comentários aos sessenta primeiros capítulos de Isaías, assinalados por Launoy, Regii Navarræ gymnasii Parisiensis historia, Paris, 1677, p. 579, bem como alguns escritos de menor importância: cartas, poesias ou sermões.
Falta ainda um bom estudo de conjunto sobre Nicolas de Clamanges. A tese de A. Müntz, Nicolas de Clemanges, sa vie et ses écrits, Estrasburgo, 1846, é muito sumária e já bem envelhecida. Ant. Thomas precisou depois, em Romania, t. xxv, 1896, p. 132, a data da morte de Nicolas de Clamanges. P. Hemmerle, depois de ter restituído a nosso autor o De corrupto Ecclesiæ statu, estudou sua posição em relação ao grande cisma, e depois suas ideias sobre a religião e a política religiosa; suas publicações intitulam-se: Nicolaus Poillevillains, genannt Nic. von Clemanges und die Schrift « De corrupto Ecclesiæ statu », em Historisches Jahrbuch, 1906, p. 803-812; Der Pariser Theologe Nicolaus Poillevillain, genannt Nicolaus von Clemanges und seine Stellung zum Schisma seiner Zeit, progr., Attringen, 1909; Das religiöse und kirchenpolitische System des Pariser Theologen Nicolaus Poillevillain, genannt Nicolaus von Clemanges, 1363-1437, dissert., Tübingue, 1911. G. Voigt deu a conhecer em Nicolas o latinista, em Die Wiederbelebung des klassischen Altertums, t. ii, 3ª ed., p. 349-356.
Notícias sobre Nicolas de Clamanges encontram-se à frente das Opera omnia publicadas em Leiden (por Lydius); em Oudin, Commentarius, t. iii, p. 2321 sq.; Fabricius, Bibliotheca latina Mediæ et Infimæ Ætatis, t. i, p. 360 sq.; von der Hardt, Magnum œcumenicum Constantiense concilium, Frankfurt e Leipzig, 1700, t. i, p. 71-87; E. du Pin, Nouvelle bibliothèque des auteurs ecclésiastiques, t. xii, p. 78 sq.; Hurter, Nomenclator literarius, t. ii, 3ª edit., col. 798-801; A. Molinier, Les sources de l'histoire de France, des origines aux guerres d'Italie, t. iii, Paris, 1903, p. 170-171; P. Féret, La Faculté de théologie de Paris et ses docteurs les plus célèbres, Moyen Âge, t. iv, Paris, 1897, p. 275-295; Kirchenlexicon, 2ª edit., t. ix, col. 298-306 (por Knöpfler); Realencyclopädie, 3ª edit., t. iv, p. 138-142 (por Bess, que reconhece em Nicolas «um filho fiel de sua Igreja»).
E. Vansteenberghe.
Autor original: E. Vansteenberghe
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor