MOYNE (PEDRO LE)

MOYNE (PEDRO LE)

MOYNE (Pierre Le), da Companhia de Jesus, literato francês, 1602-1671. Nascido em Chaumont-en-Bassigny em 4 de março de 1602; entrou no noviciado de Nancy em 5 de outubro de 1610, ensinou as humanidades no colégio de Reims, a filosofia em Dijon, «foi chamado a fazer parte dessa elite de pregadores e regentes que, vindos de todos os cantos da França, dirigiam em Paris o colégio de Clermont», H. Chérot, S. J., Étude sur la vie et les œuvres du P. Le Moyne, Paris, 1887, p. 13; «a predicação e a direção ocupavam a melhor parte de seu tempo», ibid., p. 20; e ele próprio escrevia: «Não havia nele nada de violento além da paixão de escrever, mas, longe de se acalmar com o tempo, ela só ia crescendo», p. 25; «a partir de 1650, não prega mais, mas escreve sempre... Esse ardor se manteve até o fim de sua vida, que talvez tenha abreviado», p. 27; morreu piedosamente em 22 de agosto de 1671, na casa professa da rua Saint-Antoine; seu corpo repousa nos subterrâneos da igreja Saint-Louis.

A produção literária do P. Le Moyne não nos interessa aqui; das numerosas obras desse escritor fecundo, mencionaremos apenas dois opúsculos que tiveram as honras das Provinciales: o Manifeste apologétique pour la doctrine des religieux de la Compagnie de Jésus, contre une prétendue théologie morale, et d'autres libelles diffamatoires publiés par leurs ennemis, Paris, 1644, in-4°, 150 p.; Rouen, 1611, in-8°, 271 p.; e La dévotion aisée, Paris, 1652, in-8°, 201 p., reeditada várias vezes, em particular pelo P. Doyotte, S. J., Paris, 1881, in-18, 210 p.

A «pretendida teologia moral», à qual respondia o Manifeste apologétique, não era senão o livro de Ant. Arnauld, publicado sem nome de autor sob o título de Théologie morale des jésuites, extraite fidèlement de leurs livres, contre la morale chrétienne en général, in-8°, Paris, 10 I.

Deixando a outros — ao P. Caussin sua Apologie pour les religieux de la Compagnie de Jésus, à la Reine régente, Rouen, 1644, in-8°, e sua Réponse au libelle intitulé la Théologie morale des jésuites, Paris, 1644, in-8°; e ao P. Annat, seu Le libelle intitulé... contredit et convaincu en tous ses chefs, Paris, 1644, in-8° — deixando, pois, a outros mais competentes do que ele o cuidado de discutir teologicamente as acusações feitas por Arnauld contra a moral dos jesuítas, Le Moyne «tomou a questão por seus lados mais elevados, certo de desdobrar assim com maior vantagem seus recursos oratórios», Chérot, p. 129-130; atacou o autor anônimo da Théologie morale, reprovando-lhe três imposturas «das mais negras e das mais marcadas»: «pela primeira, esse homem transforma opiniões de alguns particulares em crimes gerais...; pela segunda, apresenta opiniões que não nasceram entre nós, que vieram de outro lugar, que já eram velhas nas Escolas antes que houvesse jesuítas no mundo;... pela terceira, falsifica os textos dos autores...», citado por Chérot, p. 133.

O Manifeste do P. Le Moyne foi denunciado ao Parlamento, mas o caso não teve seguimento. Cf. Chérot, p. 136, nota. A décima primeira Provinciale apenas faz uma rápida alusão a isso: «Pois que fruto resultou de tantos sábios doutores e de toda a universidade o terem repreendido com tantos livros? Que fizeram vossos Padres Annat, Caussin, Pinthereau e Le Moyne, nas respostas que a isso deram, senão cobrir de injúrias aqueles que lhes haviam dado esses avisos tão salutares?» Citado por Chérot, p. 137, nota.

La dévotion aisée pretende ser apenas a reprodução de uma conversa do P. Le Moyne com Madame de Toisy; visa duas categorias de leitores: os «apreensivos», que se assustam com demasiada facilidade com a devoção, e essas almas inquietas que só veem devoção nesse «andar superior, a que só se sobe por uma longa cruz e por uma morte contínua; a que só sobem contemplativos e extáticos». Citado por Chérot, p. 210-211.

Em suma, o livro do P. Le Moyne é como uma réplica da Introduction à la vie dévote; como esta, propõe-se a demonstrar que «a devoção não é inacessível, como se quer fazer crer. Ela tem regiões altas para as almas que têm alas; tem regiões baixas para aquelas mesmas que têm dificuldade de andar. E, por conseguinte, não é apenas para esses desapegados e livres que estão desligados do mundo. É ainda para esses embaraçados que arrastam uma família e uma fortuna, que têm pretensões e negócios, que estão carregados de todos os deveres e de todas as necessidades da vida comum.» Citado por Chérot, p. 210, nota 2.

«Seria fácil, acrescenta o P. Chérot, prosseguir o paralelo (entre a Introduction e La dévotion) nos detalhes. Os pensamentos que mais foram criticados em La dévotion aisée são precisamente aqueles em que o autor mais se aproxima de seu ilustre predecessor.» Trata-se particularmente da vestimenta e do adorno, da casa e dos móveis, e dos divertimentos.

O P. Le Moyne provavelmente não suspeitava do alvoroço que se levantaria em torno de seu livro. Já em 28 de outubro de 1652, o famoso Toussaint des Mares, padre do Oratório, «Port-Royalista de fora» e dos mais ardentes, numa carta de 12 páginas in-4°, intimou o P. de Lingen a retirar a aprovação que havia dado ao livro de seu confrade, obra que «no julgamento de todos os sábios, não é apenas a loucura de um poeta extravagante como é o P. Le Moyne, mas uma obra de trevas, que só pode ter sido sugerida por um anjo de perdição..., que só fala como pagão e à maneira dos mais libertinos de todos os pagãos.» Cf. Chérot, p. 213.

A ameaça de polêmica com que o oratoriano acompanhava sua intimação não perturbou o jesuíta. Foi Le Maistre de Sacy quem se encarregou da execução: La dévotion aisée foi tournée en ridicule foi posta em ridículo nas Les Enluminures do famoso almanaque dos PP. Jesuítas, intitulado La déroute et la confusion des jansénistes ou triomphe de Molina jésuite sur S. Augustin, s.l., 1654. Ver em Chérot, p. 215-217, algumas amostras dos «versos prosaicos» da oitava enluminura, inteiramente consagrada ao livro do P. Le Moyne.

«Quando o riso bronco das Enluminures se calou, uma voz se ergueu de repente de Port-Royal, varonil e vibrante, que falava um francês de um sabor desconhecido, apaixonada como a eloquência, leve e alada como a ironia. Os anos de 1656 e 1657 viram aparecer as Petites lettres. A oitava Enluminure se havia tornado a nona e a décima primeira provinciais.» Chérot, p. 221.

La dévotion aisée ainda é tema da sátira burlesca de Barbier d'Aucour, Onguent pour la brûlure, ou le secret pour empêcher les jésuites de brûler les livres, 1664, in-4°; reedição em Colônia, 1682, in-12. Ver em Chérot, p. 225-227, alguns trechos escolhidos desse panfleto. O abade Maynard, em sua edição das Provinciales, t. i, p. 395-401, julgou dever inocentar a vítima de Pascal.

Lealmente, o P. Chérot se mostra mais severo com seu confrade do século XVII: «Reconhecendo a justeza das observações do Sr. abade Maynard, digamos no entanto que o livro do P. Le Moyne tem, a nosso ver, dois defeitos: um é seu título, o outro é o ponto de vista demasiado exclusivo de suas teorias.» p. 229.

«O religioso para quem a prática habitual de suas regras havia feito da virtude uma segunda natureza, achava fácil o exercício do bem, e julgava os outros a partir de si mesmo... Mas falou demasiado da vitória (e das alegrias que ela proporciona) e não bastante da luta, e esqueceu que nessa luta, nada menos que fácil, todo cristão precisa da graça.» P. 229-231.

Tendo lealmente reconhecido os defeitos de seu herói, o historiador do P. Le Moyne pode protestar com tanto mais razão contra a assimilação tentada por Pascal entre devoção fácil e moral relaxada; se o P. Le Moyne demonstra que é mais fácil viver cristãmente do que seguir os erros do mundo, não se segue daí que ele alargue além da medida o caminho estreito do bem.

As Peintures morales do P. Le Moyne foram também objeto dos ataques de Pascal na nona e na décima primeira Provinciais; cf. Chérot, p. 104-109; como pouco ou nada interessam à teologia, nada diremos sobre elas.

O livro do P. Chérot se impõe evidentemente para um conhecimento completo do P. Le Moyne. Sommervogel dele se serviu para o artigo Moyne (Pierre Le) da nova edição da Bibliothèque de la Compagnie de Jésus, t. v, col. 1356-1371. Remete também a um artigo de E. de Forest, Pierre Lemoyne. Sa vie et son œuvre, na Revue de France, 1876, t. xviii, p. 102-134. Para a disputa de La dévotion aisée, cf. Mémoires du P. René Rapin, publicados por Léon Aubineau, Paris, 1865, in-8°, t. ii, p. 191 e seguintes; e para a resposta aos ataques de Pascal contra as Peintures morales, o Manifeste apologétique e La dévotion aisée, a obra do abade Maynard, Les Provinciales de Pascal et leur réfutation, Paris, 1851, 2 in-8°. Ver também a edição de Pascal dos Grands écrivains de France, por L. Brunschvicg, P. Boutroux e F. Gazier, t. xi.

A. Fonck.

Autor original: A. Fonck

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor