LANGLOIS João Batista, nascido em Nevers em 1663, entrou na Companhia de Jesus a 3 de outubro de 1679, ensinou filosofia e teologia moral e morreu em Paris, na casa do noviciado, a 12 de outubro de 1706. Sua obra principal é a Histoire des croisades contre les Albigeois, in-12, Ruão, 1703. Mas o nome do P. J.-B. Langlois deve ser lembrado sobretudo por causa da parte importante que tomou na controvérsia que irrompeu em 1698 em torno da edição beneditina de santo Agostinho. Desse admirável monumento, o t. I havia aparecido no início de 1680, mas diversos indícios mostravam que certos meios temiam, com razão ou sem ela, que, sob pretexto de editar santo Agostinho, os mauristas exprimissem seu apego às doutrinas antimolinistas. No entanto, o aparecimento em 1690 do tomo x e último, que contém as obras do doutor de Hipona relativas à graça e à predestinação, não suscitou, de início, controvérsias demasiado graves. Procurou-se, sim, querela, e não sem razão, a dom Thomas Blampin por ter inserido, num certo número de exemplares, à frente do tratado De correptione et gratia, uma sinopse redigida por Arnauld em 1644 (encontrá-la-ão na edição de Antuérpia de 1700, t. x, entre a p. 492 e a p. 493). Por isso o P. Blampin foi censurado por seus superiores e caiu em desgraça; a calma restabeleceu-se, ao menos na aparência.
Mas os meios molinistas não deixavam de esmiuçar a edição beneditina. Nos últimos dias de 1698 apareceu um libelo anônimo intitulado Lettre de l'abbé XXX aux RR. PP. Bénédictins de la Congrégation de Saint-Maur sur le dernier tome de leur édition de saint Augustin, in-4°, 36 p., Colônia (há também uma edição in-12 de 72 p. e outra, in-12, de 144 p.). O autor fazia-se passar por abade de um importante mosteiro da Alemanha e esforçava-se por provar duas coisas: a primeira, «que os beneditinos nada fizeram em sua edição do que teriam feito, nas circunstâncias, católicos convencidos de que a condenação de Jansênio é justa, de que seus seguidores são verdadeiros hereges e de que santo Agostinho jamais ensinou seus erros»; a segunda, «que fizeram, ao contrário, tudo o que poderiam fazer espíritos artificiosos resolvidos a apoiar o jansenismo, sem dizer todavia abertamente que se tivera razão de condenar Jansênio e que não se devia considerá-lo como um autor que se afastou dos princípios e da doutrina de santo Agostinho». O autor do libelo ia ainda mais longe, pretendendo que os beneditinos só haviam reimpresso santo Agostinho «para dar uma segunda edição de Arnauld, a ponto de se dizer que o próprio Jansênio havia presidido à edição e indicado os lugares onde era preciso fazer observações e aqueles em que não era preciso fazê-las».
Quem era o autor desse libelo? Os beneditinos pensaram logo que era preciso procurá-lo entre os jesuítas. Suspeitou-se do P. Daniel, do P. Bouhours, do P. Germon. A prova parece feita de que o responsável era o P. J.-B. Langlois. D. Ruinart, em todo caso, relata em seu diário, publicado pelo P. Ingold, que, a 3 de maio de 1699, um jovem jesuíta se apresentou em Saint-Germain-des-Prés para dizer «que se chamava Emeric Langlois, e que estava surpreso de ver difamada sua família no fim de uma carta contra o abade alemão; que não podia ser o autor dessa carta, sendo muito jovem, e que, se se podia suspeitar de alguém, seria outro P. Langlois, jesuíta, que morava também no colégio». O P. Sommervogel, Bibliothèque de la Cie de Jésus, t. iv, col. 1484-1486, atribui também ele a carta do abade alemão ao P. Langlois. Essa carta foi o ponto de partida de um certo número de réplicas que se cruzaram no decorrer de todo o ano de 1699; encontrar-se-á a enumeração delas em Sommervogel, loc. cit.
O P. Langlois é certamente responsável por dois desses libelos: primeiro, do Mémoire d'un docteur en théologie adressé à Messeigneurs les prélats de France sur la Réponse d'un théologien des PP. bénédictins à la lettre de l'abbé allemand, in-12, 128 p., em que o autor retomava todas as acusações do abade alemão e se esforçava por mostrar que o teólogo dos beneditinos (o P. B. Lamy) não as havia refutado; responsável ainda por outro factum intitulado La conduite qu'ont tenue les P. bénédictins depuis qu'on a attaqué leur édition de saint Augustin, in-12, 79 p. (e também in-12, 144 p.), que refazia, à sua maneira, toda a história da controvérsia. Nesse ínterim, dom de Sainte-Marthe lançara-se na controvérsia e atacara vivamente Petau. Respondeu-se-lhe, do lado dos jesuítas, com umas Vindiciœ Petavii, que permaneceram inéditas e que o P. Sommervogel «atribuiria de bom grado ao P. Langlois».
Não temos de expor aqui as diferentes fases dessa lamentável querela. Luís XIV, no que lhe dizia respeito, pôs-lhe fim proibindo, de modo muito expresso, em novembro de 1699, que se falasse ou escrevesse ainda sobre essa contestação e ordenando «suprimir de boa-fé todos os escritos que foram feitos de parte a parte por essa ocasião». Os superiores das duas ordens religiosas transmitiram essa ordem aos seus subordinados; mas ainda se encontrarão vestígios de amargura no prefácio geral escrito por Mabillon às obras de santo Agostinho, cf. P. L., t. xxxii, p. 17-18. Roma, por seu lado, por um decreto do Santo Ofício datado de 2 de junho de 1700, condenava vários dos libelos dirigidos contra os beneditinos e, em primeira linha, a Carta do abade alemão; e no fim desse mesmo ano o papa Clemente XI, num breve muito elogioso a dom Boistard, superior geral da Congregação de São Mauro, felicitava os beneditinos pelo zelo que punham em dar os escritos dos santos padres em edições mais exatas e mais corretas do que as que se possuíam. O caso ficou por aí por ora; se a controvérsia recomeçou em 1707, o P. J.-B. Langlois já não se envolveu nela.
A história da controvérsia é dada longamente por A.-M.-P. Ingold, Histoire de l'édition bénédictine de saint Augustin, Paris, 1903. Ingold utilizou sobretudo o Journal inédit de dom Ruinart, que publicou, p. 154 sq., e as duas redações de Thuillier, Histoire de la nouvelle édition de saint Augustin donnée par les PP. bénédictins de la Congrégation de Saint-Maur, que apareceu separadamente em 1730, in-4° de 6-34 p., e também, sob uma forma bastante diferente, na Bibliothèque germanique ou histoire littéraire de l'Allemagne, de la Suisse et des Pays du Nord, 1735, t. xxxiii, p. 187-222; 1736, t. xxxiv, p. 13-50; 1736, t. xxxv, p. 67-101. Ver também R. Kukula, Die Mauriner Ausgabe des Augustinus. Ein Beitrag zur Geschichte der Literatur und der Kirche im Zeitalter Ludwigs XIV, em Sitzungsberichte der K. Akademie der Wissenschaft zu Wien, t. cxxi, fasc. 5; t. cxxii, fasc. 8; t. cxxvii, fasc. 5; Sommervogel, Bibliothèque de la Compagnie de Jésus, t. iv, col. 1484-1486.
E. Amann.
Autor original: E. Amann
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor