LAMY Francisco, beneditino (1636-1711).
I. Vida. Francisco Lamy (ou Lami) nasceu em 1636, no castelo de Montireau, no Perche (hoje no cantão de La Loupe, distrito de Nogent-le-Rotrou). Era filho de Carlos Lamy, barão de Montireau, e de Isabel ou Isabelle de Graffard que, tornando-se viúva, casou em segundas núpcias com João d'Angennes, senhor de Fontaines-Riant. A criança, gravemente enferma, foi curada por intercessão de São Francisco de Assis, seu patrono, e, em cumprimento de um voto feito pelo pai, mandou-se-lhe vestir durante dois anos o hábito franciscano. Confiado a mestres hábeis, fez em Paris sérios estudos literários; entrado como soldado a serviço do rei, fez campanha sob o duque de Richelieu e deu provas de sua intrepidez em ocasiões perigosas. Em seguida a um duelo, no qual a Regra de São Bento, de que trazia consigo um exemplar, o havia preservado de um ferimento, tomou o hábito entre os beneditinos em 1658 e pronunciou seus votos a 20 de junho de 1659. Durante o noviciado, teve de suportar lutas interiores contra sua atração pelo primeiro estado e, mesmo sob o hábito religioso, conservou sempre alguns instintos de sua antiga profissão.
Foi encarregado de ensinar a filosofia e depois a teologia em sua ordem; fez uma estada na abadia de Saint-Faron de Meaux, onde conheceu intimamente Bossuet; em 1687 foi nomeado prior de Hebais. Dois anos mais tarde, por ordem do rei, motivada pelo apego de dom Lamy às ideias cartesianas, foi destituído desse posto e declarado inelegível para qualquer cargo em sua ordem. Como jamais aceitara as dignidades senão com repugnância, suportou sem demasiada pena essa desgraça e viveu desde então na abadia de Saint-Denis. Sua vida religiosa foi repartida entre o estudo e a piedade. Passava em seu tempo pelo beneditino que melhor escrevia em francês; todavia seu estilo, por vezes fraco, frequentemente difuso, não está isento de afetação. Recebia amiúde visitas de várias pessoas que vinham consultá-lo; manteve correspondência com Fénelon que, como Bossuet, o honrava com sua amizade. Saía-se provavelmente melhor na discussão, como o provaria o resultado de uma conferência que teve na Trapa com o abade de Rancé sobre os estudos monásticos. Com um pendor decidido para a polêmica e mesmo para o paradoxo, sustentou discussões contra Malebranche, Arnaud, Nicole, Duguet, Gibert, etc. Depois de uma vida de penitência, de sofrimentos e de humildade, morreu na abadia de Saint-Denis, a 11 de abril de 1711.
II. Obras. Encontra-se sua enumeração em dom Tassin, Histoire littéraire de la Congrégation de Saint-Maur, in-4°, Bruxelles, 1770, p. 356 sq.; Ch. de Lama, Bibliothèque des écrivains de la Congrégation de Saint-Maur, in-12, Paris, 1882, n. 264-283. Mencionamos aqui apenas os escritos que têm relação mais estreita com a teologia.
1° Apologética. Le nouvel athéisme renversé, ou réfutation du système de Spinosa, tirée pour la plupart de la connaissance de la nature de l'homme, in-12, Paris, 1696, et Bruxelles, 1711. Após uma exposição do sistema, Lamy o refuta por razões ao alcance de todos, e em seguida pelo método dos geômetras. Ainda que Bossuet, Duguet e o próprio Voltaire tenham elogiado esta obra, dom Lamy parece dar nela provas de mais boa vontade do que de sentido metafísico. Sai-se melhor em sua luta contra os descrentes, em: 1. Vérité évidente de la religion chrétienne ou Élite de ses preuves et de Celles de sa liaison avec la divinité de Jésus-Christ, in-12, Paris, 1694. Neste livro encontram-se as principais demonstrações da verdade da religião cristã, reduzidas de maneira nítida e precisa. 2. L'incrédule amené à la religion par la raison, en quelques entretiens où l'on traite de l'alliance de la raison avec la foi, in-12, Paris, 1710. Nove conversações em forma de diálogo, escritas com muita força e solidez. Recomendada por Feller, esta obra foi inserida por Migne em suas Démonstrations évangéliques, t. iv, col. 509-617.
2° Dogmática. 1. Réfutation du Système de la grâce universelle de M. Nicole: este escrito de dom Lamy foi encontrado após a sua morte. Tendo M. Nicole submetido a seu exame a obra sobre a graça, dom Lamy lhe fez ver que ela se afastava do espírito e dos princípios de santo Agostinho. 2. Histoire d'une contestation excitée depuis peu sur les satisfactions de Jésus-Christ, obra em manuscrito. Pode-se ver na Correspondance de Bossuet, edição Ch. Urbain e L. Levesque, t. iii, p. 456 sq., a exposição de uma proposição enunciada por Dom Lamy (p. 456) à qual Bossuet responde com observações. Por fim dom Lamy consente em sustentar somente « que a satisfação de Jesus Cristo traz algum alívio aos condenados e mesmo aos demônios, e que Deus, por amor de Jesus Cristo, pune os condenados e mesmo os demônios aquém de seus méritos; que devem esse abrandamento aos méritos infinitos de Jesus Cristo, aos quais Deus tem mais consideração do que merece a ingratidão deles. » Com isso, abandona a palavra suplemento em todos os sentidos reprovados por Bossuet (p. 493). Esse sentimento aproxima-se da opinião que admite a mitigação das penas dos condenados, a respeito da qual o Sr. Émery, superior de Saint-Sulpice, devia publicar no fim do século XVIII uma Dissertação. Ver Émery, t. iv, col. 2419, e a correspondência citada, nota dos editores, p. 468. Segundo dom Tassin, o manuscrito de Lamy continha ainda uma análise do Cur Deus homo de santo Anselmo, em que prova a necessidade absoluta da encarnação, suposto o pecado. O P. Lamy termina a obra provando por santo Agostinho a necessidade de uma ordem essencial, eterna e imutável.
3° Moral. Lettres théologiques et morales sur quelques sujets importants, in-12, Paris, 1708. Essas cartas, em número de oito, são escritas sob o nome de um solitário a um amigo. Nas quatro primeiras, o autor prova a obrigação de não adiar o excitar-se à contrição, assim que se percebe que se caiu em pecado mortal. Na quinta, mostra que o fim, as pretensas virtudes, as mais belas ações dos filósofos pagãos, notadamente dos estoicos, são efeitos de um orgulho insuportável. Na sexta, estabelece a necessidade de um culto exterior. Explica na sétima como Jesus pôde conciliar a soberana bem-aventurança com a mais viva dor.
Por fim, a oitava declara culpado de pecado mortal um religioso que, por grosseira negligência e sem querer corrigir-se, viola habitualmente alguma observância regular. O princípio é que as mais leves violações da lei tornam-se pecados mortais desde que haja desprezo; é, diz Lamy, o sentimento de São Bernardo e de São Tomás.
4° Ascetismo. De la connaissance de soi-même, 6 in-12, Paris, 1694-98; e edição, Paris, 1700. Esta obra é a principal e a mais estimada de dom Lamy. Em três tratados, com esclarecimentos, o autor quer incitar o homem a estudar-se e lhe indica os meios para isso. Encontrou, entretanto, numerosos adversários. No t. iii, havia atacado o P. Malebranche a respeito de seu tratado De la nature et de la grâce e de seu Système sur l'amour désintéressé. Malebranche respondeu pelo tratado do amor de Deus, em que fazia recair indiretamente sobre dom Lamy a suspeita de quietismo. Este último replicou em suas Lettres pour répondre à la critique du R. P. Malebranche, prêtre de l'Oratoire, sur les trois derniers éclaircissements de la connaissance de soi-même touchant l'amour désintéressé, in-8°, Paris, 1699. Foi preciso a intervenção dos superiores para deter essa luta teológica em que dom Lamy punha mais convicção do que calma. O polemista não se mostra menos ardoroso em suas Réflexions sur le traité de la prière publique, in-12, Paris, 1708, onde ele relève uma passagem do Tratado composto pelo abade Duguet e que toma em sentido diferente do do autor.
De um ascetismo mais calmo são as duas obras seguintes: Les saints gémissements de l'âme sur son éloignement de Dieu : la tyrannie du corps premier sujet de gémir, in-12, Paris, 1701: aspirações e queixas amorosas próprias para tocar o coração iluminando o espírito. Les Leçons de la sagesse sur l'engagement au service de Dieu, in-12, Paris, 1703, « obra escrita num tom fino, com expressões vivas, pensamentos justos, sentimentos religiosos », é uma paráfrase do segundo capítulo do Eclesiastes.
1. Sobre o personagem, além de dom Tassin, já citado, ver E. de Broglie, Mabillon et la société de l'abbaye de Saint-Germain des Prés, 2 in-8°, Paris, 1888, passim e notadamente t. i, p. 23-24 e 74; t. ii, p. 145-116 e 186; Lettres de Bossuet et de Fénelon, dans les Œuvres de ces deux prélats; Hœfer, Nouvelle biographie générale, t. xxix, col. 298-300; Bulletin d'histoire bénédictine, supplément à la Revue bénédictine, n. 1749.
2. Sobre as obras: Ellies du Pin, Biblioth. des auteurs ecclésiastiques du XVIIe siècle, t. i, p. 392-393; t. ii, p. 811-832; Goujet, Biblioth... pour servir de continuation à celle de M. Dupin, 1. p. 311-313; Nicéron, Mémoires pour servir à l'histoire des hommes illustres de la République des Lettres, t. iii, p. 344-355, et t. x, p. 122-123; Dom Tassin, Histoire littéraire de la Congrégation de Saint-Maur, in-4°, Bruxelles, 1770, p. 356 à 367; D. Berlière (em colaboração com D. Dubourg e P. Ingold), Nouveau supplément à l'histoire littéraire de la congrégation de Saint-Maur, in-8°, Paris, 1908, t. i, p. 319-323; Hurter, Nomenclator, 3e édit., t. iv, col. 791, 1203, 1210; D. M. Le Bachelet, artigo Apologétique, em Dictionnaire apologétique de la foi catholique, t. i, col. 212-213; L. Maisonneuve, art. Apologétique, acima, t. i, col. 1540.
J. Baudot.
Autor original: J. Baudot
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor