7. GREGÓRIO VII (São), eleito papa em 22 de abril de 1073, morto em 25 de maio de 1085; no aniversário desse dia o calendário romano celebra sua festa. — I. Vida. II. Sua vida teológica. III. Método. IV. Influência.
I. Vida. — 1º Antes do seu pontificado. — Nascido entre 1013 e 1024, na diocese de Soano, ou Soana, ou ainda Sovana, ao sul da Toscana, Hildebrando era filho de um pequeno proprietário rural. É possível, sem que a esse respeito se possa afirmar algo de certo, que a família do futuro papa tenha outrora tirado sua origem das Germânias. O nome de Hildebrando não é latino. A frase de Gregório VII, embora muito exagerada em dureza por seus adversários, é de um temperamento firme, que faz pensar nas regiões de além-Reno. Hildebrando foi educado no convento de Santa Maria no Aventino. W. Martens demonstrou, aliás, que ele jamais fora monge. Gregor VII, sein Leben und Wirken, trad. 3e édit., Godet Leipzig. et Verschaffel, 1894, t. i; Kraus, Paris, 1898, Histoire t. de H. l'Église.
A primeira metade do século XI havia sido para a Igreja um tempo de duras provações. Desde a morte do imperador Henrique II, o Santo (1024), o protetorado alemão, muito eficaz desde o advento ao trono germânico da dinastia da Saxônia, havia cessado para a sé pontifícia romana. Os condes de Túsculo, sucedendo ao velho partido toscano do século IX, faziam então da cátedra de Pedro um verdadeiro feudo, que proviam ao sabor de seus interesses e de seus rancores; uma criança de doze anos, em 1033, tornava-se papa sob o nome de Bento IX. Seus desregramentos frenéticos foram a vergonha do pontificado. Em 1045, João Graciano lhe comprou a tiara. Intenções muito retas e uma atividade forte fizeram quase esquecer, no novo papa, que havia tomado o nome de Gregório VI, a irregularidade canônica de seu advento. É um atestado de alta dignidade, num período de decadência sacerdotal, o que ele conferiu ao jovem Hildebrando, escolhendo-o para seu capelão. Teria sido seu mestre em Santa Maria do Aventino? A coisa é possível. Mas a tradição a esse respeito carece de documentação firme.
A afeição mais íntima devia desde então unir esses dois lutadores. Quando o concílio de Sutri, convocado pelo imperador Henrique III (1046), impôs (cf. Duchesne, Liber pontificalis, t. n, p. 27) ou aceitou (Baronius, Annales, an. 1046, n. 3) a demissão de Gregório VI, simoníaco apesar de tudo, ambos se encaminharam para a Alemanha, onde o imperador havia exilado o pontífice em Colônia. A morte de Gregório VI reconduziu à Borgonha, à abadia de Cluny, o capelão do antigo papa. Hildebrando encontrou no santo mosteiro a lição do dia: o episcopado e o sacerdócio feudais alemães haviam-se mostrado a ele na simonia e na incontinência. Os monges que souberam conduzir o movimento reformador de seu tempo (cf. Chénon, L'ordre de Cluny et la réforme de l'Église, dans La France chrétienne, l. IV, Paris, 1896) praticavam e pregavam então o catolicismo em sua integridade. O feudalismo ditava o individualismo. Toda dignidade eclesiástica era provida de uma terra mais cobiçada que a própria dignidade. Em Cluny, era-se simplesmente romano pela própria força da ideia evangélica. Espírito pronto, natureza eminentemente receptiva, Hildebrando recebeu a marca. Cf. O. Delarc, Hildebrand jusqu'à son cardinalat, dans le Correspondant, 1874.
Em 1048, Henrique III, numa dieta realizada em Worms, designava, para suceder a Clemente II, Brunão de Egisheim, bispo de Toul e seu parente. Ao dirigir-se à Itália, encontrou em sua viagem, provavelmente em Besançon (cf. Kraus, Histoire de l'Église, t. n, p. 130), o abade de Cluny, são Hugo, acompanhado de Hildebrando. A nomeação de Leão IX era irregular. Os antigos cânones, que permaneciam em vigor, exigiam imperiosamente que os fiéis tomassem ao menos a fraca parte da aclamação subsequente à nomeação dos papas. Cf. Kraus, op. cit., t. n, p. 134. Hildebrando ousou e soube fazê-lo notar ao bispo de Toul, que resolveu desde então entrar como simples peregrino na cidade papal. Em 2 de fevereiro de 1049, o povo e o clero de Roma aclamavam o novo pontífice.
Hildebrando entrava agora em cena. O cronista Bonizo atribuiu ao papa Estêvão X (1057-1058) sua nomeação ao posto de arquidiácono e administrador da Igreja romana. Cf. Watterich, Pontificum romanorum vitae ab exeunte sœculo ix ad finem sœculi XIII ab œqualibus conscriptæ, 2 in-8°, Braunsberg, 1864; Bonizo (1085 ou 1086). Admite-se que a honra dessa promoção cabe a Leão IX. O encargo era pesado de carregar. Nas querelas dos partidos, em meio aos progressos incessantes do banditismo, a campanha romana tornara-se presa de uma hedionda anarquia. Teria sido imprudente para um peregrino aventurar-se na cidade sem escolta; os bandidos roubavam até as oferendas que mãos piedosas depositavam sobre os túmulos dos apóstolos e dos mártires. As finanças pontifícias achavam-se num estado deplorável, e a desordem física só podia desaparecer pela supressão da desordem moral de um clero enfraquecido pelo egoísmo da simonia e da incontinência. Hildebrando foi a alma do trabalho reformador. Foi o centralizador da ideia católica na fragmentação querida por um episcopado aproveitador. Cinco pontificados desfrutaram de sua atividade incansável.
Leão IX (1048-1054), Vítor II (1054-1057), Estêvão X (1057-1058), Nicolau II (1059-1061) e Alexandre II (1061-1073) encontraram em Hildebrando o observador sagaz, sempre atento para frustrar a facção tusculana e temperar o zelo, sem dúvida meritório, mas demasiado incômodo, dos alemães em suas candidaturas ao papado. O arquidiácono soube também promover o magistério de seus chefes em favor da tese mestra que foi a razão teológica de sua vida e das definições muito especiais requeridas pela heresia consciente ou inconsciente. O coeficiente teológico de Gregório VII será apresentado em seu conjunto. Será a exposição da ideia doutrinal.
Quanto aos fatos, é preciso acrescentá-lo desde já: durante o tempo de seu arquidiaconato, Hildebrando, permanecendo surdo às instâncias de um partido amigo, que desde a morte de Leão IX (1054) desejava ardentemente sua exaltação ao papado, conseguiu manter na sé de Pedro toda uma geração de pontífices profundamente aficionados a seus deveres. Em 1054, o bispo de Eichstätt, Gebhard, lhe devia sua eleição sob o nome de Vítor II. Em 1057, a vacância do sumo pontificado produzia-se em plena crise imperial. O imperador Henrique III morrera em 1056 na flor da idade, deixando a regência e uma criança de seis anos nas mãos frágeis da imperatriz Inês. Hildebrando fazia então eleger pelos romanos, sob o nome de Estêvão X (1057-1058), o cardeal Frederico da Lorena, sem aguardar a aprovação da corte da Germânia. Ele próprio partia para Ratisbona para obtê-la. Quando regressou, Estêvão X estava morto, e o partido tusculano acabava de entronizar uma de suas criaturas, Bento X (1058-1059). A reforma estava comprometida. A confusão feudal ia dominar de novo a velha cidade.
De acordo com a regente Inês, o arquidiácono fez eleger em Siena, pelos cardeais, Gerardo da Borgonha, bispo de Florença, sob o nome de Nicolau II. A luta foi sangrenta. Mas Bento X logo voltava à obscuridade. Muito verossimilmente, os conselhos de Hildebrando não foram alheios ao célebre decreto de 1059, promulgado por Nicolau II sobre as eleições pontifícias. Cf. Scheffer-Boichorst, Die Neuordnung der Papstwahl durch Nicolaus II, Strasbourg, 1879. A corte da Germânia, em todo caso, ressentiu vivamente a exclusão de que era doravante objeto por parte da cúria romana. A morte de Nicolau II (1061) deu o sinal de um cisma. Os cardeais, partidários da reforma, foram apoiados pela marquesa Beatriz de Canossa e proclamaram o bispo de Luca, Anselmo, que se tornou Alexandre II (1061-1073). O bispo de Parma, Cadaloo, foi-lhe oposto sob o nome de Honório II pela facção de Túsculo. De acordo com os alemães ofendidos, Hildebrando teve parte na solução do conflito. O antipapa havia-se apoderado de Roma. Em 1062, o concílio de Augsburgo, convocado por Anão, arcebispo de Colônia e conselheiro do jovem rei Henrique IV (1056-1106), condenava o antipapa. O papa legítimo foi ali reconhecido por numerosos bispos da Alemanha e da Itália. Após dois anos de resistência, durante os quais Cadaloo se entrincheirara no castelo Santo Ângelo, Alexandre II foi plenamente reconhecido. As fortes e sadias afeições da casa da Toscana por Hildebrando haviam começado nessa crise. Só deviam afirmar-se no curso do pontificado daquele que, durante vinte e cinco anos antes de sua eleição, se apresentara ao mundo católico como o criador dos papas.
O arquidiaconato de Hildebrando foi também para ele ocasião de legações a cumprir. A mais célebre lhe foi confiada por Leão IX para presidir o concílio de Tours, em 1054. Tratava-se de Berengário e de suas teorias sobre a transubstanciação. Ver Bérenger, t. n, col. 725. A missão de Ratisbona, exposta acima, em vista da aprovação, pela corte da Germânia, da eleição de Estêvão X, não teve menos êxito que a primeira. De fato, se nessa obra de reerguimento moral, que constituía como o postulado da vida dogmática, mais exatamente da vida integral da Igreja, Hildebrando não se desanimou, foi porque amigos sérios, nutridos de pensamentos muito humanos e muito sobrenaturais, souberam mantê-lo alerta. O mosteiro de Cluny e seus dependentes lhe haviam respondido praticamente, levando à França a voz do reformador. Os de Campo di Maldulo e de Vallombrosa haviam agido na Itália; na Alemanha, a grande abadia sueva de Hirschau também havia trabalhado. Era normal. As grandes conquistas dos séculos VI e VII haviam-se operado pelos monges. O apelo era bem compreendido por Hildebrando. Os fundadores tinham raízes e bases para se tornarem reformadores.
Amizades principescas vieram trazer ao arquidiácono um acréscimo de confiança. Beatriz da Toscana, como esposa e como mãe, havia preparado para o futuro Gregório VII o feudo das fortes resistências. Era o refúgio da ideia pontifícia centralizadora, ameaçada e por vezes até esmagada pela tirania imperial ou feudal. Matilde, filha de Beatriz, duquesa da Toscana e condessa de Briey, não devia esquecê-lo. Por fim, houve uma relação das mais eficazes, estreitamente cultivada por Hildebrando: a de são Pedro Damião. Ver Damien Pierre, t. iv, col. 40.
É evidente que o santo religioso de Fonte Avellana, da diocese de Gubbio, na Úmbria, tornado cardeal-bispo de Óstia por vontade de Estêvão X, possuía todos os poderes teológicos e morais para conquistar a alma reta e católica de Hildebrando. Gregório VI e Leão IX haviam, aliás, escutado a voz de Pedro Damião. Não era preciso mais para decidir o seu fervoroso discípulo. Foi um verdadeiro assalto da parte do arquidiácono de Roma, quando se tratou de impedir seu amigo de demitir-se do cargo de cardeal-arcebispo de Óstia. Sob Nicolau II, e sobretudo na subida de Alexandre II, quando as instâncias do antigo religioso para renunciar a um encargo que de modo algum solicitara, mas que lhe fora imposto à força, se tornaram mais prementes, Hildebrando achou a presença de Pedro Damião em Roma utilíssima e seu apoio indispensável. Pediu ao papa que retivesse seu colaborador contra a vontade deste. Cf. Baronius, Annales, an. 1061, n. 28. Achando excessivo o zelo dessa intervenção, o santo dirigiu-se depois a Alexandre II, bem como ao arquidiácono, tratando este de « vara de Assur » e de sanctus Satanas. A repreensão era benigna.
Era, aliás, bem corrigida pelo dístico que o bispo de Óstia fazia chegar a Hildebrando: Papam rite colo, sed te prostratus adoro; Tu facis hunc dominum, te facit ipse Deum. Cf. P. L., t. cxliv, col. 967. No fundo, o mesmo zelo animava os dois servos de Deus. Seu céu jamais se anuviava senão para dar em seguida claridades maiores. É apenas lamentável que a morte de são Pedro Damião, em 1072, não tenha permitido a Gregório VII, pontífice do ano seguinte, gozar por mais tempo de um concurso eficaz e seguro. O lutador ter-se-ia encontrado menos isolado; teria sobretudo sofrido menos, vendo um santo preconizar e até antecipar seu programa.
2º Seu pontificado. — As exéquias de Alexandre II não haviam terminado quando Hildebrando foi aclamado pelo clero e pelo povo, a uma só voz. Se tomou o nome de Gregório VII, foi talvez por afeição a Gregório VI, que o havia designado, vinte e oito anos antes, para a vida oficial. O nome, em qualquer hipótese, era quase um símbolo, se nos lembramos dos três primeiros Gregórios. Bonizo de Sutri nos afirma que Hildebrando notificou sua nomeação ao imperador Henrique IV, cf. Watterich, op. cit., para lhe pedir a aprovação. Era uma maneira de resposta a uma interpretação malevolente do decreto de 1059. Gregório VII defendia-se implicitamente de ter trabalhado para si mesmo.
Mas, desde 1073, a querela das investiduras começava. O concílio de Roma de 1074 foi uma declaração de guerra à simonia e à incontinência dos sacerdotes. Proibia-se a todos os fiéis assistir aos ofícios dos clérigos atingidos. Mansi, Concil., t. xx, col. 724, can. 11-20. No art. Celibato, col. 2086, deram-se a conhecer todos os subterfúgios tomados pelos eclesiásticos suspeitos. Gregório, sem se assustar, enviou por toda parte seus legados; fizeram bom trabalho, ganhando para a causa da reforma, nos três grandes países católicos da época, França, Inglaterra e Império, a massa dos fiéis. Cf. Lamberto de Hersfeld, em Monumenta Germaniae, Scriptores, t. v, p. 217; Watterich, op. cit., t. i, p. 363. Na Alemanha, o bispo de Constança, Oto, enjoinou sem dúvida a seus sacerdotes que se casassem o quanto antes; mas os decretos de 1074 foram vingados pelo arcebispo de Mogúncia, Sigefredo, e pelo bispo de Passau, Altmann, com risco de suas vidas. Cf. Sdralek, Die Streitschriften Allmanns von Passau, Paderborn, 1890.
Na realidade, era todo um sistema político-religioso que Gregório VII atingia. Filipe I, na França, Guilherme, o Conquistador, na Inglaterra, e Henrique IV, no santo império romano germânico, iriam compor-se ou chocar-se com Gregório VII. Na Inglaterra, como na França, a luta não tomou grandes proporções. Guilherme, o Conquistador, fez respeitar os decretos do papa sobre o celibato; manteve a investidura laica, sem incorrer em excomunhão. Havia nisso, sem dúvida, uma tática inteligente; poupava o soberano que, em qualquer outra circunstância, sabia tomar e seguir os piedosos conselhos de Lanfranco, arcebispo de Cantuária e primaz da Inglaterra. Filipe I, na França, havia recebido, desde 1073, uma carta muito enérgica de Gregório VII; em 1074, o papa tentou sublevar contra ele os bispos de seu reino. De fato, as coisas se acalmaram depressa; sem mudança na vida mesma de Filipe I, sem interdito do reino pelos bispos, a obra de depuração prosseguiu sem descanso. Sob a pressão do célebre legado Hugo de Die, cujo vigor Gregório VII por vezes teve de temperar, de 1076 a 1080 os arcebispos de Bordéus e de Sens, grande número de bispos da província de Reims, e seu metropolita Manassés à frente, foram depostos ou interditados. No norte, como no sul, foi uma verdadeira renovação do corpo episcopal. Cf. Giry, Grégoire VII et les évêques de Thérouanne, dans la Revue historique (1876), p. 387-409.
O duro combate travou-se contra Henrique IV. Três partidos dividiram religiosamente a Alemanha: o dos gregorianos declarados, que teve por chefe Gebhard de Salzburgo; o da mediação, dirigido por Anão de Colônia; enfim o do imperador, cuja causa Adalberto de Bremen dirigiu, e em quem Gregório VII encontrou seu homem.
Os três protagonistas, revestidos do caráter episcopal, traziam à luta as forças de suas respectivas Igrejas. As cidades e os burgueses sustentaram muitas vezes os dois últimos grupos. Dessa tática Henrique IV tirou alguns êxitos passageiros. No início, porém, as relações dos dois adversários haviam sido excelentes. O concílio de Roma de 1074 não encontrara em Henrique IV senão um súdito dócil às vontades da Santa Sé. Suas cartas assinalavam a necessidade de um entendimento entre os dois poderes; os legados de Gregório VII haviam sido recebidos por ele com honra; ele havia afastado seus conselheiros excomungados por Alexandre II, prometido renunciar às suas desordens e emendar-se. A má educação que fizera do jovem imperador um impulsivo, um iluminado a frio, tomou novamente a dianteira desde 1075.
Na quaresma desse ano, Gregório condenava a investidura laica pelo báculo e pelo anel; o rei, mantendo o abuso na Saxônia, como na Itália, não considerou mais essas regiões senão como terras de tráfico das dignidades eclesiásticas para suas criaturas. Havia já alguns anos que o clamor dos saxões fora ouvido por Alexandre II. Este citara o rei a comparecer em Roma para ali se justificar. A morte o surpreendeu nessas dificuldades. No dia seguinte ao concílio de 1075, Henrique IV promovia anticanonicamente Teobaldo ao arcebispado de Milão. Uma última vez, o papa instou o soberano a converter-se e a evitar toda relação com seus conselheiros excomungados. A dieta de Worms foi a resposta. Depôs o pontífice: os partidários de Henrique, em particular o cardeal excomungado Hugo, o Branco, lançaram contra Gregório os boatos mais desabonadores. Chegou-se a acusá-lo de manter com Matilde da Toscana relações culpáveis. Essas calúnias encontraram eco em Select history of the loose and incestuous loves of pope Gregory VII, commonly called Hildebrand, and of the cardinal de Richelieu, Londres, 1722.
A sentença de Worms foi notificada a Gregório VII pelo próprio Henrique IV. O papa era deposto «como herético, mágico, adúltero, lisonjeador da plebe, usurpador do Império, fera selvagem e sanguinário». Os bispos lombardos aderiam, aliás, a essas decisões nos concílios de Placência e de Pavia. Na quaresma de 1076 (22 de fevereiro), Gregório VII excomungava todos os bispos que haviam assistido ao pseudoconcílio de Worms; o próprio imperador era deposto; seus súditos eram desligados do juramento de fidelidade. Uma carta dirigida a toda a cristandade, sob a forma de uma invocação a são Pedro, notificava essa condenação. O efeito produzido foi fatal ao imperador. O papa havia conquistado a opinião. Os bispos, uns após outros, vieram implorar o perdão do papa.
Em outubro de 1076, os príncipes alemães reunidos em Tribur (Oppenheim) decidiram que uma dieta geral seria convocada em Augsburgo para o dia da Purificação do ano seguinte, e que Gregório VII seria suplicado a ir até lá. Em sua presença, Henrique IV deveria justificar-se e fazer-se absolver. Se, no espaço de um ano, não houvesse feito a paz com a Igreja, seria deposto juxta palatinas leges. A atitude dos príncipes, a dos saxões sobretudo, decidiu o imperador. No coração do inverno, em companhia de sua mulher Berta, atravessou os Alpes. Os lombardos não puderam decidi-lo a marchar contra o papa. Em janeiro de 1077, estava no castelo de Canossa, onde a condessa Matilde da Toscana havia hospedado Gregório VII. Após uma penitência de três dias, por instâncias de sua anfitriã, o pontífice levantava o anátema em 28 de janeiro.
Na Alta Itália, os senhores lombardos e os bispos simoníacos, faltos de apoio, fizeram explodir seu descontentamento contra o soberano. Suas instigações levaram Henrique a faltar à palavra. Os príncipes alemães não lhe perdoaram; reunidos em dieta em Forcheim-sur-Regnitz, em março de 1077, depuseram Henrique IV para substituí-lo por Rodolfo, duque da Suábia, seu cunhado. Durante três anos, porém, Gregório VII recusou-se a pronunciar-se entre os partidos. Em março de 1080, reconhecia formalmente Rodolfo e, num concílio, excomungava pela segunda vez Henrique. O imperador decaído conhecia seus bons feudos. A Lombardia lhe permitira reerguer um pouco seu partido na Alemanha. O concílio de Mogúncia renovou a deposição de Gregório VII; em junho de 1080, uns trinta bispos, reunidos em Brixen, elegiam como antipapa Guiberto, arcebispo de Ravena, que tomava o nome de Clemente III.
Em 12 de outubro de 1080, cessava a luta política prolongada desde Forcheim em alternâncias de êxitos e reveses, mais ainda na ruína da Alemanha central. Rodolfo da Suábia foi sepultado em seu triunfo no campo de batalha do Elster. Seu sucessor, escolhido pelo partido romano, Hermano de Luxemburgo, não tinha estatura para reerguer a oposição nas Germânias. A ideia gregoriana estava a ponto de soçobrar na Itália diante da força imperial. Em 1082, Henrique IV apresentava em Monte Mario seu antipapa, já reconhecido pelos bispos lombardos. Gregório VII apelou para o duque dos normandos, Roberto Guiscardo, e entrincheirou-se no castelo Santo Ângelo. O imperador cometera um erro em sua pressa. Sua retaguarda era ameaçada pelas tropas da condessa Matilde. Cumpria-lhe, se não submetê-la, ao menos paralisá-la. Foram necessários dois anos para essa tarefa.
Na primavera de 1084, Clemente III era sagrado em São Pedro e dava a Henrique a coroa imperial. A situação do papa era das piores quando os normandos acorreram. Gregório VII estava libertado. Uma rixa infeliz entre as tropas de Roberto Guiscardo e os romanos provocava ao mesmo tempo o incêndio de um vasto bairro da cidade, estendendo-se desde o Coliseu até São João de Latrão. O pontífice, desgastado por tantas emoções, já não estava seguro entre um povo exasperado por seus infortúnios. Seguindo Roberto Guiscardo e seus normandos, encaminhou-se para o Monte Cassino e, dali, para Salerno. Havia mantido todas as excomunhões pronunciadas contra Henrique IV e Guiberto, até que se arrependessem, quando, em 25 de maio de 1085, extinguiu-se pronunciando estas palavras: « Amei a justiça e odiei a iniquidade; eis por que morro no exílio. » Se acrescentarmos que Gregório VII, durante seu pontificado, teve de responder a outras questões dogmáticas relativas à eucaristia, sua carreira nos aparecerá como a do lutador infatigável que crê nada ter feito enquanto resta algo por fazer. Sua vida, muito forte, muito eficaz para a Igreja, aparece melhor ainda no agrupamento de suas definições.
II. Obra teológica. — No fundo, o pensamento teológico de Gregório VII foi dos mais simples. Quis realizar a libertação espiritual da Igreja numa sociedade materializada por sua própria organização. Continuou o exame das questões em curso: a controvérsia berengariana e o cisma grego encontraram nele o definidor cortês, mas irredutível.
1º A libertação espiritual da Igreja. — O agrupamento feudal nascera da fraqueza dos carolíngios, impotentes diante das invasões normandas, húngaras e sarracenas. Carlos Magno havia investido os bispos, em seu império, de funções políticas e administrativas sobre suas dioceses. O fato é tão verdadeiro que, entre os missi dominici, o imperador do Ocidente colocava sempre um eclesiástico. O mundo carolíngio conhecera o eclesiástico funcionário.
Por ocasião da grande debandada dos séculos IX e X, condes, duques, bispos e abades, desvinculados de um poder central incapaz de dirigi-los e de protegê-los, haviam sido constrangidos a hierarquizar-se política e territorialmente. A homenagem tornara-se a fórmula de agrupamento dos vassalos e dos suseranos. No restabelecimento da dinastia capetíngia na França, em meio aos esforços dos maiores feudatários da Alemanha para monopolizar o poder e torná-lo hereditário em sua família, compreende-se que esses reis suseranos não tenham encontrado outro meio de impor seus poderes senão aproveitar-se da devolução dos feudos episcopais. Os territórios laicos transmitiam-se, com efeito, por hereditariedade. Era preciso povoar bispados e abadias de criaturas suas, subtraindo tanto quanto possível a eleição à voz dos cônegos, dos vassalos do bispo e do próprio povo. Era mais simples impô-la. Desde então, pouco a pouco, a investidura laica pelo cetro, muito compreensível aliás, uma vez que o titular do feudo eclesiástico era vassalo do rei suserano, seu protetor, precedera a sagração e por vezes até a eleição. A ordem normal fora invertida. O rei ou o imperador nomeara e investira sua criatura pelo cetro, o báculo e o anel. A Igreja se vira diante de um fato consumado, que tivera de ratificar.
As consequências não se fizeram esperar. A cerimônia da homenagem implicava a entrega de um presente pelo vassalo a seu suserano. Aqui, o presente de praxe tornava-se enorme. Era o preço do favor concedido pelo príncipe e por seus conselheiros. A incontinência seguia a simonia. Era natural em eclesiásticos que haviam entrado na clericatura tendo o interesse material por toda perspectiva e vocação. O Livro de Gomorra, composto por são Pedro Damião sob são Leão IX, nos deu o quadro do clero da época. Opuscul. Gomorrhianus, VII, contra quatrimodam carnalis conlagionis pollutionem, P. L., t. cxlv, col. 159-190. Sem ser tachado de exagero, pode-se dizer que a luxúria havia demolido toda a vida sacerdotal. Ver Célibat, col. 2084-2085; Damien, col. 40 sq. O laicismo havia invadido a Igreja.
A situação era tanto mais temível quanto o pontificado romano sofria nessa época a diminuição feudal. Colocado no século X sob a tutela do partido toscano, no século XI sob a dos condes de Túsculo, fora ele próprio vítima das palinódias impostas à Itália medieval pelas invasões repetidas dos sarracenos e dos normandos, pelas lutas de influência entre os principados da península e pelas primeiras manifestações da comuna romana. Só saíra da confusão confiando-se ao despotismo espiritual do imperador Henrique III (1046). Ao dar sua proteção à sé romana, dotando-a, é preciso dizê-lo, de uma série de papas verdadeiramente à altura de sua tarefa, este havia imposto sua aprovação a toda eleição pontifícia. Era, para o papado, pagar caro um socorro necessário; era sobretudo condenar-se a tolerar abusos insuportáveis nos feudos alemães. Os papas do século XI debatiam-se, pois, num círculo vicioso. A Igreja, porém, deve guardar sua dignidade. Sua ideia não é deste mundo. É espiritual antes de tudo, ou deixa de ser. A própria base da fé estava então comprometida.
A honra imperecível de Hildebrando é tê-lo compreendido, sem dúvida, mas sobretudo tê-lo afirmado. Para libertar o episcopado como o sacerdócio, desde antes de seu pontificado, ele quis a independência completa da eleição dos papas. Muito verossimilmente, foi por seus conselhos que Nicolau II promulgou o célebre decreto de 1059. A escolha do papa era doravante confiada ao colégio dos cardeais, ficando a última palavra aos cardeais-bispos. O imperador conservava apenas o direito de confirmação, e o povo o de aprovação. O apelo à confirmação como à aprovação é uma imposição de consentimento. Cf. Codex 19S4 do Vaticano.
Não foi com menos ardor que Gregório VII perseguiu a depuração do sacerdócio e do episcopado. Ainda arquidiácono, havia decidido com Leão IX in plnaria synodo (1049), ut romanorum presbyterorum concubinœ ex lune et deinceps Laleranensi palalio adjudicarentur ancillse. Cf. Bernold, Chronicon, em Monumenta Gcrmaniœ. Scriptores, t. v, p. 426; P. L., t. cxliii, col. 252. Havia aconselhado o pontífice que se levantara contra os violadores do celibato e que, não se contentando mais em suspender os culpados de suas funções, convidara o povo a abandonar as igrejas onde os sacerdotes incontinentes exercessem o ministério. Cf. Bonizo, Ad amicum, em Watterich, t. i, p. 103.
Conhece-se o famoso episódio da « Pataria ». Em 1046, sob o arcebispo Guido, a depravação do clero milanês chegara ao auge; a cidade lombarda retomou suas antigas pretensões à independência em relação à Santa Sé, como no tempo da controvérsia metropolitana do século IX. Uma associação de gente miúda, recrutada na nobreza e no clero, formou-se, sob o nome de « Pataria », contra as pretensões arquiepiscopais. Essa sociedade dos « mendigos » reuniu os adversários dos simoníacos e dos concubinários. Dois diáconos estiveram à sua frente: Ariald e Landulfo. Cf. Muratori, Rerum itedicarum scriptores prxcipui ab anno 500 ad annum 1500 (1723-1738), t. iv. Durante trinta anos, os dois partidos travaram combates sangrentos. Em 1066, Ariald conquistou ali o martírio. Em 1059, sob o pontificado de Nicolau II (1059-1061), são Pedro Damião, em companhia de Anselmo de Luca, o futuro Alexandre II, havia sido enviado a Milão para regular essas dificuldades; Hildebrando, na ocasião, fez obra de doutrina. Recebeu em nome do papa o relatório da missão. Actus mediolani de privilegio romanse. Ecclesiœ. Opuscul. V, P. L., t. cxlv, col. 89-98.
Como papa, Gregório VII reforçou os decretos de seus predecessores. Um concílio fixava ou relembrava a cada ano a disciplina sobre o celibato. Os anos de 1074 e 1075 marcaram decisões mais gerais: o convite à deserção das igrejas frequentadas pelos clérigos concubinários ou simoníacos (1074, can. 11-20) e a proibição da investidura laica pelo báculo e pelo anel foram dois pontos então fixados ne varietur. Cf. Mansi, Concil., t. xx, col. 494 sq., 724 sq. ; Bonizo, Ad amicum, em Watterich, t. i, n. 361. Os concílios quaresmais dos anos seguintes retomaram essas teses de conjunto para submeter a elas muito especialmente as Igrejas lombardas e germânicas. Ibid.
Restava resolver uma última questão de teologia sacramental: a da validade das ordenações simoníacas. Cf. Saltet, Les rcordinations, Paris, 1907, p. 150, 250. Agitada em três concílios em Roma, em 1049, 1050 e 1051, ficara sem solução, e Leão IX não tinha princípio assentado a esse respeito. Aceitava que os clérigos ordenados gratuitamente por simoníacos fizessem uma penitência de quarenta dias, para serem admitidos em seguida ao exercício de suas ordens; considerou, aliás, na maioria das vezes, como nulas as ordenações feitas a preço de dinheiro e as fez reiterar. Cf. Actus mediolani, etc., P. L., t. cxlv, col. 93. Em qualquer hipótese, Pedro Damião, em sua missão de 1059 a Milão, aplicara sua própria doutrina. Esta concluía francamente pela validade de todas as ordenações simoníacas. É natural concluir que em Roma a doutrina ainda não estava fixada. A prudência se impunha certamente: uma decisão prematura podia Iriser um certo donatismo.
Nicolau II mostrou-se mais severo que seu legado; decidiu a deposição dos simoniaci simoniace ordinati vel ordinaiores, e dos simoniaci simoniace a non simoniacis ordinati. Os que haviam sido ordenados gratuitamente por bispos que sabiam simoníacos eram admitidos, por indulgência, ao exercício de suas ordens; mas o papa entendia que fossem depostos, assim como aqueles que os haviam ordenado. Cf. Hardouin, Acta concil., t. vi a, col. 1063 ; Baronius, Annales, an. 1059, p. 33, 31. Gregório VII não tinha senão de confirmar decisões tão nítidas. Fê-lo em seu V sínodo romano de 1078. Cf. Mansi, t. xx, col. 507; P. L., t. cxlviii, col. 800 sq. Ordinationes, quee interveniente pretio, vel precibus, vel obsequio alicujus personœ (aliqui personœ) ca intentione impenso, vel quœ non communi consensu cleri et populi secundum canonicas sanctiones fiunl, cl ab his ad quos consecratio pcrlinct non comprobantur, infirmas cl irritas esse dijudicamus : quoniam qui taliler ordinanlur. mm per oslium, id est per Christum inlranl, sed, ut ipsa Veritas testatur, I lires sunt cl lalrones (Joa., x), P. L., t. cxlviii, col. 801. Encaminhava-se assim para a decisão de Urbano II, segundo sucessor do atual pontífice.
« Um bispo simoníaco não pode fazer uma ordenação válida, por não ter ele próprio sido validamente ordenado, qui nihil habiiit, nihil darc poluit. » Decreto de Graciano, caus. I, q. vu, c. 21.
2º A controvérsia berengariana. — No mesmo ano em que Gregório VII promulgava seu decreto sobre as ordenações simoníacas, outra questão de teologia sacramental esperava dele uma precisão. Desde são Pascásio Radberto, monge de Corbie no século IX (+ 865), a presença real de Jesus Cristo no sacramento do altar não cessara de prestar matéria a discussão. Cf. P. L., t. cxx, col. 1267-1351. Por volta de meados do século XI, a controvérsia havia recomeçado. Um dos discípulos de Fulberto de Chartres, Berengário, ressuscitou os erros idealistas de Escoto Erígena. Ver Bérenger, col. 721-741. Chocou-se com o realismo das expressões empregadas por muitos teólogos, entre outros o célebre Lanfranco, diretor da escola claustral de Bec. Negou seguramente a transubstanciação e talvez a presença real. Cf. De sacra adversus Lan/rancum liber poslerior, em Neander, Bercngarii Turonensis opéra qux supersunl lam édita quam inedila, Berlin, 1834.
Condenado em 1050 nos concílios de Roma e de Vercelli pelo papa Leão IX, compareceu em 1054 ao concílio de Tours, diante de Hildebrando, legado da Santa Sé. O arquidiácono de Roma, que desejava abafar esse assunto de disputa em meio às crises gravíssimas atravessadas pela Igreja, e que desaprovava talvez a linguagem grosseira dos adversários de Berengário, tentou interpor-se. O escolástico de Tours só assinou então uma retratação equívoca, deixando na sombra o ponto preciso do debate. Despedido absolvido por Hildebrando, foi soberanamente convidado a levar sua causa a Roma para que ali fosse julgada. O concílio de 1059, reunido por Nicolau II, impôs a Berengário, sob a pressão do cardeal Humberto, uma profissão de fé circunstanciada. Cf. Lanfranco, De corpore cl sanguine Domini, c. n, P. L., t. cl, col. 410-111. Berengário aí anatematiza a heresia de que foi acusado, de qua haclenus infamatus sum. « O pão e o vinho oferecidos no altar são, após a consagração, não somente um sacramento, mas também o verdadeiro corpo e o verdadeiro sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e esse corpo é tocado, partido pelas mãos dos sacerdotes, comido pelos fiéis, não apenas em forma de sacramento, mas realmente e em verdade. »
De volta de Roma, Berengário desmentia sua abjuração; seus discípulos se multiplicavam. A transubstanciação era posta em dúvida; o modo de presença de Cristo na eucaristia, diversamente explicado. Cf. Guitmundo, De corpore et sanguine Chrisli, P. L., t. cxliv, col. 1427-1494 ; Durando de Troarn, Liber de corpore et sanguine Christi contra Berengarium et ejus seclalores, P. L., t. cxlix, col. 1375-1424; Lanfranco, De corpore et sanguine Domini adversus Berengarium Turonensem, P. L., t. cl, col. 407-442. Nessas circunstâncias, Gregório VII chamou Berengário a Roma, em 1078.
A atitude de mansidão que soubera guardar, como legado da Santa Sé, para com o sectário, vinte e quatro anos antes, permitia-lhe então agir mais ainda pela persuasão do que pelo rigor: « É preciso, dizia Gregório VII ao seu círculo, dar aos estômagos fracos leite, não alimentos demasiado pesados. » Instou Berengário a assinar uma fórmula suavizada. Ver t. il, col. 733. Os zelanti não ficaram tranquilizados; essa profissão de fé não lhes parecia suficientemente explícita. Em 11 de fevereiro de 1079, Berengário, sob juramento, foi convidado por Gregório VII a assinar uma fórmula proclamando a transubstanciação e a presença real. Ver t. n, col. 731.
3º O cisma grego. — O papa, que soubera trabalhar Berengário para conduzi-lo ao arrependimento, não havia renunciado a reconduzir os cismáticos a sentimentos mais conciliadores com o papado romano. Gregório VII podia recordar-se dos tristes dias de 1054; arquidiácono do papa Leão IX, vira os legados pontifícios e, à frente deles, o cardeal Humberto depor sobre o altar-mor de Santa Sofia uma bula solene de excomunhão contra Miguel Cerulário e seus aderentes, com estas palavras: Videat Dcus el judicel. Não podia resolver-se a crer definitiva a separação. Desde 1073, primeiro ano de seu pontificado, enviou ao imperador Miguel o patriarca de Veneza. Os termos da carta confiada ao legado merecem ser citados. Demonstram uma necessidade de entendimento e de paz. Non aulem non solum inter Romanam, cui licel indigni deservimus, Ecclesiam et filiam cjus Constantinopolilanam, antiquam, Deo ordinante, concordiam cupimus innovare, sed si fieri polest, quod ex vobis est, cum omnibus hominibus pacem habere. Scitis enim quia quantum anleccssorum noslrorum et veslrorum sancta aposlolieœ sedi el imperio palrocinium concordia projuil, lantum deinceps nocuit quod utrinque eorumdem charitas friguit. P. L.. t. cxlviii, col. 300.
O êxito não correspondeu a esses esforços. De mal a pior, as relações de Gregório VII com a corte bizantina só desembocaram na excomunhão do imperador de Constantinopla no XI concílio romano. Cf. Liber pontificalis, édit. Duchesne, Paris, 1892, t. n, p. 285. Lembremos, para terminar, que em 1078, em seu V sínodo, o papa havia mantido a atribuição eclesiástica do dízimo e afirmado a necessidade dos estipêndios de missas, bem como a obrigação da abstinência de carne no sábado, a menos que a celebração de uma festa ou uma razão de saúde desse dispensa. P. L., t. cxlviii, col. 800; Mansi, Concil., t. xx, col. 507.
III. Método. — Os laicos pintaram muitas vezes o adversário de Henrique IV como o autocrata insuportado por ser insuportável. O galicanismo viu em Hildebrando o adversário irredutível das liberdades legítimas das Igrejas nacionais, o pontífice das excomunhões per fas et ne/as, o monopolizador da administração dos Estados. De fato, nada disso é verdade. Mais que outros, ele deu a César o que é de César. Sem dúvida, quis o entendimento harmonioso, na república cristã, entre o poder espiritual e o poder temporal. Seu ideal esteve na existência paralela do sacerdócio e do império, cada um em sua esfera, estreitamente unidos numa reciprocidade de serviços mútuos; o Estado devia proteger materialmente a Igreja, e a Igreja sustentar espiritualmente o Estado. A própria salvaguarda dessa organização estava em Deus, que mantém a ordem na sociedade, e eis por que Gregório VII afirma a necessidade e a soberania da Igreja: ela lembrava aos Estados, em toda missão divina, os princípios de saúde social, por eles esquecidos ou negligenciados. Se lembrou a alguns reis a doação feita por seus ancestrais de suas nações ao papado, foi sempre em sentido espiritual.
Nolum autem tibi esse credimus regum Hungariie, sicut et alia nobilissima régna in propriœ liberialis statu debere esse, et nulli régi allerius regni subjici nisi sancto et universali matri Romanœ Eccksise, quse subjeclos non habet ut servos, sed ut fdios suscepit universos. Ad Censam, Hungariœ ducem, em 1075, P. L., t. cxlviii, col. 414. Seria preciso poder citar todas as cartas de Gregório VII aos diferentes soberanos da cristandade. O protocolo mais respeitoso é ali observado. Cada frase diz a mansidão; o conjunto, ignorando a contingência, afirma a ideia necessária. Cf. AdRoduljum, Sueviœ ducem, P. L., t. cxlviii, col. 302-390; Ad Sancium, regem Aragonise, col. 339; Ad Alphonsum Castcllw et Sancium Aragoniœ reges, col. 339; Ad Wralislaum, Bohemorum ducem, col. 351; Ad Philippum I, Franciœ regem, col. 348 (toma-o pelas virtudes de sua raça); Ad Sucnium, regem Danorum, col. 426 ; Ad Dcmetrium, regem Russorum. col. 425; Ad Boleslaum, Polonorum ducem, col. 423; Ad Guillclmum, regem Anglorum, col. 568; Ad Roberlum régis Anglorum fûium, col. 570.
Em sua ação contra Henrique IV, Gregório VII não defendeu a ideia católica com outro método. Quis a libertação da Igreja com uma mansidão evangélica. Tinha de contar, é preciso dizê-lo, com a exasperação dos saxões contra seu imperador franconiano, com o furor dos príncipes alemães que primeiro haviam ameaçado e depois deposto Henrique IV. Em Canossa, o papa só impôs uma penitência normal para a época, aliás aceita com presteza pelos conselheiros do imperador. Uma redução de pena da parte do pontífice poderia comprometê-lo junto a defensores leais. Em seguida, apesar da instância da ideia teológica, Gregório VII levou três anos para aceitar a demissão de Forcheim-sur-Regnitz. O Liber pontificalis é dos mais eloquentes a esse respeito. Cartas são enviadas a Rodolfo da Suábia como a Henrique IV: Dum vero in excommunicalione manebat, divorlium quoddam inter Henricum regem. cl Rodulfum de dignilate regni ortum est; quod videlicel divorlium mulli a domno papa faclum esse clamabant, sed nullo modo se illos offendisse prœdiclus pontijex profilebalur. Immo ulrique misit ut viam sibi prsepararent quedenus pro di/finiendo lanlo negolio posset procedere, quia matel millics, si posset, mori quam sua occasione loi millia hominum morti traderentur. Cf. Liber pontificalis, édit. Duchesne, t. n, p. 284.
Na mesma carta encontra-se a seguinte frase: In magna enim tristilia et dolore, cor noslrum fluctuât si per unius hominis superbiam lot millies hominum ehristianorum lemporali cl œternse morti Iradunlur. Ibid., p. 291. Depois do concílio de 1078, dois legados partiam de Roma para concluir uma paz entre Rodolfo e Henrique... ut stricte discernèrent quis ex duobus majorem haberel jusliliam; et cuicunque justilia competerel, illi regni gubernacula tribuerent, quia juslior pars amplius de Deo confulere polest et potcslale beati Pétri omni modo crit adjuta. Ibid., t. n, p. 285. Gregório VII ignorou o ponto de vista mesquinho. O imperador Henrique IV permaneceu rebelde a essa tática muito firme quanto à tese, mas condescendente quanto à pessoa.
Com Berengário, o papa fora mais feliz. Sua bondade para com o sectário não se desanimara. P. L., t. cxlviii, col. 506; d'Achery, Spicilegium, Paris, 1057, t. ii, p. 508. Ela lhe valeu algumas suspeitas, da parte dos zelanti, quanto à sua ortodoxia. O pseudossínodo de Brixen censurou-lhe ter pactuado com o heresiarca. Cf. cardeal Benno, De vita cl geslis Hildebrandi libri II, em Monumental Germaniœ, t. xi; Egilberto de Trèveris, Epist. adv. Gregor. VII, em Eccard, Corpus historiœ medii œvi, t. n, p. 170. Martens inspirou-se nesses adversários para censurar a Gregório VII uma condescendência excessiva para com Berengário e suas doutrinas. No fundo, a doçura permanecia sempre a própria base da tática do pontífice. No dia seguinte ao concílio de 1079, deu ao arrependido, que partia para a França, uma carta de recomendação em que proibia, sob pena de anátema, que o acusassem doravante de heresia. Cf. d'Achery, Spicilegium, t. ni, p. 43. Não era uma exceção.
Uma carta do pontífice ao rei da Dinamarca já se havia pronunciado com energia contra os processos de feitiçaria. Episl., 1. VU, epist. xxi, P. L., t. cxlviii, col. 564. Estamos agora longe do pontífice autocrata. Cativante em sua elegância, sempre sobrenatural na exposição de suas teses, ele é verdadeiramente o homem da ideia católica, feito, digam o que disserem seus adversários, para fazer amar sua doutrina pela flexibilidade de sua exposição e pela paciência de suas exortações. Em um tempo de violências e de brutalidades, mostrou que a palavra justa e firme, simples e reta, elegante e boa, faz mais pela verdade do que os triunfos retumbantes.
IV. Influência. — Sua influência é considerável. Morreu abatido pelo cesarismo teutônico. Sua ideia sobreviveu-lhe. E em Gregório VII a ideia é tudo; ela vive de antemão para existir no futuro. Gregório é um homem de governo. A concordata de Worms, que, assinada em 1122, pôs fim à querela das investiduras, é obra sua mais ainda do que de Calixto II. A decisão do concílio de Latrão, can. 3,21, que, em 1123, declarou nulos os matrimônios contraídos pelos subdiáconos e pelos clérigos superiores depois de sua ordenação. Mansi, Concil., t. xxi, col. 282-286, foi querida por ele muito antes de sua redação definitiva. No conjunto, a obra de Gregório VII é antes de tudo humana. Ele inaugurou e fez inaugurar o culto, o reinado da ideia e do direito. Inimigo do feudalismo, destruidor do catolicismo integral por suas realizações individual, territorial e socialmente materiais, diminuiu a era da força bruta que sufoca e esteriliza o pensamento generoso. Uma ideia fecunda sempre chama suas irmãs; ao libertar a Igreja, ao regenerar o pontificado e o episcopado, Gregório VII mereceu bem da sociedade medieval.
Ele conferiu autenticidade à poderosa legião dos monges de Cluny, que publicaram sua tese generalizando-a: eles disseram que uma sociedade que quer viver deve ter seus dogmas intangíveis na ordem, na dignidade, na hierarquia, na autoridade do pensamento divino e humano. Homens de dever, libertos dos egoísmos humanos, devem ser seus guardiães. Bispos e sacerdotes, são vassalos de Deus antes de serem feudatários da terra. Havia nascido, pois, uma força que ia transformar a Idade Média. Do domínio religioso ela passou ao domínio civil. O Estado, como a Igreja, aproveitou-se das instruções do pontífice. Desde então o pensamento foi forte e eficaz nos dois mundos, porque um dia encontrara seu santuário e seu defensor. Gregório VII tornou possíveis os Inocêncio III e os São Luís. Os galicanos de todos os países não se mostraram homens de governo ao opor-se à sua canonização, proclamada em 1729 por Bento XIII.
I. Fontes. — Gregorii registri, sive epistolarum libri, em Mansi, Concil., Florence, 1759, t. xx, col. 60 sq. ; Monumenta Gregoriana, em Jaffé, Bibliotheca rerum Germanicarum, Berlim, 1864, t. n, p. 240 sq. As obras de Gregório VII foram reunidas por Migne, P. L., t. cxlviii; Giesebrecht, De Gregorii registro emendando, Brunswick, 1858; Horoy, S. Gregorii Vil epistola et diplomata; accédant vita ejusdem pontifteis et appendices amplissima velerum et recentiorum monumenta Gregorii apologetica complectenles, 2 in-8", Paris, 1877. A questão da autenticidade dos 27 Dictalus intitulados: Quid valeanl pontifices romani e colocados no Registro do papa em 1075, é resolvida de maneiras diversas. Regist., iv, 55, a. Como apresentam, pelo pensamento e pela expressão, aquilo que os demais escritos de Gregório fazem esperar dele, é verossímil que sejam ao menos um extrato sistemático de seus escritos. F. Rocquain, no Journal des savants, 1872, t. vu, p. 252-263, 299-315, vê neles, como Giesebrecht, op. cit., uma composição autêntica. Seria para ele uma obra privada do papa e não uma declaração pública. Ver col. 1737.
O privilégio de Otão I, datado de 13 de fevereiro de 962, cf. Tardif, Histoire des sources du droit canonique, Paris, 1887, p. 251, foi por vezes atribuído a Gregório VII e a seus conselheiros. O papa teria interpolado um documento muito útil para servir à sua causa. Depois da descoberta de um documento muito antigo por Sickel nos arquivos do Vaticano, em 1SS1, a atribuição do privilégio a João XII já não é contestada. Cf. Kraus, Histoire de l'Église, t. ti, p. 123. Dom Morin publicou a Régula canonicorum de Gregório VII sob o título: Règlements inédits du pape Grégoire VII pour les chanoines réguliers, primeiro na Revue bénédictine, 1901, t. xviii, p. 177-183, depois em Études, textes et découvertes, Paris, 1913, t. i, p. 457-465. Cf. p. 70
Alguns escritos são atribuídos a Gregório VII. Encontram-se em Migne, na última parte do t. cxlviii. Estão intitulados Monumenta Gregoriana. Faltam as provas de autenticidade. É preciso consultar as obras de Pedro Damião, P. L., t. cxnv e cxlv. As fontes relativas a Berengário de Tours contribuem para a história de Gregório VII. Ver t. u, col. 740-741. Os autores antigos, contemporâneos de Gregório VII: Lamberto de Aschaffenburg ou de Hersfeld (1077), Bertoldo de Reichenau (1080), Bruno (1082), Bonizo (1085 ou 1086), Pandolfo de Pisa (sob Pascoal II), Hugo de Flavigny (1102), Paulo de Bernried (1128), foram reunidos em Watterich, Pontificum romanorum ab exeunte sœculo IX ad finem seculi X11J ab wqualibus conscriplx, 2 in-8°, Braunsberg, 1864. Cf. C. Muratori, Scriptores rer. italicarum, t. ni; Monumenta Germaniœ hislorica, Scriptores, t. v, p. 327-384; Jaffé, Bibliotheca rerum germanicarum, t. v, p. 1-469. Entre os adversários de Gregório VII, Benno, De vita et gestis Hildebrandi libri II; Benzo, Paneggr. rhythm. in Henricum III, em Monumenta Germaniœ hislorica, t. xi. — Entre os defensores do papa, Paul Bernried, De vita Gregorii VII; Bonizo, Liber ad amicum; Bruno, Historia belli saxonici, todos três citados acima.
11. Obras. — Voigt, Hildebrand als Papst Gregor VII und sein Zeitalter aus den Quellen bearbeitet, 2 in-8°, Weimar, 1846; trad. franc., por Jager, Paris, 1837 e 1854; Cassander, Das Zeitalter Hildebrands fur und gegen ihn, Darmstadt, 1842; Bowden, The lije and ponlificate o/ Gregory VII, 2 in-8°, Londres, 1840; Helfenstein, Gregor nach den Streitenschri/len seiner Zeit, Frankfurt, 1856; Gfrôrer, Papst Gregor VII und sein Zeitalter, 2 in-8°, SchafThouse, 1859; H. Ossenbeck, Die Streit Gregors VII mit Heinrich IV, 1866; Baxmann, Die Polilik der Pàpste von Gregor I bis Gregor VII, 2 in-8°, Elberfeld, 1868; Meltzer, Papst Gregors VII Gesetzgebung und Beslrebungen in Belreff der Bischofswahlen, Leipzig, 1869; Schober, Vorwiirfe und Anklagen gegen Gregor VII aus den Schrijlen seiner Zeitgenossen, in-4°, Nordhausen, 1873; Winckler, Gregor VII und die Normannen, em Samml. gemeinverstànde wissench. Vortr. CCXXXIV, Berlim, 1875; Ossenbeck, Der Streit Gregors VII mit Heinrich IV, Frankfurt am Main, 1866; Hach, Der Kampf zwischen Papsthum und Konigsthum von Gregor VII bis Calixt II, Frankfurt, 1884; A. de Vidaillan, Vie de Grégoire VII, 2 in-8", Paris, 1837; Langeron, Grégoire VII et les origines de la politique ultramontaine, Paris, 1874; 15. Nuber, Papsl Gregor VII. Sein Zeit, sein Leben und seine Wir/cen, 1885; O. Delarc, Grégoire Vllet laréforme del'Église au \ /« siècle, 4 in-8", Paris, 1889-1890; Jager, Saint Grégoire VII, em \' Université catholique (1845), t. xix, p. 412-429; t. xx, p. 16-32, 93-109, 165-180, 245-252, 325-341 ; Jorry, Histoire du pape Grégoire VII (1073-1085), Paris, 1850; Philippon de la Madelaine, Le pontificat de Grégoire VII, Bruxelas, 1837; Brocard, Grégoire VII et la querelle des investitures, Paris, 1862; Frantin, Grégoire VII et Henri IV, fragment historique dans les Mémoires de l'Académie de Dijon, Dijon, 1848; Vandcrmissen, Grégoire VII ou l'empire et la papauté au XI* siècle, Lovaina, 1876; Villemain, Histoire de Grégoire VII, précédée d'un discours sur l'histoire de la papauté jusqu'au XI' siècle, 2 in-8°, Paris, 1873; Schirmer, De Ilildebrando, subdiacono Ecclesix romanœ, Berlim, 1860; Manacorda, Gregorio VII e V undecimo sec. ragionamenlo, Mondovi, 1873; Hefele, Gregor VII und Heinrich IV zu Canossa, em Theolog. Quartalschrijt Tubing. (1861), t. xliii. Ver a bibliografia dos art. Damien Pierre e Bérenger, t. IV, col. 53-54; t. n, col.
P. Moncelle.
Autor original: P. Moncelle
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor