GRAUS TEOLÓGICOS. Dá-se este nome a títulos honoríficos concedidos em nome e por autoridade da Igreja àqueles que deram prova, diante de um júri especial, de uma certa ciência. Esses títulos conferem por vezes certos direitos eclesiásticos. Os graus atuais são o bacharelado, a licenciatura, o doutorado ou a mestria. Esses graus são de origem relativamente recente e seus mais antigos vestígios não parecem remontar além da época de Irnério e da restauração dos estudos jurídicos em Bolonha, no fim do século XI e no começo do século XII. O título de doutor é o mais antigo. Mesmo assim, nessa época, era antes um qualificativo de função do que um qualificativo de ciência: dizia-se doctor, como se dizia magisler ou dominus, para designar aquele que ensinava realmente, efetivamente, que instruía alunos. Durante muito tempo o título de doutor é o único grau conhecido. Ver Doutor, t. iv, col. 1501 sq.
O bacharelado não é, na origem, um título científico; o nome de baccalarius, bacharel, aparece no século IX para designar o possuidor de uma baccalaria, parcela de terra sujeita à vassalagem; mais tarde, os baccalarii são jovens soldados que aspiram a tornar-se banerets. Por analogia, sem dúvida, deu-se o mesmo título de baccalarii ou baccalaurei aos jovens estudantes e, aqui, especialmente aos estudantes de teologia ou de direito canônico que haviam avançado suficientemente seus estudos para poder aspirar ao doutorado. Distinguiam-se comumente, mas em Paris sobretudo, duas categorias: os baccalaurei cursores e os baccalaurei formati. As condições de acesso eram, na Idade Média, bastante variáveis: era necessário, em todo caso, um certo número de anos de estudos e de cursos, de seis a oito anos. Depois de ter ouvido, durante o tempo requerido, as lições de um mestre, o candidato prestava um exame cujo êxito lhe permitia fazer sua determinatio, discussão de tese que tinha lugar na Quaresma. O mínimo de estudos requerido entre a matrícula do aluno e a determinatio era de cerca de dois anos. Honrosamente cumprida a determinatio, o candidato recebia a prima laurea, o direito de usar a cappa redonda e de dar ele mesmo lições. Essas lições consistiam ou em repetir aos estudantes menos dotados ou de instrução inferior as lições do mestre, ou em explicar os livros de que o mestre não se ocupava.
Em teologia, começava-se por ser baccalaureus biblicus, dando lições sobre a Sagrada Escritura, e depois tornava-se baccalaureus sententiarius, explicando os libri Sententiarum de Pedro Lombardo. Aqueles que ainda estavam nesse primeiro grau do bacharelado eram chamados baccalaurei cursores ou currentes, porque continuavam a correr, como seus mais jovens, às lições dos mestres. Tornavam-se baccalaurei formati quando explicavam o l. III das Sentenças. Os estatutos da universidade de Paris obrigavam o bacharel a responder ao menos uma vez, entre o primeiro curso e as lições sobre as Sentenças, ao exame da tentativa, sob a direção de um mestre. Mais tarde, reservou-se o título de bacharel formado àqueles que haviam ensinado durante quatro anos a teologia escolástica. No século XVIII, e já desde algum tempo, os bacharéis não ensinavam mais a teologia, nem as outras ciências. Schmalzgrueber não os leva mais em conta em sua definição do bacharel: Veniunt baccalaureorum nomine Mi, qui sui in scientia profectus primum lestimonium publicum sunt conseculi; acrescenta, segundo o canonista Mandosi (por volta de 1554), que na Itália não se exige mais o bacharelado como preliminar do doutorado. Jus ecclesiasiic, t. v, p. 220, in lit. De magislris, §1, n. 1.
Depois do bacharelado, o estudante continuava a trabalhar a fim de preparar-se para a licenciatura. A licenciatura era menos um grau do que um exame de passagem. Era o estado do baccaluureus formatus que, depois de um certo suplemento de trabalho, havia pedido ao chanceler a licenlia docendi, a permissão de ensinar em seu próprio nome e não mais sob a direção imediata de um mestre, e de receber o doutorado. De fato, o direito de ensinar não era reservado exclusivamente aos doutores, e viu-se, em Bolonha mesma, o jurista Aldrico ensinar com grande êxito sem ser doutor. Mas é um exemplo um tanto excepcional. Ordinariamente, a licenciatura não era, propriamente falando, um grau. Eis, com efeito, a definição que ainda dela dá Schmalzgrueber: Licenliadi ita dicti a licentia quœ in hoc gradu conceditur promoto, ut, quandocumque velit, possit ascendere ad gradum docloris vel magistri... Veniunt hoc nomine illi quibus collata est licenlia, seu facilitas gradum supremum seu matjislerium, docloralum, in aliqua Jacullaie, cum volueriul, capessendi. Ibid., n. 2.
Somente a partir do século XVII é que, para evitar as despesas do doutorado, muitos candidatos teriam se limitado à licenciatura. Esses graus não podem ser conferidos nas ciências canônicas, nem valer do ponto de vista da disciplina eclesiástica, senão por autoridade da Igreja, que sozinha tem competência para examinar e apreciar a doutrina. Historicamente, contudo, é possível que universidades de simples ereção real ou imperial tenham validamente conferido esses diplomas.
Hoje, a disciplina é muito firme: a Igreja não reconheceu de modo algum os graus concedidos pelas faculdades de teologia reconstituídas somente pela autoridade civil do Estado na França, e só confere a universidades ou a seminários que dela dependem o direito de conceder esses graus. Além disso, impõe a profissão de fé a todos os que são promovidos a um grau acadêmico. Pio IV, bula In sacrosancta, 13 de novembro de 1564. Mas, como compensação, concede aos graduados certos privilégios. Já se indicaram, ver Doutor, os privilégios do grau supremo; os outros receberam também alguns. A concordata de 1516 entre Leão X e Francisco I fazia, na colação dos benefícios, uma parte de favor aos baccalaurei formati de teologia e concedia a todos os graduados uma preferência na colação dos benefícios. Mas, em geral, os textos falam apenas dos licenciados e dos doutores.
Nas igrejas catedrais dever-se-á promover licenciados ou doutores, concílio de Trento, sess. xxii, c. ii, De reform.; licenciados e doutores serão preferidos para as dignidades e funções de escolástico, sess. xxiii, c. xviii, De reform.; aos licenciados e doutores serão, tanto quanto possível, reservadas todas as dignidades e ao menos a metade dos canonicatos nas catedrais e nas colegiadas insignes, sess. xxiv, c. xii, De reform.; o cônego penitenciário será licenciado ou doutor, ibid., c. viii; doutores ou licenciados serão os arquidiáconos, ibid., c. xii; licenciado ou doutor, o vigário capitular; licenciados ou doutores, os examinadores sinodais, ibid., c. xviii. Aliás, o ensino afirmava bastante comumente que os licenciados gozavam de todos os direitos e privilégios dos doutores, e isso por uma razão que Schmalzgrueber enuncia assim: ... quod jura illa et privilégia doctoribus competant non ratione solemnilalis adhibitse in promotione, sed ratione excellenlis doctrinee, quie per examina manifcstalur, et per licentiee concessionem légitime approbalur; in promotione autem, cum ea absque novo cxperimcnlo fiai, non creseil, nec magis apparct. O que o douto autor conclui assim: dicendum licentialos jure doclorum censeri in favorabilibus, non ve.ro in odiosis : conscqucnler, admillendos ad dignitates, bénéficia et officia ad quse admitlunlur doclorcs, nisi expresse requiralur promolionis qualitas. Loc. cit., n. 35 e 36.
Ver Smalzgrueber, op. cit.; Reilïenstuel, Jus canonicum, l. V Décret., in tit. v, De magistris, e os comentadores das Decretais, nesse título; P. Hinschius, Das Kirchenrecht, t. iv, p. 650, 689; Du Cange, Glossarium média' et infimo-Intini-tatis, na palavra Baccalarius, etc.; Kirchenlexikon, na palavra Universitât; Realencyclopàdie, ibid.; Catholic encgclopedia, na palavra Arts; Thurot, De l'organisation et de l'enseignement dans l'université de Paris au moyen âge, Paris, 1850; H. Denifle, Die Univcrsitâten des Mitlelalters, Berlin, 1885.
A. Villien.
Autor original: A. Villien
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor