François de Sales é de Toulouse. 1637 Não parece que santa Chantal a tenha conhecido; a edição que ela preparou, de Commandeur de i, apareceu em concerto com o m siiiery, em Paris, 1641. Cinco outras edições, in-fólio como as duas primeiras, e duas edições in-12 se sucederam, em Paris, durante o curso do século XVII. O século XVIII não fez nenhuma nova edição das obras completas. O século XIX viu várias, das quais as três principais são as de Blaise, 16 in-8º com 6 vol. de suplemento, Paris, 1821-1833, de Vives, 12 in-8º, Paris, 1856-1858, e de Migne, 7 pequenos in-4º, Paris, 1861-1864.
1º As Controvérsias, t. i, compostas durante a missão do Chablais, só foram publicadas muito tempo depois da morte do santo, no vol. viii da edição de 1672. O santo autor as chamava suas Meditações, seus Cartazes. Eram, na origem, folhas volantes que o zeloso missionário espalhava entre os habitantes de Thonon, e mandava afixar nas praças e nas ruas, quando, no início, não se ousava vir às suas pregações. Essas folhas, recolhidas por Carlos Augusto, sobrinho do santo, e oferecidas ao papa Alexandre VII Chigi, por ocasião das festas da beatificação, foram publicadas pouco depois pelo mínimo Harel, com numerosas lacunas e, o que é ainda mais lamentável, com retoques. Os editores posteriores reproduziram o mesmo texto defeituoso. A edição de Annecy nos dá a verdadeira leitura.
O fim de são Francisco de Sales nas Controvérsias é provar « que todos aqueles estão em falta, que permanecem separados da Igreja católica, apostólica e romana. » É uma demonstração completa da fé católica para uso dos protestantes de então que, admitindo as santas Escrituras, se haviam separado da Igreja católica romana. A obra se divide em três partes: 1º a autoridade da Igreja; 2º as regras da fé violadas pelos ministros; 3º as regras da fé observadas na Igreja católica.
Na I parte, a autoridade da Igreja, o autor combate o cisma entre os habitantes do Chablais que ouviram e seguiram ministros sem missão e usurpadores de uma autoridade que de modo algum tinham. Ele traça diante de seus olhos a imagem verdadeira da Igreja de Deus desfigurada pelos protestantes: essa Igreja, cujos traços principais são o de ser visível, o de encerrar em si bons e maus, o de não poder perecer, o de não ser jamais nem dissipada, nem escondida, e o de não poder errar; e os ministros tentaram violar e aviltar sua autoridade fazendo reviver, uma após outra, os ataques dos hereges anteriores que ela havia condenado nos cinco primeiros séculos. Estabelece então as marcas evidentes que designam « a verdadeira Esposa »: unidade de chefe e de doutrina, santidade exterior e interior, universalidade ou catolicidade de tempo, de lugares e de pessoas. A Igreja dos protestantes não tem mais essa marca do que as outras; ela não é católica, « e ainda menos o pode ser: não tendo nem a força, nem a virtude de produzir filhos, mas somente de roubar os pintinhos alheios. »
Na II parte, o autor estabelece a regra, ou as regras da fé, para mostrar como os falsos pregadores as violaram. A regra da fé é, primeiramente, a palavra de Deus contida na Escritura santa e na tradição apostólica. Eis a regra, ou antes as duas primeiras regras formais. Mas essas duas regras não bastam: a santa palavra poderá « receber nos cérebros tantas formas quantas há no mundo... É preciso alguém que a proponha..., alguma infalível autoridade a cuja proposição sejamos obrigados a aquiescer... » Donde quatro regras de aplicação: a autoridade e o ensino da Igreja, a autoridade dos concílios, a dos santos Padres, e a do papa.
A respeito desta última regra, estabelece a supremacia de são Pedro sobre os outros apóstolos; mostra que os sucessores de são Pedro, ao lhe suceder na sé de Roma, lhe sucederam em seu primado, e são os chefes da Igreja, verdade que confirma pelos elogios, títulos e prerrogativas que a antiguidade cristã deu aos sumos pontífices, e que enumera com amor.
Conclui daí que Roma é o centro necessário da comunhão católica, e que o papa pode, sem os concílios, definir as matérias de fé: « A Igreja não pode estar sempre reunida em um concílio geral, e nas três primeiras centenas de anos não se fez nenhum; nas dificuldades, pois, que sobrevêm cotidianamente, a quem se poderia melhor dirigir, de quem se poderia tomar lei mais segura, regra mais certa do que do chefe geral e do vigário de Nosso Senhor? Ora, tudo isto não tem lugar somente em são Pedro, mas em seus sucessores; pois, permanecendo a causa, permanece ainda o efeito; a Igreja tem sempre necessidade de um confirmador infalível a quem se possa dirigir, de um fundamento que as portas do inferno não possam derrubar, e de que seu pastor não possa conduzir ao erro seus filhos; os sucessores, pois, de são Pedro tiveram os mesmos privilégios, que não seguem a pessoa, mas a dignidade e o encargo público. »
Sabe-se que os primeiros editores haviam simplesmente riscado a palavra infalível que incomodava seu galicanismo. Essa palavra foi restabelecida pela primeira vez pelo editor Blaise em um volume suplementar de sua edição (1821).
No decurso das discussões sobre a infalibilidade pontifícia, no concílio do Vaticano, Mons. Mermillod mandou fotografar e distribuir aos Padres a página do manuscrito Chigi que contém a frase citada acima. A impressão produzida por esse testemunho autógrafo foi grande; o breve do doutorado de São Francisco de Sales conservou a lembrança disso: Imprimis auctoritatem hujus apostolicae Sedis romani, ac pontificis beati Pétri successoris propugnavit, ac ipsius primatus vim ac rationem, ea perspicuitate explicavit, ut Vaticani œcumenici concilii definitionibus féliciter prœluserit. Certe quae de infallibilitate romani pontificis in quadragesimo sermone « Controversiarum » asserit, cujus autographum, dum in concilio res ageretur, delectum est ejusmodi sunt, quae nonnullos Patres tunc eum super re adhuc ancipites ad definitionem decernendam, veluti manu duxerint. Œuvres, t. i, p. xix.
A 7ª regra da fé, continua o santo autor, regra extraordinária, é a autoridade dos milagres. E a 8ª e última regra, a razão natural, é apresentada como regra negativa, isto é, que a verdadeira fé nada deve encerrar de contrário à razão e aos bons costumes. E o santo, depois de haver estabelecido e desenvolvido cada uma dessas oito regras da fé, mostra como « a Igreja dos pretensos reformados » as violou.
A IIIª parte das Controvérsias: As regras da fé são observadas na Igreja católica, está infelizmente incompleta. Depois da recapitulação de tudo o que precede, o autor trata dos sacramentos em geral e da alteração da forma dos sacramentos do batismo e da eucaristia pelos ministros. Por fim, o santo doutor fala do purgatório e das orações pelos mortos, e estabelece vitoriosamente a legitimidade da doutrina e da prática da Igreja.
Esta rápida análise das Controvérsias basta para mostrar o valor teológico deste tratado da Igreja: Profecto in sclectis conclusionibus, seu Controversiarum libris quos sanctus episcopus conscripsit, manifeste elucet mira rei theologicae scientia, concinna methodus, incluclabilis argumentorum vis, tum in refutandis hœresibus, tum in demonstratione catholicae veritatis, et praesertim in asserenda romani pontificis auctoritate, jurisdictionis primatu, ejusque infallibilitate, quae ille tam scite ac luculenter propugnavit, ut definitionibus ipsius Vaticanae synodi prœlusisse merito videatur. Decreto de doutorado, 19 de julho de 1877, Œuvres, t. i, p. xn.
Certos autores censuram o nosso santo por não ter feito obra de erudição suficiente, por não ter saído dos lugares-comuns da controvérsia teológica, e por não ter « lavrado as amplas matérias da teologia positiva ». As Controvérsias são um livro vivido, e não um livro de gabinete; o missionário fala ao seu auditório, e fala-lhe tão eloquentemente que o converte. Nada resiste à sua argumentação; nada resiste à bondade com que trata os pobres protestantes extraviados, evitando essas qualificações injuriosas que o púlpito e a polêmica protestante e católica se permitiam tão largamente naquela época.
— 2º A Defesa do estandarte da santa cruz, t. ii. É a primeira obra de alguma extensão que o santo doutor publicou ele mesmo. A 1ª edição é de Lyon, 1600. Uma 2ª apareceu três anos depois em Paris, sob « o título prodigioso » de Panthologie ou Thresor précieux de la saincte Croix, como nos informa o próprio santo. Uma 3ª edição, posterior em alguns anos, é de Rouen, sob o título abreviado de Estendart de la sainte Croix. Não parece que este livro tenha sido, desde então, reimpresso isoladamente e fora das Obras completas.
Um panfleto anônimo do ministro La Faye contra o culto da cruz foi a ocasião deste livro. Iniciado durante a missão do Chablais, só pôde ser terminado um pouco mais tarde. No prefácio, o autor ataca de frente a objeção protestante de que, tendo só Deus direito à glória e à honra, nenhuma criatura pode pretender partilhar com Ele as honras religiosas. Afirma que, depois de ter prestado a Deus a honra que lhe é devida, é justo prestar ainda uma honra, mas uma honra relativa, a certas criaturas, e muito especialmente à cruz de Jesus Cristo.
Depois, entrando na matéria, trata sucessivamente: 1º da verdadeira cruz; 2º da imagem da cruz; 3º do sinal da cruz; 4º do culto prestado à cruz.
1. O santo estabelece a legitimidade da honra devida à verdadeira cruz pelo testemunho das Escrituras, pelos milagres de sua conservação e de sua invenção, e pelos textos dos Padres; e estabelece que sempre se teve confiança na eficácia de sua virtude.
2. Mostra a imagem da cruz sempre em grande honra na antiguidade cristã; e a virtude dessa santa imagem se manifestava pelas bênçãos concedidas aos que a honram e pelo castigo dos profanadores.
3. O sinal da cruz está em uso na Igreja desde os tempos mais antigos, como profissão pública da fé e como meio de abençoar.
4. O sentido da palavra culto ou adoração da cruz deve ser precisado. O santo, depois de ter distinguido dois sentidos na palavra adoração, reserva, com a Igreja, à suprema excelência a adoração ou culto de latria; e atribui às criaturas sobrenaturalmente excelentes a adoração, honra ou culto de dulia e de hiperdulia.
Ele faz em seguida uma segunda distinção entre a honra ou adoração de latria perfeita e absoluta, que só se dirige à divindade, e a honra de latria imperfeita e relativa, que se dirige às coisas pertencentes a Jesus Cristo, e em particular à cruz. Os últimos capítulos respondem à grande objeção protestante, de que o Decálogo proíbe a fabricação de imagens.
Lê-se em um livro geralmente mais bem inspirado, ao lado, aliás, de belas e judiciosas páginas, algumas linhas de amarga crítica sobre o Estendart de la croix [...] ini or, de Sales está atrasado em relação ao seu tempo quando se trata de pôr, como convém [...] ins sujets, a erudição a serviço da '•• não era por textos [...] da I que se podia [...] melhor defender o culto católico [...] da cruz; era pesquisando cuidadosamente os monumentos da Igreja cristã primitiva [...] da existência [...] a investigação de Francisco de Sales não parece [...] esta matéria [...] de luzes novas [...] a sua erudição não é senão a da Idade Média.
Ele é mais zeloso em amontoar um grande número de provas, quaisquer que sejam, do que em estabelecer um número suficiente de válidas ou em descobrir provas inéditas. Não escolhe, admite sem escrúpulo as provas contestáveis. E sem dúvida pôde-se dizer, para desculpá-lo, que a maioria dos testemunhos hoje rejeitados pela crítica eram então aceitos pelos teólogos dos dois partidos; nem por isso é menos verdade, contudo, que a atenção começava a voltar-se para esse lado, como prova por vezes a contra-réplica de La Faye. » Uma nota remete à Réplique chrétienne à la réponse de
Autor original: P. Servais
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor