FLEURY

FLEURY

FLEURY Claude, historiador eclesiástico, nascido em Paris em 1610, falecido na mesma cidade em 1723. Filho de um advogado do conselho, Claude Fleury, que havia feito seus estudos no colégio de Clermont, entrou inicialmente para a advocacia e a exerceu durante cerca de dez anos. Durante esse período de sua vida, estudou não somente o direito francês e o direito canônico, mas também a história religiosa e profana, as belas-letras e as instituições da Antiguidade; ligou-se também a Bossuet, que encontrava em casa do primeiro presidente Guillaume de Lamoignon, na sociedade que os contemporâneos chamavam a Academia do Sr. de Lamoignon; começou enfim a escrever: foi então que escreveu a História do direito francês e a Instituição ao direito eclesiástico, que só publicaria alguns anos mais tarde, e um Discurso sobre Platão, que leu na Academia do Sr. de Lamoignon, no qual estabelecia as relações entre a moral socrática e a moral evangélica.

Por volta de 1672, em circunstâncias mal conhecidas, [foi chamado] à corte, no mesmo ano em que Bossuet ali fazia [sua entrada]; Fleury devia permanecer ali quase até sua morte, salvo duas interrupções, uma brevíssima, de 1684 a 1689, a outra, de 1706 a 1715.

Em 1672, Luís XIV o fizera aceitar como preceptor dos jovens príncipes de Conti, cuja educação lhe era confiada, associada à do Grande Delfim, para a emulação deste; Fleury substituía o jansenista Lan[…], que havia pedido demissão para não ter de […]; em 1680, terminada essa [tarefa], tornou-se, sempre por recomendação de Bossuet, preceptor do conde de Vermandois, filho legitimado da Sra. de La Vallière; o jovem príncipe morreu três anos depois, e Luís XIV nomeou Fleury abade de Loc-Dieu, na diocese de Rodez.

De 1684 a 1689, ajudou Bossuet na administração de sua diocese, e foi então que se ligou a Fénelon; depois, após a revogação do edito de Nantes, foi um dos missionários que evangelizaram, na esteira de Fénelon, a Saintonge e o Poitou. Em 1689, Fénelon, tendo-se tornado preceptor do duque de Borgonha, nomeou Fleury subpreceptor. Exerceu essas funções junto aos três filhos da França, os duques de Borgonha, de Anjou e de Berry, até 1706; os dois últimos lhe foram confiados sucessivamente, assim como a Fénelon, em outubro de 1690 e em agosto de 1693.

Em 1698, ele quase foi envolvido na mesma desgraça que Fénelon; foi necessária a intervenção de Bossuet para salvá-lo; Bossuet respondeu por ele. Ver uma Carta de Bossuet a seu sobrinho, de 30 de junho de 1698.

Em 1706, terminada a instrução dos príncipes, Luís XIV deu a Fleury o priorado de Nossa Senhora de Argenteuil, que ele aceitou, mas renunciou à sua abadia de Loc-Dieu, para não acumular. O regente o chamou de volta à corte em 1715 como confessor de Luís XV; teve dificuldade em consentir, se dermos crédito a Saint-Simon, Mémoires, ed. Chéruel, t. XIV, p. 107. Dois anos depois, morria.

Desde 1696, pertencia à Academia [Francesa]; havia substituído La Bruyère; foi ele quem recebeu Massillon em 1719.

Fleury deixou numerosas obras. Sua História do direito francês apareceu sem nome de autor em 1674, in-12, Paris. Dupin deu dela uma nova edição e a continuou até 1789 em seu Précis historique du droit français, in-12, Paris, 1826. Em 1677, Fleury publicou sua Instituição ao direito eclesiástico, sob este título: Institution ... par feu M. Charles Honcl[…], doutor em direito canônico [de] Langres, revue [avec soin] avec M. de Massac, ancien avocat au Parlement, in-12, Paris. Publicou dela, desta vez sob seu nome, uma edição aumentada em 1687. Houve duas traduções espanholas no início do século XVIII.

Depois vieram as obras compostas por Fleury para a instrução de seus alunos, mas que permaneceram, até meados do século XIX, nas mãos de todos: Os costumes dos israelitas, in-12, Paris, 1681. O Sr. Chérel publicou extratos dele, in-12, Paris, 1912, reconhecendo em Fleury o mérito de ter tido o primeiro uma concepção profundamente original e de ter, antes de Voltaire, tratado não dos fatos, mas dos costumes; Os costumes dos cristãos, in-12, 1682, quadros dos traços edificantes espalhados na Bíblia, no Evangelho e na história das origens cristãs; essas duas obras foram reunidas sob este título: Os costumes dos israelitas e dos cristãos, ano XI; Grand [...], in-12; enfim o catecismo histórico, in-12, 1683, que narra a sequência da religião, da criação à paz da Igreja. Dele apareceu uma tradução latina em 1705 e uma tradução espanhola em 1722.

Enfim, em 1675, expunha, « por ordem de uma pessoa a quem devia obediência, » provavelmente Bossuet, suas opiniões sobre o ensino e críticas bastante ousadas sobre os programas e os procedimentos de seu tempo, em um Tratado da escolha e do método dos estudos, in-12, mas só o publicou em 1686. Este livro foi logo traduzido para o italiano e para o espanhol. Nesse mesmo período, Fleury traduziu para o latim, sob a direção de Bossuet, a Exposição da fé católica; essa tradução apareceu em 1678, in-12, Anvers; foi reimpressa em 1680, com um Aviso de Bossuet, igualmente em latim.

Ele compôs ainda um tratado intitulado: Devoirs des maîtres et des domestiques, in-12, que só apareceu em 1688 e no qual se encontra o regulamento que o primeiro de seus alunos, o príncipe de Conti, jansenista fervoroso, havia dado às pessoas de sua casa. Depois de sua primeira retirada, escreveu uma Vie de Marguerite d'Arbouze, abadessa e reformadora da abadia do Val-de-Grâce, Paris, 1685, livro muito útil, no juízo de Bossuet, para a direção das religiosas.

Por fim, publicaram-se dele certo número de obras póstumas, mais ou menos extensas. Encontram-se elas, assim como as precedentes, nos Opuscules de l'abbé Fleury, publicados por Rondet, 5 in-8°, Nîmes, 1780, e nas Œuvres de l'abbé Fleury, publicadas por A. Martin, gr. in-8°, Paris, 1837; são Extraits de Platon, Réflexions sur Machiavel, cartas, discursos acadêmicos, versos latinos e obras igualmente publicadas à parte: Discours sur la prédication, in-12, 1783; Le soldat chrétien, in-12, 1772; Traité du droit public en France, 4 in-12, 1769; um Portrait de Louis de France, duc de Bourgogne e os Avis au duc de Bourgogne, in-12, 1714. Em 1807, o abade Émery publicou ainda, sob o título Nouveaux opuscules de l'abbé Fleury, in-12, Paris, obras de Fleury, inéditas ou publicadas de modo inexato, entre outras um Discours sur les libertés de l'Église gallicane, que Fleury havia escrito em 1690, mas que não publicara. Uma primeira edição dele fora dada em 1724, mas com notas de tal violência contra os papas que dificilmente poderiam ser de Fleury. Várias edições, mais ou menos modificadas, haviam-se seguido. Émery deu a edição autêntica, segundo o manuscrito autógrafo. O jurisconsulto Boucher d'Argis deu igualmente uma ou duas edições de várias obras de Fleury.

Mas Fleury é conhecido sobretudo por sua Histoire ecclésiastique, 20 in-4°, Paris, cujo 1º volume apareceu em 1691 e cujos demais se sucederam até 1723. Rondet deu dela uma 2ª edição em 1740, acrescentando-lhe uma Table générale, in-4°. O P. Fabre, do Oratório, continuou o trabalho de Fleury, que se detinha em 1414, e o conduziu até 1594, acrescentando-lhe, a partir de 1726, 16 in-4°. Ver t. V, col. 2051.

Na primeira parte do século XIX, o abade Vidal descobriu na Biblioteca Real o manuscrito de três livros inéditos da História de Fleury e publicou, em 1836, uma Histoire du christianisme connue sous le nom d'Histoire ecclésiastique, par l'abbé Fleury, augmentée de quatre livres, comprenant l'histoire du XVe siècle publiée pour la première fois d'après le manuscrit de Fleury, appartenant à la Bibliothèque royale et continuée jusqu'au XVIIIe siècle par une société d'ecclésiastiques, 6 gr. in-8°, Paris. Ver Revue des questions historiques, t. IV, p. 566. Os Discours préliminaires, postos por Fleury à frente de sua História, foram publicados à parte desde 1702. A História de Fleury foi, até Rohrbacher, consultada por todos. Durante a Revolução, constitucionais e refratários não cessaram de lhe pedir argumentos. Uma tradução alemã dela apareceu em Gœttingue, 17 in-4°, 1746 sq.

Sainte-Beuve, que o compara a Tillemont, seu contemporâneo, Port-Royal, t. IV, p. 34, proclama Fleury « superior pela composição, pela extensão do ponto de vista que abraça em seus discursos gerais, pela honrosa independência do juízo..., pela mistura de solidez e de doçura... » Mas a crítica de Fleury não está isenta de erros; além disso, ele é galicano e mais próximo do galicanismo parlamentar do que seu protetor Bossuet; sua Histoire, sua Institution au droit ecclésiastique, seu Discours sur les libertés de l'Église gallicane estão no índice. No século XVIII, o jesuíta Lanteaume fazia aparecer Observations théologiques, historiques, critiques,... sur l'Histoire ecclésiastique de feu M. l'abbé Fleury, 2 in-4°, Avinhão, 1756, 1757; em 1802, o ex-jesuíta Rossignol publicava Réflexions sur l'Histoire, etc., in-8°, Paris, 1802, etc.; mas Rohrbacher ultrapassa todos esses críticos pela violência de seus ataques; para ele, Fleury nada compreende das origens cristãs, da Idade Média, força os textos, numa palavra, traz falta de inteligência e má-fé. Histoire universelle, nova edição revista por Mons. Fèvre, Paris, 1880, Considérations générales, t. I, p. 186. Jager fez igualmente uma crítica da Histoire ecclésiastique, em sua Notice sur Claude Fleury, considéré comme historien de l'Église, in-8°, Estrasburgo, 1847. Saint-Simon, Mémoires, t. XX, p. 2, faz de Fleury o mais belo elogio: « Ele era respeitável, diz, por sua modéstia, por sua piedade sincera, esclarecida, sempre constante, uma doçura e uma conversação encantadoras e um desinteresse pouco comum. »

Além das Mémoires da época, das Mémoires de Saint-Simon, por exemplo, que informam sobretudo sobre as estadas de Fleury na corte, da Correspondance de Bossuet e das obras já citadas, Moréri, Dictionnaire, t. V; Rondet, Notice sur l'abbé Fleury, à frente de sua edição dos Opuscules; A. Martini, Essai sur la vie et les œuvres de Fleury, à frente de sua edição das Œuvres; Sainte-Beuve, Port-Royal, passim; Druon, Histoire de l'éducation des princes dans la maison des Bourbons de France, 2 in-8°, Paris, 1897; Vanel, L'abbé Fleury à l'index et la diplomatie du cardinal de Tencin, no Bulletin du diocèse de Lyon, 1902, t. III, p. 143-149; Hurter, Nomenclator, Innsbruck, 1910, t. IV, col. 1173-1179. C. Constantin.

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor