CRANMER Thomas, reformador inglês, primeiro arcebispo anglicano de Cantuária († 1556). — I. Antes do episcopado. II. O episcopado sob Henrique VIII. III. Sob Eduardo VI. IV. Sob Maria Tudor. V. Apreciação e obras. I. ANTES DO EPISCOPADO. — Nascido em 2 de julho de 1489 em Aslacton, condado de Nottingham, de uma família vinda da Normandia com Guilherme, o Conquistador. Ele se casou, depois, com a morte de sua esposa, entrou nas ordens e tornou-se professor de teologia no Christ's College em Cambridge, 1524.
Tendo sabido que o rei Henrique VIII desejava romper seu casamento com Catarina de Aragão, propôs-lhe resolver a questão referindo-se não à autoridade suprema do papa, mas à da Bíblia, que assinala diversos casos de repúdio. O capelão do rei, Fox, havia indicado Cranmer ao seu mestre como alguém muito capaz de servi-lo neste assunto, e foi por isso colocado por algum tempo como capelão junto a Sir Thomas Boleyn, pai da futura rainha Ana: foi então que ele publicou, em 1530, um tratado com o objetivo de provar a nulidade da dispensa concedida por Júlio II ao rei para casar-se com sua cunhada.
Contudo, o rei esperava ainda obter o consentimento regular do papa Clemente VII para a anulação de seu casamento; delegou, pois, Cranmer a Roma para ali sustentar as conclusões de seu livro. Cranmer dissimulou tão bem as suas novas tendências que, com vistas a sufocar as ideias luteranas que se infiltravam na Inglaterra por ocasião da querela do divórcio, o papa o instituiu grande penitenciário da Santa Sé para aquele país.
Em seu retorno, visitou várias cidades da Alemanha e ali defendeu, em escritos ou discussões públicas, a legitimidade do divórcio real; ao mesmo tempo, ali se ligou aos reformadores, cujas ideias adotou; finalmente, embora padre, casou-se secretamente em Nurembergue com a sobrinha do teólogo luterano Osiander. Durante esse tempo, o arcebispo-primaz de Cantuária, Warham, morreu, e Henrique VIII, desesperando-se de levar o papa a se pronunciar, resolveu fazer anular seu casamento, colocando naquela sé, a principal do reino, um prelado totalmente disposto a favorecer o seu desejo.
Nomeou, pois, Cranmer, de quem ignorava o segundo casamento e as ideias luteranas muito avançadas. Essa nomeação veio surpreender Cranmer em Mântua, onde ele defendia a causa de seu mestre junto a Carlos V, tio de Catarina de Aragão; hesitou por algum tempo, sabendo o que se esperava dele, e porque seria obrigado a jurar obediência ao papa por ocasião de sua consagração. Finalmente, em Westminster, declarou que seu juramento não poderia obrigá-lo a fazer nada contrário aos direitos do rei ou às reformas necessárias à Igreja da Inglaterra.
Contudo, a cúria romana havia tomado conhecimento de sua atitude pouco católica na Alemanha, mas, para não suscitar novas causas de descontentamento por parte do rei, o papa mandou-lhe enviar suas bulas com o pálio, 1533. II. O EPISCOPADO SOB HENRIQUE VIII. — Assim elevado à primeira dignidade eclesiástica do reino, o novo arcebispo provou seu reconhecimento, lisonjeando de todas as maneiras as paixões e os caprichos do rei.
Na qualidade de legado da Santa Sé, reuniu seu sínodo metropolitano e, apesar do apelo da rainha ao papa, cassou solenemente o casamento do rei, 1533, confirmou em seguida o casamento secreto com Ana Bolena, embora tivesse sido celebrado antes da anulação supramencionada do casamento de Catarina.
Finalmente, para impedir que qualquer excomunhão o atingisse, renegou o título de legado ligado à sua dignidade e apelou ao futuro concílio contra qualquer censura lançada futuramente contra ele por Roma; de sorte que, quando Clemente VII, em 23 de março de 1534, declarou o primeiro casamento de Henrique VIII válido, a separação era um fato consumado. Além disso, o ato de supremacia, decretado pelo parlamento sob a instigação de Cranmer, ordenou «que o rei fosse aceito, considerado, reconhecido como único e supremo chefe, na terra, da Igreja da Inglaterra».
Os bispos tiveram que receber novas nomeações, onde era especificado que toda a sua autoridade espiritual lhes provinha do rei, de quem eram os lugar-tenentes para pregar o Evangelho e administrar os sacramentos.
A partir de então, também, Cranmer trabalhou para transformar a Igreja inglesa segundo as novidades religiosas da Alemanha, favorecendo a supressão dos mosteiros e a destruição das imagens; perseguiu os católicos romanos tanto quanto os inovadores que se recusavam a crer no purgatório e na transubstanciação; em 1536, proclamou a nulidade do casamento de Ana Bolena com tanta complacência quanto o havia feito para o de Catarina de Aragão; aliás, também anulou em 1540 a união de Ana de Cleves com Henrique VIII, e em 1541 a de Catarina Howard.
Ao mesmo tempo, incitado por seus amigos reformados alemães, esforçava-se, mas em vão, por inspirar suas ideias ao rei, sempre muito apegado ao dogma, à liturgia e à disciplina católicas. Em sua qualidade de defensor da fé, título do qual permanecia muito orgulhoso, Henrique tinha horror às opiniões novas, e pareceu deixar-se influenciar mais, sob esse ponto de vista, pelo bispo de Winchester, Gardiner, que se contentava com o rompimento com Roma.
Assim, em 1536, Cranmer não conseguiu fazer com que a assembleia do clero adotasse 59 artigos muito favoráveis às ideias luteranas; ele foi, pelo contrário, obrigado a subscrever os dez artigos de religião, primeira Confissão de fé anglicana publicada pelo rei para deter as discussões sem fim dos bispos ingleses. Ver t. 1, col. 1283-1284. Cranmer não se deu por vencido. Uma primeira vez, ele incitou o rei a entrar na liga de Smalkalde, 1536; foi em vão, apesar dos motivos políticos que o encorajavam a isso, Henrique obstinou-se em rejeitar a Confissão de Augsburgo.
Em 1538, ele tentou novamente, e o rei consentiu em receber uma delegação de teólogos alemães que discutiriam uma fórmula de fé com uma comissão de bispos ingleses presididos por Cranmer. Um manuscrito de Cranmer indica 43 artigos redigidos por este último sobre as questões tratadas nesta conferência; ora, é aproximadamente a reprodução das ideias da Confissão de Augsburgo. De fato, o acordo não ocorreu.
Henrique recusou aceitar a comunhão sob as duas espécies, abolir as missas propiciatórias e o celibato eclesiástico; não apenas os teólogos alemães tiveram de se afastar, mas em 2 de junho de 1539, apesar das instâncias de Cranmer, o rei acentuou sua reação em direção ao catolicismo por uma declaração que o parlamento publicou sob este título: Acte pour abolir la diversité des opinions, e que os anglicanos chamam ordinariamente: Statuts des articles de 1539, ou ainda Bill du sang, Fouet à 6 queues contre les hérétiques allemands. Ver t. 1, col. 1284. Estes 6 artigos fizeram lei até o fim do reinado.
Em vão, Cranmer os tinha combatido com energia no parlamento, ele teve de assiná-los e reenviar sua esposa para a Alemanha. Do mesmo modo, em 1539, ele se opôs com tanto insucesso à apreensão das rendas dos mosteiros em proveito do rei; ele teria querido consagrá-las a bolsas para estudantes eclesiásticos, a cátedras de línguas e de teologia, a hospitais.
Parece que essas tentativas deveriam ter indisposto Henrique VIII contra ele, sobretudo porque suas ideias luteranas eram então manifestas, sua moleza em fazer executar o bill du sang bastante visível, e porque ele se mostrava favorável aos inovadores que agitavam a Inglaterra; por isso, quando seu amigo o vigário geral Thomas Cromwell tinha sido desgraçado e executado em 1540, todos pensavam que ele teria o mesmo destino. Nada disso ocorreu; Cranmer parece, com efeito, ser o único favorito por quem esse rei sanguinário tenha experimentado um verdadeiro apego.
Um dia ele chegou pelo Tâmisa ao palácio do arcebispo em Lambeth, e disse-lhe alegremente: "Eh! nosso capelão, aprendi coisas belas sobre a sua conta; parece que o senhor é o maior herege de Kent", e ele lhe mostrou uma denúncia do clero de Cantuária e das justiças de Kent. O crédito de Cranmer e sua ortodoxia foram igualmente atacados no Conselho privado e na Câmara dos Comuns, mas o rei sempre se recusou a ser severo contra seu favorito. Uma vez, o arcebispo solicitou ser conduzido à Torre de Londres a fim de se lavar ali, perante seus juízes, de todas essas acusações: "Ah! piedosa ingenuidade, disse-lhe Henrique.
Não pensa que, se estivesse uma vez na prisão, seus inimigos o guardariam lá? Línguas, que estão mudas agora, falariam; pessoas, que tremem ao levantar os olhos para o senhor, o acusariam, e o senhor estaria perdido!" Cranmer conservou, portanto, até a morte do rei, em 1547, uma influência preponderante nos assuntos religiosos e até políticos da Inglaterra; foi para agradar a Henrique VIII que, em 1546, ele publicou o primeiro Primer, livro de orações oficial da Igreja anglicana, com ladainhas em inglês para serem cantadas nas procissões. III. Sob EDUARDO VI.
— Em sua ascensão em 1547, o novo rei, filho de Joana Seymour, não tinha mais que dez anos; seu tio, o protetor, duque de Somerset, encontrou-se de acordo com Cranmer para ativar o movimento de reformas na Inglaterra. Contudo, eles não ousaram agir tão depressa quanto desejavam; o partido conservador permanecia poderoso, enquanto os anabatistas e os reformados vindos da Alemanha se desacreditavam por seus exageros; enfim, em seu próprio partido, o primaz encontrava uma oposição ciumenta, da qual nascerá o puritanismo. Em vez, portanto, de se declarar abertamente luterano, ele preferiu continuar por algum tempo sua tática prudente.
Assim, durante a coroação do jovem rei, que seu pai tinha ordenado educar na religião católica, o arcebispo engenhou-se em misturar ritos católicos e protestantes, enquanto suplicava a Eduardo VI para combater a idolatria e a tirania do bispo de Roma. Tornado membro do Conselho de regência, ele fez levar um decreto intimando aos bispos a ordem de pedir ao rei uma nova comissão como funcionários espirituais; ele mesmo deu o exemplo da submissão, declarou-se amovível à vontade do rei e recebeu novos poderes para sua arquidiocese. Em breve, ele ousou fazer abolir pelo parlamento o estatuto dos 6 artigos ou bill du sang, 4 de novembro de 1547.
Em consequência, ele chamou da Alemanha sua segunda esposa e fez reconhecer publicamente seu casamento. O artigo que conservava a presença real sendo suprimido, ele fez impor a comunhão sob as duas espécies e, para regulamentá-la, publicou um opúsculo em inglês, intitulado: Ordre pour la communion. Este ritual era provisório, pois ele queria suprimir a missa e substituí-la pela ceia. Ver t. t. 1, col. 1286. Enfim, para ativar o movimento em direção à reforma, ele convocou da Alemanha teólogos renomados que substituíram nas duas universidades os doutores demasiado tíbios para secundar as suas visões. Bucer, Pedro Mártir, Paulo Fagius, Bernardino Ochino, Tremellius vieram ajudá-lo com seus conselhos, seu ensino, seus escritos, e assim tomaram uma parte muito considerável no estabelecimento do verdadeiro protestantismo na Inglaterra.
Segundo os conselhos deles, ele impôs para os ofícios leituras da Bíblia em inglês e da paráfrase de Erasmo sobre o Novo Testamento, aumentou ali o papel do sermão, fez publicar uma tradução de um catecismo de Lutero onde lhe imputava muitas ideias de Calvino sobre a ceia. Em 14 de dezembro de 1548, a Câmara dos Lordes discutiu longamente a questão dos sacramentos, e Cranmer, de luterano que fora até então, mostrou-se ali quase calvinista.
Na sequência desta discussão, ele fez aceitar o Book of common prayer, composto sob as suas indicações por uma comissão para substituir todos os outros rituais, e estender a todo o reino a sua doutrina meio luterana, meio calvinista. Ver t. 1, col. 1286. Gardiner publicou em 1551 uma interpretação do Prayer Book intitulada: Explicação da fé católica sobre o sacramento do altar, dirigida contra a obra de Cranmer: Defesa da doutrina do sacramento da eucaristia.
Em sua resposta, Cranmer confessa que, «no livro da santa comunhão, não pedimos que o pão e o vinho sejam o corpo e o sangue de Cristo, mas que eles sejam para nós o corpo e o sangue de Cristo, isto é, que os comamos e bebamos de modo que possamos entrar em participação do seu corpo crucificado e do seu sangue derramado para a nossa redenção.» Do fundo de sua prisão, Gardiner ripostou em 1552 por uma Confutatio cavillationum..., aparecida em Paris sob o nome de Marcus Antonius Constantius, teólogo de Lovaina.
Nesse ano de 1552, Cranmer publicou uma segunda edição do Prayer Book, onde a tendência calvinista era ainda exagerada: a extrema-unção, o báculo, as vestes especiais para a ordenação foram suprimidos. Ver t. 1, col. 1287. Contudo, os não-conformistas que se tornavam mais influentes não estavam ainda satisfeitos. Cranmer, retirado em sua diocese, recebeu ali do secretário de Estado, Cecil, uma carta severa censurando a riqueza dos bispos; a fim de comprazer o Conselho, o primaz teve de acrescentar à segunda edição do Prayer Book uma nota para explicar que a genuflexão diante do sacramento não era uma marca de superstição.
Assim, ele próprio se encontrava ultrapassado pelos inovadores e queixa-se nestes termos: «Há espíritos gloriosos e inquietos que encontrariam o que criticar em nosso livro mesmo se o modificássemos a cada ano; eles pretendem que a Escritura não ordena ajoelhar-se. Eis a raiz de todos os erros dos sectários: se eles têm razão, não há mais necessidade de um ritual; não nos preocupemos mais em estabelecer ordem no culto ou mesmo no Estado. Se a Escritura não ordena ajoelhar-se, ela não ordena tampouco sentar-se.
Agachem-se, pois, sobre o solo como os turcos e os tártaros.» Os não-conformistas redobraram as suas audácias religiosas, percorrendo o país, pregando doutrinas que batiam em brecha a base mesma da sociedade, e o princípio da autoridade real; foi preciso que Cranmer se resignasse a lutar contra aqueles que tanto encorajara, ao menos secretamente, sob Henrique VIII; ele resolveu também compor uma série de pontos doutrinais que seriam tornados obrigatórios para os sermões.
É com este objetivo que foi redigida a nova Confissão da Igreja anglicana, conhecida sob o título de 42 artigos de religião, inspirados quase todos nas Confissões protestantes da Alemanha. Eles foram promulgados em 19 de junho de 1553. Isabel reduziu-os mais tarde a 39 e são estes últimos que permaneceram a regra da fé atual da Igreja estabelecida. Ver t. 1, col. 1289-1291. Além disso, Cranmer já tinha lançado as bases de uma grande obra de direito eclesiástico que revogaria os regulamentos que a Inglaterra outrora recebera de Roma.
Esta Reformatio legum ecclesiasticarum decretava penas muito severas contra os ímpios, os hereges, os blasfemadores, os adúlteros, autorizava o divórcio, etc., mas a morte do rei Eduardo VI, ocorrida em 6 de julho de 1553, impediu a sua publicação.
IV. Sob MARIA TUDOR. — Embora Eduardo tivesse designado para sucedê-lo uma de suas parentes, Joana Grey, a lembrança dos Tudors era ainda tão popular que a filha de Henrique VIII e de Catarina de Aragão, a católica Maria Tudor, foi proclamada rainha pela nação quase inteira. Desde a sua ascensão, ela se apressou em restituir ao catolicismo romano tudo o que os dois reinados precedentes lhe tinham feito perder na Inglaterra; e para secundá-la, o cardeal Reginald Pole chegou de Roma com o título de legado da Santa Sé.
O primaz, que tinha reconhecido Joana Grey, recebeu a ordem de retirar-se para o seu palácio de Lambeth; fizeram correr o boato de que ele tinha oferecido à nova rainha restabelecer ele mesmo o antigo culto; mas ele não temeu responder a esta imputação por uma declaração violenta onde publicava altamente a sua fidelidade à doutrina e ao ritual estabelecidos sob os reinados precedentes, em conformidade com os usos da Igreja primitiva.
Então ele foi conduzido à Torre por crime de alta traição; obteve seu perdão por essa acusação, mas em 14 de abril de 1554, foi levado com os bispos Ridley e Latimer perante uma assembleia especial de doutores para discutir com eles sobre o dogma da transubstanciação; ele recusou subscrever uma fórmula de fé que mantinha a presença real e o sacrifício da missa; enfim, foi declarado herético e violador da lei do celibato eclesiástico por seu segundo casamento.
Apesar de seu apelo ao tribunal de Deus e ao concílio geral, entregaram-no ao tribunal secular, que o condenou ao fogo: ele teve de aguardar em sua prisão em Oxford que o rito da degradação de um arcebispo fosse enviado de Roma, e assistiu de sua janela ao suplício de Ridley e de Latimer. Esse espetáculo abalou sua firmeza, visto que compôs sucessivamente seis retratações, quatro em inglês, curtas e pouco claras; as duas últimas em latim, humildes e explícitas; não foi por isso menos conduzido à igreja de Santa Maria de Oxford para desdizer suas faltas em público antes de ser executado.
Dessa vez, desesperando-se de salvar sua vida, retratou todas as suas abjurações. «Eu as fiz, confessou ele, no desejo de viver.» Diz-se até que acrescentou: «Pois que minha mão pecou escrevendo o contrário da verdade, é ela que arderá a primeira.» «O patriarca dos heréticos» sofreu com coragem o suplício da fogueira, em 21 de março de 1556, no lugar mesmo onde pereceram Ridley e Latimer, lá onde se ergue o Monumento dos Mártires. V. APPRÉCIATION ET ŒUVRES. — Os historiadores que narraram a vida de Cranmer variam muito em seu juízo.
Assim, Hume descreve esse patriarca da reforma anglicana como um espírito reto, sincero, dotado de todas as virtudes cristãs, firme em sua vida como em sua morte. Burnet vê nele o émulo de Atanásio e de Cirilo. Outros o chamam de perjuro, hipócrita, apóstata, censuram sua crueldade em relação aos não conformistas e lhe atribuem uma grande parte nas violências de Henrique VIII.
Bossuet diz dele: «Que homem, que um bispo que era ao mesmo tempo luterano, casado em segredo, sagrado arcebispo segundo o pontifical romano, submetido ao papa de quem detesta a autoridade, dizendo a missa em que não acreditava e dando o poder de dizê-la.» É certo que, se ele não inspirou diretamente vários suplícios ordenados por Henrique VIII e Eduardo VI, ele assinou com complacência tais sentenças contra Thomas Morus, Fisher, bispo de Rochester, e muitos católicos, contra o duque de Somerset e muitos não conformistas.
Sua constância dificilmente transparece em suas opiniões sucessivas; primeiro católico, depois luterano, enfim calvinista; partidário da instituição divina dos bispos e de sua independência absoluta, depois declarando-se amovível e funcionário do rei.
Seus historiadores admitem também que sua inteligência era um pouco lenta, mas sua memória prodigiosa; apesar das tribulações e preocupações que agitaram sem cessar sua existência, ele se entregou sempre ao estudo da teologia e atraiu ao seu palácio de Lambeth os teólogos expulsos do continente, procurou-lhes cargos e rendimentos; enviou jovens ingleses a estudar na Alemanha para difundir depois as ideias novas na Inglaterra. É, pois, com razão que os anglicanos o consideram, com Henrique VIII, como o autor principal da reforma em seu país.
Suas obras, compostas em um estilo bastante negligenciado, mas vigoroso e abundante, são sobretudo escritos de controvérsia em latim ou em inglês, contra Gardiner e o católico Richard Smith. A mais conhecida é sua Défense de la vraie et catholique doctrine du sacrement du corps et du sang de Jésus-Christ, in-8, Emden, 1557.
A biblioteca do bispado de Londres possui dois manuscritos in-folio transcritos por Parker, que contêm uma coletânea de passagens da Bíblia, dos Padres, dos concílios e dos teólogos escolásticos, a fim de provar a legitimidade da reforma anglicana e as inovações da Igreja romana; a biblioteca de Cambridge possui igualmente vários manuscritos desse gênero. J. S. Brewer e J. Gairdner, Calendar of letters and papers, foreign and domestic, of the reign of Henry VIII, 13 in-8°, Londres, 1862-1892; W. B.
Turnbull, Calendar of state papers, foreign series, of the reign of Edward VI, in-8°, Londres, 1860; Calendar, etc., of Mary, in-8°, Londres, 1861; M. Creighton, The Tudors and the Reformation, 1re édit., Londres, 1888; Fr. Seebohm, The era of the protestant revolution, Londres, 1887; Zimmermann, Maria die Katholische, eine Skizze ihres Lebens und ihrer Regierung, in-8°, Fribourg, 1890; Todd, Life of Cranmer, 1831; Dictionary of national biography, Londres, 1888, t. xi; Audin, Histoire de Henri VIII et du schisme anglais, 2 vol., Paris, 1847; Lingard, Histoire d’Angleterre, trad. Roujoux, Paris, t.
ii; Realencyclopädie für protestantische Theologie und Kirche, t. iv, p. 317-329. Voir ANGLICANISME, t. I, col. 1304. L. LÉVENBRUCK.
Autor original: L. Lœvenbruck
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor