ALEXANDRIA (IGREJA E PATRIARCADO DE ALEXANDRIA)

ALEXANDRIA (IGREJA E PATRIARCADO DE ALEXANDRIA)

I. ALEXANDRIA (Igreja de). A Igreja de Alexandria brilhou intensamente, mas não brilhou por muito tempo. Quem a considera sob o ponto de vista das suas relações com a história da teologia, pode dizer-se que não tem mais de se ocupar dela a partir do final do século V. Para se conformar a este estado de coisas, as páginas que se seguem debruçar-se-ão de preferência sobre as origens e o período anterior à conquista árabe: passarão rapidamente sobre os tempos posteriores. Será feita uma menção às diversas confissões religiosas atualmente representadas no Egito. Por outro lado, não se tratará nem da Igreja Copta nem da sua filha, a Igreja Abissínia, destinadas a ser tratadas separadamente. Eis, aliás, as divisões do presente artigo: I. Introdução do cristianismo no Egito. II. Missão de São Marcos. III. Primeiros bispos. IV. Sedes sufragâneas de Alexandria. V. Biblioteca e movimento científico. VI. Heresias e cisma. VII. Computo eclesiástico e liturgia. VIII. Mártires e monges. IX. Do Concílio de Niceia ao de Calcedónia. X. Do Concílio de Calcedónia à conquista árabe. XI. Da conquista árabe ao cisma fociano. XII. Do cisma a Méhémet-Ali. XIII. Situação atual e títulos. XIV. Igreja Latina de Alexandria. XV. Número e diferentes confissões dos cristãos estabelecidos no Egito.

I. INTRODUÇÃO DO CRISTIANISMO NO EGITO. — No início da nossa era, os judeus tinham feito de Alexandria o centro mais importante, mais rico e mais esclarecido da dispersão, e de muito longe: pululavam em todos os outros pontos do Baixo Egito e em toda a Cirenaica. Philon, Adv. Flacc., VI; J. P. Thrige, Res Cyrenensium, in-8°, Copenhague, 1828, p. 219. Foi por eles que o cristianismo penetrou muito cedo nestas duas províncias. Simão, que ajudou o Salvador a carregar a sua cruz, era originário de Cirene. Matth., XXVII, 32; Marc., XV, 21; Luc., XXIII, 26º Aos milagres do Pentecostes assistiram, entre outras testemunhas, pessoas vindas do Egito e da Cirenaica. Act., II, 10º As duas sinagogas dos cireneus e dos alexandrinos, em Jerusalém, contavam representantes entre os contraditores do diácono Estêvão. Act., VI, 9º Lúcio e vários daqueles que evangelizaram os primeiros em Antioquia eram cireneus, estabelecidos, ao que parece, na cidade santa. Apolo, um dos mais valentes auxiliares dos apóstolos, pertencia por nascimento à comunidade judaica de Alexandria. Act., XVIII, 24º Estes poucos fatos e as estreitas relações que pressupõem entre a Palestina e o nordeste da África não permitem duvidar que esta última região tenha recebido a boa-nova muito antes da pregação do evangelista São Marcos.

II. MISSÃO DE SÃO MARCOS. — A São Marcos, contudo, cabe a honra de ter constituído a Igreja alexandrina. Se a tradição tardia que nos mostra o apóstolo Simão nas margens do Nilo não tem, por assim dizer, qualquer valor histórico, Acta sanct., t. XII octobris, p. 424, 495, aquela que se refere ao discípulo preferido de São Pedro parece infinitamente mais fundamentada. Recolhida por Eusébio, H. E., II, 16, P. G., t. XX, col. 173; Chronic., I, P. G., t. XIX, col. 589, foi aceite por São Epifânio, Adv. hær., hær. LI, 6, P. G., t. XLI, col. 900, por São Jerónimo, De viris ill., VIII, P. L., t. XXIII, col. 621, e por todos depois deles. Segundo o relato de Epifânio, loc. cit., e de Jerónimo, loc. cit., Marcos recebia a sua missão do próprio príncipe dos apóstolos: é por este motivo que o sentimento da antiguidade cristã, tão bem interpretado por São Gregório Magno, Epist., l. VII, epist. XL, P. L., t. LXXVII, col. 899, e tão energicamente recordado por Nicolau I, Responsa ad consulta Bulgarorum, P. L., t. CXIX, col. 976, nunca hesitou em reconhecer fundações de São Pedro em todas as sedes primitivamente patriarcais, isto é, nas sedes de Antioquia, de Roma e de Alexandria. As datas atribuídas à chegada de São Marcos à África são demasiado contraditórias para serem relatadas aqui. O itinerário das suas viagens não é muito mais conhecido. Diz-se, porém, que o evangelista, partindo de Roma, pregou primeiramente na Cirenaica; acrescenta-se mesmo que esta província o viu uma segunda vez pouco tempo antes da sua morte. Sem ser historicamente provado, o apostolado de Marcos em Cirene e arredores não deixa de apresentar alguma verosimilhança: explica, muito melhor do que a própria posição geográfica, a jurisdição constantemente exercida pela sede alexandrina sobre a Igreja cirenaica. Esta jurisdição não pôde decorrer da situação política em que o nordeste da África se encontrava então. Unida a Creta, formando com ela uma província devolvida ao Senado, a Cirenaica tinha à sua frente um propretor, investido do título de procônsul; o Egito, pelo contrário, era uma província imperial, ou, melhor dizendo, um domínio da lista civil administrado em nome de César por um simples cavaleiro. Ver J. Marquardt, Organisation de l’Empire romain, trad. franç. de P. Louis-Lucas e A. Weiss, 2 in-8°, Paris, 1889-1892, t. III, p. 405, 482. Nestas condições, e apesar da posição geográfica, a Igreja de Cirene deveria ter-se ligado, ao que parece, tal como a de Creta, ao patriarcado do Ocidente. Se não o fez, foi porque, talvez, para além da vizinhança, urgentes motivos de ordem religiosa, origens cristãs comuns, a prendiam a outro lugar.

III. PRIMEIROS BISPOS. — No século IV, os cristãos de Alexandria veneravam as relíquias do seu primeiro pastor a leste da cidade, no bairro chamado Boukolia. Acta S. Petri Alex., P. G., t. XVIII, col. 461. Ali repousavam igualmente os sucessores do evangelista mártir, op. cit., col. 462. Eusébio conservou-nos os seus nomes com a data, aliás impossível de verificar, do seu pontificado. As suas Crónicas, P. G., t. XIX, col. 543, 549, 551, 554, 555, 558, 559, 560, 561, 565, e a sua História Eclesiástica, I, 24; II, 24; III, 14, 21; IV, 1, 4, 5, 11, 19; V, 9, 22, P. G., t. XX, col. 205, 248, 249, 256, 303, 308, 309, 329, 377, 453, 489, permitem estabelecer para os dois primeiros séculos a seguinte lista: Aniano, Abílio, Cerdão, Primo, Justo, Eumenes, Marcos II, Celadião, Agripino e Juliano. Este último morreu provavelmente a 4 de março de 189. Os pontífices que se seguiram são, na sua maioria, ilustres por mais de um título. Será feita menção a eles, segundo Eusébio e diversos outros autores, seja em artigos especiais, seja a propósito da escola catequética e dos seus doutores, seja a propósito de Ário e da sua heresia: baste-me aqui anotá-los de passagem. Demétrio, o amigo e mais tarde adversário de Orígenes, parece ter ocupado a sede de São Marcos até 8 de outubro de 232, durante um episcopado de 43 anos; elevou a sua Igreja a tal grau de esplendor que as de Antioquia e de Éfeso foram eclipsadas. Heraclas prosseguiu a sua obra de 232 a 247; manteve a mesma linha de conduta em relação a Orígenes. Fócio, Interrog. IX, P. G., t. CIV, col. 1229. Dionísio, cuja obra será estudada à parte, atraiu durante dezessete anos todos os olhares da cristandade. Depois dele, Máximo e Teonas brilharam, mas com um brilho menos vivo, o primeiro de 265 a 282, o segundo de 282 a 300. Depois veio São Pedro, que morreu pela fé em 311 ou 312, após um episcopado perturbado pela perseguição, pelo cisma e pela heresia.

São Alexandre ocupou a sede de 313 a 17 de abril de 328: os seus esforços contra o arianismo, que combateu no Egito e em Niceia, preenchem as primeiras páginas da história desta heresia.

IV. SEDES SUFRAGÂNEAS DE ALEXANDRIA. — Em 328, quando o diácono Atanásio colheu a sucessão de São Alexandre, o patriarcado de Alexandria, plenamente constituído, estendia a sua jurisdição sobre uma centena de igrejas. Este estado de coisas não remontava a muito tempo.

Até o século III, de fato, o Egito formava uma única diocese, cuja administração o bispo de Alexandria partilhava com um colégio de doze presbíteros instituído por São Marcos. É isso, pelo menos, o que narram os Annales de Eutíquio. Le Quien corrige Eutíquio no que concerne a qualidade dos doze coadjutores, que ele transforma, com razão ou sem ela, em bispos auxiliares, mas admite, em certa medida, o fundo mesmo de seu relato, Oriens christianus, t. 1, col. 316; talvez seja preciso limitar-se a isso. De fato, na falta de qualquer outra prova, a organização política do Egito de então fala muito alto no sentido do historiador tardio. O que impressiona nessa organização é a centralização administrativa excepcional desejada por Augusto. Em outros lugares, na Itália e na maior parte das províncias, o país divide-se em um certo número de uniões comunais e de territórios urbanos administrados por assembleias e magistrados locais. Essas autonomias, independentes umas das outras, funcionam lado a lado, livremente, sob o único controle da autoridade romana. No Egito, nada parecido. Marquardt, op. cit., t. 1, p. 409 sq. O antigo reino de Cleópatra forma um conjunto compacto, cujas partes se comandam umas às outras como as engrenagens de uma máquina: está dividido em epistratégias, cada epistratégia em nomos, cada nomo em toparquias, cada toparquia em territórios, cada território em distritos. O regime de liberdades comunais ali é desconhecido, exceto, parcialmente, em Alexandria e em três ou quatro cidades dotadas de privilégios. Isso equivale a dizer que o Egito não possui cidades. Ora, são as cidades, e apenas elas, que receberam bispos nos dois primeiros séculos. Nada de surpreendente, portanto, que as terras evangelizadas por São Marcos tenham esperado pelo pontificado de Demétrio para se fracionarem em várias circunscrições episcopais. Com Demétrio, as coisas começaram a ocorrer às margens do Nilo como na margem esquerda do Jordão e na Palestina do Sul. O burgo principal de cada território começou a desempenhar um papel: sob o nome de metrocomia, tornou-se quase rival da cidade e recebeu, como ela, o seu bispo próprio. Tais são as considerações, tais são os fatos que me parecem pleitear a favor das informações fornecidas por Eutíquio: a essas informações é preciso, se não me engano, reconhecer um fundo de verdade. Mas isso, naturalmente, aplica-se apenas ao Egito. A Cirenaica gozava de uma organização inteiramente diferente. Como indica seu nome de Pentápole, possuía, com Cirene, Ptolemaida, Berenice, Apolônia e Arsinoé, cinco cidades particularmente notáveis, todas designadas para se tornarem muito rapidamente outros tantos bispados. Eis tudo o que se pode dizer sobre o início das Igrejas sufragâneas de Alexandria. Seja qual for a sua origem, é certo que, no sínodo realizado contra Ário, em 320 ou 321, São Alexandre conseguiu reunir perto de cem bispos. Do número, apenas os da Cirenaica possuíam uma espécie de metropolita: todos os outros dependiam do patriarca alexandrino sem intermediário algum. Pouco a pouco, graças à influência lenta mas inevitável de divisões administrativas introduzidas por Diocleciano e por Teodósio, essa organização especial do patriarcado de Alexandria modificou-se e os sufragâneos ali se agruparam, como em outros lugares, em diferentes províncias. Conhecemos atualmente 103 sés da antiga Igreja egípcio-cirenaica: 41 patriarcais, 8 metropolitanas ou quase metropolitanas, 94 episcopais. Encontrar-se-ão em Le Quien, Oriens christianus, t. 1, col. 385-640. Limito-me aqui a dar a lista das 9 províncias com seu centro eclesiástico e o número de suas dioceses simplesmente episcopais: 1° Egito I, Alexandria, 13 bispados, sem contar aquele que os eusebianos, reunidos em Tiro em 335, pretenderam erigir em Mareotis em favor de Ischyras; 2° Egito II, Cabasa, 8 bispados; 3° Augustamnica I, Pelúsio, 13 bispados; 4° Augustamnica II, Leontópolis, 7 bispados; 5° Arcádia, Oxirrinco, 10 bispados; 6° Tebaida I, Antinoé, 8 bispados; 7° Tebaida II, Ptolemaida Hermii, 14 bispados; 8° Líbia I ou Pentápole, Ptolemaida, 14 bispados; 9° Líbia II ou Marmárica, Darnis, 7 bispados. A pretensa província de Líbia metropolitana, inserida por Migne em seu Dictionnaire géographique, t. 1, col. 818, nunca existiu senão no seio de notas falhas.

V. BIBLIOTHÈQUE ET MOUVEMENT SCIENTIFIQUE. — Foi em Niceia, no 6º cânone do concílio, que a Igreja de São Marcos viu sua jurisdição solenemente confirmada. Pitra, Juris Eccles. Græcorum hist. et monumenta, in-4°, t. 1, Roma, 1864, p. 429. Ela merecera pelos serviços prestados, serviços de ordem sobretudo científica, cuja causa principal, embora indireta, deve-se buscar na presença da famosa biblioteca. Esta tem toda uma história. Criada pelos primeiros Lágidas, muito provada durante a revolta do futuro Ptolemeu VII contra seu irmão Ptolemeu VI, reerguida e desenvolvida por seus sucessores, contava, dizem, até 700.000 volumes arrumados metade no Serapeu e metade no Museu, no dia em que este último monumento partilhou a sorte da frota egípcia incendiada por Júlio César. Para reparar esse desastre, Antônio ofereceu a Cleópatra todos os tesouros literários dos Atalidas, e Caracala, 250 anos mais tarde, reconstruiu o edifício destruído. Os despojos de Pérgamo e os depósitos do Serapeu constituíam ainda uma biblioteca bastante bela; infelizmente, essa coleção sem rival teve muito a sofrer das lutas que não tardaram a eclodir entre o cristianismo triunfante e o paganismo vencido. Sob Teodósio, o templo de Serápis era a principal cidadela do politeísmo egípcio, o principal centro de resistência à política dos imperadores: foi entregue às chamas e quase todos os seus volumes pereceram com ele. Os rolos recolhidos sob as cinzas ou conservados em outros lugares desapareceram definitivamente no século VII, pelo fato da conquista muçulmana, sem que se possa dizer como. Segundo Abul Faraj, o general Amr ibn el As, lugar-tenente do califa Omar, tê-los-ia empregado para aquecer os banhos da cidade: mas essa afirmação de um historiador relativamente tardio passa aos olhos de muitos por uma lenda, embora outros autores árabes a tenham repetido. Antes desses tristes acontecimentos, durante os primeiros séculos da nossa era, a velha biblioteca dos Ptolomeus atraía ainda os sábios de todos os países.

Alexandria, graças a ela, manteve-se sempre na categoria de capital das letras que havia anteriormente conquistado. Fixada nesta cidade, no centro mais intelectual da época, em meio ao judaísmo mais esclarecido, obrigada a fazer frente ao paganismo mais sedutor, a Igreja de São Marcos tornou-se, entre as comunidades cristãs, a rainha da ciência e das ideias. Em 325, o concílio de Niceia reconheceu-lhe quase oficialmente essa supremacia: se deixou, como era justo, à autoridade romana o cuidado de fixar a data anual da Páscoa, foi ao saber de Alexandria que encarregou de calcular essa data. Cirilo, Epist., lxxxvii, P. G., t. lxxvii, col. 385; Idem, Epist., cxxi, P. L., t. liv, col. 1056. Melhor ainda, por este fato a superioridade intelectual de Alexandria é provada pelo grande número e pelo grande renome dos homens que forneceu à Igreja dos séculos II e III. Não posso, contudo, citá-los aqui, pois seu lugar está marcado no artigo relativo à ESCOLA DE ALEXANDRIA.

VI. HÉRÉSIES ET SCHISME. — Antes de produzir ilustres escritores e ilustres pontífices, a Igreja de São Marcos testemunhou sua vitalidade fecunda ao dar à luz múltiplas heresias. Isso não poderia surpreender: os espíritos de então agitavam uma massa assustadora de ideias e todas as doutrinas, as mais sensatas como as mais loucas, passavam por eles em transformação.

A gnose não podia deixar de florescer ali: ela floresceu de forma admirável. L. Duchesne, Les origines chrétiennes, lithograph., p. 139-156. Foi em Alexandria que Basilides e os seus discípulos dogmatizaram sob Adriano; foi de Alexandria que Valentim veio a Roma sob Antonino Pio. Foi de lá também que o papa Aniceto viu chegar Marcião; foi lá igualmente que Apeles, forçado a deixar Roma, foi buscar a sonâmbula Filomena e o livro das Revelações. Não preciso enumerar os discípulos e os emuladores desses heresiarcas: encontrá-los-emos no verbete GNOSE, com o resumo geral das suas doutrinas. Quanto aos detalhes das suas vidas ou aos fundamentos dos seus sistemas, devem ser procurados sob o nome de cada um deles.

Após o gnosticismo, que foi a chaga do século II, a Igreja de Alexandria foi assolada pela heresia antitrinitária de Sabélio. Este homem nascera na Líbia: os erros que ensinou em Roma sob o papa Zeferino não tardaram a penetrar na sua pátria. Em meados do século, já tinham conquistado vários bispos da Pentápolis. Atanásio, Epistola de sententia Dionysii, 5, P. G., t. xxv, col. 485. Para os reconduzir, São Dionísio escreveu várias cartas, bem como um tratado em dois livros. Eusébio, H. E., VII, 26, P. G., t. xx, col. 708. A sua ação não impediu que o sabelianismo se mantivesse no Egito e que ainda contasse com numerosos partidários no tempo de São Pedro. Os esforços de Santo Atanásio não seriam demais para o arruinar. Ver SABÉLIO.

Não me deterei nos erros de Orígenes nem na heresia de Ário. Além de as tempestades que suscitaram serem posteriores, possuem demasiada importância para não serem tratadas à parte. Aguardando as fatais divisões que iriam provocar, a Igreja egípcia teve de sofrer o cisma de Melecio, bispo de Licópolis, que se revoltou contra São Pedro e não temeu instituir toda uma hierarquia ao lado da hierarquia legítima. Condenada em Niceia, Teodoreto, H. E., I, 8, P. G., t. LXXXII, col. 928, a seita surgida das suas ordenações anticanônicas perpetuou-se, contudo, até depois de 450, para grande benefício do arianismo, do qual foi ardente aliada.

VII. CÔMPUTO ECLESIÁSTICO E LITURGIA. — Fecunda ao extremo no domínio ainda muito vago da filosofia e da teologia, a Igreja alexandrina dos quatro primeiros séculos foi infinitamente menos no terreno litúrgico. Desempenhou, é verdade, um papel dos mais brilhantes na querela pascal, tal como resulta dos textos antigos tão bem utilizados por M. L. Duchesne, La question de la Pâque au concile de Nicée, na Revue des questions historiques, t. XXVIII, 1880, p. 5º Mas aí se limitou a sua ação: fora do cômputo eclesiástico, não fez nada de importante relativamente ao culto cristão. Na primeira metade do século IV, a sua liturgia conservava-se ainda idêntica à da Síria. P. Batiffol, Une découverte liturgique, no Bulletin de littérature ecclésiastique, I, 1899, p. 81º Isso resulta do precioso documento trazido a lume por A. Dmitrievski, L’euchologe de Sérapion de Thmuis, in-8°, Kiev, 1894, extraído dos Trabalhos da Academia de Kiev, 1894, n. 2, e republicado recentemente como inédito por G. Wobbermin, Altchristliche liturgische Stücke aus der Kirche Ägyptens nebst einem dogmatischen Brief des Bischofs Serapion von Thmuis, Leipzig, 1899. A liturgia grega dita de São Marcos é, portanto, posterior a essa época. M. L. Duchesne estima que remonta ao século V, pelo menos. Origines du culte chrétien, 2ª ed., in-8°, Paris, 1898, p. 75º As analogias impressionantes que apresenta com a liturgia copta, decorada com o nome de São Cirilo, não servem para contradizer esta opinião. Não deixa de ser verdade que, dos quatro principais tipos litúrgicos — tipo sírio, tipo romano, tipo galicano e tipo alexandrino —, este último ainda não existia no tempo do primeiro concílio geral. Assim instituída tardiamente, a missa de São Marcos não se manteve por muito tempo entre os gregos do Egito: sofreu primeiro retoques bizantinos; depois foi completamente substituída pelas missas em uso em Constantinopla. No final do século XII, Balsamon ordenava a sua proscrição. P. G., t. CXXXVIII, col. 953.

VIII. MÁRTIRES E MONGES. — A Igreja alexandrina teve, como todas as outras, os seus confessores e os seus mártires. Por volta de 195, o fogo, o ferro e a espada grassavam entre os seus filhos. Clemente de Alexandria, Stromat., III, P. G., t. VIII, col. 1069. Em 202, Severo, de passagem por Alexandria, vigiava pessoalmente a execução do seu edito: entre as vítimas contaram-se Leónidas e vários daqueles que o seu filho Orígenes instruía. Eusébio, H. E., l. VI, I-V, P. G., t. XX, col. 521-533. Em 249, sob o reinado benevolente de Filipe, um motim dos pagãos custou a vida à virgem Apolónia e a numerosos fiéis. Eusébio, op. cit., l. VI, cc. XLI, col. 605-612. Com Décio (250-253), a perseguição estendeu-se até aos burgos mais recônditos da Tebaida. Eusébio, op. cit., l. VI, c. XLI, XLII; l. VII, c. XI, col. 608-616, 661-673. Os cristãos de Alexandria vingaram-se sob Galo, por ocasião da peste, levando a sua caridade ao heroísmo: por se terem prodigalizado em torno dos cadáveres e dos moribundos, várias centenas deles tornaram-se mártires da sua dedicação, e a Igreja honra-os a 28 de fevereiro. Eusébio, op. cit., l. VII, c. XXII, col. 685-692. Passada a epidemia, a perseguição recomeçou. Eusébio, op. cit., l. VII, c. I, col. 640. Alguns anos mais tarde, em 257, na sequência do primeiro edito lançado por Valeriano, as masmorras transbordaram de confessores e todos os caminhos do exílio viram passar os seus passos. Eusébio, op. cit., l. VII, c. XI, col. 662-674. Em 304, Diocleciano publicou o seu quarto edito e ondas de sangue avermelharam o Egito, desde o mar até às fronteiras meridionais da Tebaida. Eusébio, op. cit., l. VII, c. VIII, IX, X, col. 757-760. O sangue correu de novo em 306 e 307. Eusébio, op. cit., l. VIII, c. IX, X, col. 760-768. Ainda corria em Canopo, a 31 de janeiro de 312, das veias de São Ciro e São João. Acta SS., t. II jan., p. 1081. Além dos fiéis imolados em solo egípcio, a Igreja alexandrina teve numerosos filhos imolados alhures. Eusébio, op. cit., l. VII, c. VI, col. 756. Teve-os, por exemplo, em Tiro. Eusébio, op. cit., l. VIII, c. VII, col. 756-757. Teve-os da mesma forma em Cesareia. Eusébio, De martyr. Palest., c. xi, P. G., t. xx, col. 1497-1512. Teve-os sobretudo em Agauno, onde todo um grupo de soldados recrutados no Alto Egito, e conhecidos desde então como a legião tebana, pereceu no mesmo dia. Não digo nada sobre Santa Catarina: se ela pertencesse à história, um dicionário de teologia deveria assinalá-la no primeiro escalão dos mártires alexandrinos, pois é honrada em certas ordens religiosas como a padroeira dos estudos filosóficos e teológicos. Ver P. Allard, Histoire des persécutions, 5 volumes, passim.

O triunfo do cristianismo não pôs imediatamente termo aos massacres de cristãos no Egito. Contaram-se mártires em Alexandria em 341 ou 342, sob o reinado de Constâncio e o governo de Filagro; São Galicano sofreu lá no tempo de Juliano em 362; os arianos ensanguentaram lá a igreja de São Teonas em 372; os adoradores de Serápis fizeram lá vítimas em 390. Mas não é desses mártires que o Egito cristão mais se orgulha. A sua principal glória advém-lhe das suas iniciativas monásticas e da multidão verdadeiramente prodigiosa de anacoretas e cenobitas que povoaram os seus desertos. As origens do monaquismo são mal conhecidas: um fato certo, porém, é que o entusiasmo pela vida perfeita irrompeu, antes de tudo, nas margens do Nilo. Esta vida revestiu várias formas: com São Paulo, teve a forma eremítica em toda a sua grandeza selvagem; com São Pacômio, a forma cenobítica em toda a sua harmoniosa regularidade. Cf. P.

Ladeuze, Étude sur le cénobitisme pakhomien, in-8°, Louvain, 1898. Santo Antão († 356) serviu de intermediário entre uma e outra: solitário no início de sua carreira, não pôde impedir, mais tarde, que os discípulos afluíssem ao seu redor e fundassem uma espécie de comunidade no Faium, na Tebaida. O nome de Tabennisi, o primogênito dos mosteiros, está ligado ao de Pacômio; Nítria, no Baixo Egito, abrigou as congregações estabelecidas por Amônio; Scete povoou-se de ascetas, entre os quais figuram, em primeiro lugar, Macário, o Velho (+ 390) e Macário, o Jovem (+ 394). As cristãs do Egito imitaram seus irmãos: o número de seus conventos foi considerável em todas as solidões, e é ao copta, língua indígena, que devem um de seus nomes mais difundidos, o de freiras, que significa castas. Santa Sinclética caminha à frente dessas virgens e dessas viúvas. Ver ANACORETAS, MONAQUISMO, ANTÃO, etc.

IX. DO CONCÍLIO DE NICEIA AO DE CALCEDÔNIA. — Os parágrafos que precedem nos levaram, na esteira das liturgias, do martirológio e do monaquismo, muito além de 328: voltemos atrás e retomemos a lista dos sucessores de São Marcos. Atanásio apresenta-se primeiro (328-373). Sua figura, que domina todo um meio século, será apresentada ao leitor em um artigo especial. Ver-se-á nele quais vicissitudes atravessou a Igreja egípcia de então e como o poder civil se uniu ao arianismo para facilitar a quádrupla intrusão na sé alexandrina de Pisto, de Gregório, de Jorge e de Lúcio. Os combates sustentados por Atanásio contra os imperadores e os prelados cortesãos constituem as primeiras manifestações da rivalidade, eclesiástica na aparência, política no fundo, que deveria manter Alexandria e Constantinopla em guerra aberta uma contra a outra por tanto tempo. Quando surgiu Constantino, a supremacia religiosa no Oriente pertencia, sem contestação, a Alexandria. Ameaçada pela fundação de uma nova capital no Bósforo, essa supremacia foi definitivamente comprometida quando Teodósio I, renunciando aos palácios de Nicomédia como aos de Antioquia, fixou a corte de maneira efetiva e permanente em Constantinopla. Ela sucumbiu de vez assim que o exemplo de Arcádio e de Teodósio II, que nunca apareceram à frente das legiões, permitiu aos primeiros príncipes bizantinos permanecerem encerrados em sua cidade imperial e consumirem seus vastos ócios discutindo teologia. Os bispos de Alexandria defenderam-se valentemente contra seus rivais do Bósforo. Pedro II (373-14 de fevereiro de 381) imitou seu predecessor Atanásio: lutou como ele contra Valente e, como ele, correu a buscar refúgio em Roma. Seu último ato foi afirmar as prerrogativas alexandrinas ao intervir, sob Teodósio I, nos assuntos eclesiásticos de Constantinopla. Timóteo, seu irmão, sucedeu-lhe: sustentou Máximo, o Cínico, contra Gregório de Nazianzo e aproveitou o II Concílio Ecumênico para levar à retirada do santo doutor. Possuem-se de Timóteo 18 respostas canônicas. Pitra, Juris eccl. Grec. hist. et mon., t. 1, p. 630-645. Teófilo (385-15 de outubro de 412), Cirilo (412-28 de junho de 444) e Dióscoro (444-451) viram os últimos belos dias do Egito cristão. Serão todos os três objeto de um estudo particular, mas devo anotar aqui os triunfos, ora gloriosos, ora lamentáveis, que Alexandria obteve por meio deles sobre Constantinopla. Teófilo ordenou João Crisóstomo em 398 e depô-lo-ia no conciliábulo do Carvalho em 403. Cirilo presidiu em 431 o concílio ecumênico de Éfeso, que lançou o anátema a Nestório. Dióscoro dirigiu o latrocínio de 449 em favor de Êutiques contra Flaviano. Esta vitória não teve futuro. Em 451, os Padres de Calcedônia, não contentes em condenar Dióscoro e o monofisismo, elevaram o bispo da cidade imperial acima de todos os seus colegas orientais. Desde este dia, o fosso que separava Alexandria de Constantinopla tornou-se um abismo. Furiosos contra um concílio cujo 28º cânone retirava a preeminência de sua Igreja, mal dispostos contra a autoridade imperial que havia convocado e que sustentava este concílio, os cristãos do Nilo não encontraram nada melhor, para marcar seu descontentamento, do que abraçar em massa a heresia proscrita. Tornaram-se monofisitas e proclamaram-se coptas, isto é, egípcios do Egito: aos gregos, funcionários ou mercadores, que permaneciam em seu solo, fiéis ao dogma católico, deram a alcunha de melquitas, que significa imperiais.

X. DO CONCÍLIO DE CALCEDÔNIA À CONQUISTA ÁRABE. — Estes eventos deram um golpe fatal na segunda sé da cristandade. Sob Teófilo e Cirilo, seu titular gozava, nos assuntos eclesiásticos e até mesmo civis, de um poder quase ilimitado: verdadeiro Faraó do Egito cristão, mantinha todos os bispos sob a mão e fazia tremer todos os governadores. De agora em diante, ficará sem prestígio e sem influência, ora exilado pelo poder e ora expulso pela populace, vítima dos caprichos imperiais e brinquedo dos tumultos populares. Se professar a ortodoxia, terá apenas um rebanho ínfimo e não conseguirá manter-se senão apoiando-se na guarnição. Se mantiver o monofisismo, será seguido pela maioria das populações egípcias, mas os quatro quintos do mundo cristão recusarão comunicar-se com ele. Em um e outro caso, vegetará miseravelmente. Nada é miserável, com efeito, nada é digno de piedade como a dupla corrente dos pastores alexandrinos. No início, esta corrente rompe-se frequentemente. Rompe-se do lado dos coptas, quando um imperador mais ortodoxo e mais enérgico resolve fazer sentir sua autoridade nas margens do Nilo.

Ela se rompe do lado dos gregos, quando o prefeito bizantino não sabe enfrentar a populace de Alexandria ou quando o próprio príncipe tem preferências marcadas pelos heréticos. Por vezes, em vez de se unificar, a corrente torna-se tripla. É o caso sob Justino II (565-578): na sequência de um fracionamento ocorrido no campo monofisita, o prelado católico encontra diante de si dois competidores, um gaianista e outro teodosiano. Jamais, aliás, ou quase jamais, os elos desta corrente são muito brilhantes: são, em todo caso, numerosos demais para serem enumerados aqui. Digo isto dos gregos, não tendo que me ocupar dos coptas.

Os prelados gregos, ainda que tivessem tido heroicas virtudes, não poderiam reconduzir à ortodoxia uma província onde tudo os tornava perfeitamente detestáveis. Sustentados e por vezes até nomeados pelo imperador, participavam do ódio que a autoridade deste imperador inspirava em todo o Egito. Sagrados pelo bispo de Constantinopla, assim como ocorreu para Paulo, sob Justiniano I, e para João, sob Justino II, reconheciam a decadência de sua sé e, pelo mesmo, despertavam todos os velhos ressentimentos do Egito contra o concílio cujo 28º cânone havia sancionado a supremacia eclesiástica da cidade imperial. Aliás, as variações da corte bastavam para desacreditar seus protegidos. Ora católica e ora monofisita, ora monofisita de uma maneira e ora de outra, a corte tomou partido em todas as querelas religiosas que se enxertaram sobre o eutiquianismo ou surgiram ao lado dele: desempenhou seu papel polimorfo e contraditório nos intermináveis debates do origenismo e dos "três capítulos", assim como no grave assunto do monotelismo. Suas múltiplas mudanças, traduzidas na sé greco-alexandrina por palinódias ou pela deposição e o exílio, terminaram por colocar o sucessor de São Marcos em posição muito má perante suas ovelhas recalcitrantes. Estas não quiseram ver nele senão o instrumento mais ou menos dócil de um poder desprezado. A bem dizer, Constantinopla lhes deu, de tempos em tempos, pastores irrepreensíveis, mas foi em vão.

As aspirações nacionais e as antipatias de raça ali estavam, mantendo o Egito mergulhado em sua heresia: nada foi capaz de retirá-lo dela, nem o sangue de Protério (+ 457), nem os trabalhos de Eulógio (581-608), nem a caridade de João, o Esmoler (606-616). Sob Heráclio, na véspera da conquista muçulmana, a Igreja grega de Alexandria contava mal 200.000 fiéis, recrutados quase todos entre os funcionários, os soldados e os comerciantes, isto é, entre pessoas estrangeiras ao país; a Igreja copta, ao contrário, agrupava de 5 a 6 milhões de almas, toda a população indígena, ou pouco menos que isso.

XI. DA CONQUISTA ÁRABE AO CISMA FOCIANO. — Em 638, esses coptas acolheram os árabes como libertadores: foram ao encontro de Amr ibn el As, felizes por entregar-lhe todo o vale do Nilo, pesarosos por não poderem abrir-lhe as portas de Alexandria, onde o elemento grego e as tropas imperiais estavam concentrados. Essa diferença entre a conduta dos monofisitas e a de seus adversários influiu na política dos conquistadores. Como seria de esperar, os árabes reservaram todos os seus favores a quem os havia favorecido, e todo o seu rigor a quem os havia combatido. Enquanto o patriarca monofisita Benjamin obtinha uma situação privilegiada e legava aos seus herdeiros uma autoridade reconhecida pelo vencedor, a Igreja de seus rivais quase desapareceu. Um certo Pedro conseguiu, é verdade, ocupar o lugar de Ciro, patriarca melquita contemporâneo da invasão, mas ele mesmo não teve sucessor, e a sé grega de Alexandria, tornada monotelita com seus dois últimos ocupantes, permaneceu sem titular durante quase um século. Seus fiéis, singularmente reduzidos pela fuga, não tiveram outros pastores senão simples bispos submetidos ao metropolita de Tiro, ou, mais exatamente, consagrados em Tiro. Quanto às suas igrejas, quase todas passaram para as mãos de seus inimigos, que delas fizeram mesquitas muçulmanas ou templos eutiquianos. Sobre as igrejas de Alexandria, ver [E. Bouvy], Alexandrie. La ville chrétienne, Paris, s. d., e o artigo grego de G. Mazaraki, Les temples chrétiens d’Alexandrie avant la conquête, publicado no Anatolikos Astir, n. 35 e 36, Constantinopla, 1884.

A tempestade acalmou-se sob o califado de Hescham (724-743). Esse príncipe autorizou a reorganização da Igreja antimonofisita e aceitou como patriarca um artesão chamado Cosmas, que não sabia ler nem escrever, mas em quem muita habilidade compensava muita ignorância. Cosmas dirigiu-se à corte dos Omíadas, em Damasco: insinuou-se nas boas graças de alguns secretários e obteve por meio deles que a comunidade ortodoxa reentrasse na posse das igrejas das quais os coptas a haviam despojado. O médico Politianos foi o segundo titular do patriarcado restaurado. Convocado à capital dos Abássidas em Bagdá, junto a uma favorita de Haroun-al-Raschid, ele curou essa mulher, que simulava, dizem, uma doença de languidez, e recebeu, entre outras recompensas, cartas que lhe permitiam recuperar novas igrejas. Comprar os favoritos e os secretários do príncipe, intrigar por meio das cristãs do harém, tal foi a grande ocupação dos prelados que sucederam a Cosmas e Politianos. As dificuldades de sua situação os desculpam: precisavam manter-se a qualquer custo, precisavam deter o aumento dos impostos, defender os edifícios do culto, resistir ao mesmo tempo ao ódio dos monofisitas e ao fanatismo dos muçulmanos. Esse fanatismo acabou, com efeito, por se fazer sentir, e pesadamente. Aos dias de tolerância, que tinham marcado o primeiro século da dominação árabe, sucederam, mesmo para os coptas, os dias de perseguição. Basta, para explicar essa mudança, recordar as vicissitudes políticas atravessadas pelo Egito. De 640 a 870, o Egito obedeceu aos califas; de 870 a 905, aos sultões Tulúnidas, dinastia local oriunda de um escravo turco; de 905 a 934, aos Abássidas, como antes de 870; de 934 a 969, aos sultões Ikhchiditas, segunda dinastia turca; de 969 a 1171, aos Fatímidas de Kairouan; de 1171 a 1250, à dinastia dos Aiúbidas, fundada pelo famoso Youssouf Salah-ed-Din ou Saladino; de 1250 a 1382, aos mamelucos Bahritas ou Marítimos; de 1382 a 1517, aos mamelucos Burjitas ou Circassianos. Tornada província do império turco em 1517, permaneceu a ele submetida, pelo menos em certa medida, até o século XIX. Tantos governos, estabelecidos uns pela conquista e outros pela revolta ou usurpação, não podiam substituir-se, como é de se imaginar, sem modificar a política liberal adotada no início pelos sucessores diretos de Maomé. Se os monofisitas sofreram a ponto de apostatar e alistar-se em massa nos batalhões do Islã, os melquitas também não tiveram motivos para se congratular. Seu número baixou dia após dia: caíram em profunda ignorância. Submetidos a leis de exceção, foram condenados pelos Abássidas a usar roupas que permitissem que nunca fossem confundidos com os muçulmanos, mas não obtiveram permissão para abrir escolas que tivessem perpetuado entre eles uma língua diferente da de seus perseguidores.

O árabe nunca penetrou em sua liturgia; mas, no uso corrente, substituiu o grego em seus lábios. O patriarca Cristóvão, que presidiu de 805 a 836, pregava ainda no falar de São Atanásio, P. G., t. C, col. 1215; mas um século mais tarde Eutíquio (833-840) compunha seus Annales em árabe. Essa obra testemunha uma decadência intelectual terrível: seus múltiplos erros atestam que o escritor não teve muitos documentos antigos à mão; suas listas episcopais, interrompidas para Roma em Santo Agatão (670-681) e levadas para Constantinopla até Teódoto Cassiteras (815-821), mostram que as relações não eram então nem fáceis nem frequentes entre o Egito e a cristandade do Ocidente. De fato, como se sabe por outros meios, tudo se limitava, entre os dois países, a relações comerciais. Veneza aproveitou-se disso, no início do século IX, para roubar o corpo de São Marcos. Bernardi, Itinerarium in loca sancta, P. L., t. CXXI, col. 369.

Com o patriarcado ecumênico, Alexandria mantinha relações melhores e mais constantes. Essas relações multiplicaram-se sobretudo quando Bizâncio, enfraquecida, deixou de inspirar o menor temor ao Cairo, mas elas já existiam antes dessa época e tiveram como consequência fatal arrastar os melquitas para o cisma de Fócio.

XII. DO CISMA A MEHEMET-ALI. — Uma vez desviado, o patriarca alexandrino seguiu geralmente a mesma linha de conduta que seu colega do Bósforo. Contentou-se quase sempre em ratificar a posteriori as decisões tomadas por ele, desde que essas decisões fossem hostis a Roma. A Igreja de Alexandria não desempenha qualquer papel nas tentativas de união que ocupam por um momento, no século XIII, o sínodo de Niceia (1234) e os dois concílios gerais de Lyon (1245 e 1274); mas seu patriarca, Atanásio III, intervém em Constantinopla em 1283 para condenar João Beccos, demasiado favorável aos latinos.

A Igreja alexandrina permanece igualmente alheia aos passos dados junto aos Padres de Constança (1418) e de Basileia (1431-1437): foi preciso que o imperador João VIII Paleólogo a convidasse duas vezes (1406 e 1437) para que seu patriarca Filoteu confiasse a dois prelados bizantinos, Antônio, metropolita de Heracleia, e Gregório Mammas, protonotário de Constantinopla, o encargo de representá-lo nas assembleias de Ferrara (1438) e de Florença (1439). Isso, aliás, não impediu o mesmo Filoteu de participar, em 1450, de um dos sínodos bizantinos que revogaram a união.

Dois de seus predecessores, por exceção, mostraram-se muito mais bem dispostos em relação a Roma: um deles, Nicolau I, havia recebido em 1210, do Papa Inocêncio III, uma carta das mais elogiosas e, treze anos mais tarde, ele próprio havia escrito em excelentes termos a Honório III; o outro, Nifão, havia se dirigido a Urbano V, que lhe respondeu em 1367.

A adesão de Alexandria ao cisma explica-se igualmente por suas relações com os patriarcados de Antioquia e de Jerusalém, relações fáceis e frequentes, sobretudo durante os períodos relativamente longos em que a Síria pertenceu aos mesmos senhores que o Egito. Estes laços sobreviveram às brilhantes campanhas que Nicéforo Focas (963-969) e João Tzimisces (969-976) dirigiram contra o Oriente árabe, bem como à grande luta das cruzadas. Restou-nos um monumento disto no trabalho canônico redigido por Teodoro Balsamon, patriarca de Antioquia, em resposta às sessenta e quatro dúvidas que o patriarca Marcos, de Alexandria, lhe submeteu no mês de fevereiro de 1195. P. G., t. CXXXVIII, col. 951-1012. As questões do prelado alexandrino lançam uma certa luz sobre a situação de sua Igreja. Esta, infinitamente pouco numerosa (col. 993), vegeta em meio aos infiéis, isto é, aos sarracenos, aos quais se somam judeus (col. 994), e em meio aos heréticos, ou seja, os coptas, aos quais se acrescentam latinos, armênios, nestorianos e, sobretudo, monotelitas (col. 981, 985). Possui fiéis que pretendem escolher por si mesmos, e apenas eles, seus bispos, seus sacerdotes e seus diáconos (col. 989, 1007); conventos onde as superioras pretendem confessar elas mesmas suas religiosas (col. 985); um patriarca cujas questões traem, por vezes, uma ignorância extrema.

Tal era a situação no final do século XII. Uns oitenta anos mais tarde, a brutalidade dos muçulmanos grassava entre os cristãos. Esta perseguição, é preciso reconhecer, pesou indistintamente sobre todas as confissões representadas no Egito, mas foi particularmente prejudicial à sé grega de São Marcos. Terminou por aviltá-la, por arruiná-la. Um de seus titulares, Atanásio III, foi reduzido a passar mais de trinta anos, de 1276 a 1308, nas terras do império bizantino; outros fizeram nela ora viagens prolongadas, ora rápidas aparições para solicitar esmolas e auxílios. Uma situação tão precária permitiu ao patriarcado ecumênico estender sua influência até as margens do Nilo e imiscuir-se nos assuntos eclesiásticos dos poucos ortodoxos que lá restavam. Fê-lo desde o final do século XIV, por volta de 1395, a propósito de uma eleição. Miklosich et Muller, Acta et diplomata græca medii ævi, Viena, t. II, 1862, p. 273-274. Fê-lo sobretudo na sequência, após a tomada de Constantinopla por Maomé II (1453) e ainda mais após a conquista do Egito por Selim I (1517).

A partir desta última data, a Igreja greco-alexandrina deixa de contar. Ao tempo dos mamelucos, seus patriarcas foram várias vezes reduzidos a permanecer no Velho Cairo, sob o olhar do senhor: agora que o poder passou para Constantinopla, veem-se na obrigação de frequentar esta nova capital e de vir inclinar-se frequentemente diante do novo senhor. Hóspedes do clero fanariota, em cujas fileiras são quase sempre escolhidos, não cogitam sequer insurgir-se contra a proteção excessiva e humilhante com que o chefe deste clero os cerca. Pastores sem rebanho, ocupam seus lazeres, de longe como de perto, a tramar as intrigas que levarão à queda de seu colega ecumênico, demasiadamente felizes se conseguirem dar-lhe um sucessor de sua escolha, ainda mais felizes se lograrem recolher eles mesmos a sua herança. O caso ocorre raramente. Ocorre, contudo, para Melécio Pigas, que governa a Igreja de Constantinopla na qualidade de locum tenens durante cerca de vinte meses, de abril de 1597 aos primeiros dias de 1599. Ocorre também para seu sobrinho Cirilo I Lucaris que, cinco vezes deposto ou renunciante e cinco vezes restabelecido, sobe em seis ocasiões diferentes ao trono ecumênico, entre os anos 1612 e 1638. Ocorre ainda para Cosme III, cujo pontificado em Constantinopla (1714-1716) interpõe-se entre dois pontificados alexandrinos. Dois dos três prelados que acabo de mencionar, Pigas e Lucaris, são os únicos patriarcas de Alexandria que fizeram um nome durante estes últimos séculos.

Sobre o primeiro, sobre a influência que exerceu sobre o mundo ortodoxo, pode-se consultar a monografia, infelizmente pouco crítica, que lhe dedicou Ivan Maluchevski, Meletius Pigas, patriarche d’Alexandrie (em russo), Kiev, 1872. Para o segundo, para suas relações com o protestantismo, ver Lucaris.

XIII. SITUAÇÃO ATUAL E TÍTULOS. — Sabe-se como, de 1806 a 1849, a vontade poderosa de Mehemet-Ali criou o Egito moderno. Quando Mehemet pôs-se ao trabalho, a sé grega de Alexandria arrastava-se em uma situação desesperadora: seus titulares, nomeados pelas autoridades religiosas de Constantinopla, tinham fixado sua residência nesta cidade; seus raros fiéis estavam entregues aos cuidados, ou, para dizer melhor, às exações de um arquimandrita que o Fanar enviava. O paxá reformador acomodou-se mal a um estado de coisas tão contrário às suas visões políticas: esforçou-se para mudá-lo e obteve êxito. Em 1846, à morte de Hieroteu I, enquanto o patriarcado ecumênico apressava-se em designar para a sé alexandrina o fanariota Artemios, metropolita de Kustendil, os ortodoxos do Egito, dóceis ao impulso do vice-rei, permitiram-se proceder eles mesmos a uma eleição, e foi o homem de sua escolha, Hieroteu II, que a diplomacia russa apoiou e que o governo turco aceitou. O Fanar, derrotado, resolveu vingar sua derrota. Em 1856, à morte de Hieroteu II e à eleição de Calínico I, o momento pareceu-lhe favorável. Dois partidos disputavam então a condução dos negócios no seio da comunidade ortodoxa egípcia e duas comissões instituídas acabavam de inaugurar seus trabalhos declarando guerra uma à outra. Era, de um lado, com a comissão do Cairo, o grupo dos ortodoxos solidamente estabelecidos no Egito e dispostos por isso mesmo a identificar seus interesses com os do país. Era, do outro, com a comissão de Alexandria, o grupo dos estrangeiros dispostos a não desviar os olhos de Constantinopla ou de Atenas e sempre prontos a apoiar-se no cônsul-geral do reino heleno. Nestas condições, nada era mais fácil para o Fanar do que suscitar mil dificuldades ao patriarca alexandrino escolhido contra sua vontade. Não faltou a isso. As desordens nascidas de suas diligências em Constantinopla, em São Petersburgo, em Atenas, em Alexandria e no Cairo, preencheram todo meio século e perturbaram três patriarcados sucessivos, o de Calínico I (1856-1858), o de Jacques e o de Nicanor (1866-1870). Ver, para os detalhes, O. Schneider, Beiträge zur Kenntniss der Kirche Aegyptens, Dresden, 1874.

À morte de Calínico, intermináveis debates levaram a uma primeira intervenção de Constantinopla. À morte de Nicanor, a rivalidade dos dois arquimandritas, Inácio e Nilo, e as querelas sangrentas dos partidos que eles incitaram, forçaram a recorrer uma segunda vez ao único autor de todas estas desordens, isto é, ao Fanar. Este designou para a sé de Alexandria um ancião pelo nome de Sofrônio, que havia começado em 1846 como metropolita de Quios e ocupara o trono de 1863 a 1866. Dom Sophronios faleceu em 1899, aos 105 anos, após ter restaurado a paz e curvado o partido indígena sob o jugo dos gregos. Sua residência favorita era, durante a estação estival, a ilha de Leros.

Seus dois predecessores passavam o inverno no Cairo, no bairro Hamsaoui, e o verão em Alexandria, no mosteiro anexo à igreja de São Sabas, que a história menciona desde o ano 720. Nada é menos determinado do que a residência dos quatro prelados que, nos termos das decisões tomadas em 1867, formam o santo sínodo patriarcal de Alexandria. Metropolitas honorários de Pelúsio, da Tebaida, da Pentápolis e da Líbia, esses quatro prelados não têm qualquer diocese a governar e vivem ora de um lado, ora do outro. O Cairo, Alexandria e Porto Said são as cidades onde residem mais habitualmente. Um deles, o da Pentápolis, dirige em Atenas uma espécie de grande seminário conhecido pelo nome de escola Rizeios ou Rizeion.

O patriarca grego de Alexandria ostenta o título de beatíssimo. As saudações litúrgicas oficiais proclamam-no «Pai e pastor, papa e patriarca da grande cidade de Alexandria, da Líbia, da Pentápolis, da Etiópia e de toda a terra do Egito, pai dos pais, pastor dos pastores, décimo terceiro apóstolo e juiz do universo». De todos esses títulos, o menos curioso não é o último. Segundo alguns autores, remontaria ao ano 431 e seria a recompensa concedida a São Cirilo pelo papel que desempenhou no terceiro concílio. Segundo outros, teria seu ponto de partida na sentença proferida no século XI por Teófilo de Alexandria a propósito de um litígio que dividia o imperador Basílio II, o Bulgaróctono (976-1025), e o patriarca de Constantinopla, Sérgio II (999-1019). Este fato, narrado pelo grande logóteta Epifânio, foi inserido por Dositeu em sua Histoire des patriarches de Jérusalem (em grego), t. VI, liv. XIX, § 9, Bucareste, 1715, p. 746; contudo, não se pode aceitá-lo cegamente. A única coisa certa é que a judicatura universal dos patriarcas de Alexandria aparece pela primeira vez em seu título no século XVI. Em um discurso de São Gregório de Nazianzo, Santo Atanásio é chamado de «olho do universo», mas não de «juiz»; «pontífice dos sacerdotes», mas não «pastor dos pastores». Orat., XXV, in laudem Heronis, P. G., XXXV, col. 1113. Em uma carta mais ou menos autêntica de Nectário a São Cirilo, o famoso Teófilo aparece como «apóstolo». Nicéforo Calisto, Hist. eccl., XIV, 26, P. G., CXLVI, col. 1137.

A jurisdição efetiva do patriarca alexandrino é bem menos extensa do que sua judicatura honorária. Ao norte, ela é limitada pelo Mediterrâneo; a oeste, mal se impõe à comunidade grega de Túnis, que preferiria antes estar sob a autoridade de Constantinopla; ao sul, não tem outros fiéis além do Cairo a não ser duas ou três centenas de comerciantes postados no Nilo; a leste, detém-se no deserto e no mar Vermelho, deixando a península do Sinai formar uma arquidiocese independente. Desses dois lados, aliás — refiro-me à Núbia e às costas da Eritreia —, o patriarcado grego de Alexandria nunca exerceu senão uma influência medíocre. Os primeiros apóstolos dessas regiões foram quase todos bizantinos, sírios ou monofisitas. O que, de sua obra, não sucumbiu sob os golpes da perseguição judaico-árabe, confundiu seus destinos com os da Igreja copta. Cf. L. Duchesne, Eglises séparées, c. VII, Paris, 1896, p. 281-353.

XIV. IGREJA LATINA DE ALEXANDRIA. — Alexandria tornou-se a sede nominal de um patriarca latino desde o início do século XIII. O catálogo de seus titulares, fornecido por Le Quien, Oriens christianus, t. III, col. 1148, aumentado por Gams, Series episcoporum, p. 466, deve ser completado por meio de Mas-Latrie, Trésor de chronologie, col. 2201, e de C. Eubel, Hierarchia catholica medii aevi, Munster, 1898, p. 81º No século XIV, o patriarca latino de Alexandria tinha sob si, entre outras sedes sufragâneas, o bispado de Damieta, fundado, diz-se, por São Luís, o de Hipona, ilustrado por Santo Agostinho, e o de Galaad ou Kala‘at, que nada tem em comum com a terra palestina de Galaad. Cf. C. Eubel, op. cité, p. 230, 269, 288, 582. Nesse século, em 26 de agosto de 1859, o patriarcado latino de Alexandria foi elevado à categoria de patriarcado residencial; mas esse novo estado de coisas terminou após alguns anos, em 1866. Hoje, a Igreja católica latina está representada no Egito por um vicariato e uma delegação apostólicos, estabelecidos pela primeira vez em 28 de maio de 1839.

No momento de sua ereção, este vicariato abrangia o Alto e o Baixo Egito, bem como a Arábia; mas teve de sofrer, desde aquela época, mais de um desmembramento. Desde 25 de abril de 1888, a Arábia, erigida em vicariato independente com Aden como sede, não depende mais do vigário apostólico, mas apenas do delegado de Alexandria. No Egito propriamente dito, o Delta do Nilo, erigido em prefeitura apostólica desde 1885, foi declarado, em 15 de maio de 1891, independente do vicariato do Egito. Finalmente, em 1894, o vicariato do Sudão, limitado até então pelo lado norte pela terceira catarata, recuou suas fronteiras até Assuã. Não resta, portanto, ao vicariato de Alexandria senão o Alto Egito e a missão do Baixo Egito. A administração é confiada aos frades menores; a prefeitura do Delta pertence, ao contrário, ao ramo lionês das missões da África, e o vicariato do Sudão ao Instituto Verona para as missões dos negros. O vigário apostólico de Alexandria, delegado da Santa Sé para o Egito e a Arábia, tem sua residência oficial em Alexandria; o prefeito do Delta está fixado no Cairo, e o vigário apostólico do Sudão em Assuã. Os católicos latinos do Egito, em número de cerca de 57.000, são, em sua maioria, estrangeiros. Os jovens recebem uma educação liberal e cristã em quatro colégios florescentes, mantidos um pelos jesuítas, em Alexandria, e os três outros pelos irmãos das escolas cristãs, em Alexandria, no Cairo e em Ramleh. Os internatos de moças são ainda mais numerosos. Não se conta menos de quatro somente em Alexandria; são dirigidos, respectivamente, pelas Filhas da Caridade, pelas terciárias de São Francisco, pelas irmãs da Mãe de Deus e pelas irmãs de São Carlos Borromeu. O Cairo possui dois, mantidos um pelas irmãs da Mãe de Deus. O de Porto Said pertence às irmãs do Bom Pastor, e o de Ramleh, às Damas de Sion. Sem manter colégio, os lazaristas e os salesianos de Turim estabeleceram postos de missão no Egito. Ver Missiones catholicae, in-8°, Roma, 1897, p. 327-33º NÚMERO E DIFERENTES CONFISSÕES RELIGIOSAS DOS CRISTÃOS ESTABELECIDOS NO EGITO. — Os coptas, os gregos ortodoxos e os latinos não são os únicos cristãos do Egito: pode-se dizer que todas as Igrejas orientais possuem representantes ali. Fornecer números exatos para cada uma das comunhões presentes é algo impossível. Para essa questão de estatística, o melhor é ater-se às indicações, infelizmente muito gerais, publicadas após o censo de 1897. O Egito de então, compreendido entre o Mediterrâneo e Uadi Halfa, contava com uma população total de 9.734.405 habitantes, dos quais 9.621.879 egípcios e 112.526 estrangeiros. Estes últimos dividiam-se por nacionalidades como segue: gregos, 38.175; italianos, 24.467; ingleses, 19.557; franceses, 14.155; austro-húngaros, 7.117; russos, 3.193; persas, 1.301; alemães, 1.277; espanhóis, 765; suíços, 472; americanos dos Estados Unidos, 291; belgas, 265; holandeses, 247; portugueses, 151; suecos e noruegueses, 107; dinamarqueses, 79; diversos, 914.

A população total de 9.734.405 habitantes dividia-se, do ponto de vista religioso, em 8.978.775 muçulmanos, 730.162 cristãos, 25.200 israelitas e 268 diversos. No número de 730.162 cristãos, os coptas — monofisitas, católicos e protestantes reunidos — representavam, por si sós, um total de 608.446 indivíduos.

O elemento cristão não copta fornecia, portanto, apenas o número de 121.716 almas, das quais cerca de 100.000 de nacionalidade estrangeira e apenas 20.000 de nacionalidade egípcia. É este número relativamente ínfimo de 120.000 ou, atualmente, de 125.000 pessoas que é repartido entre as diversas confissões estabelecidas no Egito: latinos, protestantes, gregos ortodoxos, gregos católicos, armênios unidos, armênios gregorianos, maronitas, sírios unidos, caldeus unidos, etc.

1º Latinos. — Para completar o que foi dito acima, basta acrescentar que os latinos do Egito pertencem quase todos, por sua origem e nacionalidade, à Itália, à França e à Áustria-Hungria. A Grã-Bretanha também merece ser citada após estas três potências, devido aos irlandeses que predominam nas tropas de guarnição.

2º Protestantes. — Como em toda parte, os protestantes dividem-se no Egito em uma infinidade de seitas. Suas obras de apostolado, estéreis entre os muçulmanos, visam sobretudo os coptas. Disso se tratará neste dicionário a propósito destes últimos. Pode-se consultar, entretanto, a Realencyklopädie für protestantische Theologie und Kirche, no verbete Ägypten, t. 1, 1896, p. 219-220.

3º Gregos ortodoxos. — O patriarcado grego, cuja história resumimos, não possui, por assim dizer, mais fiéis egípcios: suas ovelhas provêm todas da Grécia, da Turquia ou da Rússia.

4º Gregos católicos. — O título de melquitas, aplicado pelos monofisistas aos partidários do concílio de Calcedônia, tornou-se com o tempo, como se sabe, a denominação distintiva dos gregos unidos a Roma. Estes últimos, a bem da verdade, não têm nada de grego, exceto o rito, e mesmo este celebram preferencialmente em árabe. Herdeiros do patriarcado grego de Antioquia, formam nos países de língua árabe uma Igreja importante. Seu chefe, patriarca de Antioquia, de Alexandria e de Jerusalém, reside em Damasco, capital do vilaiete da Síria. É à Síria que pertencem, por sua origem, quase todos os melquitas do Egito. Possuem uma igreja em Alexandria, três no Cairo e cerca de uma dezena em outros pontos. Um bispo residente em Alexandria governa-os em nome do patriarca com o título de vigário patriarcal.

5º Armênios. — Os armênios nunca foram numerosos no Egito, mas gozaram, neste século, de uma grande influência graças às suas raras aptidões comerciais e à poderosa proteção de Nubar Paxá, que era um dos seus. Hoje, seu número não ultrapassa 4.000: dois terços estão em comunhão com a Santa Sé, os outros aderem à Igreja gregoriana. Os armênios unidos formam uma diocese constituída em 1850 e submetida, como as dioceses da Turquia, ao patriarcado da Cilícia-Constantinopla.

6º Maronitas. — Os maronitas que desceram do Líbano para o comércio nas margens do Nilo ainda não possuem um bispado. Seu número cresce continuamente: fala-se em colocar muito em breve um bispo à frente deles.

7º Sírios. — A Igreja síria, cujo chefe reside em Mardin com o título patriarcal de Antioquia, não conta mais de 300 fiéis repartidos entre o Cairo e Alexandria. Um coréspiscopo, fixado no Cairo, representa a autoridade patriarcal.

8º Caldeus unidos. — Os caldeus unidos são também muito pouco numerosos. Não possuem nenhuma organização especial.

M. U. Chevalier fornece, em seu Répertoire des sources historiques du moyen âge. Topo-Bibliographie, in-4°, Montbéliard, 1894, no verbete Alexandrie, uma lista bastante completa das obras referentes à capital do Egito cristão. Bom número delas encontra-se, aliás, indicado ao longo de nosso trabalho. Contentar-nos-emos em assinalar aqui as principais, afastando deliberadamente as que tratam exclusivamente da Igreja copta. J.-B.

Sollier, Tractatus historico-chronologicus de patriarchis Alexandrinis, in-fol., Anvers, 1708; Acta sanctorum, t. VII jun.; E. Renaudot, Historia patriarcharum Alexandrinorum, in-4°, Paris, 1713; Le Quien, Oriens christianus, Paris, 1740, t. II, p. 399-512; t. III, p. 1141-1146; J. M. Neale, A history of the holy eastern Church, The patriarchate of Alexandria, 2 vol. in-8°, Londres, 1847; A. v. Gutschmid, Verzeichnis der Patriarchen von Alexandria, em Kleine Schriften, t. II, p. 50-83, Leipzig, 1890, e em Jahrbücher für protestantische Theologie, 1892, p. 395-525 (vai apenas até 451); o arquimandrita Porfírio, L'Orient chrétien. Le patriarcat d'Alexandrie (em russo), t. I, in-8°, São Petersburgo, 1899.

Autor original: J. Pargoire

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor