OLIVA (JOÃO PAULO)

OLIVA (JOÃO PAULO)

2. OLIVA (JOÃO PAULO), da Companhia de Jesus (1600-1681). — Nascido em Gênova em 4 de outubro de 1600, de uma família ilustre que deu dois doges à república, entrou no noviciado em 22 de dezembro de 1616; tornado sacerdote, logo adquiriu grande renome de pregador. Superior do noviciado e reitor do Colégio Germânico, nem por isso deixou de continuar suas pregações com muito brilho, seja na corte pontifícia, seja nas principais cidades da Itália.

O R. P. geral Goswin Nickel, tendo pedido à congregação geral de 1661 de lhe designar um vigário com direito de futura sucessão, Paulo Oliva foi eleito com a aprovação especial de Alexandre VII. A morte do Padre Nickel (31 de julho de 1664) o tornou geral de direito como de fato. Morreu em Roma em 26 de novembro de 1681.

Seu generalato foi atravessado por certo número de questões espinhosas; foi preciso defender a Companhia contra a acusação de encorajar, pela doutrina do probabilismo, o laxismo moral, acusação que encontrava ecos na própria Companhia (La Quintinye, Tirso Gonzalez); foi preciso impedir que os jesuítas franceses, muito especialmente o P. de La Chaize, apoiassem com demasiada franqueza o rei da França em sua luta contra a Santa Sé, e explicar, não sem dificuldade, ao papa Inocêncio XI as razões de sua atitude; foi preciso regular, mais ou menos bem, os conflitos levantados na Indochina entre os missionários jesuítas e os vigários apostólicos. Tudo isso pertence mais à história do que à teologia. Reter-se-á, no entanto, a atitude tomada pelo geral na questão do probabilismo.

Já em 1666, Oliva recebia do P. de la Quintinye, um jesuíta francês da província da Aquitânia, um longo relatório no qual este se queixava das medidas tomadas contra ele por seus superiores imediatos, por causa da atitude que se permitia em relação às doutrinas morais da Companhia (texto em Döllinger e Reusch, Geschichte der Moralstreitigkeiten, t. II, Nördlingen, 1882, documentos, p. 1-12). Por diversas vezes, La Quintinye se havia rigorosamente insurgido contra a teoria segundo a qual «a boa-fé sempre desculpa do pecado», e denunciara as funestas consequências que daí resultavam, tanto do ponto de vista da vida cristã quanto do bom nome da Companhia. Não menos vigorosamente protestava ele contra um aspecto dessa tese que, ao seu redor, seus colegas pregoavam como a doutrina própria da Companhia:

En in dogma : inquiunt, germana societatis doctrina, en tenent omnes jesuitae ut a multis audivi saepius, quod nempe ibi nunquam sit peccatum ubi non sit actualis et præsens cognitio qua judicet operans se male operari ; quia, ut volunt, talis cognitio est necessarium quid et essentiale ad peccandum.

Vê-se que nosso jesuíta havia lido e meditado as Provinciais. Em 17 de agosto de 1666, Oliva respondia a esse memorial, e sua resposta era, em definitivo, uma recusa pura e simples; o geral não queria compreender que havia ali uma questão de laxismo. O P. de la Quintinye deveria persuadir-se de que havia doutores mais sábios do que ele:

Cum Ra Va non dubitet pro sua religiosa humilitate, quin doctiores ipsa ipsa occurrant plures, sic etiam detrectare nullatenus debet eorumdem placitis, sua visa suasque sanctorum Patrum aliorumque doctorum interpretationes pacate religioseque posthabere.

Nossa vontade, prosseguia o geral, é que todas essas discussões cessem, e que se obedeça modestamente e religiosamente às ordens dos superiores; remetia aos parágrafos da regra que prescrevem essa obediência (Döllinger-Reusch, loc. cit., p. 12-13). La Quintinye deu-se por avisado.

Mas a ascensão ao trono pontifício do papa Inocêncio XI (21 de setembro de 1676), de quem se sabia ser firme inimigo do laxismo, pareceu-lhe oferecer uma ocasião mais favorável. O jesuíta francês dirigiu-se então diretamente ao papa (carta de 8 de janeiro de 1679, ibid., p. 17). Queixava-se ali do modo como o geral havia recebido suas primeiras queixas e punha sob os olhos de Inocêncio XI tanto seu memorial de 1666 quanto a resposta de Oliva. Em 2 de março de 1679 aparecia o famoso decreto condenando 65 proposições de um laxismo evidente (ver Laxismo, t. ix, col. 72 sq.).

As queixas do jesuíta Tirso Gonzalez (ver seu art., t. VI, col. 1103), que havia quinze anos lutava na Espanha contra o probabilismo e não conseguia obter de Oliva a autorização para publicar seu livro, chegavam também aos ouvidos do papa (ver Inocêncio XI, t. vii, col. 2009). O Santo Ofício foi chamado a intervir e, em sua sessão de 26 de junho de 1680, tendo ouvido o relatório de Brancati de Lauria sobre o livro de Gonzalez, decidiu duas coisas: escrever-se-ia a Gonzalez para encorajá-lo a continuar energicamente a luta e assegurar-lhe que tudo o que havia dito ou escrito em favor do probabiliorismo era agradável ao papa; em segundo lugar, ordenar-se-ia ao geral dos jesuítas que tomasse diversas medidas para conter o desenvolvimento do probabilismo.

Desse protocolo foi publicada uma dupla redação.

Injungendum pariter P. Generali Societatis Jesu de ordine Sanctitatis suae, ne ullo modo permittat Patribus Societatis scribere pro opinione minus probabili et impugnare sententiam asserentium licitum non esse sequi opinionem minus probabilem in concursu magis probabilis sic cognitae et judicata; verum etiam relate ad omnes Universitates Societatis mentem Sanctitatis suae esse ut quilibet pro suo libito libere scribat pro opinione magis probabili et impugnet contrariam praedictam, eisque jubeat ut mandato Sanctitatis suae omnino se submittant. Texto conforme Concina, Storia del probabilismo, t. i, Lucques, 1743, p. 568; sobre as redações diversas ver Döllinger-Reusch, op. cit., t. i, p. 128, n. 1; e aqui, t. vii, col. 2009-2010.

Injungatur P. Generali Societatis Jesu, de ordine Sanctitatis suae, ut non modo permittat Patribus Societatis scribere pro opinione magis probabili et impugnare sententiam asserentium quod in concursu minus probabilis opinionis cum probabiliore sic cognita et judicata licitum sit sequi minus probabilem; verum etiam scribat omnibus Universitatibus Societatis mentem Sanctitatis suae esse ut quilibet prout sibi libuerit libere scribat pro opinione magis probabili et impugnet contrariam praedictam; eisque jubeat ut mandato Sanctitatis suae omnino se submittant. Texto conforme J. Brucker, em Études, t. xci (1902, t. ii, p. 847); reproduzido em Denzinger-Bannwart, Enchiridion, n. 1219.

Sejam quais forem as nuances bastante importantes que separam essas duas redações, uma coisa permanece clara: queria-se, no Santo Ofício, que a Companhia não persistisse em considerar o probabilismo como sua doutrina própria, e que permitisse aos membros que o desejassem (um Tirso Gonzalez, por exemplo) libertar-se dele e sustentar a opinião contrária, isto é, o probabiliorismo.

É aliás bem isso que compreendeu o geral, como atesta um anexo ao protocolo precedente, datado de 8 de julho de 1680.

Intimato praedicto ordine Sanctitatis suae P. Generali Societatis Jesu per R. P. D. Assessorem, respondit, se in omnibus quanto citius pariturum, licet nec per se ipsum nec per suos praedecessores fuerit unquam interdictum scribere pro opinione magis probabili eamque docere. (Concina, ibid.; Denz., ibid., nota.)

Todavia, a execução da ordem não foi exatamente o que se poderia esperar. O geral enviou, sim, à Companhia uma circular, em 10 de agosto de 1680; essa circular põe de fato os jesuítas em guarda contra o laxismo, mas não fala no sentido preciso do decreto do Santo Ofício, não dá aos membros da Companhia liberdade para abandonar o probabilismo e, com mais razão ainda, para combatê-lo. Eis aqui o texto integral.

Cum sinceritatem doctrinae, sive ad fidem, sive ad mores pertinentis indefesso studio coluerit hucusque Societas, ausa nuper est nihilominus aditum contra nos tentare calumnia, et inspirante fortasse nonnullius ex domesticis vel impudentia vel imperitia, nos apud supremum Ecclesiae tribunal reos agere, quasi compluribus in academiis morum scientiam profiteamur omnino degenerem, et, relicto plerumque regio tramite, pro sententiis magis probabilibus atque tutis, alias venditemus periculi plenas, nec minus auctorum numero, quam argumentorum pondere destitutas. Id quam immerito jactaverint adversarii, promptum fuit nobis ostendere, productis praeter leges S. P. Ignatii, ut ita dicam, primogenias, congregationum quoque generalium decretis, et litteris decessorum meorum, meisque ipsis nunquam interrupta série continuatis, unicum sub aspectu ponere sensum Societatis universae atque conatum, quo satis refelluntur obtrectatorum mendacia, tam famae nostrae insultantium, quam veritati.

Monet nos tamen haec ipsa maligni rumoris aura praecludere querimoniis viam, et exquisitiore in dies delectu opinionum moralium, eam solidioris et securioris doctrinae laudem, quam ab initio complexa est Societas, et mordicus deinde retinuit, etiam ad posteros propagare. Sic procul ab invidia seu laxitatis noxiae seu novitatis periculosae scopum assequemur a S. Legislatore nobis in docendo propositum, qui nempe fuit: Proximos ad cognitionem et amorem Dei, salutem animarum juvare.

Quare moralis cathedrae ubique Professoribus, et praesertim in quacumque Universitate serio mandamus (ut meo nomine R. V. omnibus et singulis intra istam Provinciam commendabit) eorum quae in hunc finem decrevere simul cum congregationibus generalibus decessores mei, quaeque ipse toties addidi, executionem, quam si negligere quispiam compertus fuerit, ac disciplinae rigorem doctrinis mollioribus labefactare, illum a docendi munere statim removeant Provinciales pro tempore, quorum in re tanti momenti conscientiam oneramus.

Non tamen ideo cogimur in quacunque controversia benigniores respuere sententias. Imo e contrariis interdum aliquae caeteroqui admodum prboatae ne proferantur a Magistris in Societate nec a Moderatoribus permittantur, persuadet recta ratio et religiosa prudentia. Displicet igitur nimia in jure divino humanoque interpretandi indulgentia, moderatio justa displicet. Non enim duritiem sed soliditatem exigimus doctrinae, per quam denique, ut S. Augustinus monuit, non solum veritas sed etiam charitas a nobis exhibeatur.

Texto publicado por J. Friedrich, segundo o ms. latin. Monac. 26472, em Beiträge zur Geschichte des Jesuiten-Ordens, editados entre os Abhandlungen da Academia de Munique, hist. Klasse, t. xvi, Munique, 1883, p. 170-171.

Entre a ordem formal dada pelo Santo Ofício em 26 de junho e a execução pelo P. Oliva em 10 de agosto, o P. Brucker supõe uma série de negociações entre o geral e o papa. «Oliva conseguiu evidentemente fazer compreender ao Sumo Pontífice que essa medida (a carta de 10 de agosto) era preferível ao que lhe prescrevia o decreto de 26 de junho; pois nunca fez a notificação exigida, o que não se explicaria, se Inocêncio XI não o tivesse dispensado dela.» La Compagnie de Jésus, Paris, 1919, p. 528. Só a publicação das peças de arquivo permitiria estabelecer o fundamento dessas conjecturas. Fica o fato de que, num momento grave, o geral não soube dar o golpe de leme que a mais alta autoridade da Igreja julgava necessário.

Pregador de renome, o P. Oliva deixou certo número de volumes de Sermões (em italiano), pregados alguns no Palácio apostólico, 2 in-fol., Roma, 1659; outros em diversos lugares, in-4°, Roma, 1660, suplemento em 1665; outros, os mais numerosos, nas casas da Companhia (Sermoni domestici, 10 vol. in-8°, Roma, 1670-1682). Deve-se a ele também seis volumes in-fol. de comentários (morais) sobre a Sagrada Escritura: In selecta Scripturae loca commentationes, sobre o Gênesis e o Cântico, sobre Esdras, sobre os evangelhos da quaresma e assuntos diversos, 1677-1679. Recolheram-se também dois volumes de suas Cartas, in-4°, Roma, 1681, mesma edição em Veneza e em Bolonha; algumas cartas novas numa edição de Bolonha, 2 vol. in-12, 1703 e 1704. Sommervogel relacionou as diversas cartas publicadas em outras coletâneas. Sommervogel, Bibliothèque de la Comp. de Jésus, t. v, col. 1884-1892, e os trabalhos mencionados ao longo do artigo.

É. Amann.

OLIVER (Jean d'), frade menor descalço (†1599). — Nascido em Valência, entrou entre os frades menores descalços da província de Valência e passou depois para a das ilhas Filipinas, onde se tornou definidor. Pregador célebre e grande teólogo, João de Oliver deixou-nos várias obras:

1. Duodecim tractatus: de beneficiis; de humanae vitae miseriis; de beatitudinibus; de quatuor novissimis; de peccatis; de pœnitentia; de eleemosyna; de ss. sacramento eucharistiae et communione; de fide; de charitate; de consideratione ac meditatione; et de quindecim mysteriis ss. rosarii;

2. Quatuor catechismi: de bonis moribus christiani; de doctrina christiana et ejus negligentia; de modo communicandi; et de modo baptizandi infideles;

3. Dialogus de confessione;

4. Catalogus indulgentiarum;

5. Sermocinationes variæ, impressas em Manila;

6. Platicas sobre los principales misterios de nuestra santa Fe;

7. Ars linguæ tagalæ;

7. Diccionario tagalog-español, escrito por el Fr. Juan de Plasencia, perfeccionado y aumentado por el Fr.

Juan de Oliver.

J. H. Sbaralea, Supplementum ad scriptores trium ordinum S. Francisci, 2ª ed., Roma, t. ii, 1921, p. 108-109.

A. Teetaert.

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor