NONNOS, O PANOPOLITANO

NONNOS, O PANOPOLITANO

No início de uma paráfrase em versos homéricos do quarto evangelho lê-se, em vários dos manuscritos que a conservaram, o nome do autor: Nonnos; e alguns manuscritos acrescentam: o Panopolitano. Esse mesmo nome deve ler-se também no início de um interminável poema épico em 48 cantos, as Dionisíacas, que narra com infindáveis desenvolvimentos a lenda de Baco. Apesar da diversidade dos assuntos tratados, apesar do espírito totalmente diferente que anima essas duas composições poéticas, não há praticamente dúvida de que a paráfrase joanina e as Dionisíacas tenham saído da mesma pena.

Em particular, a feitura dos versos revela-se, de um lado e de outro, submetida às mesmas regras, mais severas do que as da poesia heroica comum. Além disso, certos críticos estabeleceram aproximações que parecem convincentes entre essas duas obras. Ver sobretudo o trabalho de K. Kuiper citado mais adiante.

Muitas conjecturas foram feitas sobre a pessoa desse Nonnos. Elas têm tanto menos chance de se verificar quanto o nome é comum no Egito. É inútil nos demorarmos nisso. O que haveria ainda de mais seguro é um epigrama da Antologia palatina, IX, 198, edição Didot, t. II, p. 39: Νόννος ἐγώ· Πανὸς μὲν ἐμὴ πόλις· ἐν Φαρίῃ δὲ ἔγχεϊ φωνήεντι γόνας ἤμησα Γιγάντων. — Eu sou Nono. Panópolis é minha pátria. Em Pharos, com minha espada ressoante, ceifei a raça dos gigantes.

O poeta seria, portanto, originário de Panópolis (hoje Akhmin), na Tebaida; teria ele residido em Pharos, perto de Alexandria. Em que época ele viveu? Muitos indícios levam a pensar no século V. Por um lado, Nonnos inspira-se por vezes em poemas de Gregório de Nazianzo que apareceram entre 381 e 390 (ver as aproximações feitas por A. Ludwich, em Rheinisches Museum, nova série, t. XLII, 1887, p. 233-238); por outro lado, Agátias, que escreve na segunda metade do século VI, faz menção explícita de Nonnos, originário de Panópolis, e de suas Dionisíacas. Hist., I, IV, 23, P. G., t. LXXXVIII, col. 1520. É bastante difícil estreitar ainda mais essas duas datas extremas.

A inspiração das Dionisíacas é tão claramente pagã que dificilmente se pode supô-las obra de um cristão; seria preciso, portanto, admitir a conversão do poeta entre a composição do grande poema épico e a da paráfrase. Fenômenos desse gênero não têm nada de surpreendente no século V, nem mesmo no início do século VI, sobretudo no Egito.

Não nos cabe estudar as Dionisíacas; e a própria Paráfrase reteve a atenção dos filólogos mais do que a dos teólogos ou dos exegetas. Os manuscritos a chamam ou de παράφρασις, ou de μεταβολή. Essa última palavra seria talvez a mais justa, pois se trata muito frequentemente de uma simples tradução, em linguagem e em ritmo homéricos, das palavras evangélicas. O autor segue passo a passo seu texto, e é possível reencontrar sob suas expressões as próprias palavras do Evangelho. (Costuma-se citá-lo indicando o capítulo e o versículo de Jo.)

Aliás, Nonnos não se priva de diluir abundantemente seu modelo, mas suas amplificações não acrescentam muito frequentemente à narração que comentam; os epítetos homéricos desempenham, em tudo isso, um papel considerável. Comparada à simplicidade majestosa do Evangelho, essa prolixidade é muito frequentemente insuportável, e ela explica os julgamentos severos que foram emitidos sobre a obra por um grande número de críticos, a começar por Heinsius, a terminar por Bardenhewer.

Será isso dizer que o teólogo possa desinteressar-se totalmente dela? Certamente não. Procurou-se, de duas maneiras, utilizar essa paráfrase. Do ponto de vista da crítica textual, primeiramente, e esforçou-se por reconstituir, por meio de um estudo de Nonnos, o texto joanino que o poeta tinha diante dos olhos. A última tentativa desse gênero é a de R. Janssen, que quis mostrar «que a paráfrase de Nonnos tem por ponto de partida um texto próprio, que se afasta bastante frequentemente dos manuscritos e das versões que nos foram conservados», e que tentou uma restituição desse texto: Das Johannes-Evangelium nach der Paraphrase des Nonnus Panopolitanus, em Texte und Unters., t. XXIII, fasc. 4, Leipzig, 1904.

Por engenhosos que sejam, trabalhos desse gênero não deixam de ser decepcionantes, e é o próprio princípio deles que se poderia contestar. Mais interessante seria assinalar, na paráfrase, a tradução teológica que Nonnos dá de certas passagens do Evangelho particularmente importantes. Esse trabalho, que apresenta dificuldades bastante notáveis (a língua de Nonnos não é das que se assimilam imediatamente), foi empreendido outrora por L. F. O. Baumgarten-Crusius, em Spicilegium observationum in Joanneum evangelium e Nonni metaphrasi, programa de Pentecostes da universidade de Iena, 1824, e em Opuscula theologica, Iena, 1836, p. 197-242: De Nonno Panopolitano Joannei evangelii interprete, que retoma algumas das observações do opúsculo precedente.

Mais recentemente, K. Kuiper escreveu, na coletânea Mnemosyne, nova série, t. XLV, Leiden, 1918, p. 225-270, um artigo de mesmo título, que poderia servir de ponto de partida para um estudo mais aprofundado. Detendo-se sobre certo número de «amplificações» de Nonnos, esse crítico mostra o interesse que apresentam a paráfrase do prólogo joanino, e os desenvolvimentos sobre Jo., X, 30: «Eu e o Pai somos um», ou Jo., XIV, 9: «Quem me vê, vê também o Pai», e certas expressões relativas à liberdade (τὸ αὐτεξούσιον) de Cristo, e as indicações relativas ao Espírito Santo, sem falar de algumas ideias sobre a demonologia. Ao mesmo tempo que se defende de fazer obra de teólogo, o sr. Kuiper fornece assim uma importante contribuição ao estudo de Nonnos.

Haveria motivo para retomar, de um ponto de vista mais estritamente teológico, o estudo das fontes do poeta (ele certamente utilizou comentários anteriores), de seu vocabulário, da tendência geral de seu pensamento (inclina-se ele para o monofisismo ou é calcedoniano?), dos empréstimos feitos por ele aos mitos egípcios e às religiões vizinhas.

— Texto. Uma boa história das edições em Fabricius-Harlès, Bibliotheca Graeca, t. VIII, Hamburgo, 1802, p. 606-610; desde então, edição de F. Passow, Leipzig, 1834; do conde de Marcellus, Paris, 1861; da P. G., t. XLIII (reproduz a de Daniel Heinsius, Leiden, 1627); de A.

Scheindler, Leipzig, 1881 (Bibl. Teubner), à qual se deve agora referir-se.

— Notícias literárias. A. Ludwich, na introdução à edição das Dionisíacas, Leipzig, 1909 (Bibl. Teubner); as histórias da literatura grega, especialmente W. von Christ (Schmidt e Stählin), Geschichte der griechischen Literatur, 6ª ed., t. III, 1924, p. 965-971; O. Bardenhewer, Altkirchliche Literatur, t. IV, 1924, p. 122-124; Protest. Realencyclopädie, t. XIV, 1904, p. 156-159; J. Golega, Studien über die Evangeliendichtung des Nonnos, Breslau, 1930.

É. Amann.

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor