MARCOS, O GNÓSTICO

MARCOS, O GNÓSTICO

MARCOS. — Marcos é o nome de vários hereges que foram por vezes confundidos uns com os outros. Parece que é preciso distinguir: I. Marcos, gnóstico do século II, da escola valentiniana. II. Marcos, discípulo de Marcião. III. Marcos de Mênfis, que no século IV importou o maniqueísmo para a Espanha.

MARCOS, O GNÓSTICO, deu seu nome à seita dos marcosianos. A fonte única de nossas informações é o Contra Hæreses de santo Irineu, l. I, c. xiii-xxi, P. G., t. vii, col. 577-669, ao qual se referem expressamente Hipólito, Philosophoumena, l. VI, c. xxxix-lv, t. xvi, col. 3258-3291, ed. Wendland, p. 170-189, e Epifânio, Hæres., xxxiv, t. xli, col. 581-625. Embora, em certos pontos de detalhe, estes dois últimos heresiólogos se afastem ligeiramente de Irineu, não há motivo para supor que tenham tido outras fontes além dele. O bispo de Lyon, na primeira parte do l. I, havia exposto por extenso o sistema valentiniano, c. i-x; assinala, a partir do c. xi, as variações de detalhe introduzidas na doutrina pelos discípulos do mestre. Entre eles nota, c. xi, 3, col. 563, certo doutor particularmente notável, clarus magister ipsorum, cujo nome não dá, mas que poderia ser o nosso Marcos, e, depois de ter mencionado outros mestres, e em particular a escola de Ptolomeu, chega a Marcos, no qual se detém longamente. É também a ordem seguida por Hipólito e Epifânio. Os dados fornecidos pelos heresiólogos posteriores podem ser completamente desprezados; dependem exclusivamente destes.

Pelo modo como Irineu se exprime, pode-se conjecturar que Marcos ainda vivia no momento em que o bispo de Lyon redigia seu primeiro livro; mas, se este último fala de Marcos e de seus discípulos como de gente pessoalmente conhecida por ele e que semeou a heresia no vale do Ródano, não se concluirá necessariamente que tenha conhecido o chefe da seita de outro modo que não por ouvir dizer ou pela leitura de seus escritos. Como assinala, entre as más ações do heresiarca, o ataque deste contra a mulher de um diácono da Ásia, c. xiii, n. 5, col. 587 A, é de crer que foi primeiramente nessa província que o sectário atuou. Por outro lado, a maneira como Marcos e seus discípulos misturavam palavras hebraicas ou siríacas às suas fórmulas litúrgicas convida a buscar nas regiões de língua semítica a pátria deste herético. É por uma confusão da qual São Jerônimo é responsável que se quis encontrar no Egito, e especialmente em Mênfis, a origem de Marcos, o gnóstico. Ver abaixo, col. 1962.

A doutrina de Marcos, que Irineu expõe, segundo toda verossimilhança, a partir dos próprios escritos do autor, não parece ser substancialmente diferente da que expunha Valentim. Ver este termo, e o art. Gnosticismo, t. VI, col. 1447 sq. É propriamente a «gnose nupcial», que explica a origem de todas as coisas por casais de eões, dos quais os superiores engendram os inferiores, e por uma perturbação final no Pleroma, isto é, no grupo formado pelos quinze casais primitivos. Se é verdade que se deve atribuir a Marcos a citação feita por Irineu, c. xi, 3, col. 566 A, este gnóstico teria atribuído aos 4 eões da tétrade suprema nomes diferentes dos que lhes havia dado Valentim: no cume de todas as coisas a μονάς e a ἑνότης, das quais derivam a δυάς e o ἕν. Mas esses nomes de ordem matemática, que correspondem, aliás, muito bem ao que sabemos das especulações de Marcos sobre os números, não parecem mudar nada no conceito de conjunto que propusera o primeiro mestre.

Das explicações, difíceis de seguir, de Irineu resulta, com efeito, que Marcos, seguindo os passos de Pitágoras, atribuía uma importância considerável ao valor das letras que entram na composição dos diversos nomes celestes. Isso ia muito longe e lhe permitia encontrar nos livros canônicos da Escritura, nos numerosos apócrifos que a eles acrescentava e em todo o resto, provas evidentes em apoio de seu sistema. Mas isso não acrescentava nada de muito novo, em suma, à doutrina valentiniana; Irineu, em todo caso, não via entre as duas exposições diferenças sensíveis. Todas essas combinações numéricas, nas quais Fílon já havia pensado e que a Cabala retomará mais tarde, não deixaram de causar alguma impressão em autores ortodoxos e particularmente em Clemente de Alexandria; observou-se neste último, Strom., l. VI, 14, col. 357 sq., desenvolvimentos que nos parecem bastante estreitamente aparentados com vários dos que santo Irineu atribui ao nosso Marcos.

Se o bispo de Lyon insiste mais do que o necessário nesse aspecto do sistema de Marcos, passa muito mais rapidamente sobre a soteriologia desse herético. Este teria pregado um duplo batismo: um, o do Evangelho e da Igreja católica, era somente para a remissão dos pecados; o outro, cujo nome específico era, segundo Hipólito e Epifânio, ἀπολύτρωσις (no texto latino de Irineu redemptio), tinha por efeito comunicar ao iniciado uma participação na Virtude superior, permitindo, na outra vida, o retorno ao Pleroma. Segundo Irineu, c. xxi, col. 666 sq., essa iniciação superior se dava de modo bastante diferente conforme os diversos doutores marcosianos, e teria havido uma variedade muito grande de práticas. Alguns, mesmo, dentre esses doutores, teriam prescindido de bom grado de toda espécie de rito e, mais fiéis, ao que parece, à tradição primitiva, teriam pretendido que a gnose bastava para obter a salvação perfeita.

Dada a importância atribuída na seita às palavras e às fórmulas, não surpreenderá que vários tenham usado na ocasião frases cabalísticas, de virtude mágica, das quais Irineu transcreveu algumas, muito deformadas mais tarde pela inabilidade dos copistas. Assinalar-se-á, na mesma ordem de ideias, uma espécie de unção dada aos moribundos (ou aos mortos), com comunicação de uma senha, permitindo à alma dirigir-se sem temor no mundo invisível. Ibid., col. 666 B. Aliás, só os marcosianos, na esteira de seu mestre, teriam se dedicado às práticas da magia mais do que outros gnósticos. Irineu assinalou certos truques de prestidigitação com a ajuda dos quais Marcos teria feito crer aos basbaques que mudava a natureza do vinho oferecido nos mistérios, ou que lhe aumentava o volume. C. xiii, col. 578-582.

Os historiadores do sacramento da eucaristia não deixaram de assinalar o interesse deste episódio para mostrar quão difundida estava em todos os meios cristãos a ideia de uma mudança operada nos elementos pela oração eucarística. Se Irineu hesita, aliás, em pronunciar-se sobre a natureza verdadeira dos meios empregados, simples prestidigitação ou artifícios mágicos, exprime claramente, em todo caso, que os marcosianos pretendiam poder subtrair-se, por verdadeiras fórmulas, às investigações judiciais ou mesmo aos perseguidores. Col. 587-591. Muita necessidade tinham disso, pois, ainda segundo o bispo de Lyon, os da região do Ródano permitiam-se, com o direito, liberdades excessivas e professavam, de maneira geral, um verdadeiro antinomismo: in altitudine super omnem virtutem quapropter et illuminatam nullo timorem habentes. Col. 587. A parte que tinham as mulheres na propaganda marcosiana e o modo como Marcos ou seus discípulos sabiam transformá-las em profetisas. Col. 581, cf. 591. De toda maneira, a seita dá antes a impressão de uma loja de baixo nível do que a de uma capela religiosa. Ignoramos se subsistiu por muito tempo. Hipólito fala dela como se ainda vivesse em sua época. Philosoph., VI, xxxix, col. 3259 D; para santo Epifânio ela pertence ao passado.

Fontes. Além das que foram citadas no decurso do artigo, algumas informações derivadas, em: Tertuliano, Adv. Valentinianos, iv, P. L., t. ii, col. 546 (magus quidam, Marcus) e De resurrect., 1, ibid., col. 801; Filástrio, De hæres., 41, t. xii, col. 1159; santo Agostinho, De hæres., xiv, t. xlii, col. 28. Sobre a informação errônea fornecida por São Jerônimo, ver acima, col. 1961. Ver Tillemont, Mémoires, t. II, p. 291-295; Massuet, Dissertat. in Irenæum, art. II, n. 84 sq., P. G., t. vii, col. 108 sq.; quanto à relação com o personagem (?) Colorbasus, ver art. COLORBASUS, aqui t. III, col. 378; também W. Smith e H. Wace, Dict. of Christian biography, art. Marcus, t. III, p. 827-829, Colorbase, t. I, p. 593, 594, Epiphanes, t. II, 161, 162; E. de Faye, Gnostiques et gnosticisme, 2ª ed., Paris, 1925, p. 335-347.

Autor original: É. Amann

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor