MAISTRE (JOSÉ DE)

MAISTRE (JOSÉ DE)

MAISTRE (José de), escritor de língua francesa (1753-1821). I. Vida. — II. Obras (col. 1664). — III. Ideias e influência (col. 1675).

I. Vida. Filho de F.-X. de Maistre, membro do Senado da Saboia, Joseph de Maistre nasceu em Chambéry em 1º de abril de 1753. Teve quatro irmãos, dos quais o mais conhecido será o escritor Xavier, e cinco irmãs. Educado num catolicismo refletido e austero primeiro por sua mãe, depois pelos jesuítas, e tornado, após estudos na Universidade de Turim, membro do Senado da Saboia, deixou-se não obstante seduzir um pouco pelas ideias de seu tempo, particularmente as de Rousseau. Seus discursos no Senado da Saboia: Éloge de Victor-Amédée, 1775, Discours sur la vertu, 1777, Discours sur le caractère extérieur du magistrat, 1784, valer-lhe-ão, durante a Revolução, uma reputação de jacobinismo que nunca desaparecerá por completo. Cf. Descostes, Joseph de Maistre avant la Révolution, t. I e t. II, passim.

Nesses mesmos anos, foi afiliado à maçonaria inglesa na loja saboiana dos Trois-Mortiers, depois à maçonaria de rito escocês na loja la Sincérité. Cf. Vermale, La franc-maçonnerie savoisienne et l'époque révolutionnaire d'après ses registres secrets, Paris, 1912. Por fim, nesse mesmo momento, por meio dos maçons de Lião, instruía-se nas doutrinas martinistas e nas especulações religiosas de Saint-Martin, o filósofo desconhecido. Cf. Papus, Martinez de Pasqually, Chaumont, 1895, e L'illuminisme en France, Louis Claude de Saint-Martin, Chaumont, 1902.

Diante da Revolução, que ganha terreno até na Saboia, de Maistre põe-se entre os adversários e, após diversos incidentes, quando Montesquiou ocupou a Saboia, emigra para Lausanne, em janeiro de 1793. Ali, para dissuadir seus compatriotas de aceitar o jugo francês, escreve uma brochura intitulada: Lettres d'un royaliste savoisien à ses compatriotes, précédée d'une adresse de quelques parents des militaires savoisiens à la Convention nationale, 1793. Œuvres, t. VII, p. 35-228. Publica em seguida suas Considérations sur la France, in-8°, Londres (Lausanne), 1796, obra anônima mas da qual logo se soube o autor, e que teve um sucesso considerável, mesmo na França. Vigiado pela polícia do Diretório, que exigirá sua expulsão de Lausanne, de Maistre volta a Turim em janeiro de 1797, junto ao novo rei da Sardenha, Carlos Emanuel IV. Ali permanece até a fuga desse rei para Cagliari, em novembro de 1798; quanto a ele, refugia-se em Veneza, depois reúne-se a seu soberano; por fim, em setembro de 1802, Vítor Emanuel I, irmão e sucessor de Carlos Emanuel, substituirá o conde Balbo para designá-lo em Petersburgo como ministro da Sardenha. De Maistre ocupou esse posto até 1817.

É em Petersburgo que escreve suas principais obras: Essai sur le principe générateur des constitutions politiques, 1808, Œuvres, t. i, p. 221-308; Du pape, 1819, t. ii, p. 1-364; ibid., t. ii, a que se seguirá De l'Église gallicane, 1821, t. ii; enfim os dois livros que só serão publicados depois de sua morte, Les soirées de Saint-Pétersbourg, 2 in-8°, 1821, t. iv e v; e Examen de la philosophie de Bacon, 2 in-8°, 1826, t. vi. De Petersburgo também envia uma abundante e preciosa Correspondance officielle et privée, t. ix-xiv. Seus últimos anos em Petersburgo foram menos felizes que os primeiros; a questão religiosa e, mais precisamente, a questão dos jesuítas atraíram-lhe alguma animosidade da parte do tsar. Alexandre, sobretudo depois que, sob a influência da sra. de Krudner, aspirou a fundar, em torno de um Credo restrito a dogmas supostamente fundamentais, um cristianismo universal que a Santa Aliança, aliás, esboçará, censurou ao ministro da Sardenha o seu proselitismo. Esse proselitismo era discreto, moderado e real. Dele resta uma Lettre à une dame protestante sur la maxime qu'un honnête homme ne change jamais de religion, datada de 9 de dezembro de 1809, e uma Lettre à une dame russe sur la nature et les effets du schisme, datada de 8 (20) de fevereiro de 1810, Œuvres, t. viii, p. 126-157, que circularam em Petersburgo.

Quanto aos jesuítas, de Maistre sempre os sustentara. Ora, a partir do dia em que se recusaram a certas exigências religiosas de Alexandre, tornaram-se suspeitos ao tsar. A conversão de um jovem Galitzin, que lhes foi imputada, acabou de perdê-los. Cf. Burnichon, La Compagnie de Jésus en France, t. i, p. 183-192. Foram expulsos de Petersburgo, em dezembro de 1815, e, quatro meses depois, de todo o Império. Cf. Goyau, La pensée religieuse de Joseph de Maistre, 1792-1821, dans Revue des Deux Mondes, 15 de abril de 1921, p. 612-616. De volta a Turim no fim de 1817, de Maistre, um ano depois, foi nomeado regente do reino da Sardenha, isto é, guarda dos selos, sem o título. Consolou-se dessa magra recompensa publicando alguns de seus manuscritos. Morreu em Turim em 26 de fevereiro de 1821.

II. Obras. De Maistre pertence à história do pensamento religioso, primeiro pela maior parte de suas obras, depois pela feição geral de seu espírito. Depois das obras indicadas, foram publicados, em 1851, pelo conde de Maistre, Lettres et opuscules inédits de Joseph de Maistre, 2 in-8°; por A. Blanc, em 1858, Mémoires politiques et Correspondance diplomatique..., in-8°; em 1861, Correspondance diplomatique, 2 in-8°; em 1870, pelo conde Charles de Maistre, Œuvres inédites, in-8°. De 1884 a 1886, apareceu em Lião a edição definitiva das obras já publicadas de Joseph de Maistre, sob este título Œuvres complètes. Nouvelle édition contenant ses œuvres posthumes et toute sa correspondance inédite, 14 in-8°, dos quais os 6 últimos são consagrados à Correspondência. Depois foram ainda publicadas Lettres inédites, em particular, E. Daudet, Joseph de Maistre et Blacas, leur correspondance inédite et l'histoire de leur amitié, in-8°, 1908. Restavam ainda manuscritos inéditos; cf. Goyau, op. cit., i, loc. cit., 1º de março de 1921, p. 139; recentemente, o conde Xavier de Maistre publicou uma parte deles, sob esta designação: Les carnets du comte Joseph de Maistre, in-8°, 1923.

1° Considérations générales sur la France, in-8°, Londres (Lausanne), 1796; 3 edições apareceram em 1797 (Paris, Lião, Basileia). Em 1814 uma nova edição foi dada em Paris, mas sem o assentimento do autor e com modificações que lhe desagradaram. O texto nas Œuvres complètes é o de 1797, t. i, p. 1-184. São o prefácio ou o prolongamento dessa obra Fragments sur la France, ibid., p. 187-220; l'Essai sur le principe générateur des constitutions, ibid., p. 221-308, e as Études sur la souveraineté, compostas em 1794, p. 331-509.

Diante da Revolução triunfante, de Maistre, como grande número de emigrados intelectuais, procurou explicar a Revolução francesa e seu êxito, e penetrar o segredo do futuro. Cf. F. Baldensperger, Le mouvement des idées dans l'émigration, t. ii, Prophètes du passé. Théories de l'avenir, in-12, Paris, s. d., 1913. Havia concebido o plano de uma vasta obra na qual teria examinado as condições da ordem social ideal, isto é, as origens e o exercício do poder, depois o direito à insurreição e, por fim, numa quarta parte, teria aplicado suas teorias à França, para dar-lhes a consagração da experiência. Cf. Lettre à M. le baron Vignet des Étoles, de 22 de agosto de 1794, t. ix, p. 73-76, e carta ao visconde de Bonald, 20 de abril (2 de maio) de 1812, t. xii, p. 124-126. Não realizou esse vasto desígnio, mas dele saíram suas Études sur la souveraineté, que não concluiu nem publicou, e as Considérations.

Uma coisa impressiona de Maistre na Revolução: é essa força arrebatadora que verga todos os obstáculos e o fato de que a Revolução conduz os homens mais do que os homens a conduzem. Cf. Considérations, c. i. Abandonando essa explicação da Revolução, que os emigrados avançavam de bom grado, de uma conspiração anticristã e antimonárquica, volta à grande ideia cristã, já dada por Bossuet como explicação da história do mundo, a Providência. Somente a providência torna a Revolução inteligível. Se os chefes, homens inferiores em inteligência e em moralidade, conduziram muito bem o carro revolucionário, « é que eles não eram senão os instrumentos de uma força que sabia mais do que eles... Nunca a divindade se mostrara de maneira tão clara em nenhum acontecimento humano ». Considérations, c. ii. Mas por quê? Se ela emprega os instrumentos mais vis, é que castiga para regenerar. Ibid.

Cada nação, como cada indivíduo, recebeu uma missão que deve cumprir. A França exerce sobre a Europa uma verdadeira magistratura. Estava sobretudo à frente do sistema religioso. Mas a França foi infiel à sua missão. Serviu-se de sua influência para contradizer sua vocação e desmoralizar a Europa. Considérations, c. ii. Cf. Fragments sur la France, t. iv. 1. A França cometeu um dos maiores crimes que se possam cometer, o atentado contra a soberania. Se a soberania reside numa cabeça e essa cabeça cai vítima do atentado, o crime aumenta de atrocidade. Mas se o soberano não mereceu a morte por nenhum crime, se suas próprias virtudes armaram contra ele, o crime já não tem nome. Por esses traços reconhece-se a morte de Luís XVI; mas o que importa notar é que nunca um crime maior teve mais cúmplices. Ora, todos os crimes nacionais contra a soberania são punidos sem demora de maneira terrível. Considérations, c. ii.

Todas as teorias de Rousseau são falsas, com efeito: teorias do Contrato social, da soberania do povo e de que a lei é a expressão da vontade geral. Ibid., c. iv, e Examen d'un écrit de J.-J. Rousseau. Œuvres, t. vii, p. 503-569. A soberania, que não se deve confundir com a forma de governo, vem de Deus como sociedade. Por natureza, o homem é um ser social; mas esse ser social é mau; deve, portanto, ser governado; assim, toda sociedade supõe um poder soberano que decide sem apelação. Quanto à forma dessa soberania e a suas relações com seus subordinados, em outros termos, quanto às constituições, um dos grandes erros do século que todas as professa foi crer que uma constituição política poderia ser escrita e criada a priori; a razão e a experiência se reúnem para estabelecer que uma Constituição é uma obra divina. Essai sur le principe générateur, § 1. Deus a faz, por assim dizer, germinar como uma planta, pelo concurso de uma infinidade de circunstâncias ou então, mais frequentemente, encarrega de criá-las raros homens, verdadeiros eleitos que ele investe de um poder extraordinário e que têm esta característica distintiva de serem reis ou eminentemente nobres. Étude sur la souveraineté, c. iii; Considérations, c. vi.

Há, pois, uma forma natural de governo? O melhor governo para cada nação é aquele que, no espaço de terreno ocupado por essa nação, é capaz de produzir a maior soma possível de felicidade e de força, ao maior número possível de homens, durante o maior tempo possível. Étude, p. 494. Assim, a forma republicana convirá a Estados muito pequenos, mas não a maiores. No fundo, a monarquia é o melhor, o mais durável dos governos e o mais natural ao homem. Du pape, iv, c. vi. Para a França, isso não deixa nenhuma dúvida, e os franceses devem trabalhar pelo restabelecimento da monarquia. Considérations, c. viii.

Mas o grande crime da França foi a guerra ao cristianismo. Que se neguem as ideias religiosas ou que se as venere, não importa; elas não formam menos, verdadeiras ou falsas, a base única de todas as instituições duráveis. Considérations, c. v. « Duas coisas estão demonstradas, diz ele ainda, Essai sur le principe générateur, § 66: de um lado, o princípio religioso preside a todas as criações políticas e, de outro, tudo desaparece, desde que ele se retira. » Ora, « a Europa inteira foi civilizada pelo cristianismo, e podia-se dizer de todos os seus Estados o que Gibbon disse da França: que esse reino fora feito por bispos. » Ibid., 65. Mas, no século XVIII, fez-se ao cristianismo uma guerra de morte; os filósofos o perseguiram como um « inimigo capital », e se elevaram do ódio ao cristianismo até o ódio pessoal contra seu divino autor. » Ibid., § 64. Cf. Fragments sur la France, t. III.

Desde então, há na Revolução um caráter satânico: « Lembrem-se as leis, as medidas oficiais; tudo isso sai do círculo ordinário das almas. » E agora, acrescenta ele, que os grandes excessos desapareceram... os legisladores não pronunciaram esta palavra isolada na história: « A nação não assalaria nenhum culto. » Considérations, c. V. Assim se explica a Revolução. Ela é primeiro o castigo da França infiel à sua missão. Mas ao mesmo tempo a proteção de Deus é visível sobre ela.

Deus concedeu, sem contradição, à França o sucesso das armas: quer, portanto, salvá-la. Se a castiga, é para curá-la. É, aliás, uma lei geral de sua providência: « Todo castigo tem uma virtude redentora, e onde o sangue corre a alma humana tem chances de se retemperar. » Ibid., c. III. Quanto, pois, se enganaram as potências da Europa a respeito da França! Quantas coisas vãs elas meditaram! Ibid., c. II. Qual é exatamente o decreto divino sobre a França, sobre a Europa? Ninguém o pode dizer com certeza. Entretanto, tudo anuncia que a ordem de coisas estabelecida na França não pode durar, e que a natureza invencível deve trazer de volta a monarquia. Ibid., c. VIII. A República não pode durar. Ela é uma loucura em seu princípio, e seus sucessos externos não devem fazer ilusão quanto à sua duração. Ibid., c. IV. « Todas as razões imagináveis se reúnem para estabelecer que o selo divino não está sobre essa obra que é a constituição de 1795. » Ibid., c. VI. Os « pretensos perigos de uma contrarrevolução são criados pela imaginação dos culpados » que ela ameaçaria e, na realidade, « o restabelecimento da monarquia, que se chama contrarrevolução, não será uma revolução contrária, mas o contrário de uma revolução. » Ibid., c. X.

2° Les Soirées de Saint-Pétersbourg ou entretiens sur le gouvernement temporel de la Providence, 2 in-8°, 1821. Œuvres, t. IV e V, às quais se ligam dois escritos de menor extensão: Éclaircissements sur les sacrifices, t. V, p. 283-362, e Sur les délais de la justice divine, tradução de um tratado de Plutarco, in-8°, 1816, Œuvres, t. V, p. 382-470. Essas obras, que tratam todas do governo da Providência, ligam-se por isso às Considérations. As Soirées são uma série de 11 colóquios entre o conde, Joseph de Maistre, o senador, um russo iluminado, M. Tamara, e o cavaleiro, um jovem emigrado francês cético, de Bray, tornado representante da Baviera em Petersburgo. Cf. abbé J. Loth, Le Chevalier des Soirées de Saint-Pétersbourg, dans Mémoires de l'Académie de Rouen, 1883-1884. Esses colóquios tocam em numerosas questões, mas todas se reduzem ao governo da Providência, à ordem que ela assegura no mundo, às relações do homem com Deus, do livre-arbítrio com o poder divino. Sobre esses pontos, de Maistre contradiz as soluções racionais do século XVIII com as soluções tradicionais.

Numa bela noite de verão às margens do Neva, os três amigos são levados a discutir « o grande escândalo da razão humana, a saber, a felicidade dos maus e a infelicidade dos justos » e, por aí, « a sondar, ao menos tanto quanto é permitido à fraqueza humana, o conjunto das vias da Providência no governo do mundo moral ». A outra vida assegurará o triunfo da justiça, dizem habitualmente os defensores da Providência. De Maistre vai mais longe: é falso, diz ele, que « o crime seja em geral feliz e a virtude, infeliz neste mundo... Os bens e os males são uma espécie de loteria em que cada um, sem distinção, pode tirar um bilhete branco ou preto. Seria preciso, portanto, mudar a questão e perguntar por que, na ordem temporal, o justo não está isento dos males que podem afligir o culpado, e por que o mau não é privado dos bens de que o justo pode desfrutar? » Ier entretien, Œuvres, t. IV, p. 15. Mas « uma lei geral, se não é injusta para todos, não poderia sê-lo para o indivíduo. Uma lei justa não é aquela que tem seu efeito para todos, mas aquela que é feita para todos ». Ora, o mal físico, o sofrimento, só existe no mundo como remédio ou expiação do mal moral, que é o pecado. É assim uma lei geral. Ibid., p. 22-25.

O homem de bem sofre, portanto, não porque é homem de bem, e o mau prospera, não porque é mau, mas porque ambos são homens. E mesmo, examinando bem as coisas, se « a maior felicidade temporal não é de modo algum prometida e não poderia sê-lo ao homem virtuoso », ao menos « a lei visível e visivelmente justa é que a maior massa de felicidade, mesmo temporal, pertence à virtude ». Imaginai uma outra ordem de coisas, como seria, por exemplo, a recompensa imediata da ação virtuosa ou o castigo imediato da ação culpada; teria ela sequer « uma aparência de razão e de justiça »? Ier et VIIIe entretiens, passim. Que o castigo seja uma engrenagem necessária do mundo, é uma das crenças mais antigas da humanidade: « O castigo governa a humanidade inteira, o castigo a preserva », dizem as leis de Manu; e, em nossa sociedade, « toda grandeza, todo poder, toda subordinação repousa » sobre o carrasco; tirai do mundo esse agente incompreensível, « no instante a ordem dá lugar ao caos ». Assim, há sobre a terra uma ordem universal e visível para a punição dos crimes, e vice-temporal do carrasco. Ier entretien, passim.

Mas todo homem é criminoso ou de sangue criminoso. O pecado original, « que explica tudo, e sem o qual nada se explica », é a primeira afirmação da solidariedade pela raça e pelo sangue. Ele acarretou em cada um de nós « a capacidade de todos os males, porque é, abstraindo-se da imputação, a capacidade de cometer todos os crimes ». E « há prevaricações originais de segunda ordem », isto é, que pesam sobre uma descendência. Daí vêm esses selvagens que são degenerados, e sua degradação se manifesta em sua língua. IIe entretien. Se o homem se queixa sem cessar da Providência, é porque ignora os verdadeiros bens, seus próprios vícios e o que valem suas tristes virtudes. O verdadeiro justo oprimido jamais se queixa. IIIe entretien.

Aliás, a Providência permite ao homem lutar contra os males que o atingem e até, visto que esses males são castigos, preveni-los pela oração. A humanidade sempre o acreditou. Sem dúvida « uma filosofia cega ou culpada, não vendo no mal físico senão um resultado inevitável das leis da natureza », nega o poder da oração, mas nenhuma objeção pode sustentar-se contra os fatos. « Os flagelos que nos atingem e que se chamam muito justamente flagelos do céu são leis da natureza, como os suplícios são leis da sociedade », portanto de uma necessidade puramente secundária, que deve inflamar nossa oração em vez de desencorajar a fé. IVe, Ve, VIe entretiens et VIIIe.

Desses flagelos, castigos do vício, a guerra, tão contrária ao instinto de sociabilidade, com essa glória que traz ao soldado, enquanto o carrasco, « o executor das sentenças da justiça soberana, ocupa a outra extremidade da escala social », a guerra misteriosa é uma lei do mundo. Ela é um elo dessa longa cadeia de expiações pelo sangue que fazem da terra um altar imenso onde « tudo o que vive deve ser imolado sem fim... até a consumação das coisas, até o fim do mal ». Por qualquer lado que se a considere, a guerra aparece como divina. VIIe entretien. Enfim, os sofrimentos do justo lhe são úteis e gloriosos; « eles o aperfeiçoam e acumulam seus méritos ». VIIIe entr., t. V, p. 85; são para ele um meio de expiar na terra, antes desse Purgatório cuja existência é tão compreensível. Ibid., t. V, p. 89. Além disso, « o justo, sofrendo voluntariamente, não satisfaz apenas por si, mas pelo culpado, por via de reversibilidade ». Ibid., p. 90, e IXe entretien. Não aceitou Deus os sofrimentos de Cristo como « uma expiação dos pecados do gênero humano »? IXe entretien, t. V, p. 121. O dogma das indulgências não é senão uma aplicação do dogma universal de solidariedade e de reversibilidade assim provado.

Os Éclaircissements sur les sacrifices desenvolvem estas ideias: 1° Sempre se acreditou que havia na efusão do sangue uma virtude redentora; 2° que uma vida podia ser oferecida por outra mais preciosa. Esse dogma da substituição gerou mesmo os sacrifícios humanos; 3° não há religião inteiramente falsa. O paganismo, afirmando universalmente a redenção pelo sangue, não podia enganar-se. O cristianismo simplesmente « notificou » essa « ideia universal » que lhe havia « prestado de antemão o testemunho mais decisivo ». O tratado Sur les délais de la justice divine, tradução livre de um tratado de Plutarco, justifica a Providência por não punir todas as faltas imediatamente. De Maistre, IXe entretien, t. IV, p. 160, escreveu: « se a justiça divina parece às vezes não perceber os crimes, ela só suspende os nossos golpes por motivos adoráveis. » Tendo encontrado esses motivos admiravelmente expostos nesse escrito de Plutarco, julgou bom traduzi-lo.

Du Pape, 2 vol. in-8°, Lyon, 1819, Œuvres, t. III e IV, 1ª edição, in-8°, Paris, 1821, ibid., t. III. Du Pape tem por epígrafe as palavras da Ilíada, I, 204: οὐκ ἀγαθὸν πολυκοιρανίη; é uma exaltação do papado, de seus direitos, de seu papel e de sua ação. Ao escrevê-lo, esse « homem do mundo » quis trabalhar pela Igreja à qual sua ordem, a nobreza, havia prejudicado no século precedente, cujos ministros tinham uma mancha tão pesada. Foi, sem dúvida, levado a escolher esse assunto por suas meditações sobre as relações da ordem social e da religião, e sobre as condições de influência da religião, de onde concluíra: « Sem papa, não há mais cristianismo e, por uma consequência inevitável, a ordem social é ferida no coração » (Prefácio da primeira edição, por G. M. Déplace). Visará sobretudo a França, cf. Discours préliminaire. Mas terá também a preocupação da Rússia. Ele a tinha visto um pouco cansada de seu isolamento religioso, desejar primeiro aproximar-se de Roma, depois acariciar o sonho de um cristianismo universal tendendo a um protestantismo amplo pelo iluminismo, e queria propor-lhe a única forma de unidade que a experiência social e política revela fecunda.

O livro lhe pareceu chegar em hora propícia. Um jovem moldavo, Stourdza, anunciava em 1816, e fazia publicar, uma apologia da ortodoxia russa e um ardente libelo contra a Igreja romana, de tendência jansenista, sob este título: Considérations sur la doctrine et l'esprit de l'Église orthodoxe, in-8°, Stuttgard-Weimar, Paris. Cf. Lettres du 11 (23) février 1817 au cardinal Severoli, Œuvres, t. XIV, p. 56-59; d'avril 1817 à M. le comte de Vallaise, ibid., p. 82-84. « Roma tem muito empenho na refutação dessa obra », escreverá, a 15 de setembro de 1818, de Maistre a Déplace, ibid., p. 151, mas nesse momento seu livro estava quase terminado e, quando apareceu, esse livro não teve de Roma nenhuma aprovação oficial; Roma não é, pois, responsável por ele a nenhum título. De Maistre não é, contudo, o único responsável. Desejoso de não ferir Roma a nenhum preço, procurara um censor. Acabou por encontrar um homem de letras lionês, Guy-Marie Déplace. Foi um corretor atento, cujo nome parece dever ser doravante inseparável de Joseph de Maistre (Brunetière, Joseph de Maistre et son livre Du Pape, dans Revue des Deux Mondes, 1906, p. 224). Cf. Lettres inédites de J. de Maistre à Déplace et Notice sur les différentes éditions Du Pape, sur M. Déplace, em cabeça da 2ª edição da obra, in-8°, Paris, 1874. O prefácio da primeira edição, anônimo, é obra de Déplace. Em 1820, de Maistre publicou, em Paris, uma segunda edição, revista e corrigida, edição definitiva, à qual pôs um prefácio.

O livro é precedido de um Discours préliminaire, em que o autor « justifica seu desígnio e diz ter-se ocupado particularmente da França ». Du Pape compreende quatro livros. O primeiro, intitulado « Du pape dans ses rapports avec l'Église catholique », demonstra como a Igreja universal reclama a supremacia pontifícia e esta a infalibilidade do soberano pontífice, « nenhuma Igreja universal sem um chefe que não se possa suspeitar de erro ». Não é preciso a teologia para demonstrar isso, basta invocar « a natureza das coisas ». A ordem natural é que toda sociedade, como a Igreja, seja governada como toda outra associação, que seu governo seja uma monarquia, dado « o número dos súditos e a extensão geográfica do império ». Quem diz supremacia diz infalibilidade. « Não é preciso que toda soberania seja absoluta e que suas decisões não possam ser atacadas como errôneas? Há aí um postulado da lei social. » (Goyau, loc. cit., p. 619). Na prática, « o erro não poderia, pois, ser oposto ao soberano pontífice, não mais do que aos soberanos temporais » (c. I, cf. Étude sur la souveraineté). Mas a infalibilidade do papa não é apenas pressuposta como uma necessidade da ordem social; é real, divinamente prometida; é « invencivelmente demonstrada por toda a história, pelos testemunhos dos católicos (c. VI), dos próprios dissidentes, galicanos (c.

VII), jansenistas (c. VIII), protestantes (c. IX) e ortodoxos (c. X). » J. de Maistre aplicava-se a refutar a célebre e vã distinção de Bossuet entre a Sé e a pessoa (c. XI), a objeção que devia reviver no concílio do Vaticano, aquela famosa sessão IV, em que o concílio de Constança se declara superior ao papa (c. XII). Nada na história do papado permite acusá-lo de erro (c. XV); nada tampouco justifica o preconceito protestante contra a infalibilidade, representada como um despotismo espantoso. Uma coisa, em particular, prova para Joseph de Maistre que a supremacia pontifícia tem uma fonte divina: é que ela não foi em sua origem o que foi alguns séculos depois; mas é precisamente nisso que ela se mostra divina, pois tudo o que existe legitimamente por séculos existe primeiro em germe e se desenvolve sucessivamente (c. VI).

O livro II, Du Pape dans ses rapports avec les souverainetés temporelles, justifica, contra a Declaração de 1682, que a rejeita absolutamente, e contra os filósofos que a atacaram como funesta, a autoridade que os papas exerceram, na Idade Média e depois, sobre os reis e sobre os povos. Não se ocupa de justificar nem o poder direto nem o poder indireto; toma os fatos; esses fatos não são senão a aplicação das leis naturais (c. IX). Justificação desse poder: se a soberania é necessária e de certa maneira absoluta, não há contudo « governo algum que possa tudo » (c. I, II). Em virtude de uma lei divina há sempre, ao lado de toda soberania, uma força qualquer que lhe serve de freio, uma lei, um costume, a consciência, uma tiara, um punhal (c. IX; cf. c. IV). Ora, « a autoridade dos papas foi o poder escolhido e constituído na Idade Média para equilibrar a soberania temporal e torná-la suportável aos homens » (c. IX). Só aconteceu aí o que devia acontecer. Os papas eram superiores pela sabedoria e pela ciência; comandavam toda a ciência daquele tempo; tiveram também a seu favor o princípio verdadeiríssimo: « toda soberania vem de Deus » (c. X). Eis por que a força das coisas os investiu, por si mesma e sem contradição, dessa superioridade de que então não se podia prescindir (c. X). E a cristandade não teve de que se queixar. Os papas lutaram algumas vezes com os soberanos, jamais com a soberania. O próprio ato pelo qual desligavam os súditos do juramento de fidelidade declarava a soberania inviolável (c. V). A ordem social não era, portanto, perturbada. A soberania saía até engrandecida dessa intervenção do representante de Deus (ibid.). Aliás, só quando havia « um grande abuso, um grande crime ou uma grande dúvida » é que o soberano pontífice interpunha sua autoridade (c. X).

Os papas só lutaram por este triplo fim: a santidade do matrimônio, a manutenção das leis eclesiásticas, a liberdade da Itália, e, em tudo isso, jamais pretenderam exercer senão um poder puramente espiritual (c. VIII). « A hipótese de todas as soberanias cristãs, reunidas pela fraternidade religiosa em uma espécie de república universal sob a supremacia comedida do poder espiritual supremo, nada tinha de chocante », conclui de Maistre, e acrescenta: « não vejo que os tempos modernos tenham imaginado algo melhor, nem mesmo igual ». C. x. « Uma febre constitucional apoderou-se de todas as cabeças, e ainda não se sabe o que produzirá... Que ganharam, pois, os soberanos com essas luzes tão decantadas e todas dirigidas contra eles? Prefiro o papa. » C. xi.

O livro III trata Du pape dans ses rapports avec la civilisation et le bonheur des peuples. Todo benefício do cristianismo é um benefício do papa. « Sem o papa, a instituição divina perde seu poder e sua força conversora; sem o papa, não é mais que um sistema, uma crença humana, incapaz de entrar nos corações e de modificá-los. » Resumo e conclusão. Aos papas cabe a honra da civilização universal. Mal a Santa Sé se firmou, « a solicitude universal transporta os soberanos pontífices, e as missões se multiplicam eficazmente », c. i; também a honra de ter extinguido a servidão, c. (cf. Quatre chapitres sur la Russie, c. De la liberté, t. viii, p. 279-297); a honra de ter engrandecido a humanidade pela instituição do sacerdócio, c. iii e sobretudo de ter criado « esse milagre », a monarquia europeia. C. iv.

O livro IV, Du pape dans son rapport avec les Églises nommées schismatiques, expõe quanto a supremacia do papa falta à igreja greco-russa, que ele chama fociana. Ela merece levar esse nome, visto que Fócio a separou de Roma, como a de Genebra é « calvinista, a de Wittenberg é luterana » e, sabe-se, toda religião que leva o nome de um homem ou de um povo é necessariamente falsa. C. iv. Os motivos que essa Igreja, ou antes essas Igrejas, invocam para justificar sua secessão de Roma encobrem mal os móveis que as impeliram. C. iv-xi. E, porque estão em insurreição contra a unidade soberana, e separadas daquele a quem « pertencem as promessas », « são estéreis », e são protestantes. Há entre elas e as diversas formas do protestantismo uma simpatia que se explica pelo ódio ao papa; mas conhecerão também « todas as fases de dissolução que o protestantismo luterano e calvinista já pôs sob nossos olhos ». Que estejam ainda como cadáveres gelados cujas formas o tempo « conservou », é possível, mas « o vento da ciência, que é quente, vai soprar sobre elas e acontecerá o que deve acontecer segundo as leis da natureza ». « Nenhuma religião, exceto uma, pode suportar a prova da ciência. » C. v e vi.

A conclusão da obra é primeiro um apelo premente à unidade dirigido aos protestantes « que percorreram todo o círculo do erro », e mais ainda aos anglicanos: estes parecem destinados, com efeito, « a dar ao grande movimento religioso o impulso que se prepara ». § 4. Que os franceses, « que têm sem dúvida grandes preconceitos a vencer », não deixem escapar esta ocasião « de empenhar-se eficazmente e em primeira linha na reconstrução do santo edifício ».

Que deixem de ser galicanos: o galicanismo é uma espécie de protestantismo, § 11, esse protestantismo que preparou os filósofos do século XVIII e, por eles, a Revolução. § 13 e 14. Que todos os inimigos da Santa Sé, que tinham anunciado sua queda definitiva, ao verem o papa « expulso, exilado, privado de seus Estados por uma potência preponderante e quase sobrenatural diante da qual a terra se calava », contemplem hoje a sua ressurreição. Não está aí a mão de Deus? § 16 e 17. Depois, termina por um ato de fé e de amor, inspirado em Bossuet e em Fénelon, por « a santa Igreja romana ».

2. De l'Église gallicane dans son rapport avec le souverain pontife, pour servir de suite à l'ouvrage intitulé Du pape, par l'auteur des Considérations sur la France. Desde o seu aparecimento, o livro Du pape fora atacado por ultramontanos que lhe censuravam a maneira como encarava a infalibilidade: Prefácio da 2ª edição. Cf. Études du 5 octobre 1897, p. 303-312, Amica collatio ou échange d'observations sur le livre français intitulé Du pape, manuscrito de J. de Maistre, publicado pelo P. Goyau, loc. cit., t. ii, p. 618. Fora também atacado pelos galicanos, Prefácio. E a esse respeito, de Maistre dizia nesse mesmo prefácio, datado de 30 de julho de 1820: « o autor confessa não ter um grande respeito pelas máximas galicanas. » Atacara-as mesmo de frente num Vº livro de sua obra, intitulado Du pape dans son rapport avec l'Église gallicane; mas suprimiu esse Vº livro porque se achava fora de proporção com os outros, e também « porque tinha uma cor polêmica, pouco em harmonia com o resto da obra ». O prefácio de l'Église gallicane recordava essas indicações. Esta obra, que compreende 2 livros: I. De l'esprit d'opposition nourri en France contre le Saint-Siège et de ses causes; II. Système gallican, Déclaration de 1682, é uma carga contra o galicanismo, seus inspiradores e defensores.

De Maistre dissera em Le Pape, c. iv: « Toda religião que leva o nome de um povo é necessariamente falsa », e a primeira frase de sua Église gallicane é esta: « Por que se diz a Igreja galicana como se diz a Igreja anglicana? e por que não se diz a Igreja espanhola...? » Conclui daí e desta palavra de Gibbon: « A Igreja galicana, colocada entre os ultramontanos e os protestantes, recebe os golpes dos dois partidos », « não que tenha saído da unidade, fora da qual já não se está na verdade, mas teve ar, « contemplando-se demais, de não se lembrar o bastante de que não era senão uma província do império católico. » L. Ier c. i. A quem se deve « a infeliz oposição a Roma que causou tantos males ao cristianismo »? À Igreja galicana somente? Não. Considere-se « as dificuldades que se levantaram na França contra a admissão pura e simples do concílio de Trento »! Nos Estados gerais de 1615, o clero a queria, mas o espírito calvinista sobrevivia no terceiro estado e mais ainda no parlamento, e os prelados são obrigados a ceder. « Protestante no século XVI, frondista e jansenista no XVII, filósofo enfim e republicano nos últimos anos de sua vida », o parlamento de Paris tem por traço distintivo « sua oposição constante à Santa Sé ». O mal foi grande, sobretudo a partir do dia em que o espírito jansenista se espalhou por toda a magistratura. « Então o parlamento tornou-se inteiramente anticatólico, e tal que, sem o instinto real da casa de Bourbon e sem a influência aristocrática do clero, a França teria sido conduzida infalivelmente a um cisma absoluto. » Ibid., c. ii.

Mas a animosidade do autor se afirma sobretudo contra o jansenismo, uma seita inimiga, como sua mãe, de « toda hierarquia, de toda subordinação », contra « seus dogmas atrozes, seu caráter odioso, sua filiação e sua paternidade igualmente desonrosas, suas manobras, suas intrigas e sua insolente obstinação », c. xii; cf. c. iii-v, contra Port-Royal, que o encarnou. A influência de Port-Royal foi funesta. « Port-Royal dividiu a Igreja; criou um foco de discórdia, de desconfiança e de oposição à Santa Sé; azedou os espíritos e os acostumou à resistência... » C. v. Pode-se gabar « a piedade, os costumes, a vida austera, das pessoas desse partido. Todo esse rigorismo não pode ser em geral senão uma mascarada do orgulho. » C. vi. « A reputação literária de Port-Royal » mesma é usurpada. C. vi-viii. Pascal é o único escritor de gênio que a casa, não digo produziu, mas abrigou durante alguns momentos. Mas a Igreja nada lhe deve. Cf. Sainte-Beuve, Port-Royal, principalmente, livre III, p. 673. » Enfim, julga os quatro artigos 1 como dos mais tristes monumentos da história eclesiástica, obra do orgulho, do ressentimento, do espírito de partido, e acima de tudo da fraqueza.

Tomando a partido e a parte duas apologias que acabam de aparecer das máximas da Igreja galicana: Défense des libertés de l'Église gallicane, par feu Louis Mathias de Barral, archevêque de Tours, in-8°. Paris, 1818, e Exposition de la doctrine de l'Église gallicane, par rapport aux prétentions de la cour de Rome par Dumarsais... avec un discours préliminaire par M. Clavier, in-8°, Paris, 1817, mostra esses quatro artigos próprios somente para tornar o governo da Igreja difícil se não impossível, e « tão viciados na forma quanto no fundo. Eles só apresentam, com efeito, enigmas pérfidos, cada palavra dos quais se presta a discussões intermináveis...; não há rebelde que não os leve em suas bandeiras. » C. iii. v. As nações católicas protegeram-se contra a Declaração, da qual alguns tinham a pretensão de fazer uma lei da Igreja universal, e os papas a condenaram. Mas há mais. Luís XIV, que já tinha detido o zelo cismático da assembleia, reconheceu o vício dos quatro artigos; todavia não teve a força de revogá-los de maneira igualmente solene; seus próprios autores condenaram Bossuet, o redator mas não o « promotor dos quatro artigos » e que na assembleia se tornara « infinitamente útil à Igreja opondo-se a homens arrebatados, e sobretudo fazendo abortar, supondo-o, uma redação inteiramente cismática », tentou uma Défense de la Déclaration, seja por ordem de Luís XIV, seja pelo movimento mesmo de suas ideias, tudo prova que não ficou contente com ela e que foi publicada « em desprezo das vontades mais sagradas do autor ». C. vi-x. Cf. art. Bossuet, t. ii, col. 1063-1066, e Déclaration de 1682, t. iv, col. 185-205. E de Maistre instava o « filho de são Luís », que havia reencontrado o trono de seu antepassado, a não manter, assinando-os, os famosos artigos.

Enfim, depois de ter denunciado « a afinidade teológica entre as quatro proposições e o jansenismo », mostra que as liberdades da Igreja galicana, tais sobretudo como as expõem os Pierre Pithou e os Dupuis, asseguram a sujeição da própria Igreja ao poder civil. Em um só ponto, e é uma desgraça, essa Igreja « é perfeitamente livre »; entre ela e a Santa Sé « os quatro artigos produziram uma verdadeira cisão que só diferia da da Inglaterra, por exemplo, porque, de um lado, era confessada, e do outro não o era; e porque se recusava na França tirar as consequências dos princípios que se haviam posto ». C. xv. Se se buscam as razões desse fato, « é primeiro a moderação da Santa Sé; é também o espírito verdadeiramente real da augusta casa que governa a França. A terceira, enfim, é o caráter reto e nobre, é a consciência douta, é o tato do clero francês. » De Maistre termina sua obra por um apelo ao clero francês. « Falta à glória desse clero, depois da grande revolução, uma vítima sobre o preconceito... Que renuncie ao preconceito galicano e que todos os homens sábios encontrem nas coisas esta lição que elas trazem: a necessidade, isto é, a existência de um poder supremo, único, indefectível, estabelecido por Aquele que nada nos teria ensinado se nos tivesse deixado a dúvida, estabelecido para poupar aos filhos da verdade a infeliz vergonha de divergir como o erro. » C. xv... e a sequência.

Examen de la philosophie de Bacon, concluído em 1815, publicado somente em 1826, 2 in-8°; Œuvres, t. vi. « Tenho uma grande obra nas mãos, escrevia de Maistre a Bonald, a 13 de julho de 1814, Œuvres, t. xiii, p. 428; tratar-se-ia, entre outras pequenas coisas, de tirar o cetro da filosofia racional aos ingleses e devolvê-lo à nossa língua. » Com efeito, é dos ingleses que a seita filosófica tomou o sistema absurdo que quereria, por assim dizer, materializar a origem de nossas ideias. Ver Soirées, 11° entretien. Œuvres, t. iv, p. 109. De Maistre ataca, pois, duramente Locke. « Mostrai-me, diz ele, o Essai sur l'entendement humain, pode-se perguntar: o que não se encontra nele. Quanto ao autor, o que o caracteriza é a hostilidade a toda autoridade moral, e acima de tudo à sua Igreja »; é em seguida a paixão de contradizer. Enfim, é um lógico medíocre, é um sábio medíocre, erudito medíocre. Literato medíocre, foi igualmente filósofo medíocre: « nem sempre se entendeu a si mesmo; deu uma ideia absurda; contradisse-se sobre a questão do princípio pensante, e sobre a questão da origem das ideias; divagou constantemente. » Enfim, depois de ter posto os fundamentos de uma « filosofia tão falsa quanto perigosa, seu espírito fatal dirigiu-se à política com um sucesso não menos deplorável. Falou sobre a origem das leis tão mal quanto sobre a das ideias; e pôs princípios cujas consequências vemos. Esses germes terríveis, animados nas lamas quentes de Paris, produziram o monstro revolucionário. » Ibid., 8° entretien, p. 316-377.

De Maistre discute longamente Bacon, autor do Novum organum. Falou duas vezes de Bacon, entre outras. Uma primeira vez, nas Soirées, principalmente 8° entretien, p. 268-274. « Essas seis páginas, diz A. de Margerie, são um modelo; têm a força e têm a medida. Reduz à sua justa proporção a influência de Bacon sobre o progresso moderno, isto é, a zero; e a direção materialista que ele dá à ciência é aí assinalada sem exagero. » Examen, préface, Œuvres, t. vi, p. i e ii. L'Examen de la philosophie de Bacon, diz o mesmo crítico, é um livro poderoso e apaixonado. » Ibid., p. x. De Maistre examina sucessivamente o método de Bacon, a parte que lhe cabe nas conquistas modernas da ciência, suas teorias cosmológicas e físicas, o fim e o espírito geral de sua filosofia, no que concerne a Deus, ao homem e à natureza, e conclui que seu método é sem valor e foi sem ação, « que suas vistas científicas são falsas e pueris, que o fim de sua filosofia é a destruição de toda filosofia e principalmente de toda filosofia religiosa ». De Margerie, ibid., p. x. Mas o que ele censura sobretudo a Bacon é « sua filosofia, que tende a banir Deus do mundo, a tudo explicar sem Ele, a riscar da lista dos conhecimentos humanos até aqueles que o têm diretamente por objeto ». Ibid., p. xix, xxv.

Em resumo, conclui o autor, ibid., p. xxxv, « de um lado, Joseph de Maistre enganou-se, diversamente de Bacon, sobre a marcha da indução; critica sem razão o valor dos procedimentos de seu método; não justifica a acusação de ter querido, por um desígnio refletido e oculto, fazer servir seu método e sua ciência à destruição do cristianismo. Mas, de outro lado, estabelece vitoriosamente 1° que Bacon não é de modo algum, como se disse, o pai do método e da ciência experimentais; 2° que seu método, seja por seus procedimentos, seja por seu fim, é impróprio às descobertas e não causou nenhuma; 3° que sua concepção da ciência encerra a experiência humana na esfera do sensível e, suprimindo a metafísica, conduz a negar ou eliminar todas as verdades da ordem moral. »

III. Ideias e influências. 1° Com Chateaubriand e Bonald, de Maistre tomou a iniciativa de uma reação em relação ao século XVIII. Opõe-se aos filósofos do século XVIII, não somente por sua fé e pelo papel civilizador e social que reconhece ao catolicismo, mas por sua filosofia e sua concepção do homem. De Maistre não pretende « insultar a razão », ibid., p. 213, nem diminuir-lhe o poder, mas não aceita que a razão individual seja a fonte e a regra única e última da verdade. Ela é uma « luz trêmula ». Considérations, c. vi. Acima dela há, antes de tudo, a fé, mas também a razão geral, o senso comum, todas as verdades ensinadas por Deus na origem, transmitidas pela linguagem e das quais a humanidade em seu conjunto é a guardiã e a dispensadora, pois o homem é antes de tudo um ser social e ensinado; é preciso também controlá-la e completá-la pela experiência, pela utilidade (a utilidade é uma garantia de verdade), e ainda mais pelo sentimento, « a intuição da consciência intelectual », que ele julga « quase infalível quando se trata de filosofia racional, de moral, de metafísica e de teologia natural ». Soirées, Ier entretien, t. iv, p. 18; « há verdades que o homem só pode apreender com o espírito de seu coração ». VIIIe entretien, loc. cit., t. v, p. 128. Ciência e religião não estão de modo algum condenadas, como falsamente afirmou Bacon, nem a opor-se, nem mesmo a não se entender. Entre elas há uma « aliança natural e fundamental ». « Quanto mais perfeita é a teologia num país, tanto mais fecundo ele é em verdadeira ciência. » Como Bacon disse, a religião « é o aroma que impede a ciência de se corromper ». Por outro lado, limitar os conhecimentos humanos a induções puramente experimentais, a uma concepção puramente mecânica do mundo, é verdadeiramente pouco demais. Para ter uma explicação completa das coisas, é preciso apelar a todas as forças da alma, à intuição como à razão discursiva, apelar à metafísica e fundir o todo na unidade da teologia. Examen, c. xix; Soirées, IIe entretien, t. iv, p. 70-80, Xe entretien, t. v, p. 85-188. Sobre o perigo moral da ciência separada da teologia e, por conseguinte, de Deus, cf. Quatre chapitres sur la Russie, t. viii, c. ii, p. 297-300.

2° O traço mais característico do pensamento de Joseph de Maistre é ser religioso e mesmo místico. Isso se deve primeiro à sua teoria da Providência; sua filosofia da história é a de Bossuet. Ele crê na Providência geral: o mundo traduz intenções de harmonia, de ordem e de perdão; e Maistre não perdoa a Bacon afastar as causas finais. Não há acaso. Isso é verdade do mundo físico; é verdade do mundo moral; o homem é ordenado, por exemplo, a viver em sociedade; toda nação tem sua constituição natural, isto é, uma constituição à qual está ordenada e à qual sua felicidade está ligada; a história « lhe aparece como o andar da vontade divina caminhando através dos séculos humanos ». Goyau, La modernité de Joseph de Maistre dans Catholicisme et politique, in-16, Paris, s. d. (1923). Crê na Providência particular: sua interpretação da Revolução o prova. O mundo lhe aparece até, segundo a palavra de são Paulo, como um sistema de coisas « invisíveis manifestadas visivelmente ». Soirées, Xe entretien, t. v, p. 178. « Não há lei sensível alguma que não tenha atrás de si uma lei espiritual da qual a primeira não é senão a expressão visível. » Ibid., p. 180. Se Kepler descobriu suas famosas leis, particularmente a terceira, não foi « senão seguindo não sei que ideias místicas de números e de harmonias celestes..., que não são para a fria razão senão puros sonhos ». Ibid., p. 182. Os mistérios da religião têm todos um valor simbólico. Ibid., p. 173-175.

Por essas teorias, de Maistre opunha-se ainda mais ao filosofismo do século XVIII; mas, também por causa delas, quis-se fazer dele um simples discípulo dos exploradores do além que seu tempo multiplicará e dos quais ele próprio falará longamente. Soirées, XIe entretien, t. v, p. 227-229 e Quatre chapitres sur la Russie, c. iv, De l'illuminisme, t. viii, p. 328-347. Mas, se frequentara certos grupos martinistas e lera os escritos de Saint-Martin, não recebera deles nenhuma de suas ideias essenciais. Cf. Goyau, loc. cit., Revue des Deux Mondes, 1er mars 1921, p. 167, 168.

3° Para ele, « é preciso uma religião ao povo » e « todo mundo é povo ». Quatre chapitres sur la Russie, De la religion, t. viii, c. iii, p. 309. Mas nenhuma religião sem cristianismo. O cristianismo não data de dezoito séculos. Suas raízes mergulham no passado, nessa revelação primitiva da qual as próprias falsas religiões guardaram o que têm de verdadeiro. Considérations, c. x. Há, pois, harmonia entre o cristianismo e o homem ou a sociedade. Du Pape, IIIe part., c. iii, § 1. O cristianismo, imutável em sua essência, está contudo submetido, como toda sociedade, « à lei universal de desenvolvimento ». Tomai, por exemplo, o poder pontifício: cresceu e viveu; mas uma imagem: « a planta é natural dos poderes legítimos. Todo poder constituído imediatamente em toda a plenitude de suas forças e de seus atributos é, por isso mesmo, falso, efêmero e ridículo. » Ibid., IIe part., c. x. É preciso, aliás, que o cristianismo siga o movimento natural, e por conseguinte divino, das sociedades. « Somente as leis gerais são eternas. Todo o resto varia e jamais um tempo se parece com outro. » Ibid., c. ix; cf. Brunetière, loc. cit., p. 34.

Mas « nenhum cristianismo sem o catolicismo ». De Maistre ataca, pois, toda forma dissidente do cristianismo, mas o protestantismo antes de tudo. Este « não é somente uma heresia religiosa, mas uma heresia civil ». Não é ele « a insurreição da razão individual contra a razão geral e, por conseguinte, o que se pode imaginar de pior »? Réflexions sur le protestantisme, Turin, 1798, Œuvres, t. viii, p. 63-97. Cf. Du Pape, passim. Aprova Luís XIV por ter revogado o edito de Nantes; o rei obedecia nisso a um « instinto real » que não o podia enganar. Ibid., p. 79. Seu catolicismo é, pois, intolerante. Aprova não somente a revogação do edito de Nantes, mas a Inquisição, e dá como prefácio às suas Lettres sur l'inquisition d'Espagne, que escreve em Moscou em 1815, Œuvres, t. iii, p. 241 sq., estas palavras de Grimm, Correspondance, Ie part., t. ii, p. 242, 243: « Todos os grandes homens foram intolerantes e é preciso sê-lo.

Se se encontra pelo caminho um príncipe bonachão, é preciso pregar-lhe a tolerância, para que caia na armadilha, e para que o partido esmagado tenha tempo de se reerguer pela tolerância que se lhe concede e de esmagar por sua vez o adversário. » É que soberania e religião, por conseguinte, cristianismo e Igreja são solidários; tudo o que ataca ou defende uma, ataca ou defende a outra. Seu catolicismo, enfim, é ultramontano. A Igreja universal tem a forma de uma monarquia. O papa a encarna, lhe dá a coroa e a unidade necessária. « A Igreja e o papa, é tudo um. » Du Pape, I, c. iii. Seu ultramontanismo foi uma das razões pelas quais não foi popular na França, onde chocou tantos preconceitos que o próprio Pio VII, a quem de Maistre dedicara a segunda edição do Papa, não ousou responder-lhe.

Aspira e trabalha pela unidade das Igrejas cristãs, mas pela unidade perfeita, no catolicismo e na submissão ao papa que a encarna. Desde 1788, propõe numa longa memória ao duque de Brunswick que a maçonaria, na qual não via nenhuma hostilidade para com a Igreja, nem nenhum perigo para a ordem social existente, trabalhe pela reunião das Igrejas. Preocupou-se sobretudo com a reunião das Igrejas ortodoxas, particularmente da Rússia, onde o tsar « pode tudo o que quer » e onde o inquietam infiltrações protestantes. Cf. seu escrito em latim Viri christiani Russiæ amantissimi animadversiones in librum Methodii, datado de 1º de março de 1812, onde respondia a um livro de Metódio, arcebispo de Tver, intitulado Des choses accomplies dans la primitive Église e inspirado em ideias protestantes. Œuvres, t. viii, p. 361-401; e sobretudo, Lettres à une dame russe sur la nature du schisme, ibid., p. 139, o IVº livro, Du Pape, e a Lettre sur l'état du christianisme en Europe, que de Maistre escreveu em Turim, em 1819. Œuvres, t. viii, p. 485-510.

Lembrando que « é impossível querer o cristianismo, se não se quer o princípio católico », deplora o apoio dado pelo imperador Alexandre a todos os inimigos do catolicismo, protestantes e outros, a ignorância em que está esse imperador da importância religiosa do catolicismo, a perseguição com que o persegue, o erro em que se perdeu, o da Santa Aliança, da unidade cristã pela aceitação comum dos únicos dogmas fundamentais. Cf. Martin Jugie, Joseph de Maistre et l'Église gréco-russe, in-16, Paris, s. d. (1922). Não perde de vista tampouco o retorno dos protestantes à Igreja, mas graças ao seu indiferentismo pelos próprios dogmas, à sua decomposição e à vida que o catolicismo acaba, ao contrário, de manifestar. A Inglaterra sobretudo lhe parece a caminho de Roma. E sua imaginação lhe mostra essa grande revolução saindo da primeira França pregando: « A religião à Europa »; a emancipação dos católicos pronunciada na Inglaterra e o catolicismo falando na Europa inglês e francês e, no curso do século, talvez, « a missa dita em São Pedro de Genebra, e em Santa Sofia de Constantinopla ». Cf. Réflexions sur le protestantisme, Œuvres, t. viii, p. 94, e Lettre à M. le chevalier d'Orly, du 25 mars 1819, Œuvres, t. iv, p. 517.

Esse catolicismo é sentido? Não é simplesmente de encomenda, com vistas a uma restauração social e monárquica? Perguntou-se isso. Mas se, de seu vigésimo primeiro ao seu trigésimo sexto ano, de Maistre foi um ardente franco-maçom, nem por isso deixou de ser, toda a sua vida, um fervoroso católico. Cf. Goyau, La pensée religieuse... p. 143 sq. Se sonhou para a França a restauração do trono e de sua antiga aliança com o altar, é com a convicção de que trabalhava para o cumprimento dos planos divinos. Aliás, era uma aliança nova que sonhava entre os Bourbons e a Igreja, com o abandono das tradições galicanas. Lettre à M. le comte de Blacas, 2 mai 1811, Œuvres, t. xii, p. 127-137, e De l'Église gallicane. Ballanche o chamou « profeta do passado », mas ele não foi de modo algum o admirador cego do passado; diz-lhe as faltas: tampouco tentou fazer a humanidade voltar atrás; sabe a coisa impossível e que a Revolução, longe de ser um movimento sem amanhã, começa, ao contrário, uma época. Mas no futuro como no passado, as mesmas leis devem aplicar-se. Afirmou-se que essas leis ele as determina a priori; é um visionário. Mas ele não pretendeu apoiar-se senão em fatos; teve, tanto quanto qualquer outro, o senso das realidades, e a maior parte dos princípios segundo os quais interpreta essas realidades e esses fatos lhe foram fornecidos por sua fé.

Com o Chateaubriand do Génie du christianisme, com Bonald, de quem difere por tantos matizes, mas de quem se aproxima por tantas vistas primeiras, de Maistre é um desses pensadores teocráticos e tradicionalistas que, no primeiro quartel do século XIX, trabalharam, contra os Ideólogos, essa « cauda dos Enciclopedistas », para restaurar na opinião a monarquia e a religião. Sua fama junto a seus contemporâneos é eclipsada pela de Bonald, mais semelhante a eles. Mas suas ideias religiosas e ultramontanas, aceitas por Lamennais, apaixonadamente exaltadas por ele, espalham-se pela França para nunca mais sair. Joseph de Maistre é em seu tempo o grande profeta de língua francesa que reclama para a Igreja a liberdade ou, mais claramente, a plena independência diante dos governos, e para o seu chefe uma verdadeira supremacia. O concílio do Vaticano lhe dará razão.

Os 8 volumes da Correspondance, t. ix-xiv des Œuvres e as Lettres publicadas depois: Notice biographique, par le comte Rodolphe de Maistre en tête des œuvres, t. i; A. de Margerie, Le comte Joseph de Maistre, Paris, 1882; de Lescure, Le comte Joseph de Maistre, Paris, 1893; Cogordan, Joseph de Maistre, dans la collection des Grands écrivains français, Paris, 1894; Goyau, La pensée religieuse de Joseph de Maistre, in-12, Paris, 1922; F. Descostes, Joseph de Maistre avant la Révolution, 2 in-8°, Moutiers, 1894; Joseph de Maistre pendant la Révolution, in-8°, Tours, 1895; Joseph de Maistre orateur, in-8°, Chambéry, 1896; P. Vermale, Notes sur Joseph de Maistre inconnu, in-18, Chambéry, 1921; Roger de Sezeval, Joseph de Maistre, son génie, ses doctrines, 1865, reimpresso em 1879 por L. Moreau sous ce titre Joseph de Maistre; Rocheblave, Études sur Joseph de Maistre, Strasbourg-Paris, 1922; Paulhan, Joseph de Maistre et sa philosophie, in-8°, Paris, 1893; Louis Arnould, La Providence et le bonheur, d'après Bossuet et Joseph de Maistre, Paris, 1917; Latreille, Joseph de Maistre et la papauté, in-16, Paris, 1906; C. Boussant, Joseph de Maistre et l'idée de l'ordre, in-8°, Paris, 1921; L. Mandoul, Joseph de Maistre et la politique de la maison de Savoie, in-8°, Paris, 1899; E. Dermenghem, Joseph de Maistre mystique, in-8°, Paris, 1923; E. Daudet, Joseph de Maistre et Blacas, in-8°, Paris, 1908; Sainte-Beuve, Port-Royal, t. iii, c. iv, 1837-1839; Portraits littéraires, t. ii, 1843; Causeries du lundi, t. iv, 1851, et xv, 1860; Faguet, Politiques et moralistes au XIXe siècle, t. i, Paris, 1891; Vialle, Le catholicisme chez les romantiques, in-16, Paris, 1922; Baldensperger, Le mouvement des idées dans l'émigration française, 1789-1815, t. ii, 1925; diversos artigos da Revue des Deux Mondes, do Correspondant, e em geral os historiadores da literatura francesa sob o primeiro Império e a Restauração.

C. Constantin.

Autor original: C. Constantin

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor