LIBERTINOS. O nome de Libertinos foi dado aos membros de diversas seitas e aos adeptos de diferentes movimentos religiosos.
I. Os libertinos do século XVI na França. É uma seita que une aos princípios da Reforma as teorias panteístas que subsistiam desde a Idade Média no vale inferior do Reno (Irmãos do livre Espírito). Nós a conhecemos por Calvino, que teve de lutar contra ela. Foi-lhe uma aflição sensível ver sair de sua Reforma opiniões tão monstruosas. Chega a confessar que o próprio papa fazia muito menos desonra a Deus, pois « o papa conserva uma forma de religião, não elimina a esperança da vida futura, ensina que é preciso temer a Deus, reconhece diferenças entre o bem e o mal, confessa que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e respeita ainda a autoridade da Escritura. » Œuvres, édit. d'Amsterdam, 1667, t. viii, p. 377. Cf. Lettre de Calvin à la reine de Navarre, t. ix b, p. 32 et 138.
A seita nasce em Lille por volta de 1525, é propagada por um alfaiate chamado Quentin, picardo de origem, por Chopin, depois por um sacerdote francês, Ant. Pocques. Espalhou-se por Paris e por várias províncias. Margarida de Valois abriu-lhe um asilo em Nérac. Os libertinos partiam deste princípio estoico: que há um único Espírito, imortal, infinito e difundido por toda parte, que é o Espírito de Deus, de modo que é o próprio Deus quem anima os homens e opera tudo neles, estando íntima e formalmente unido aos seus corpos. Chegavam às consequências mais absurdas e mais ímpias: não há outra substância espiritual senão Deus, todo o mal e todo o bem vêm de Deus como único agente, sem que se possa tornar o homem responsável por isso; assim, nada se pode condenar, nem punir, nem regular, nem prever, e toda a nossa função aqui embaixo é viver tranquilos ao sabor de nossos desejos, sem temor e sem esperança. A Redenção operada por Jesus Cristo tem por fim restabelecer-nos no estado de inocência em que se achava Adão antes do seu pecado, estado que consistia na ignorância absoluta da distinção entre o bem e o mal. Torciam a Escritura no sentido de suas conclusões e não esperavam nem ressurreição dos corpos nem juízo geral. Viviam, aliás, como epicuristas e mereciam o nome de libertinos tanto por sua conduta quanto por suas crenças.
Por volta de 1547, um franciscano de Rouen foi posto na prisão porque espalhava essas doutrinas, embora numa linguagem muito devota. Pretendia provar todo o seu sistema pela Escritura. Havia reunido passagens para negar o pecado original, para atribuir somente a Deus a reprovação dos maus, para destruir a liberdade, para estabelecer o homem numa espécie de paz, até de alegria, depois de ter feito o mal, sob pretexto de que tal é a vontade de Deus. Acrescentava a isso que há um só pecado a temer: a boa opinião de nosso mérito, e uma só virtude a praticar: a confissão de nossa impotência, de nossa incapacidade total, confissão que encerra, dizia ele, toda a mortificação, toda a penitência, toda a perfeição do cristianismo. Um sistema assim, tão claro, tão lógico, de perspectivas tão fáceis, era apreciado por muitas pessoas, todas, ao que parece, da pequena Igreja de Calvino. Ia-se ver e ouvir o franciscano em sua prisão; liam-se seus escritos com avidez; as mulheres sobretudo estavam encantadas com sua doutrina e adoçavam com presentes os rigores de seu cativeiro.
Calvino não pôde saber dessas notícias sem indignar-se. Escreveu logo a Rouen para desmascarar o falso apóstolo a quem se fazia tal acolhimento (20 de agosto de 1547), e é de sua carta que tiramos esses pormenores. A Carta do reformador está em estilo dogmático. Pretende nela refutar pela Escritura somente todas as afirmações de seu adversário. Sente-se, contudo, que, nos artigos da predestinação e da reprovação, do estado dos homens depois do pecado, da obrigação de evitar o mal e de fazer o bem, Calvino fornecia armas contra si mesmo, não admitindo nenhuma liberdade no homem pecador, nenhuma vontade em Deus de salvar os que não estão no número dos eleitos, nenhuma possibilidade em nós de guardar os mandamentos, se Deus não nos dá uma graça necessitante. Calvino cobria de censuras o franciscano herético, mas dizia ainda mais injúrias a essas pretensas devotas que haviam se deixado seduzir por esse novo sistema. Ignoramos qual foi o desfecho dessa querela.
É certo que a seita da qual o franciscano de Rouen havia tomado emprestada a maior parte de seus erros continuou a fazer progressos na França entre os que estavam conquistados às doutrinas do livre exame. Em breve o termo libertino vai alargar-se para significar o que hoje chamamos livre-pensador. É o sentido que terá no século XVII. Ver Rationalisme.
J. Calvin, Contre la secte phantastique et furieuse des Libertins qui se nomment spirituels, in-8°, Genève, 1545; Épistre contre un certain cordelier supposé de la secte des libertins, lequel est prisonnier à Rouan, Genève, 1547; Œuvres complètes, édit. d'Amsterdam, 1667, t. viii, p. 374-408; Berthier, Histoire de l'Église gallicane, Paris, 1769, t. xviii, p. 464, (anno 1547, et non 1549 comme dit par erreur Bergier, Dict. de Théol. dogm., t. iii, p. 299.)
II. Os libertinos de Genebra, adversários declarados de Calvino. É num sentido diferente que se aplica o termo Libertinos a um partido político de Genebra contra o qual Calvino teve tanta dificuldade em estabelecer o seu domínio. Os membros desse partido não se ocupavam de modo algum de especulações religiosas e só haviam abraçado a Reforma para sacudir a autoridade do bispo; faziam questão de guardar zelosamente a independência tradicional de sua cidade e levavam uma existência de prazer e de luxo que o rígido fundador do calvinismo denunciará com zelo incansável. A liberdade pessoal estava adquirida aos genebrinos desde tempo imemorial. Todo príncipe-bispo, ao entrar em funções, jurava nas mãos dos magistrados da comunidade as velhas liberdades e franquias locais, ao passo que nem os magistrados nem os cidadãos prestavam juramento ao bispo. Em 1526, os genebrinos conquistaram, pela aliança com Berna e Friburgo, sua independência política e puseram fim aos direitos que a casa de Saboia se havia arrogado sobre a sua cidade.
Foi a aliança bernense que fez germinar, desde 1528, as primeiras ideias de reforma. Em 1532, as doutrinas de Lutero eram pregadas em Genebra; em 1535, a maioria dos habitantes era protestante e pronunciava a deposição do bispo; em maio de 1536, o povo, consultado em conselho geral, declarava-se oficialmente pela reforma. Até então os reformadores, Viret, Farel e Froment eram luteranos. Mas, assim que Calvino, atraído e quase constrangido por Farel, se fixou em Genebra (1536), quer imediatamente estabelecer o seu regime teocrático. Encarregado primeiro simplesmente de explicar a santa Escritura, tenta logo reformar os costumes. Redige os Articuli de regimine Ecclesiae e os faz adotar pelos dois Conselhos, em janeiro de 1537. As infrações serão punidas com o banimento.
O partido da liberdade, os Eidguenots, protesta contra a exigência da Confissão de fé e sobretudo contra a santa disciplina da excomunhão que, pondo nas mãos dos ministros a exclusão da participação na Ceia, torna-os juízes da vida privada de todos os cidadãos. Em abril de 1538, conseguem fazer os Conselhos pronunciarem o banimento de Calvino, de Farel e de Couraud. Mas não souberam aproveitar a sua vitória. Os inimigos de Calvino cometeram o erro de se submeter demais à influência de Berna e de mostrar... e de governar a cidade. Calvino havia deixado partidários que aproveitaram essas dissensões para chamar de volta o reformador, que ninguém conseguira substituir. Calvino não se apressará em responder ao apelo de seus amigos e só voltará ao cabo de um ano, reforçado, em setembro de 1541. Lutará durante catorze anos contra seus adversários políticos com uma energia que triunfará de todas... Para isso, apoiar-se-á numa instituição nova, o Consistório, encarregado de aplicar suas ordenanças. Não temerá... a delação...
Autor original: R. Hedde
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor