JONAS (BISPO DE ORLÉANS)

JONAS (BISPO DE ORLÉANS)

JONAS, bispo de Orléans de 818 a 843. As informações não abundam sobre as origens deste personagem, que desempenhará, sob o reinado de Luís o Piedoso, um papel importante na Igreja carolíngia. Aquitano de nascimento, é no sul da França que adquire sua formação literária e teológica, que entra no estado eclesiástico, que percorre os diversos graus da hierarquia. Em 818, a confiança de Luís o Piedoso o chama à sede episcopal de Orléans, deixada vaga pela condenação de Teodulfo. Jonas desde o início se apresenta como um grande bispo, atento às necessidades espirituais de seu povo, preocupado em assegurar à instituição monástica sua independência espiritual. A abadia de Saint-Mesmin, em particular, lhe foi devedora de vários favores importantes: é Jonas quem lhe concede o corpo de São Maximino, o fundador do mosteiro, que repousava até então em Orléans; é Jonas quem, em 825, faz conceder ao convento um diploma imperial garantindo a livre eleição do abade. Sickel, Acta regum et imperatorum Karolinorum, ii, n. 241.

Nesse mesmo ano de 825, o bispo de Orléans é um dos membros mais influentes do sínodo reunido em Paris por convocação de Luís o Piedoso para precisar de novo, contra a posição adotada pela Igreja romana, a doutrina da Igreja franca na questão das imagens. Ao fim do concílio, Jonas é enviado a Roma com Jeremias, arcebispo de Sens, para tentar fazer aceitar, com os cuidados necessários, pelo papa Eugênio II as sugestões dos prelados francos. Ignora-se, aliás, o resultado dessa diligência. No concílio de Paris de 829, Jonas teve ainda um papel não menos considerável, como explicaremos daqui a pouco ao estudar sua obra literária. Em Thionville, em 835, quando se trata de julgar o arcebispo de Reims Ebbon, que tomou o partido de Lotário contra Luís o Piedoso, Jonas ditou a sentença de deposição do prelado culpado. Isso quer dizer que Jonas, na triste querela que arma contra Luís o Piedoso o próprio filho do imperador, soube guardar toda a sua fidelidade ao soberano legítimo. Essa mesma fidelidade ele se esforça por inspirar ao rei da Aquitânia Pepino I, a quem as discórdias civis dos anos 833-834 haviam por algum tempo afastado. Com Carlos o Calvo, de quem se torna súdito a partir de 840, conserva as mesmas relações de respeito e de dedicação que tivera com o pai; é honrado por ele com a mesma confiança que lhe testemunhara o velho imperador. Morre sem dúvida em 843.

Resta-nos dele: 1° Uma Vida de São Huberto, bispo de Tongres, seguida de uma relação da transferência das relíquias do santo para o mosteiro de Andaine em 825. Quanto à Vida, Jonas apenas retocou e pôs em bom estilo, como lhe havia pedido o bispo de Liège Walcand, uma vida do século VIII, cujo latim bárbaro não era mais de uso num século de luzes. 2° De cultu imaginum libri tres, composto a pedido de Luís o Piedoso para refutar os ataques de Cláudio, bispo de Turim, contra as imagens, mas publicado somente mais tarde e dedicado a Carlos o Calvo. 3° Duas obras estreitamente aparentadas: De institutione regia ad Pippinum regem e De institutione laicali libri tres; a primeira poderia comparar-se à Politique tirée de l'Écriture sainte de Bossuet; a segunda dá aos leigos em geral, e às pessoas casadas em particular, um quadro de conjunto da vida e das virtudes cristãs.

A composição dessas duas obras levanta um pequeno problema literário que não deixa de ter interesse. Não só há entre os dois escritos um parentesco bastante estreito, reproduzindo exatamente os c. xiii e xiv do primeiro os c. xi e xiii do l. I da Institutio laicalis; mas, além disso, ambos estão em íntima relação com as atas do concílio de Paris de 829, reproduzindo textualmente a Institutio regia as Atas de Paris, l. II, ao passo que a Institutio laicalis tem em comum com estas últimas cinco capítulos pelo menos. Luc d'Achery, que foi o primeiro a levantar a questão, pensava que, em todo caso, os tratados de Jonas eram anteriores ao concílio parisiense e que haviam sido inseridos nas atas, seja a pedido dos Padres pelo secretário do concílio, seja pelo próprio Jonas, que teria sido encarregado pela assembleia do cuidado de redigir a ata do sínodo. Essa hipótese prevaleceu por muito tempo; Ebert lhe opôs outra, que parece igualmente natural. Os dois tratados de Jonas são posteriores à assembleia de Paris, cujas atas o bispo de Orléans tinha o direito de utilizar porque, precisamente, era seu redator.

A essas duas hipóteses, que ligam estreitamente a sorte das duas obras, K. Amelung substituiu outra que nos parece muito mais verossímil. Esse autor distingue nitidamente a questão da Institutio regia e a da Institutio laicalis. A primeira obra, dedicada ao rei Pepino, é certamente posterior ao concílio. O prefácio faz uma alusão muito nítida aos tristes acontecimentos de 833, à traição dos filhos de Luís o Piedoso, à penitência imposta ao velho imperador, à mudança de atitude a que Pepino acabou por consentir. Para redigir essa obra, Jonas contentou-se em adaptar muito ligeiramente as atas do concílio de 823, aplicando a Pepino o que os Padres haviam dito, dirigindo-se ao imperador, sobre os deveres da realeza. Jonas, procedendo assim, apenas retomava, aliás, o que era seu, tendo sido o redator das atas da assembleia. A Institutio laicalis, ao contrário, tem uma história totalmente diversa. Composta a pedido de Matfredo, conde de Orléans, não pode ter sido redigida depois de 828, data em que Matfredo, caído em desgraça, perdeu seu cargo e começou a conspirar contra o imperador. Nada de surpreendente, também, em que Jonas tenha inserido nas atas do concílio de 829 as passagens de sua obra que estavam de acordo com as resoluções da assembleia.

Embora seja, em suma, muito pouco original, e talvez por isso mesmo, Jonas representa da melhor maneira a cultura eclesiástica e a teologia da renascença carolíngia. De Alcuíno herdou, com a preocupação de uma língua correta, por vezes elegante, o gosto da erudição escriturística e patrística. Haveria interesse em destacar em suas obras as numerosas citações dos Padres da Igreja que, por assim dizer, lhes formam a trama.

Da literatura grega ele conhece Orígenes (homilias sobre o Êxodo e o Levítico), São João Crisóstomo e Eusébio. Os Padres latinos lhe são mais familiares; cita São Cipriano, o tratado Adv. aleatores, que ele atribui igualmente a Cipriano, Lactâncio, Santo Ambrósio, Santo Agostinho, de quem conhece numerosos tratados, São Jerônimo, São Cesário de Arles, Juliano Pomério, que ele chama sempre de São Próspero, o papa São Gregório, Santo Isidoro de Sevilha, o venerável Beda, e enfim Alcuíno, a quem, sem dúvida, deve uma parte de sua ciência. Enganar-se-ia, aliás, quem pensasse que é a esse último autor que Jonas toma emprestados todos os seus conhecimentos patrísticos. Visivelmente fez esforço para enriquecer seu dossiê, e valeria a pena pesquisar as fontes de sua erudição.

Sua doutrina na questão das imagens é a da Igreja franca, tal como se exprime em particular nos Livros carolinos. Entre os iconoclastas bizantinos, a quem Cláudio de Turim se uniu e que suprimem radicalmente todas as imagens, e, de outro lado, os iconófilos, que refletem a doutrina romana e concedem às imagens um culto, aliás diferente daquele que se dirige a Deus, Jonas procura encontrar esse caminho intermediário em que a Igreja carolíngia se obstinará ainda durante um século. As imagens são úteis: ornamento artístico das basílicas, põem sob os olhos dos fiéis as belas ações dos santos, mas não têm direito a nenhuma veneração especial, a nenhum culto propriamente dito; não há nelas nenhuma virtude particular. Se Jonas se levanta contra Cláudio, é antes por causa dos excessos de linguagem e da brutalidade de gesto deste último; no fundo, sobre a questão das imagens propriamente ditas, não está longe de pensar como ele, e por vezes lhe acontece reconhecer esse acordo fundamental.

Onde ele se separa nitidamente do bispo de Turim é quando se trata das homenagens a prestar à cruz, quer se trate, aliás, da verdadeira cruz ou de suas representações. Com muita veemência, censura Cláudio por ter falado de maneira sarcástica do sinal da Redenção. E do mesmo modo, quanto às relíquias dos santos, Jonas reencontra as invectivas de Jerônimo dirigindo-se a Vigilâncio, quando se trata de refutar as ironias de Cláudio a respeito de uma prática desde tanto tempo cara à piedade cristã. Com maior razão o bispo de Orléans defende a ideia de que os lugares santificados pela vida ou pelos túmulos dos santos têm direito a honras particulares e merecem atrair as visitas dos fiéis. Seu zelo em defender as peregrinações, sobretudo a peregrinação aos túmulos dos santos apóstolos Pedro e Paulo, o arrasta mesmo longe demais. De acordo com vários teólogos de sua época, declara que os poderes de jurisdição dos apóstolos duram ainda hoje: é em toda realidade que se vai buscar na confissão de São Pedro o perdão de seus pecados. Por outro lado, parece dizer o bispo de Orléans, os poderes jurisdicionais não passam aos sucessores dos apóstolos que se mostram indignos. Verum quidem est sanctis apostolis apostolorumque successoribus illis decedentibus alios eorum loco subrogari... nec tamen credendum est vel istos percipere prædecessorum dignitatem, nisi in quantum æquitatis libramen tenuerunt, nec illos amittere jura judiciaria cum hominem exuentes ad vitam transeunt potiorem. De cultu imag.., l. III, P. L., t. cvi, col. 379-380.

Não se deveriam tomar com demasiado rigor as expressões de Jonas: são palavras de polemista. Quando, a sangue-frio, o bispo de Orléans fala da penitência e de sua administração pela Igreja, nunca faz a restrição que acabamos de assinalar. A Institutio laicalis permite, com efeito, formar uma ideia bastante exata da maneira como são dados, na época de Jonas, os diversos sacramentos; encontrar-se-ão notícias interessantes sobre a penitência, l. I, c. ix-x, xv-xviii, e sobre a extrema-unção e o uso que os fiéis podem fazer em particular do óleo dos enfermos, l. III, c. xiv.

Não seria tampouco sem interesse destacar os princípios sobre os quais Jonas funda a moral cristã e as aplicações que faz deles aos diversos estados em que se acham engajados os fiéis. Numa época em que os costumes são ainda muito rudes e grosseiros, ele sabe, em termos calorosos, falar da moral evangélica, pregá-la aos poderosos, tão inclinados a esquecê-la, colocar suas prescrições bem acima dos preceitos da lei civil, em que os homens encontram fáceis justificações de suas más ações. Ver em particular l. II, c. xii, P. L., t. cvi, col. 189 A, sobre o divórcio permitido pela lei civil; l. II, c. xxiii, col. 215-217, sobre a repressão dos delitos de caça. No que concerne à moral conjugal, se ele se deixa, a exemplo de seu século, impressionar um tanto vivamente pelas prescrições do Antigo Testamento relativas às impurezas legais, se sofre, como tantos outros, a influência de Santo Agostinho, não deixa de formular, com singular delicadeza de expressão, os grandes princípios que regem a vida da família.

A Vita S. Huberti, publicada outrora pelo jesuíta Jean Robert, acaba de ser editada nos Acta sanctorum, novembre, t. i, p. 806-816; a Historia translationis, publicada por Mabillon, nos Acta sanctorum ordinis s. Benedicti, t. v, p. 278 sq., é reproduzida em P. L., t. cvi, col. 389-394, e nos Acta sanctorum, ibid., p. 817 sq.; o De cultu imaginum, publicado primeiro em Cologne em 1554, foi muitas vezes reimpresso, depois passou para as diversas bibliotecas dos Padres, finalmente em P. L., ibid., col. 305-388; as duas Institutiones publicadas primeiro por L. d'Achéry, em seu Spicilegium, t. i (I. laicalis) e t. v (I. regia), onde Migne as tomou, P. L., ibid., col. 121-306; as 4 cartas dedicatórias dessas obras, editadas por Dümmler, Monum. Germ. hist., Epist., t. v, p. 346-355. — As atas dos dois sínodos de Paris em Mansi, Concil., t. xiv. Notices littéraires sur Jonas, dans Bellarmin, De scriptoribus ecclesiasticis, Cologne, 1657, p. 188; C. la Saussaye, Annales Ecclesiæ Aurelianensis, Paris, 1615, p. 313-316; Fabricius, Bibliotheca mediæ et infimæ latinitatis, Hambourg, 1745, t. iv, p. 511-515; Histoire littéraire de la France, t. v, Paris, 1711, p. 20-31; Gallia christiana, t. viii, col. 1423- 1424. Numerosas informações em Mabillon, Annales ordinis S. Benedicti, t. ii, Lucques, 1753, ver a tabela alfabética, p. 745. Wattenbach, Deutschlands Geschichtsquellen im Mittelalter, t. i, p. 318; A. Ebert, Allgemeine Geschichte der Literatur des M. A., t. ii, Leipzig, 1880, p. 225-230; Dümmler, Sitzungsberichte der Berliner Akademie, 1835, Ueber Leben und Lehre des Bischofs Claudius von Turin, p. 439-443; M. Manitius, Gesch. der latein. Literatur des M.-A., t. i, Munich, 1911, p. 374-380. Uma monografia interessante foi consagrada a Jonas por K. Amelung, Leben und Schriften des Bischofs Jonas von Orléans, Dresde, 1888.

E. Amann.

Autor original: E. Amann

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor