GONZALEZ DE SANTALLA (TIRSO)

GONZALEZ DE SANTALLA (TIRSO)

GONZALEZ DE SANTALLA (Tirso), jesuíta espanhol, nascido em Arganza, na província de Léon, a 18 de janeiro de 1624, admitido no noviciado da Companhia de Jesus a 3 de março de 1643, ensinou primeiro gramática e filosofia, depois teologia em Salamanca (1655-1665), com brilhante sucesso, justificado pela lucidez de sua exposição, pela força penetrante de sua argumentação e por um dom de palavra calorosa e incisiva que mais de uma vez suscitou o entusiasmo do auditório. Dedicado em seguida ao ministério das missões (1665-1670) e à teologia ascética, editou os Sentimientos y avisos espirituales do P. Luís de la Puente, Madri, 1671; o Tesoro escondido en las enfermedades do mesmo autor, Madri, 1672. Nomeado professor de teologia na universidade de Salamanca em 1676, voltou de preferência seu ensino para as questões controvertidas entre neotomistas e jesuítas, sem negligenciar, contudo, as grandes discussões dogmáticas abertas pelos escritos jansenistas nem os problemas especiais de apologética colocados na Espanha pela conversão dos muçulmanos à fé católica.

Em 1680 começa a publicação de suas grandes obras teológicas: 1° Selectarum disputationum ex universa theologia tomus primus, Madri, 1680, obra que trata exclusivamente das teses e posições do neotomismo sobre a essência e os atributos, a ciência necessária, a eternidade e o poder de Deus, a visão. Um tratado inteiro é reservado à vontade divina, e outro à ciência dos futuros contingentes e muito particularmente à ciência média, com um ensaio muito engenhosamente concebido e luminosamente exposto, em sua concisa precisão, sobre o acordo da liberdade humana com a infalibilidade da ciência e da predestinação divinas e com a eficácia das moções da graça. O P. Tirso Gonzalez colocou-se por esse tratado na primeira fila dos adversários do neotomismo. Os volumes seguintes apareceram simultaneamente em Madri em 1686; limitam-se, como o primeiro, a uma escolha de questões de ordem metafísica controvertidas na escola, sobre a Trindade, a predestinação etc. O t. iv contém uma escolha muito interessante de controvérsias sobre o estado de natureza pura e sobre as teses jansenistas relativas à ignorância invencível do direito natural. A teoria dos teólogos de Lovaina sobre a eficácia da graça no estado de natureza decaída é igualmente submetida a uma penetrante e incisiva crítica, que abrange a propósito disso todo o sistema teológico e os procedimentos de combate dos lovanienses.

2° Manuductio ad conversionem Mahumetanorum, 2 in-8°, Madri, 1687; Dillingen, 1688. A 1ª parte, várias vezes reimpressa à parte, Dillingen, 1691; Lille, 1696; Madri, 1697; Nápoles, 1702, etc., é uma demonstração cerrada e metódica da verdade da religião católica. Foi utilizada contra os protestantes. A 2ª é uma crítica completa da religião muçulmana. Cf. Acta eruditor., 1697, p. 272-281; A. Mai, Scriptorum veterum nova collectio e Vaticanis codicibus edita, Roma, 1831, t. v, p. 77. 3° Tractatus theologicus de certitudinis gradu quem infra fidem nunc habet sententia pia de immaculata B. Virginis conceptione, Dillingen, 1690; 4° De infallibilitate romani pontificis in definiendis fidei et morum controversiis extra concilium generale et non exspectato Ecclesiae consensu contra recentes hujus infallibilitatis impugnatores, Roma, 1689.

Redigido contra as proposições da Assembleia do clero da França em 1682, esse tratado, muito completo e de alta importância, foi impresso por ordem de Inocêncio XI, que morreu antes da publicação da obra. Seu sucessor Alexandre VIII, tendo-o feito examinar de novo, temeu atrair graves aborrecimentos com a corte da França e deu ordem de suprimir todos os exemplares. Pouquíssimos escaparam à destruição. Um extrato dessa grande obra apareceu em Barcelona, em 1691, sob o mesmo título.

5° Fundamentum theologiae moralis, id est, tractatus theologicus de recto usu opinionum probabilium, Roma, 1694; três edições em Roma no mesmo ano; nove outras edições em Antuérpia, Nápoles, Dillingen, Paris, Colônia etc., quase imediatamente esgotadas. Raramente uma obra teve tal repercussão. Excitou, no seio mesmo da Companhia de Jesus, da qual o P. Tirso Gonzalez era então geral, a mais viva oposição, pois combatia diretamente a doutrina do probabilismo, quase universalmente admitida até então e muito valentemente defendida pelos teólogos da Companhia. Começada em 1671 e concluída em 1676, a obra estava havia quase vinte anos submetida à aprovação dos superiores sem ter obtido o imprimatur. Nomeado geral da Companhia de Jesus a 6 de julho de 1687, o P. Tirso Gonzalez, que considerava o probabilismo uma teoria perigosa e funesta, da qual importava preservar sua ordem, fez aprovar seu tratado pelo P. Filipe de São Nicolau, vigário geral da ordem dos carmelitas descalços, e pelo P. Maria Gabriel, visitador geral dos cistercienses, ambos qualificadores do Santo Ofício. As aprovações dos dois revisores são de janeiro de 1694. A obra apareceu imediatamente. O primeiro cuidado e a principal preocupação do autor são estabelecer que o probabilismo, cuja origem ele faz remontar a Antônio de ( m. loue, religioso da ordem de são Francisco, em 1571, não tem por autores os teólogos da Companhia, o que é rigorosamente exato, que também não é uma doutrina particular da Companhia, o que é ainda verdade, e ele nota com cuidado que os primeiros adversários desse sistema são precisamente jesuítas, os PP. Ferd. Rebelle, Paulo Comitolus e André Bianchi. O fato é exato quanto a Comitolus (1609) e a Bianchi (1612). Mas são os únicos que se podem citar entre os adversários do probabilismo até 1656, e o P. Tirso Gonzalez se achava em oposição à doutrina então unanimemente admitida pelos membros da Companhia. Assim, os cinco revisores nomeados em 1673 pelo Padre geral Paulo Oliva, a quem a obra era dedicada, haviam-se pronunciado energicamente contra a publicação do manuscrito em seu Parecer de 18 de junho de 1674. Cf. Concina, Difesa della Compagnia di Gesù, Veneza, 1767, t. ii, p. 31.

Quando apareceu o decreto da Inquisição de 2 de março de 1679, condenando por ordem de Inocêncio XI as 65 proposições maculadas de laxismo, o núncio de Madri, Mellini, comunicou ao papa que um professor de Salamanca havia combatido alguns anos antes proposições condenadas, em particular a terceira, num escrito que não pudera obter o imprimatur. O papa pediu uma cópia da obra, que mandou examinar por dois teólogos. Sobre o relatório do P. Lourenço Brancacci di Laurea, os cardeais membros do Santo Ofício decidiram em sessão de 26 de junho de 1680 que o cardeal secretário de Estado enjungiria ao núncio de Madri que transmitisse ao P. Gonzalez a satisfação do soberano pontífice, com ordem de ensinar e pregar suas doutrinas. Tirso Gonzalez só teve conhecimento desse decreto em 1693. Enviado pela província de Castela à 13ª congregação geral encarregada de eleger o sucessor do P. Carlos de Noyelle, Tirso Gonzalez foi nomeado geral da Companhia, e essa eleição correspondia ao desejo publicamente expresso por Inocêncio XI. O novo geral, desde a primeira audiência concedida pelo papa, recebeu ordem de fazer ensinar o probabiliorismo no Colégio romano: o P. José de Alfaro foi encarregado dessa missão. Ao mesmo tempo, a 13ª congregação emitia um importante decreto permitindo aos membros da Companhia ensinar o probabiliorismo. Institutum S. J., t. i, p. 667.

Não sustentando nenhum autor jesuíta essa doutrina, o P. Tirso Gonzalez decidiu-se, depois de quatro anos de espera, a publicar ele próprio, em favor do probabiliorismo, um escrito que, em seu pensamento, serviria de prefácio a seu tratado ainda manuscrito do Fundamentum theologiae moralis. Esse escrito, de que os assistentes não tiveram conhecimento, mas que foi submetido ao exame de alguns jesuítas, sem dúvida Alfaro e Estrix, e aprovado por dois teólogos de outras ordens, foi impresso em Dillingen sob este título: Tractatus succinctus de recto usu opinionum probabilium, em 1691. A notícia, imediatamente espalhada, encheu de alegria os jansenistas e os inimigos da Companhia, que viam nesse livro a condenação oficial « da moral relaxada dos jesuítas » e que esperavam tirar proveito das discussões e dos conflitos que essa obra não podia deixar de suscitar no seio da ordem. Mas, como esse tratado não tinha nem a aprovação da Companhia nem a do mestre do sacro palácio, os assistentes intervieram em nome das constituições, e nem o papa Inocêncio XII nem o mestre do sacro palácio se mostraram favoráveis a essa publicação. A edição foi inteiramente suprimida. Mas, nos primeiros meses de 1694, com a aprovação do mestre do sacro palácio Ferrari, o P. Tirso Gonzalez pôde enfim fazer aparecer seu manuscrito de 1671.

Tal é, reduzido a seus pontos essenciais, o histórico dessa publicação, que deu ensejo a tantas controvérsias e a juízos muitas vezes pouco fundados. Ver, em particular, a importante obra de Döllinger e Reusch, Geschichte der Moralstreitigkeiten in der römisch-katholischen Kirche, Nördlingen, 1889, t. i, p. 123 sq., e o artigo de Reusch nos Preussische Jahrbücher, 1888, t. lxviii: Ein Krisis in Jesuitenorden, p. 52-83. O P. Segneri, que empregara seu crédito junto a Inocêncio XII para impedir a publicação da edição de Dillingen, foi o primeiro a atacar a doutrina do Fundamentum theologiae moralis, sob forma de carta dirigida a seu amigo Lattanzio Vajani: Lettera terza nella quale si abbattono i fondamenti d'un nuovo sistema, em Opere, t. iv, p. 816-854. Rassler, professor em Dillingen, combateu com ainda mais energia a obra de Gonzalez em sua Controversia theologica tripartita de recto usu opinionum probabilium, sustentada publicamente na Academia de Dillingen e publicada em 1694. Os aborrecimentos causados ao P. Tirso Gonzalez pela publicação dessa obra só fizeram crescer, e os últimos anos de sua vida foram entristecidos. Em suas Vindiciae Societatis Jesu hisce temporibus ejusque doctrinarum purgatio, Veneza, 1769, obra muito importante para essa questão e muito curiosa, o dominicano Concina reuniu vinte e dois documentos relativos ao P. Gonzalez, que os havia entregado ele próprio ao cardeal Ferrari. Ver t. iii, col. 701-702. O P. Tirso Gonzalez morreu em Roma a 22 de outubro de 1701.

Sommervogel, Bibliothèque de la Cie de Jésus, t. iii, col. 1591-1602; Hurter, Nomenclator, 3e édit., 1910, t. iv, col. 951 sq.; Crétineau Joly, Histoire de la Cie de Jésus, t. IV, p. 345.

P. Bernard.

Autor original: P. Bernard

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor