FABER (JOÃO), DOMINICANO DE AUGSBURGO

FABER (JOÃO), DOMINICANO DE AUGSBURGO

FABER João, dominicano, não é originário da Suíça, como se acreditara até então, seguindo Echard, Scriptores ordin. præd., ii, p. 80, e como de fato constava na inscrição que se encontrava na igreja dos dominicanos de Augsburgo, composta no decorrer do século XVIII, com base em Echard. Ver Veith, Bibliotheca Augustana, Augsburgo, 1785, t. I, 62. O mesmo erro se encontra reeditado na Realencyklopädie für protest. Theologie, 1898, t. V, p. 717. De fato, João Faber nasceu em Augsburgo em 1470; ele o declara formalmente na oração fúnebre de Silinen, tanto quanto na dedicatória desse discurso. Teve uma juventude muito dedicada ao estudo; assina ele mesmo artium ac sacræ theologiæ doctor. Concluiu seus estudos teológicos na Itália. No capítulo geral de Milão (1505), João Faber, designado sob o nome de Johannes de Augusta Alemanus, é destinado ao studium de Veneza como mestre dos estudantes no primeiro ano, no segundo ano como leitor bíblico e na qualidade de bacharel no terceiro ano. Acta capitulorum generalium, edit. Reichert, IV, 50. No capítulo geral de Pavia (1507), é promovido a mestre, ibid., p. 60; contudo, só é confirmado como tal pelo capítulo geral de Gênova, em 1513. Ibid., p. 117. Parece ter sido promovido na universidade de Pádua.

Já em 1507, Faber havia retornado a Augsburgo, onde foi eleito prior; segundo a inscrição relatada por Veith, op. cit., essa primeira eleição teria ocorrido em 24 de julho de MDVII (sem dúvida por MDVII). De 1512 a 1515, dedicou-se inteiramente à reconstrução da igreja do convento de Augsburgo. Nessa ocasião, obtém uma bula de Leão X pro reparando ecclesiam domus S. Dominici Augustensis (assinalada no catálogo da biblioteca do Dr. Kloss, Londres, 1835, n. 1508), e publica Instructio summaria pro executione negotii indulgentiarum sanctissimi jubilei in favorem fabricæ ecclesiæ fratrum prædicatorum Augustæ concessarum, s. l. n. d. Nessa instrução, tanto quanto na publicada em 1513 pelo cabido da catedral de Constança, que não é senão uma repetição da primeira, atém-se, quanto à doutrina das indulgências e às condições a preencher para ganhá-las, às prescrições anteriores de Raymond Peraudi, de Christian Bomhauer e às mais recentes de Jean Arcimbold e de Alberto de Brandemburgo. Ver N. Paulus, Tetzel, Mogúncia, 1899; Histor. Jahrbuch, t. XXI (1900), p. 645 sq. Ali se explicam os quatro pontos principais: a indulgência para os vivos, o bilhete de confissão, a participação nos bens espirituais da Igreja e a indulgência para os mortos.

A indulgência para os vivos, além da visita às igrejas e da esmola, não podia ser ganha sem uma verdadeira confissão; ao contrário, a indulgência a ganhar para os mortos não exigia a confissão; bastava fazer a esmola prescrita. Os pobres não estavam sujeitos à esmola. A pregação dessa indulgência em Augsburgo provocou um conflito entre o prior e o poder imperial. Por decreto lançado de Innsbruck, a 7 de março de 1515, Maximiliano I ordenava aos diversos príncipes e cidades imperiais que confiscassem o dinheiro assim recolhido e proibissem a pregação da indulgência em Augsburgo. Cf. N. Paulus, Die deutschen Dominikaner im Kampfe gegen Luther, Friburgo em Brisgóvia, 1918, Johann Faber, p. 294. Algum tempo depois, o imperador, tendo vindo ele mesmo a Augsburgo, revogou seu primeiro decreto por outro de 13 de abril de 1515: chegou-se a um acordo com base numa repartição dos frutos da pregação das indulgências entre a Câmara apostólica, o cabido da catedral e o convento dos pregadores. No decorrer do verão de 1515, João Faber foi a Bolonha para ali disputar com Jean Speiser, cura de Saint-Maurice de Augsburgo, que frequentemente em suas pregações o havia atacado.

Encontrou-se, no interior da encadernação do códice 15052 da biblioteca da cidade de Munique, o anúncio impresso de Bononiae MDXV dessa disputa: Disputatio anno 1515 : professorem die VIII mensis julii p. Rev. sacrae theologiae magistrum Johannem Fabrum ordinis fr. praedicatorum congregationis Germaniae vicarium generalem, priorem conventus Augustensis. Ad concertationem venerabilis viri dni Johannis N. decretorum doctoris, plebani S. Mauricii Augustensis, juxta obligationem ac sponsionem per ipsum saepius factam in suis concionibus publicis Auguste coram magna populi multitudine. Quapropter dictis mense et die illic dominatio sua compareat. Cf. N. Paulus, op. cit., p. 295.

Não sabemos se Speiser compareceu. Mas um doutor famoso de Ingolstadt, João Eck, aproveitou a ocasião para ir sustentar diante da universidade de Bolonha suas ideias sobre o empréstimo a juros. Cf. J. Schneid, Dr. J. Eck und das kirchliche Zinsverbot, in Hist. pol. Blättern, 1891, CVIII, p. 241 sq. A 8 de julho, João Faber argumentou sobre esta proposição: Asserere papam ad laudem et honorem non posse pro temporali subsidio, et Dei ordinato, indulgentias plenarias pro expiatione omnium poenarum suarum animabus in purgatorio, saltem per modum suffragii, concedere, impium, scelestum ac sanctis doctoribus omnino contrarium est.

Immo nihil fidei contrarium, sed potius pie credendum papam etiam per modum auctoritatis animabus in purgatorio existentibus indulgentias posse dare, si id pro eis quod in bulla est expressum. Sobre este ponto, mesmo João Eck estava absolutamente de acordo com Faber: Indulgentiae mortuis per modum suffragii, sed auctoritate a papa dari possunt. Eckii Orationes tres. Augsburgo, 1515, fol. 3 v. As discussões versaram também sobre o empréstimo a juros. Sobre este ponto ainda, os dois doutores encontraram-se quase de acordo, a não ser que João Eck fazia do juro algo devido em justiça. Eis a posição da tese de João Faber: Ab omni usura cuilibet christiano homini sub pena privationis vitae eternae est abstinendum... Ubi vero nihil decisum in contractu aliquo usurarius sit necne, periculosum ac temerarium est, omnes eos damnare qui hujusmodi contractu utuntur. Contractus, ubi Petrus consignat Johanni mercatori centum, malens (quantum in se est) puram societatem inire, sed neminem reperit acceptantem, annuatim quinque lucri causa recipiens, tamen ut Johannes absque lata culpa damnum ita si paciatur, ipse paratus sit proporcionabiliter tantumdem participare de damno etiam in capitali, et non amplius, honestus, necessarius et nequaquam usurarius est censendus. Igitur sic contrahentes absolute et simpliciter usurarios appellare, frivolum ac temerarium piarumque aurium offensivum est.

João Faber permaneceu apenas alguns dias em Bolonha e ali não lecionou, como diz Feliard, t. II, p. 80, baseando-se num texto mal interpretado de Leandro Alberti, De viris illustribus, etc., Bolonha, 1521, fol. 142 a. De volta a Augsburgo, recebeu o título de conselheiro imperial, mas nunca foi, como se disse, nem confessor nem pregador ordinário de Maximiliano I. Teve de supervisionar a construção de um grande convento para 60 religiosos e, ao mesmo tempo, dependente do convento, a fundação de uma Academia para o estudo do grego e do latim, sendo ambas as fundações altamente patrocinadas pelo imperador. Cf. A. Lier, Der Augsburgische Humanistenkreis, in Zeitschrift des histor. Vereins für Schwaben, 1880, t. VII, p. 76.

Foi para obter a benevolência de Leão X em favor do futuro estabelecimento que João Faber se dirigiu a Roma em 1517. Ali, pronunciou, a partir de 1º de maio, a oração fúnebre do capitão da guarda suíça, atribuída falsamente a João Fabri de Leutkirch: Oratio funebris habita in exequiis Gasparis de Silinen capitanei Helvetiorum : a custodia secretiori corporis max. D. N. Leonis X Romae MDXVII, pont. Leonis habita die XXVI augusti, in-4°, s. n. d.

A morte de Maximiliano I (12 de janeiro de 1519) veio arruinar o projeto de um Athenaeum. João Faber foi encarregado de pronunciar a oração fúnebre: Oratio funebris in depositione gloriosiss. imp. caes. Maximiliani... in oppido Wels... per fratrem Joannem Fabrum Augustanum, theologum ordinis fratrum praedicatorum, habita anno Christi MDXVIII, die XVI januarii, in-4° Augsburgo, 1519. João Faber havia sido nomeado, em 1511, vigário geral da congregação dominicana da Alta Germânia, tendo sob sua direção os conventos de Augsburgo, Würzburg, Espira, Constança, Friburgo, Zurique, Estrasburgo, Haguenau, etc.

Numa carta de 12 de agosto de 1519, endereçada a Pirkheimer, vemos, ao mesmo tempo que as causas da oposição que João Faber encontrou em seu governo, quais ideias professava a respeito da renascença dos estudos, mesmo do ponto de vista teológico. Diz que uma das mais fortes queixas que se tem contra ele é a de não fazer coro com todos os demais contra Reuchlin e os outros humanistas sábios da Alemanha. É por isso que precisa de ajuda. Sem dúvida, o imperador, em 1518, lhe deu razão, mas desde sua morte, uniram-se contra ele ao cardeal Cajetano. Não os teme por ora, colocado que está sob a proteção dos comissários reais... Ele também deseja uma vida reformada, mas diferente da deles.

Censuraram-lhe seu desdém pela teologia: a verdadeira teologia, ao contrário, sempre teve seu maior respeito, e gostaria de poder passar sua vida estudando-a com todas as suas forças, mas de outra maneira que eles. Desde a juventude, tem horror a todos esses sofismas e a essas questões inúteis. Deseja que os teólogos falem um bom latim e que sigam, para tratar dos mistérios de Deus, os métodos dos antigos Padres, de santo Agostinho, de são Jerônimo. Entre os monges, ao menos alguns deveriam saber grego e hebraico. Sem a morte de Maximiliano, ele teria chegado a seus fins: espera que Carlos V retome o projeto de seu avô para levá-lo a bom termo, etc.

Numa viagem que João Faber fez no fim do ano de 1520 com o cardeal Matthäus Lang, aos Países Baixos, com o objetivo de interessar o novo imperador em sua causa, teve a ocasião de travar amizade, em Lovaina, com Erasmo. O dominicano humanista logo caiu em graça. Erasmo, em várias cartas, o recomenda às pessoas mais influentes: a 3 de outubro, ao tesoureiro Jacob, t. IV, 583; ao chanceler imperial Willinger, t. IV, Mercurius Cattinari, 4 de outubro, ibid., p. 584; a 8 de outubro ao cardeal Alberto de Brandemburgo, arcebispo de Mogúncia. Ibid., p. 584 sq.

A causa dessa simpatia estava inteiramente na atitude assumida por João Faber diante de Lutero, na primeira fase de sua evolução. Havia se encontrado com os humanistas no juízo sobre a pretensa reforma, e o chefe dos humanistas lhe era grato por isso. Erasmo e Faber se encontraram ainda em Colônia, de onde Erasmo escreveu a propósito do prior de Augsburgo uma longa carta a Conrad Peutinger. Erasmo, Opera, t. III, p. 590 sq. Segundo essa carta, o juízo de Faber sobre Lutero é o de um humanista, portanto bastante favorável. As mesmas ideias se encontram ainda expostas num breve memorial em latim escrito por Faber e que nos foi conservado por Spalatin: Judicium fr. Jo. Fabri in causa Lutheri, 1521. Ver as diversas traduções ou edições em Paulus, op. cit., p. 303, nota 1.

Uma outra consulta anônima, mas de João Faber, apareceu por causa de uma indiscrição, em latim, em Colônia no fim de 1520 ou no início de 1521: Consilium cujusdam ex animo cupientis esse consultum et R. pontificis dignitati et christianae religionis tranquillitati, in-4°, s. l. n. d. Ver diversas edições ou exemplares em Paulus, op. cit., p. 303, nota 4. Essa consulta foi logo traduzida para o alemão. Atribuiu-se este escrito ao próprio Erasmo, mas, por sua vez, Erasmo afirma claramente e em várias ocasiões que é de João Faber. Opera, t. III, p. 637, 673. Cf. Paulus, op. cit., p. 305-306.

Faber julga Lutero bastante favoravelmente, mas não se deve esquecer que o Consilium apareceu antes do escrito de Lutero sobre o Cativeiro de Babilônia. Ainda não se acreditava que ele pudesse ser chefe de um movimento revolucionário; homens como Cochlæus e Wimpfeling estavam nesse momento tão favoráveis a Lutero quanto João Faber. O Consilium, ao lado de ideias falsas sobre a origem e o caráter do conflito luterano, contém também excelentes observações. Embora esse escrito tenha se espalhado em Worms, antes do congresso, não parece que tenha sido levado em conta nas deliberações. Menção dele é feita num despacho de Jerônimo Aleandro de 8 de fevereiro de 1521. Ver Paquier, Jérôme Aléandre, Paris, 1900, p. 192.

A oração fúnebre que o P. João Faber pronunciou em Worms, durante o congresso, por ocasião da morte do cardeal Guillaume de Croy, indispôs grandemente o núncio. Este pediu que se tomassem medidas severas contra o dominicano, mas não foi atendido, e João Faber pôde continuar pregando em Worms durante toda a quaresma. Cf. Paulus, op. cit., p. 310-311.

Mas, de volta a Augsburgo, Faber, acompanhando a evolução de Lutero, mudou rapidamente sua apreciação sobre ele. Não somente começou a combatê-lo, como também se separou do partido dos humanistas que outrora tivera em tão alta estima. Em consequência, atraiu a inimizade de Erasmo. Cf. Opera, t. III, p. 1228, 1362.

Sabemos pouco sobre os últimos anos de João Faber. Perto do fim de 1524, teve de deixar Augsburgo; os partidários das novas doutrinas exigiam seu afastamento. Retirou-se para Salzburgo, junto ao cardeal Lang. Logo depois, porém, voltou a Augsburgo para combater os inovadores, de onde novo exílio em 1525, não sabemos para onde. Morreu em 1530, longe de seu convento e de sua cidade natal. João Faber foi um dos numerosos espíritos que, nessa época, acreditaram de boa-fé na possibilidade de uma renovação teológica sob a influência do humanismo; é sem dúvida por ter-se comprazido demais na exposição e na defesa dessas ideias novas que teve de se justificar diante do cardeal Cajetano, apegado aos métodos tradicionais. Foi desenganado pela atitude que não tardaram a assumir numerosos humanistas e sobretudo Lutero. Echard, Scriptores ordinis prædicatorum, Paris, 1719-1721, t. II, p. 80; sobretudo N. Paulus, Die deutschen Dominikaner im Kampfe gegen Luther (1518-1563), Friburgo em Brisgóvia, 1903, p. 292-313; J. Paquier, Jérôme Aléandre, Paris, 1900, p. 191, 192.

Autor original: R. Coulon

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor