EUGENICOS (JOÃO)

EUGENICOS (JOÃO)

EUGENICOS João, irmão de Marcos de Éfeso, diácono e nomofilax (arquivista) da igreja patriarcal de Constantinopla, personagem que desempenhou papel considerável entre os antiunionistas no século XV, e foi um dos principais campeões do cisma oriental. I. Biografia. — II. Obras.

I. BIOGRAFIA. — João nasceu em Constantinopla, no último quartel do século XIV. Como seu irmão Marcos, deve ter sido primeiro discípulo de seu pai, Jorge Eugenicos. Este era diácono e ocupava uma das principais dignidades da « grande Igreja », a de nomofilax, isto é, de capelão ou eclesiástico com a supervisão de todos os conventos de mulheres; dirigia ao mesmo tempo uma escola muito frequentada. João deve ter seguido em seguida as lições dos mestres ilustres da época. Entrado nas fileiras do clero secular, foi ordenado diácono e ocupou o importante cargo de nomofilax ou arquivista, a quem era especialmente confiada a guarda das peças judiciárias. É sem dúvida em sua juventude que morou algum tempo na Grécia, provavelmente em Esparta. Em 1435, encontrava-se em Constantinopla, onde ensinava grego a Jean Tortelli de Arezzo, futuro bibliotecário do papa Nicolau V. E. Legrand, Cent dix lettres grecques de François Filelfe, Paris, 1892, p. 140.

João Eugenicos foi um dos altos dignitários eclesiásticos que acompanharam à Itália o imperador João Paleólogo, por ocasião da convocação do concílio em que se devia tratar a questão da união das Igrejas. Mas, incomodado de ver as negociações se arrastarem em demora, seguramente decidido de antemão a não admitir nenhuma aproximação com os latinos, e também um pouco assustado pela peste, o nomofilax deixou Ferrara em 14 de setembro de 1438 e embarcou para voltar ao Oriente. O relato que nos deixou de sua viagem nos informa que quase pereceu no naufrágio do barco em que estivera primeiro embarcado. Salvou-se num barco com trinta e dois companheiros, aportou perto de Portoloro e dali se dirigiu a Ancona. Só partiu dessa cidade para Constantinopla em 11 de maio de 1439.

Uma vez de volta à sua pátria, João Eugenicos consagrou doravante sua vida a combater com todo o seu poder o partido da união. Isso lhe valeu ser exilado no Peloponeso. Ignoramos o lugar e a data de sua morte. « Sobreviveu à tomada de Constantinopla pelos turcos, mas não foi testemunha ocular dela. Ao mesmo tempo que proclamava o jugo do islã preferível à união religiosa com a velha Roma, julgou bom sem dúvida pôr seu fanatismo a salvo. » S. Pétridès, Les œuvres de Jean Eugenicos, em Échos d'Orient, 1910, t. xiii, p. 1498.

II. OBRAS. — O P. S. Pétridès, que se propunha reunir num volume da Patrologia orientalis as obras de João Eugenicos, elaborou a lista delas com muita precisão. Échos d'Orient, 1910, t. xiii, p. 111-114, 276-281. A maior parte dessas obras ainda é inédita, e é por essa razão que o papel de João Eugenicos é tão pouco conhecido. Se os manuais passam quase em silêncio sua ação sobre os acontecimentos que se seguiram, em Constantinopla, ao concílio de Florença e à união com Roma assinada pelos representantes da Igreja grega, a causa principal disso está em que a maior parte de suas obras permaneceu até agora inédita ou continua dispersa em coletâneas frequentemente inacessíveis. Sua reunião num volume será para muitos uma revelação do personagem. S. Pétridès, loc. cit., p. 111.

Eis as principais dessas obras, relativas à teologia ou à história religiosa do século XV, segundo a ordem adotada pelo P. Pétridès. Reportar-se-á com proveito ao seu trabalho para os escritos propriamente literários de João Eugenicos, dos quais nos contentaremos em fazer uma menção geral por categorias.

1° Himnografia. Como seu pai Jorge, de quem se possui um ofício a santo Espiridião, no cod. Hierosol. S. Sab. 503, fol. 89, como seu irmão Marcos, como tantos bizantinos, João Eugenicos cultivou o gênero hinográfico. Assinalemos aqui apenas seu ofício em honra de Marcos de Éfeso, cod. Paris. 1295, fol. 304-313 v°, e cod. Iber. 388, fol. 780. O sinaxário desse ofício, isto é, a notícia biográfica consagrada a Marcos por seu irmão, foi editada pelo P. Pétridès na Revue de l'Orient chrétien, 1910, p. 97-107.

2° Preces em prosa. 3° Poesias métricas. 4° Discursos. Mencionemos aquele sobre o arranjo dos assuntos eclesiásticos, cod. Paris. 2075, fol. 314-315 v. Esse discurso ou, como o autor o chama, essa doxologia a Deus, não é senão uma sucessão de exclamações de alegria delirante. Foi proferido fora de Constantinopla, onde triunfam os partidários da união com Roma, e, sem dúvida, na presença de Constantino [Dragasés] e da basilissa Teodora, que ali são louvados. Como Constantino desposou Teodora em julho de 1428 e esta morreu em novembro de 1429, a peça está mais ou menos datada. Foi evidentemente pronunciada numa igreja dos territórios governados por Constantino, por exemplo, em Mistra. João parece ali falar de um concílio em que os patriarcas do Oriente teriam rejeitado toda ideia de aproximação com os latinos; mas trata-se antes, creio, de alguma decisão de sínodo local ratificada pelos referidos patriarcas. S. Pétridès, Échos d'Orient, loc. cit., p. 113. Além de um sermão sobre a ascensão e uma homilia sobre a oração dominical, o mesmo códice parisiense contém também um fragmento de sermão sobre o toucador das mulheres, « contendo traços de costumes vigorosamente traçados. » Ibid.

5° Teologia. Tratado sobre a vida monástica, endereçado ao « Irmão Genádio », isto é, certamente a Genádio Escolário, cod. Paris. 2075, fol. 191-198 v°. Tratado sobre a entrada em religião, endereçado ao déspota Teodoro Paleólogo, ibid., fol. 199-226 v°. Sobre os deveres dos confessores, ibid., fol. 282-283 v°. « Há uma passagem curiosa sobre os numerosos confessores que se entregam à boa mesa e se embriagam com seus penitentes. » S. Pétridès, loc. cit., p. 113. Explicação do símbolo, ibid., fol. 363-383 v°. Cabe assinalar, além dos dois parágrafos sobre a proibição de nada acrescentar ao símbolo e sobre a procissão do Espírito Santo, a bizarra interpretação da forma das letras da palavra ΑΜΗΝ, do gosto bizantino mais puro. S. Pétridès, ibid. Refutação do decreto dogmático de Florença, longo tratado publicado por Dosíteo, patriarca de Jerusalém. Τόμος καταλλαγῆς, Jassy, 1692, p. 206-273. V. Loch, Das Dogma der griechischen Kirche vom Purgatorium, Ratisbona, 1842, p. 113-115, editou um fragmento dele. Vários trechos já haviam sido citados por Allatius, De purgatorio, Roma, 1655, p. 61, 140, 220, 241. Corrigir conforme esses dados o que diz A. Ehrhard em Krumbacher, Geschichte der byzantinischen Litteratur, 2' édit., Munique, 1897, p. 117.

6° Descrições ou ἐκφράσεις, exercícios de retórica pueril nos quais se deleitavam os espíritos refinados bizantinos. Ver a enumeração nos Échos d'Orient, 1910, p. 114.

7° Monódias, outro gênero de exercícios literários muito em voga entre os bizantinos, espécie de orações fúnebres não proferidas do púlpito. Assinalemos, por causa de sua importância histórica, a monódia sobre a tomada de Constantinopla, publicada por S. Lambros em Νέος Ἑλληνομνήμων, Atenas, 1905, t. ii, p. 219-226.

8° Um prefácio para as Etiópicas de Heliodoro, publicado por Bandini, Catalogus codicum bibliothecæ Laurentianæ, t. iii, col. 322-323.

9° Início de testamento, reflexões sobre a inelutabilidade da morte, cod. Paris. 2075, fol. 316 v°.

10° Cartas. « O cod. Paris. 2075 contém trinta e seis cartas propriamente ditas ou relatórios em forma de cartas: certo número delas está em estado de minutas. Desses interessantes documentos, dezoito foram publicados por E. Legrand no apêndice de sua coletânea Cent dix lettres grecques de François Filelfe, Paris, 1892. » A maior parte dessas cartas é muito importante para a história das controvérsias religiosas no século XV. João Eugenicos ali se mostra tão fogoso antiunionista quanto seu irmão Marcos, que aliás apresenta a seus correspondentes como o herói da ortodoxia. Apesar do exílio e das perseguições que ele e seus partidários sofrem e das quais se queixa amargamente, vemos o nomofilax exercer toda a sua influência para denunciar na união com Roma a causa de todos os males do império. Seu ódio pelos latinos e pelos unionistas se trai quase a cada página, às vezes nas expressões mais grosseiras e mais violentas. É assim que exorta Genádio Escolário, fol. 320 v°-321, « a sustentar por suas palavras e seus escritos a fraqueza dos fiéis, a impor silêncio àqueles que procuram desviá-los do caminho reto, a não seguir esses hipócritas que são antes bois ou feras do que homens, e que não são mais cristãos do que ele, João, é um negro. » Échos d'Orient, 1910, p. 280.

« Quanto aos lobos, no meio dos quais ambos se encontram, » diz-se em outra carta, fol. 304 v°-305, « isto é, os unionistas, João zomba deles, como o próprio Escolário. » Ibid., p. 278. Felicita, fol. 318-319, o grande eclesiarca Siropoulos, que assinara o ato de união em Florença, por ter se retratado ao voltar. Recomenda-lhe trabalhar para prevenir os fiéis contra os latinizantes e mostrar-se assim digno êmulo de Marcos de Éfeso. Queixa-se a um confessor chamado Isidoro, fol. 319-319 v°, e que Legrand, op. cit., p. 294, identifica erroneamente com Isidoro de Kiev, de que « o povo ainda reclama como pastor o apóstata que erra por Modon ou pela Acaia, pregando a união; pode-se temer que esse demônio arraste todo mundo atrás de si, pois se gaba de ter por partidários todos os senadores e esse povo imbecil e traidor por interesse às tradições de seus pais. » Ibid., p. 279. Exorta o imperador Constantino Paleólogo, fol. 288-293 v°, a romper a união com Roma, obra de seu irmão João; faz-lhe o elogio de Marcos de Éfeso; afirma que a maioria dos grandes é unionista, mas por interesse, e que aliás não se acanham de recorrer aos serviços do clero do outro partido.

Este é afastado de Santa Sofia e das demais igrejas de Constantinopla há dez anos, e não faz memória de Constantino. Essa diatribe foi escrita na própria Constantinopla, em 1449. Ibid., p. 277. Outra carta ao imperador, fol. 301-301 v°, trata da procissão do Espírito Santo. « A doutrina dos latinos, embora rejeitem o erro de Sabélio e a dualidade dos princípios, é contrária ao ensinamento de são João Damasceno e inconciliável com a doutrina grega. » Ibid., p. 278. Uma exortação ao déspota « pela Igreja de Cristo, » fol. 312-312 v°, 317-317 v° (por causa de uma inversão nos fólios do manuscrito), enviada do Peloponeso a Constantino Dragasés por volta de 1442, contém uma espécie de profissão de fé antilatina. João Eugenicos « sustenta ter feito obra pia em tudo o que disse, escreveu e assinou contra as doutrinas novas. Justifica com exemplos tirados da Escritura o ódio que sente pelos latinos. Foi com a autorização do déspota que combateu seu bispo, proibindo ao povo segui-lo. Mas o país terá em breve todas as ideias da capital: Lacedemônia, Amiclas, Monembasia, Maina e Hélos estão em perigo. Que o déspota continue a proteger a religião com o zelo que ele e sua esposa demonstram agora; não há nada a temer quando se tem por adversários apenas dois ou três monges. »

Constantinopla só se declarou pela união por medo dos francos, dos turcos, do papa e do patriarca Gregório. Deus pôs Constantino no trono para salvar seu povo do latinismo. João indica ao imperador os meios a tomar: é preciso depor os bispos favoráveis à união, se não quiserem se submeter. Esses bispos são os de Caryopolis, talvez ainda curável, e de Amiclas, este incurável; entre os sufragâneos de Monembasia, os de Maina e de Hélos, partidários teimosos do latinismo. » Pétridès, loc. cit., p. 279. Com o grão-duque Notarás, o nomofilax fala de controvérsia, fol. 294-299. Admite oito concílios ecumênicos e junta complacentemente ao coro dos grandes doutores da Igreja Gregório Palamás, bem como seu próprio irmão Marcos de Éfeso. Exorta Notarás a não mais frequentar o patriarca Gregório, latinizante incurável; conjura-o a seguir o exemplo de seus pais e dos cristãos que permaneceram fiéis, que esperam somente de Deus o fim de seus males, mas de modo algum, como os latinófronos, de alguns navios e do ouro do Ocidente. « Notemos ainda uma viva crítica ao imperador João, que favorece o latinismo para evitar o perigo muçulmano, sem ver que o latinismo é um perigo maior.

Se Notarás não pronunciou a famosa palavra: Antes o turbante que a tiara, João Eugenicos, ele, escreveu textualmente: « É impossível encontrar maior perigo e mais geral calamidade do que o abismo da impiedade; ora, cremos absolutamente que o latinismo não é outra coisa: enquanto ele permanecer senhor, é um verdadeiro cativeiro, mais amargo do que qualquer conquista e do que qualquer cativeiro por parte dos bárbaros. » Pétridès, loc. cit., p. 277-278. O mesmo personagem é exortado noutro lugar, fol. 310-310 v°, « a combater vigorosamente os inovadores, em vez de apoiá-los, como tivera a princípio a ideia de fazer. » É ainda junto ao grão-duque que João protesta, fol. 311, que jamais mudará de opinião a respeito daquilo que crê ser a verdade, ainda que tenha de ficar sozinho em sua opinião. « Que Notarás dirija a outros suas insinuações. » O infatigável campeão do cisma envia, de seu exílio, a oração fúnebre de Marcos de Éfeso ao déspota David, fol. 302 v°, e a Jorge Amiroutzés, fol. 303-303 v°, para eles e para o imperador. Cf. Legrand, op. cit., p. 296, 304. Gostaria de ver Amiroutzés se pronunciar mais claramente contra a união.

Uma carta a Escolário, fol. 304-304 v°, nos informa que, cedendo às instâncias de Notarás, João foi a Constantinopla, mas foi obrigado a partir de novo: prova de que o partido da união ainda era poderoso. Cf. Legrand, op. cit., p. 301. Mencionemos, por causa do destinatário, uma carta a Bessarion « antes do latinismo », fol. 306 v°-307. Legrand, p. 292. João se contenta em agradecer-lhe pelas preces feitas por ocasião de lutos de família. Mencionemos também uma carta ao senhor Antonio Malaspina, fol. 309 v°. Legrand, p. 305. Entre outras razões que o impediram de escrever, João assinala sua viagem a Constantinopla, as perseguições, a morte de seu irmão Marcos. Não estando fixada com certeza a data desse último acontecimento, essa carta poderá talvez ajudar a precisá-la. Terminemos enfim pelo resumo de uma epístola endereçada a Genádio Escolário, e que deve ser comunicada ao imperador, aos habitantes de Constantinopla, a todos os fiéis. É uma das que revelam mais exatamente o personagem e seu papel. « João encarrega Genádio de impelir o imperador à ruptura da união, que dura há quinze anos. Não é senão um violento libelo contra os latinos: outrora tomaram e saquearam a capital; as alianças concluídas com eles não deram em nada.

Numerosas são as provas de sua inércia, por último o caso de Tessalônica, que não protegeram nem socorreram. A nação não deve esquecer os sentimentos que animavam os ancestrais: eles só confiavam em si mesmos e em sua fé, essa fé na qual é glorioso morrer. Que ganhou o imperador João com sua funesta condescendência? Como lhe predissera Marcos de Éfeso, ele e o falso concílio de Florença serão amaldiçoados pelos séculos vindouros pela perda de tantas almas que ocasionaram. Do mesmo modo, o sangue dos cristãos que tombam sob a espada dos infiéis clama justiça contra os governantes atuais. É a vingança divina que se faz sentir: é a união que é causa de todos os males de que padece o império. » Pétridès, loc. cit., p. 280. 11° Relato de viagem e de naufrágio no retorno de Ferrara, cod. 2075, fol. 244 bis-281 v°. Em Paris, ao final desse relato, uma nota nos informa que esse códice está escrito inteiramente de próprio punho de João Eugenicos. As obras do irmão de Marcos de Éfeso, como se vê, nos fazem conhecer sob sua verdadeira luz esse personagem e o triste papel que desempenhou.

Se suas cartas nos revelam que o partido da união permaneceu por muito tempo poderoso em Constantinopla e na Grécia, elas nos mostram também que foi sua influência, unida à de seu irmão demasiado ilustre, que aniquilou as esperanças concebidas em Florença e fez triunfar a manutenção do cisma, numa hora tão dolorosa da história do Oriente. S. Pétridès, Les œuvres de Jean Eugenicos dans les Échos d'Orient, 1910, t. XIII, p. 111-114, 276-281; E. Legrand, Cent dix lettres grecques de François Filelfe, Paris, 1892, p. 291-310; Krumbacher, Geschichte der byzantinischen Literatur, 2e édit., Munique, 1897, p. 116-117, 495-497. Encontrar-se-ão nesses autores as demais indicações bibliográficas úteis. Ver também a Byzantinische Zeitschrift, segundo as referências dadas pela tábua dos doze primeiros volumes, no verbete Eugenikos, p. 122

Autor original: S. Salaville

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor