EUDES (B. JEAN). — I. Vida. O B. João Eudes, que a Igreja acaba de elevar aos altares, foi um daqueles sacerdotes poderosos em obras e em palavra que Deus suscitou na França, no século XVII, para a reforma do clero e do povo. Sua carreira foi extremamente fecunda.
1° Início. João Eudes nasceu em Ri, perto de Argentan, em 14 de novembro de 1601. Foi o primogênito de sete filhos, dos quais um, François Eudes, mais conhecido pelo nome de Mézerai, fez nome nas letras por uma estimada História da França. Desde a mais tenra infância, João Eudes se distinguiu por sua piedade. Aos quatorze anos fez voto de castidade perfeita. Depois de brilhantes estudos junto aos jesuítas de Caen, pediu para entrar na congregação do Oratório, onde foi admitido em 25 de março de 1623. Formou-se na vida interior sob a orientação dos Padres de Bérulle e de Condren, dois mestres eminentes cuja doutrina ele saboreou e cujo espírito assimilou tão bem que dele se tornou a viva imagem. Ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1625, o P. Eudes inaugurou sua vida sacerdotal pelo exercício da mais heroica caridade. A peste assolava sua terra natal. Solicitou e obteve permissão para ir assistir os pestilentos que morriam no mais completo abandono.
Tendo o mal irrompido pouco depois em Argentan e em Caen, o jovem sacerdote apressou-se em vir ali exercer seu heroico ministério. Em Caen, durante a epidemia, sua única habitação foi um tonel instalado num prado que por muito tempo conservou o nome de Prado do santo, e onde a abadessa das beneditinas da Santíssima Trindade lhe fazia levar todo dia os alimentos de que precisava.
2° Fundação do seminário de Caen e de vários outros seminários. Desaparecido o flagelo, o P. Eudes voltou ao Oratório de Caen, onde viveu até 1643. Aplicado desde cedo à obra das missões, nela obteve êxitos retumbantes que rapidamente o conduziram à celebridade. As fundações do Bem-aventurado se ligam todas aos seus trabalhos apostólicos. Foi para assegurar a perseverança das moças e mulheres de má vida reconduzidas a Deus por seu zelo que instituiu em 1641 a ordem de Nossa Senhora da Caridade, da qual falaremos mais adiante. No mesmo ano, começou a fazer conferências especiais aos sacerdotes em cada uma de suas missões. Compreendia, com efeito, que as missões jamais produziriam frutos duradouros enquanto não se conseguisse reformar o clero que, naquela época, vivia com muita frequência na ignorância e na devassidão, sobretudo nas paróquias do campo.
Essas conferências foram muito seguidas e produziram excelentes resultados. Todavia, como o P. de Condren e são Vicente de Paulo, o P. Eudes não tardou a constatar como é difícil reformar sacerdotes viciosos, e chegou a convencer-se de que o único meio de proporcionar aos fiéis pastores virtuosos e zelosos era formá-los erigindo seminários, onde se reuniriam os ordinandos para iniciá-los, por um tempo mais ou menos longo, nas virtudes e nas funções de seu estado. Pediu para tentar o empreendimento no Oratório de Caen, do qual se tornara superior em 1640. Nada era mais conforme às vistas do cardeal de Bérulle e do P. de Condren. O Bem-aventurado teve, porém, a dor de ver seu pedido rejeitado. Foi então que lhe veio o pensamento de fundar uma sociedade nova, que faria da formação dos clérigos nos seminários sua obra principal. Foi encorajado nisso pelo cardeal de Richelieu e por grande número de personagens de reconhecida experiência e santidade. Seguro então de fazer a vontade de Deus, deixou o Oratório e fundou em Caen, em 25 de março de 1643, a congregação de Jesus e Maria, que desde então começou a trabalhar na formação dos ordinandos. Uma violenta oposição não tardou a desencadear-se contra sua sociedade nascente.
Em Caen, em Versalhes, em Roma, os inimigos do Bem-aventurado recorreram a todos os meios para arruinar sua obra. Eram poderosos, e mais de uma vez estiveram a ponto de conseguir. Foi assim que em 1650 conseguiram influência suficiente sobre o bispo de Bayeux para fazer fechar a capela do seminário de Caen, que só foi reaberta dois anos depois. Foi assim ainda que em 1674 conseguiram indispor Luís XIV contra o P. Eudes, o que pôs sua obra a dois dedos da ruína. Apesar dessa oposição tenaz, a congregação de Jesus e Maria consolidou-se pouco a pouco, e o Bem-aventurado teve a alegria não só de ver prosperar o seminário de Caen, como de ser chamado a fundar outros, em Coutances (1650), em Lisieux (1653), em Rouen (1658), em Évreux (1667) e em Rennes (1670).
3° Missões. A direção dos seminários não bastava para ocupar a atividade do P. Eudes. No início, ela consistia apenas em preparar os ordinandos para a recepção das sagradas ordens por meio do que se chamava os Exercícios dos dez dias. No intervalo, o Bem-aventurado podia, pois, continuar a pregar missões. Tinha para esse gênero de ministério aptidões fora do comum.
Possuía, com efeito, em alto grau, todas as qualidades que fazem o orador: um ar nobre e majestoso, uma voz flexível e sonora, um olhar expressivo, uma imaginação forte e rica, uma surpreendente facilidade de palavra, um caráter ardente e impetuoso. A esses dons naturais somavam-se nele um zelo admirável pela glória de Deus e a salvação das almas, uma imensa compaixão pelos pecadores, e todo o prestígio que confere uma santidade universalmente reconhecida. Assim, seus êxitos foram prodigiosos. Onde quer que aparecesse, o zeloso missionário reunia em torno de sua cátedra multidões consideráveis. As igrejas eram estreitas demais para contê-las e, com frequência, o pregador via-se obrigado a falar ao ar livre. O Bem-aventurado atesta ele mesmo que, durante a missão que pregou em Valognes, em 1643, avaliou-se num dia em 40.000 o número de seus ouvintes. Uma carta de são Vicente de Paulo nos informa, por outro lado, que, por maior que fosse, o pátio dos Quinze-Vingts não bastava para conter a multidão que vinha ouvir as pregações do P. Eudes durante a missão de 1660. A eloquência do Bem-aventurado exercia sobre essas multidões uma ação verdadeiramente espantosa.
«Seus sermões são raios», dizia o Sr. de Renty; «não dão nenhum repouso às consciências enquanto estas não se tenham aberto de seus pecados secretos, de sorte que os confessores trabalham mais para consolar do que para comover.» Mais de uma vez, fatos extraordinários vieram mostrar até que ponto a plateia estava tocada. Certo dia, por exemplo, enquanto o célebre missionário pregava sobre os rigores da justiça divina, foi interrompido pelos clamores da plateia, que exclamou a uma só voz: «Misericórdia, meu Deus, misericórdia!» Desde são Vicente Ferrer, não se viu missionário, ao menos na França, que tenha exercido tanta ação sobre as multidões. O P. Eudes era acompanhado em suas missões por grande número de obreiros apostólicos, que nem todos pertenciam à sua congregação, mas que se haviam formado em sua escola. Às vezes levava consigo até vinte e cinco, e mais ainda. As missões que pregava comportavam grande variedade de exercícios, e duravam pelo menos seis semanas. Algumas até duraram muito mais tempo. Assim, a de Rennes começou com o Advento de 1669, para só terminar depois do domingo de Quasímodo de 1670. Compreende-se que estações semelhantes tenham produzido frutos imensos e renovado cidades inteiras.
O Bem-aventurado trabalhou na obra das missões até o fim de sua vida. Seus biógrafos afirmam que não pregou menos de 110. Deu três em Paris: uma em Saint-Sulpice em 1651, outra nos Quinze-Vingts em 1660, e a terceira em Saint-Germain-des-Prés, também em 1660. Teve mesmo a honra de ser chamado por Luís XIV para pregar uma missão em Versalhes (1671), e outra em Saint-Germain-en-Laye (1673). As missões mais célebres que fez na província são as de Caen (1639, 1665), de Rouen (1642, 1667), de Valognes (1643), de Autun (1648), de Beaune (1648), de Coutances (1641, 1651), de Lisieux (1653), de Saint-Lô (1642, 1657), de Meaux (1664), de Châlons-sur-Marne (1665), de Évreux (1667) e de Rennes (1670).
Nas missões de Versalhes e de Saint-Germain-en-Laye, assim como naquelas que pregou em Paris, o P. Eudes teve frequentemente a ocasião de falar aos grandes da terra, sempre como homem de Deus, e o fez com a mais completa liberdade. Certo dia, chegou a falar com tanta ousadia à rainha Ana da Áustria que correu o boato de que ele seria posto na Bastilha. A rainha, informada disso, tomou a defesa do pregador e fez seu elogio. «Na verdade», disse ela, «julgam-me bem má ao dizer que mandei prender na Bastilha um pregador que prega o que se deve pregar e do qual tenho muita satisfação.»
4° Estabelecimento do culto público dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Ao mesmo tempo que fundava seminários e se entregava ao árduo labor das missões, o B. João Eudes trabalhava ativamente para propagar a devoção dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Antes dele, essa devoção era privilégio de algumas almas de eleição, que a praticavam no segredo de sua vida privada. A bem dizer, ela mal existia senão em estado de tendência. O P. Eudes é o primeiro que dela fez uma devoção precisa e viva, determinando-lhe o objeto e a prática e instituindo festas que deviam torná-la popular. As causas que levam o Bem-aventurado a fazer-se apóstolo da devoção aos Sagrados Corações são bastante numerosas. O hábito que tinha tomado no Oratório de honrar as disposições interiores de Jesus e de Maria já o preparava para isso. O estudo das Revelações de santa Gertrudes e sobretudo de santa Matilde certamente contribuiu muito, como o provam os escritos do piedoso apóstolo. A leitura do Tratado do amor de Deus e das Cartas de são Francisco de Sales também contribuiu para isso. Mas a causa principal foi evidentemente um atrativo particular da graça.
É possível também que o Bem-aventurado tenha recebido diretamente do céu a missão de estabelecer o culto dos Sagrados Corações; mas sobre esse ponto nada se pode afirmar com certeza. Seja como for, já em 1641 o P. Eudes dedicou ao Coração de Maria a ordem de Nossa Senhora da Caridade que acabava de fundar. Em 1643, dedicou igualmente ao Coração de Maria e ao de seu divino Filho a congregação de Jesus e Maria. Desde esse momento, fez recitar todo dia nessas duas sociedades uma saudação que não tardou a propagar entre o povo, e que se dirigia «conjuntamente» aos Sagrados Corações, ou, para falar como o Bem-aventurado, ao «Sagrado Coração de Jesus e de Maria.» O P. Eudes, com efeito, não gostava que se separasse o coração da Mãe do de seu Filho, e para exprimir sua união, dizia de bom grado: «O Coração de Jesus e de Maria», expressão que, hoje, nos parece estranha, mas que era conforme à linguagem da época, e da qual o Bem-aventurado não foi o inventor. Havia-a tomado emprestada de são Francisco de Sales, e notou-se que ela ocorre igualmente, embora muito raramente, nos escritos da B. Margarida Maria e do V. P. de la Colombière. Não se deveria crer, aliás, que o P. Eudes fizesse dessa expressão um uso exclusivo. Basta percorrer suas obras para constatar que ele dizia também, como fazemos hoje: «Os Sagrados Corações de Jesus e de Maria», e veremos que, depois de honrar «conjuntamente» os Sagrados Corações, fez de cada um deles objeto de uma devoção e de uma festa especiais.
A primeira festa instituída pelo Bem-aventurado foi a do sagrado Coração de Maria. Ele decidiu estabelecê-la o mais tardar em 1643, talvez mesmo já em 1641. Compôs para isso uma missa e um ofício próprios, dos quais algumas passagens se referiam ao Coração de Jesus, que o P. Eudes queria celebrar ao mesmo tempo que o Coração de Maria. Suprimiu essas passagens alguns anos mais tarde, quando estabeleceu a festa do Coração de Jesus, de modo que o primeiro ofício e a primeira festa passaram a ter por objeto apenas o Coração de Maria. Na época do P. Eudes, todos acreditavam, na França, que cada bispo podia autorizar em sua diocese o estabelecimento de uma festa nova com missa e ofício próprios. Em 1648, no decurso de uma missão que pregava em Autun, o Bem-aventurado obteve do bispo do lugar, Dom Claude de la Madeleine de Ragny, a autorização para celebrar solenemente na catedral a festa do sagrado Coração de Maria, que ele havia fixado em 8 de fevereiro. Dom de Ragny autorizou até mesmo a celebração em toda a sua diocese, e parece certo que essa festa se celebrava na Visitação de Paray-le-Monial quando a B. Margarida Maria ali entrou. Aprovada em seguida por grande número de bispos, e em 1668 pelo cardeal de Vendôme, legado a latere do papa Clemente IX, a festa do Coração de Maria não tardou a se difundir. O P. Eudes teve a consolação de vê-la adotada por algumas igrejas e por grande número de comunidades religiosas, entre outras pelos franciscanos da grande província da França, as beneditinas do Santíssimo Sacramento, as beneditinas de Montmartre e da Santíssima Trindade de Caen, e várias comunidades da congregação de Notre-Dame.
Uma vez solidamente estabelecida a festa do Coração de Maria, o Bem-aventurado ocupou-se em instituir uma outra em honra do Coração de Jesus. Para esse fim, compôs uma nova missa e um novo ofício, que fez aprovar em 1670. Dois anos mais tarde, depois de ter obtido a autorização dos bispos competentes, dirigiu a seus filhos uma circular triunfante em que lhes ordenava celebrar todos os anos, em 20 de outubro, a festa do divino Coração de Jesus, sob o rito duplo de primeira classe com oitava. Essa circular é bem notável. O P. Eudes mostra nela a legitimidade e a excelência da nova festa: «É uma graça inexplicável, diz ele, que nosso amabilíssimo Salvador nos concedeu, a de nos ter dado em nossa congregação o Coração admirável de sua santíssima Mãe; mas sua bondade, que é sem limites..., foi bem mais além, dando-nos o seu próprio Coração, para ser, com o Coração de sua gloriosa Mãe..., o coração e a vida desta congregação. «Ele nos fez esse grande dom desde o nascimento da mesma congregação... Mas a divina providência, que conduz todas as coisas com maravilhosa sabedoria, quis fazer preceder a festa do Coração da Mãe à festa do Coração do Filho de Deus, para preparar os caminhos nos corações dos fiéis à veneração desse Coração adorável, e para dispô-los a obter do céu essa segunda festa pela grande devoção com que celebraram a primeira...
«É um favor assinalado, acrescenta o Bem-aventurado, que o Filho de Deus faz à sua Igreja ao lhe dar a festa de seu Coração régio, que será uma nova fonte de uma infinidade de bênçãos para os que se disporem a celebrá-la santamente. Mas quem é que não o faria? Que solenidade mais digna, mais santa, mais excelente do que esta, que é o princípio de tudo o que há de mais grande, de mais santo e de mais venerável em todas as outras solenidades! Que coração mais adorável, mais admirável e mais amável que o Coração desse Homem-Deus que se chama Jesus! Que honra merece esse divino Coração que sempre rendeu e renderá eternamente a Deus mais glória e amor a cada momento do que todos os corações dos homens e dos anjos poderão lhe render em toda a eternidade! Que zelo devemos ter para honrar esse Coração augusto, que é a fonte de nossa salvação, que é a origem de todas as felicidades do céu e da terra, que é uma fornalha imensa de amor para conosco, que não pensa noite e dia senão em nos fazer uma infinidade de bens, e que enfim se rompeu e se partiu de dor por nós na cruz, assim como o Filho de Deus e sua santíssima Mãe o declararam a santa Brígida.»
O Bem-aventurado conclui exortando seus filhos a celebrar da melhor forma a festa do Coração de Jesus: «Abracemos com alegria e júbilo, diz ele, a solenidade do divino Coração de nosso amabilíssimo Jesus. Eis aqui o ofício e a missa que vos envio, aprovados por todos os nossos senhores prelados. Empreguemos todo o cuidado, o fervor e a diligência possíveis para bem celebrá-la. Para isso, convidai a ela todos os nossos amigos e todas as pessoas devotas. Se abrirdes o pacote com bastante antecedência, fazei-a publicar. Se houvesse tempo, seria preciso pregar sobre ela... Enfim, conclui o P. Eudes, eu vos conjuro a celebrar essa festa com toda a devoção e solenidade que puderdes, e a me escrever de volta como ela se terá passado...» Vê-se já, por essa circular, que o objeto da festa instituída pelo P. Eudes em 1672 não era, como se disse em nossos dias, «o Coração de Jesus e de Maria», mas unicamente o Coração de Jesus, e que, sob essa denominação, o Bem-aventurado entendia ao mesmo tempo o Coração espiritual e o Coração corporal do Homem-Deus. Basta, aliás, estudar um pouco seja o ofício do P. Eudes, seja o XII livro do Coração admirável, onde ele trata longamente do objeto de sua devoção, essa verdade se torna tão manifesta que causa espanto que tenha podido ser contestada.
A partir de 1672, a festa do Coração de Jesus foi celebrada todos os anos nos seminários do P. Eudes; mas ela não permaneceu como apanágio exclusivo dos filhos do Bem-aventurado. Quase todas as comunidades que haviam adotado a festa do Coração de Maria adotaram também a do Coração de Jesus, e o mesmo se deu com as numerosas confrarias fundadas pelo Bem-aventurado e por seus discípulos.
Os fatos que acabamos de relatar são anteriores às revelações da B. Margarida Maria, referentes ao Sagrado Coração. As primeiras só ocorreram no fim de 1673, e só se tornaram públicas nos dez últimos anos do século XVII. O P. Eudes teve, portanto, a glória de preceder a Bem-aventurada, e é a ele que cabe a honra de ter estabelecido na Igreja católica o culto público do Coração de Jesus, tanto quanto o do Coração de Maria. A S. C. dos Ritos o reconheceu formalmente quando, ao proclamar a heroicidade de suas virtudes, lhe conferiu o título glorioso de autor do culto litúrgico dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, e quando, no decreto de sua beatificação, lhe conferiu os títulos de pai, doutor e apóstolo da devoção a esses Corações sagrados.
É preciso reconhecer, aliás, que a missão da Bem-aventurada foi mais brilhante e mais eficaz que a do P. Eudes, e que foram as suas revelações que conquistaram o mundo para a devoção ao Coração de Jesus. Mas elas, no fundo, apenas confirmaram e estenderam uma devoção já estabelecida, e é notável que, mesmo nos mosteiros da Visitação, tenha-se usado por muito tempo o ofício e a missa do Bem-aventurado para celebrar a festa da sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento.
5º Últimos anos e morte. O P. Eudes empregou os últimos anos de sua vida a terminar uma obra que havia começado havia muito tempo, e na qual tratava longamente da devoção aos Sagrados Corações. Deu-lhe os últimos retoques em 25 de julho de 1680. Ele mesmo registrou o fato nesta frase, que encerra seu Memorial dos benefícios de Deus: «Hoje, 25 de julho do mesmo ano (1680), Deus me fez a graça de terminar meu livro do Coração admirável da santa Mãe de Deus.» Alguns dias depois, em 19 de agosto, morreu em Caen, carregado de anos e de méritos. A causa de sua beatificação foi introduzida na cúria romana em 7 de fevereiro de 1874. A heroicidade de suas virtudes foi proclamada por Leão XIII em 6 de janeiro de 1903, e por um decreto datado de 11 de abril de 1909, Pio X o elevou ao grau dos Bem-aventurados.
II. Institutos. — 1º A ordem de Notre-Dame de Charité. O primeiro em data dos institutos fundados pelo P. Eudes é a ordem de Notre-Dame de Charité. Dissemos que o Bem-aventurado a estabeleceu para proporcionar um asilo às moças e mulheres arrependidas que queriam fazer penitência de seus desregramentos e levar uma vida francamente cristã. O novo instituto começou em Caen, em 25 de novembro de 1641. Fundado com o beneplácito de Dom d'Angennes, bispo de Bayeux, foi autorizado por cartas régias datadas de 20 de dezembro de 1642, e, no mês de novembro de 1646, os vereadores de Caen deram seu assentimento a seu estabelecimento. Menos afortunado que são Francisco de Sales e são Vicente de Paulo, o P. Eudes não teve à sua disposição uma superiora que o ajudasse na fundação desse instituto. Aquela que havia escolhido no início para dirigi-lo não pôde entrar em suas vistas, e, depois de ter sido causa da partida de vários sujeitos sobre os quais o Bem-aventurado fundava esperanças, ela mesma abandonou a obra nascente para ir fundar em Bayeux uma nova comunidade. Essa partida devia acarretar a ruína de uma comunidade que ainda contava apenas com um número ínfimo de postulantes ou noviças.
Para salvar sua obra, o P. Eudes confiou a direção dela às religiosas da Visitação, que puseram à sua disposição a Madre Patin e outras duas irmãs. Sob a hábil direção da Madre Patin, a comunidade se organizou e se consolidou a ponto de que, depois de sua morte, ocorrida em 31 de outubro de 1668, pôde ser substituída por uma religiosa pertencente à ordem. Nesse ínterim, Dom Molé, sucessor de Dom d'Angennes, havia concedido à comunidade cartas de instituição datadas de 8 de fevereiro de 1651, e, em 2 de janeiro de 1666, Alexandre VII a havia erigido em ordem religiosa. As religiosas de Notre-Dame de Charité guardam a clausura e seguem a regra de santo Agostinho. Suas constituições, que são a explicação e o desenvolvimento dela, são tomadas em grande parte das da Visitação. Todavia, o próprio fim do instituto levou o Bem-aventurado a fazer, à obra de são Francisco de Sales, acréscimos e mudanças de grande alcance. Percebe-se isso já desde o início. A 1ª constituição, que é de uma elevação notável, trata do fim da ordem. Ela é a base de todas as demais constituições, que, no fundo, apenas indicam os meios a empregar para realizar esse fim.
Para que as religiosas de Notre-Dame de Charité jamais cedessem à tentação de abandonar a obra ingrata das penitentes, que é sua obra própria, o Bem-aventurado lhes impôs, além dos três votos ordinários de religião, o de trabalhar pela conversão e instrução das penitentes, voto heroico que faz da ordem de Notre-Dame de Charité uma das mais belas criações da caridade cristã. Desde a origem, o P. Eudes dedicou esse instituto ao sagrado Coração de Maria, e lembrava com frequência a suas filhas a honra que tinham, e que então não compartilhavam com nenhuma outra sociedade religiosa, de serem as «Filhas do santíssimo Coração da bem-aventurada Virgem». Convidava-as a buscar no Coração de sua Mãe a regra de sua vida, e sobretudo o exemplar da caridade misericordiosa de que queria que seus corações estivessem repletos. Deu-lhes como festa padroeira a festa do sagrado Coração de Maria, por ele fixada em 8 de fevereiro. Mais tarde fez com que celebrassem também com a maior solenidade a festa do Coração de Jesus, que se tornou sua segunda festa padroeira. Enfim, o Bem-aventurado quis que todas as suas filhas usassem o nome de Maria, ao qual acrescentam o nome de um mistério ou de um santo que serve para distingui-las.
A ordem de Notre-Dame de Charité se compõe, como a maioria das ordens de mulheres, de irmãs coristas e de irmãs conversas; mas as coristas rezam, ao menos em tempo ordinário, apenas o pequeno ofício da santíssima Virgem. Umas e outras vestem hábito e escapulário brancos. Usam ainda, quando estão no coro, um manto de cor branca. O véu é preto para as irmãs de coro, e branco para as conversas. Enfim, todas trazem, pendurado ao pescoço, um coração de prata sobre o qual está representada, entre um ramo de lírios e um ramo de rosas, a imagem de Maria tendo Jesus em seus braços. Esse coração representa não o Coração de Maria, mas o das religiosas, que é todo consagrado à santíssima Virgem e a seu divino Filho, e que, para lhe permanecer fiel, deve viver na pureza e no amor simbolizados pelos lírios e pelas rosas. A brancura do traje simboliza igualmente a consagração das irmãs ao Coração imaculado de Maria, ao mesmo tempo que lhes lembra a pureza eminente que sua vocação reclama. Além das irmãs de coro e das irmãs conversas, a ordem admite algumas tornejeiras para o serviço da portaria e as diligências na cidade. Elas trazem o coração de prata, mas se vestem de preto e fazem apenas o voto de obediência.
Segundo o uso da época, o Bem-aventurado determinou que os mosteiros saídos do de Caen não lhe estariam submetidos. Deviam ter vida e administração próprias, de sorte que conservavam entre si e com a casa-mãe apenas as relações de fraternidade que sempre unem as diversas casas de um mesmo instituto. Primitivamente, as religiosas de Notre-Dame de Charité só recebiam penitentes voluntárias; mas logo passaram a admitir moças de má vida que lhes eram trazidas por seus pais ou pela autoridade civil. Aceitaram igualmente moças que a pobreza ou a má conduta de seus pais expunha a cair no vício. Enfim, a exemplo das irmãs da Visitação, estabeleceram, sob o nome de «pequeno noviciado», um internato destinado a facilitar seu recrutamento. Essas diversas categorias de pessoas formam classes distintas e inteiramente separadas umas das outras. Acontece com frequência que as penitentes, vindas por um tempo ao mosteiro, pedem para ali passar sua vida. Formam a classe das madalenas ou das perseverantes. Frequentemente essas pecadoras convertidas se elevam a uma eminente santidade, para a maior consolação de suas generosas mestras.
Por ocasião da morte do P. Eudes, a ordem de Notre-Dame de la Charité contava quatro casas. Na época da grande Revolução, ainda não tinha senão oito. No decurso do século XIX, desenvolveu-se em proporções consideráveis; mas dividiu-se em dois ramos: o de Notre-Dame de Charité e o de Notre-Dame de Charité do Bom Pastor de Angers. Os mosteiros do Refúgio conservaram em sua integridade a organização estabelecida pelo fundador e são independentes uns dos outros. Segundo o autor das Origines de Notre-Dame de Charité, existiam, em 1891, 31 mosteiros do Refúgio, dos quais 18 na França, 1 na Itália, 1 na Espanha, 1 na Áustria, 2 na Irlanda, 2 na Inglaterra, 3 nos Estados Unidos e 3 no Canadá; e esses diversos conventos compreendiam 1 512 religiosas e noviças, 1 043 madalenas, 2 119 penitentes e 1 824 preservadas. Em 1835, a Madre Maria de Santa Eufrásia Pelletier, superiora do mosteiro dito do Bom Pastor em Angers, obteve do sumo pontífice que as casas fundadas ou por fundar por seu mosteiro permanecessem sob a dependência da casa-mãe, cuja superiora recebia ao mesmo tempo o título e a autoridade de superiora geral. Essa admirável religiosa, «que tinha estatura para governar um reino, era animada» de um zelo extraordinário pela salvação das almas.
Conseguiu comunicar seu ardor a suas filhas, e imprimiu a seu instituto tal impulso que logo o Bom Pastor teve conventos em todas as partes do mundo. Segundo o P. Ory, o instituto possuía, em 1893, 187 casas, compreendendo ao todo 4 800 religiosas e noviças, 1 425 madalenas, 10 500 penitentes, 13 000 preservadas. Hoje o número de conventos do Bom Pastor ultrapassa 250. A Madre Maria de Santa Eufrásia foi declarada Venerável em 11 de dezembro de 1897. Outra religiosa do Bom Pastor, a Madre Maria do Divino Coração, é hoje célebre no mundo inteiro, por ter provocado a consagração do gênero humano ao Sagrado Coração de Jesus, que foi feita por Leão XIII. Morreu no mosteiro do Porto, do qual era superiora, em 8 de junho de 1899, e já se prepara a introdução de sua causa de beatificação, que parece dever chegar a bom termo rapidamente.
— 2º A congregação de Jesus e Maria. Já falamos da fundação da congregação de Jesus e Maria ao esboçar a vida do P. Eudes. Vimos que ela foi estabelecida em Caen em 25 de março de 1643, para trabalhar na formação do clero nos seminários. Deve também empenhar-se na renovação do espírito cristão entre os fiéis por meio dos exercícios das missões; mas essa obra é para ela apenas secundária e deve ser subordinada à obra dos seminários, que é o fim principal da sociedade.
O fim que o Bem-aventurado atribuiu à sua congregação o levou a nela não introduzir os votos de religião. Tinha a mais alta estima pelo estado religioso, mas estava persuadido de que, melhor do que religiosos, sacerdotes que encontrassem, na própria dignidade de que estão revestidos, a razão e os meios de se elevar a uma perfeição mais eminente, estavam mais aptos a inspirar aos ordinandos uma alta ideia do sacerdócio e da santidade que ele exige. Estava convencido, aliás, de que os bispos não confiariam de bom grado seus seminários senão a sacerdotes inteiramente submetidos à sua jurisdição. Nesse ponto, o P. Eudes estava em plena comunhão de ideias com o cardeal de Bérulle e o Sr. Olier, que tampouco julgaram dever introduzir os votos de religião nas sociedades que fundaram, e mesmo com são Vicente de Paulo, que só o fez depois de muitas hesitações e sob a condição, ratificada pelo sumo pontífice, de que os sacerdotes da Missão não formariam uma congregação religiosa propriamente dita, mas apenas uma congregação eclesiástica.
A congregação de Jesus e Maria é, portanto, um corpo puramente eclesiástico; ela faz questão de permanecer na hierarquia eclesiástica, e, embora esteja inteiramente submetida ao sumo pontífice, que honra como seu chefe supremo, entende permanecer sob a jurisdição imediata dos bispos, para estar mais apta a ajudá-los na formação do clero. Compõe-se de sacerdotes e de clérigos aspirantes ao sacerdócio, que são incorporados à sociedade após três anos e três meses de prova. Admite, porém, em seu seio, na qualidade de irmãos domésticos, alguns leigos que se ocupam das coisas temporais, mas que, não sendo clérigos, não usam o hábito eclesiástico, o único em uso no instituto. O espírito da congregação não é outro senão o espírito de Jesus Cristo, o fundador e o chefe da ordem sacerdotal. Para desenvolver esse espírito nos membros de seu instituto, e inspirá-lo aos ordinandos que tinham por missão formar para a vida e as virtudes sacerdotais, o P. Eudes fazia celebrar todos os anos, em seus seminários, a festa do divino sacerdócio de Jesus Cristo e de todos os santos sacerdotes e levitas. Depois da festa do Coração de Jesus e da do Coração de Maria, era essa uma das festas principais da congregação.
A solenidade acontecia em 13 de novembro, com oitava. Servia assim de preparação para a renovação das promessas clericais, que ocorria no dia 21, dia da Apresentação da santíssima Virgem. Já em 1649, o Bem-aventurado havia composto para essa festa um ofício próprio. Alguns anos mais tarde, a festa e o ofício foram adotados pelos padres de Saint-Sulpice e pelas beneditinas do Santíssimo Sacramento. Embora sendo uma sociedade puramente eclesiástica, a congregação de Jesus e Maria está submetida a uma disciplina que não difere da das congregações de votos simples. Em matéria de humildade, de pobreza e de obediência, o Bem-aventurado parece até mais exigente do que se é em muitas sociedades religiosas, e a razão disso é que, a seus olhos, não há pessoas mais obrigadas que os sacerdotes a praticar em perfeição todas as virtudes cristãs. A administração da sociedade é modelada sobre a do Oratório. A autoridade suprema reside na assembleia geral, que nomeia o superior geral e é chamada periodicamente a controlar sua administração. Só ela pode fazer leis que se impõem ao instituto de modo duradouro. No intervalo entre as assembleias gerais, o superior geral, que é nomeado vitaliciamente, tem todo o poder sobre a sociedade, no espiritual e no temporal.
Cabe a ele nomear e destituir os superiores locais, fixar o pessoal de cada casa, fazer a visita, admitir e, se for o caso, despedir os sujeitos, aceitar e abandonar as fundações, e, de modo geral, fazer, ou ao menos autorizar, todos os atos importantes que dizem respeito ao instituto. É ajudado em seu encargo por assistentes que a assembleia geral nomeia, e que têm voz decisiva com ele nos assuntos de ordem temporal, e voz apenas consultiva nas outras questões. Em vida do P. Eudes, a congregação de Jesus e Maria foi chamada a fundar e a dirigir seis seminários, cujos nomes demos um pouco mais acima. Esses estabelecimentos eram todos grandes seminários. O Bem-aventurado jamais pensou em fundar outros. Todavia, além dos ordinandos, admitia em seus seminários os sacerdotes recém-providos de um benefício que vinham iniciar-se na prática do ministério sacerdotal, os que ali vinham fazer os exercícios do retiro, e mesmo os estudantes que seguiam os cursos de teologia. Após a morte do P. Eudes, seus filhos foram encarregados da direção dos seminários de Avranches (1693), Dol (1701), Senlis (1704), Valognes (1724), Domfront (1727), Blois e Séez (1744). Dirigiram também, em Rouen, em Rennes e em algumas outras cidades, «seminários de clérigos pobres», que às vezes se chamou pelo nome de pequenos seminários e que se destinavam a formar sacerdotes para as paróquias do campo.
Os aspirantes ao sacerdócio ali eram admitidos cedo e recebiam sucessivamente sua instrução literária e sua formação eclesiástica. Por onde se vê que, apesar da identidade dos nomes, esses estabelecimentos diferiam bastante notavelmente de nossos pequenos seminários atuais. A congregação de Jesus e Maria, que sempre se mostrara fortemente oposta ao jansenismo, fez boa figura durante a Revolução. Três de seus membros, Hébert, Potier e Lefranc, pereceram em Paris nos massacres de setembro de 1792. A causa de sua beatificação foi introduzida na cúria romana, ao mesmo tempo que a das outras vítimas de Setembro. Pouco tempo antes de sua morte, o Sr. Hébert, que se tornara confessor de Luís XVI, havia feito o infortunado monarca fazer o voto de consagrar solenemente seu reino ao Coração de Jesus, caso escapasse de seus inimigos.
Destruída pela tormenta revolucionária, a congregação só se reconstituiu em 1826, e foi apenas na segunda metade do século XIX que recuperou sua prosperidade. Chegada tarde demais para retomar a direção dos seminários que outrora lhe haviam sido confiados, consagrou-se às missões e à obra tão importante do ensino secundário. A lei sobre as associações acarretou a ruína dos estabelecimentos que possuía na França; mas, além dos escolasticados que abriu na Bélgica e na Espanha, ainda dirige seminários em Cartagena, em Antioquia, em Pamplona, em Santo Domingo, na América do Sul; os de Chilapa, de Jalapa e de Saltillo, no México; e, no Canadá, está encarregada do vicariato apostólico do Golfo de São Lourenço, do grande seminário de Halifax, dos colégios de Church Point e de Caraquet e de vários outros estabelecimentos de menor importância. Na própria França, onde ainda conta com boa parte de seus membros, continua a pregar missões e a trabalhar em obras diversas. Acrescentemos que ela sempre tem em Roma certo número de seus sujeitos, seguindo os cursos do colégio romano, a fim de preparar seus graus, e que, assim, se mantém pronta para a hora em que os prelados, seja da França, seja do estrangeiro, quiserem reclamar seus serviços e lhe confiar a direção de seus seminários.
3º Confrarias em honra dos Sagrados Corações. — Sociedade do Coração da Mãe admirável. — Bem cedo, o P. Eudes instituiu, nas paróquias onde pregava missões, confrarias em honra seja do sagrado Coração de Maria, seja dos Sagrados Corações, ou, como dizia o Bem-aventurado, do Sagrado Coração de Jesus e de Maria. São essas as primeiras confrarias desse gênero que foram estabelecidas. Tinham por fim honrar os Sagrados Corações, principalmente pela imitação de suas virtudes, e obter por suas orações que Deus desse santos sacerdotes à sua Igreja. O P. Eudes recomendava aos membros dessas confrarias a recitação das orações que havia composto em honra dos Sagrados Corações e a celebração das duas festas de 8 de fevereiro e de 20 de outubro. Em 1674, o Bem-aventurado recebeu de Roma seis bulas de indulgências para as confrarias erigidas ou a erigir em honra dos Sagrados Corações nos seminários que havia fundado, e esse favor o encheu da maior alegria. Mais tarde, as religiosas de Notre-Dame de Charité obtiveram igualmente breves de indulgências para as confrarias análogas que fizeram erigir em suas capelas. A maior parte dessas associações caiu na Revolução, pelo fechamento das igrejas que lhes serviam de sede. Uma delas, no entanto, subsistiu até nossos dias; é a do mosteiro de Notre-Dame de Charité de Caen, e, em 1842, viu-se enriquecida de indulgências extraordinárias por Gregório XVI. Os filhos e filhas do pio instituidor continuam a inscrever ali grande número de fiéis, no duplo objetivo que ele se propunha: fazer honrar os Sagrados Corações de Jesus e de Maria, e obter muitas orações em favor das vocações sacerdotais.
As confrarias instituídas pelo P. Eudes estavam abertas a todos os cristãos. Entre os fiéis que delas faziam parte, o Bem-aventurado encontrou almas de eleição que, por motivos diversos, não podiam entrar numa comunidade religiosa, mas que, no entanto, aspiravam à perfeição. Agrupou-as numa sociedade nova, que consagrou ao sagrado Coração de Maria, e que chamou a Sociedade do Coração da Mãe admirável. Por muitos aspectos, essa piedosa associação assemelha-se às ordens terceiras, e por analogia deu-se-lhe às vezes esse nome, que, aliás, não lhe convém rigorosamente falando.
A Sociedade do Coração da Mãe admirável é acessível aos homens, sacerdotes ou leigos, tanto quanto às mulheres. Todavia, os homens e as mulheres fazem parte de dois agrupamentos distintos, dos quais cada um deve ter sua organização e suas reuniões próprias, embora o regulamento que lhes é proposto seja exatamente o mesmo. Para nela ser admitido, é preciso estar resolvido a guardar o celibato e a levar uma vida exemplar. O postulado dura um ano, depois do que, se os sufrágios dos membros da Sociedade lhes forem favoráveis, os aspirantes são admitidos a consagrar-se à santíssima Virgem, e, em seguida, renovam a cada ano sua consagração, e isso, tanto quanto possível, no dia da festa do sagrado Coração de Maria, que é a festa padroeira da Sociedade. Os membros dessa piedosa agregação devem trajar vestes simples e de cor escura, dedicar-se à oração, ouvir a missa e comungar tão frequentemente quanto possível, viver em recolhimento e impor a si mesmos, de manhã e à noite, uma hora de silêncio, durante a qual só falam por necessidade ou por motivo de caridade.
Devem, além disso, entregar-se às obras de misericórdia, tanto espirituais quanto temporais, compatíveis com sua situação, por exemplo, ensinar o catecismo, instruir os ignorantes, visitar os doentes, reconciliar os inimigos, etc., e orar também muito eles próprios para atrair a graça sobre os pastores das almas e obter do céu numerosas e santas vocações sacerdotais. Sua vida, vê-se, aproxima-se da vida religiosa, e é por isso que, na Bretanha, chamaram-se as piedosas moças que dela fazem parte de Religiosas da casa. Quando a Sociedade é canonicamente erigida numa diocese, depende, bem entendido, do ordinário, e é colocada, em cada paróquia, sob a direção de um sacerdote que deve ser, tanto quanto possível, designado pelo superior dos eudistas, e que preside as reuniões mensais em que faz aos sócios uma exortação de piedade. Cada grupo tem, além disso, à sua frente um presidente ou presidenta com um assistente ou assistenta. Sob suas vestes ordinárias, os associados trazem um pequeno hábito simbólico composto de: 1º uma túnica de lã ou de pano branco de dimensões indeterminadas; 2º um cinto de seda branca; 3º dois corações de seda vermelha, encimados de cruzes, um dos quais é atravessado por uma espada. Usa-se a túnica para honrar a imaculada conceição da santíssima Virgem; o cinto, para honrar sua maternidade e sua virgindade; os dois corações, para honrar os sofrimentos dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Crê-se que esse hábito foi indicado ao P. Eudes pela própria santíssima Virgem. O Bem-aventurado o trazia continuamente e quis estar revestido dele até no túmulo. Os sócios também devem trazê-lo constantemente, e cuida-se, após sua morte, de não os despojar dele.
A Sociedade do Coração da Mãe admirável sempre foi muito difundida na Normandia e na Bretanha, e ali ainda é florescente. Segundo o Sr. Souchet, que foi durante muito tempo o superior da Sociedade na diocese de Saint-Brieuc, e que publicou um bom comentário da regra, ela ainda contava com 25 000 membros por volta de meados do século XIX. Prestou imensos serviços durante a grande Revolução, e hoje, quando as congregações religiosas estão dispersas ou banidas, ainda pode prestar serviços muito grandes nas paróquias onde está estabelecida. Acrescentemos que essa piedosa sociedade deu origem a várias congregações religiosas fervorosas, entre as quais podemos citar as Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria de Saint-Quay-Portrieux, e a Congregação dos Sagrados Corações de Paramé.
III. Obras. — O P. Eudes não foi apenas um infatigável missionário cuja palavra ardente atraía e convertia as multidões, um émulo de são Vicente de Paulo e do Sr. Olier na reforma do clero e no estabelecimento dos seminários, um apóstolo zeloso da devoção aos Sagrados Corações e o fundador de vários institutos florescentes; foi ainda um dos escritores ascéticos mais fecundos e mais notáveis do século XVII. O conjunto de suas obras formaria uma soma completa de ascetismo e de pastoral. Infelizmente, várias delas, permanecendo manuscritas, estão hoje perdidas. Conservavam-se no seminário de Caen antes da Revolução; desde essa época, desapareceram, e todos os esforços tentados para reencontrá-las permaneceram infrutíferos. Eis a lista das obras assim perdidas: L'homme chrétien; Tout Jésus, obra dividida em doze livros; L'office divin; Le sacrifice admirable de la sainte messe; Sermons du Bienheureux encadernados em três volumes; Méditations, em três tomos; Les faveurs faites par la sainte Vierge à l'Église de Coutances, obra que ficou inacabada; La divine enfance de Jésus; La dévotion au Cœur adorable de Jésus-Christ; La vie admirable de Marie des Vallées; a correspondência do Bem-aventurado. Felizmente o P. Eudes havia mandado imprimir ele mesmo parte de suas obras, e seu sucessor, o Sr. Blouet de Camilly, publicou várias outras após sua morte.
À parte um opúsculo intitulado: Le testament de Jésus, que não pôde ser reencontrado até hoje, todas essas obras nos restam, e os filhos do Bem-aventurado acabam de completar sua reedição. Seu conjunto não forma menos de 12 in-8°. Várias delas tiveram, na época, grande sucesso, e todos os escritores que tiveram ocasião de falar delas, mesmo os que, como Huet, Moréri e o abade de la Rue, nem sempre foram favoráveis ao autor, louvaram-lhes a piedade e a unção. Piissimæ et utilissimæ que Huet: Scriptiones, é assim que as aprecia em suas Mémoires. As obras do P. Eudes são, com efeito, notáveis pela riqueza e pela elevação da doutrina. O estilo é simples, embora por vezes realçado por imagens fortes. Um pouco difuso no Cœur admirable, é vivo e frequentemente de uma admirável precisão nas obras de menor extensão. O P. Eudes é exímio em condensar em poucas páginas toda uma teoria ou todo um programa de perfeição cristã e sacerdotal. Sob esse ponto de vista, certas passagens do Exercice de piété e do Mémorial de la vie ecclésiastique, para falar apenas desses dois opúsculos, são verdadeiras obras-primas.
Embora a linguagem do P. Eudes esteja um pouco envelhecida, sua dicção geralmente simples e natural torna a leitura de seus livros mais fácil do que a da maioria dos escritores da primeira metade do século XVII. Eis, por ordem de publicação, a lista das obras do Bem-aventurado que possuímos:
1° Exercice de piété, contendo em resumo as coisas principais necessárias para viver cristãmente, Caen, 1636. É um pequeno livro in-32, destinado ao comum dos fiéis. Beuvelet o recomendava aos padres. Foi frequentemente reeditado, e ainda hoje as religiosas de Notre-Dame de Charité fazem dele o manual de suas penitentes.
2° La vie et le royaume de Jésus dans les âmes chrétiennes, in-12, Caen, 1637. Esta obra é uma das melhores que saíram da pena do P. Eudes. É um comentário prático da palavra de são Paulo aos Gálatas, II, 20: Vivo autem, jam non ego, vivit vero in me Christus. De uma ponta a outra da obra, o Bem-aventurado visa vulgarizar esta ideia de que a vida cristã não é senão a vida de Jesus em nós, e se esforça por mostrar como se pode reduzi-la à prática no detalhe da vida, fazendo suas ações « em Jesus e para Jesus ». Se se quer conhecer a espiritualidade do P. Eudes, é sobretudo este livro que é preciso estudar.
Por isso o Bem-aventurado queria que fosse posto nas mãos dos noviços de sua congregação, e que se lhes recomendasse muito a leitura e a prática. É o livro de formação deles. É preciso confessar aliás que seria difícil encontrar um livro melhor para se iniciar na vida interior. Em vida do P. Eudes, o Royaume de Jésus foi frequentemente reeditado, e ainda hoje se reimprime. Os editores das Œuvres complètes assinalam cerca de vinte edições.
3° La vie du chrétien, ou le catéchisme de la mission, in-16, Caen, 1642. O Bem-aventurado fazia dar o catecismo todos os dias em suas missões, e foi com o objetivo de colocar nas mãos das crianças um manual fácil de aprender e de reter que compôs seu catecismo. É uma das primeiras obras deste gênero que apareceram na França, e é contado entre as mais piedosas e mais práticas. O Catéchisme de la mission teve ao menos 17 edições.
4° Avertissements aux confesseurs missionnaires, avec la manière de bien examiner les pénitents et de les aider à faire une bonne confession, in-32, Caen, 1644; 4ª edição, 1660. O P. Eudes compôs esta obra para servir de guia aos padres que o acompanhavam em suas missões e estabelecer entre eles a uniformidade de conduta no tribunal da penitência.
O autor se inspirou ao mesmo tempo nos Avertissements aux confesseurs de são Francisco de Sales e nas Instructions de são Carlos Borromeu. À caridade e à doçura de um, pede que se una a firmeza do outro, sabendo, quando necessário, diferir a absolvição. Em sua brevidade, este pequeno livro é um tratado completo sobre a administração do sacramento da penitência nas missões. Disposições dos confessores, regras a seguir para acolher, encorajar, examinar, interrogar, absolver ou remeter para mais tarde os penitentes, remédios próprios para assegurar sua perseverança, satisfações a lhes impor, nada foi esquecido. Não faltam sequer os casos reservados ao sumo pontífice e os impedimentos que invalidam o matrimônio, que nele são suficientemente expostos. É verdadeiramente difícil reunir, sob um volume tão pequeno, tantos sábios conselhos e preciosos ensinamentos.
5° La dévotion au Cœur de la Bienheureuse Vierge, et au T. S. Nom de Marie, in-16, Autun, 1648; Caen, 1650, 1663. A primeira edição deste livro continha apenas os dois ofícios do Coração da Virgem e do Nome de Maria com as missas correspondentes. Nas edições seguintes, o P. Eudes lhe acrescentou um excelente discurso sobre a devoção ao Coração de Maria, do qual faz a história e do qual indica com muita precisão o objeto e a prática. Por pequeno que seja, este livro é ainda um dos melhores que se escreveram sobre este assunto. O Bem-aventurado publicou um resumo dele em 1666, sob este título: La dévotion au très saint Cœur de la très sainte Mère de Dieu, précieuse Vierge Marie, in-16.
6° Offices dressés en l'honneur de Notre-Seigneur Jésus-Christ, de la très sainte Vierge, de saint Joseph, de saint Gabriel et de tous les saints prêtres et lévites, etc., in-12, Caen, 1652, 1668, 1672. Somente a última edição contém, em sua integridade e sob sua forma definitiva, os ofícios do Bem-aventurado em honra do santo Coração de Maria, do divino Coração de Jesus, do Sacerdócio de Nosso Senhor e dos santos padres e levitas. Encontram-se além disso cerca de quinze ofícios compostos no todo ou em parte pelo P. Eudes, os do Nome de Jesus, do santo Nome de Maria, da santa Infância de Nosso Senhor e da santíssima Virgem, das Alegrias de Maria, de Nossa Senhora da Piedade, de Nossa Senhora da Vitória, etc. O Bem-aventurado publicou, em formato diferente, as missas correspondentes a estes ofícios.
Estes ofícios e estas missas são notáveis por sua requintada piedade. O ofício do santo Coração de Maria é, segundo o Sr. Boudon, « um dos mais devotos que temos, e parece que a santa Virgem lhe inspirou a doçura. » Em um estudo sobre a Mère de Saumaise, o P. de Curley, jesuíta, fez um belo elogio da missa do Bem-aventurado em honra do Sagrado Coração de Jesus, cuja composição por erro atribuía à Mère Joly. « Se tivéssemos, diz ele, um nome para lhe dar, nós a chamaríamos Missa de fogo. É o eterno amor resplandecendo em notas suplicantes e enternecidas. » Aprovados primeiro por grande número de bispos, as missas e ofícios do P. Eudes em honra dos Sagrados Corações também receberam a aprovação de Pio IX em 1861. Ainda estão em uso nos institutos fundados pelo Bem-aventurado e em algumas outras sociedades religiosas. Os elogios dados a estes ofícios convêm a todos os que compôs o P. Eudes, e especialmente a seu ofício do Sacerdócio, consagrado inteiramente a cantar, com os acentos da admiração e do entusiasmo, as grandezas, as virtudes e as glórias do sacerdócio católico.
7° Le contrat de l'homme avec Dieu par le saint baptême, in-32, Caen, 1654. Frequentemente reeditado em vida do P. Eudes, esta obra foi reimpressa no século XVIII pelo Sr. Daon, superior do seminário de Caen, o que lhe valeu nessa época um renovado sucesso. Assinalaram-se cerca de cinquenta edições, mas é provável que o número tenha sido bem mais considerável. No início do século XIX, os livreiros católicos ainda o reimprimiam, tanto em Paris quanto na província.
Este pequeno livro é digno do sucesso que obteve. O P. Eudes, com efeito, soube condensar nele com sua precisão e sua piedade habituais os ensinamentos da Escritura e da tradição sobre o sacramento do batismo, sobre as vantagens que ele proporciona ao cristão, as obrigações que impõe e as cerimônias que acompanham sua administração. « Tive tempo de saborear a celeste doutrina contida neste livro, escrevia, em 1660, o P. Inácio de Jesus-Maria, carmelita descalço. Li-o duas vezes inteiro, de joelhos, em espírito de oração, e confesso-vos sinceramente que é o livro mais repleto da unção do Espírito Santo de todos os do nosso século... O terceiro capítulo me parece todo resplandecente de fogos e chamas que penetram o íntimo do coração » para animá-lo a amar a Deus com todas as nossas forças.
8° La manière de bien servir la messe, Caen, 1660. Este pequeno livro, que também é de piedade notável, foi mais tarde reunido ao Catéchisme de la mission.
9° Méditations sur l'humilité, et entretiens intérieurs de l'âme avec son Dieu, Caen, 1663. Impressas primeiro à parte, as Méditations e os Entretiens foram depois acrescentados ao Royaume de Jésus, do qual formaram a VIIIª parte. As Méditations são a explicação da profissão de humildade, em uso na congregação de Jesus e Maria e em várias outras comunidades. São muito sólidas e muito práticas. Os Entretiens, que no fundo são apenas meditações, versam sobre a criação e o fim do homem, e sobre a graça do batismo. São, como as Méditations, muito sólidos e muito piedosos. Dificilmente se pode encontrar melhores meditações de retiro.
10° Le bon confesseur, in-18, Paris, 1666. Os Avertissements aux confesseurs eram apenas um ensaio. Quando o Bem-aventurado quis completá-los acrescentando-lhes os frutos de uma longa experiência, percebeu que não havia outro meio senão reelaborar inteiramente seu primeiro trabalho e fazer dele um livro novo que chamou o Bon confesseur. Esta obra é uma das que mais honraram o P. Eudes. Reeditada uma dezena de vezes em vida, foi depois reimpressa muitas vezes. Diz-se mesmo que foi traduzida em várias línguas. É, com efeito, um livro excelente, repleto de unção, e mantendo um justo meio entre os dois excessos que se encontravam então na administração do sacramento da penitência, a indulgência excessiva e o rigor exagerado. Em um dos primeiros capítulos, o autor trata longamente do zelo, e as páginas que lhe consagra podem figurar com honra ao lado das mais belas que já se escreveram sobre esta questão.
11° Manuel de prières pour une communauté d'ecclésiastiques, in-16, Caen, 1668. É o manual em uso na congregação de Jesus e Maria. Contém grande número de orações, de litanias e de exercícios que são, em sua maior parte, obra do P. Eudes, e nos quais se reencontram seus pensamentos elevados, sua viril energia e sua admirável piedade.
12° Règle de saint Augustin et Constitutions pour les religieuses de Notre-Dame de Charité, in-32, Caen, 1670. Falamos mais acima destas Constitutions, e dissemos que, embora sejam tomadas em parte da Visitação, formam contudo uma obra original em que se reconhece em cada página a marca do Bem-aventurado. A primeira constituição, que é a base de todo o edifício, não é senão o resumo do que o autor havia escrito sobre o zelo no Bon confesseur.
13° L'enfance admirable de la très sainte Mère de Dieu, in-12, Paris, 1676, reeditado em 1834, em Clermont- Ferrand, por Thibaud-Landriot, na Bibliothèque du séminariste. Este livro foi sugerido ao P. Eudes pelo desejo que tinha de fazer render à infância de Maria honras análogas às que, em seu tempo, todo o mundo rendia à infância do divino Jesus. O piedoso autor trata dos mistérios, das excelências, das virtudes da infância admirável da santa Virgem e dos meios de honrá-la. Estende-se longamente sobre a imaculada conceição e sobre o santo nome de Maria. Por ocasião das excelências da infância da santíssima Virgem, encontra meio de dar uma multidão de ensinamentos sobre a vida cristã, que fazem de L'Enfance admirable um livro prático. No fim, encontram-se belíssimas meditações sobre as virtudes de Maria.
14° Le Cœur admirable de la Mère de Dieu, in-4°, Caen, 1681; 2ª edição, 2 in-8°, Paris, 1814. É a principal obra do P. Eudes, aquela em que trabalhou por mais tempo e com mais deleite. Vimos que o Bem-aventurado só a concluiu algumas semanas antes de sua morte, e que considerou uma grande graça ter podido pôr-lhe a última mão. É uma obra considerável, dividida em doze livros. A teoria, a história e a prática da devoção ao Coração de Maria são longamente expostas nos onze primeiros livros. O XII versa sobre a devoção ao Coração de Jesus. O P. Eudes não fala dela de modo completo, como faz da devoção ao Coração de Maria, que é o objeto do Cœur admirable. Todavia, trata dela de modo bastante amplo para merecer ser considerado o primeiro teólogo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus tanto quanto da devoção ao santo Coração de Maria. A teoria da devoção aos Sagrados Corações, tal como está exposta no Cœur admirable, não difere daquela que os teólogos elaboraram depois. É baseada nos ensinamentos da Escritura e da teologia, e até agora, longe de encontrar algo a criticar nela, os que a estudaram admiraram-lhe a exatidão e a grandeza.
É verdadeiramente surpreendente que, à primeira tentativa, o Bem-aventurado tenha podido tratar com tanta segurança de mão uma questão que, até então, não havia sido estudada. A única coisa que, do ponto de vista doutrinal, distingue o P. Eudes dos teólogos que o seguiram, é que, na contemplação dos Sagrados Corações, ele se elevou a pontos de vista cuja grandeza e beleza não se pode negar, mas que não parecem ter impressionado no mesmo grau os escritores vindos depois dele. No Cœur admirable, o Bem-aventurado dá provas de uma erudição imensa, e além disso seu livro, que é um livro de piedade tanto quanto de doutrina, está todo impregnado do amor mais vivo para com os Sagrados Corações e do zelo mais ardente pela salvação das almas. O plano é grandioso, o estilo claro, por vezes veemente, muitas vezes figurado. Encontram-se, contudo, no corpo da obra, algumas prolixidades e certas repetições que tornam a leitura um pouco fatigante. No fim do livro XI, o autor colocou duas séries de meditações para a festa e a oitava do santo Coração de Maria; colocou outras duas no fim do XII para a festa e a oitava do Sagrado Coração de Jesus. São de uma elevação, de uma precisão e de uma nitidez admiráveis. Não cremos que a devoção aos Sagrados Corações jamais tenha inspirado outras mais belas.
15° Le mémorial de la vie ecclésiastique, in-12, Lisieux, 1681. Esta obra, que recorda por seu título o Mémorial de la vie chrétienne do P. de Grenade, contém, além de um resumo dos deveres dos padres, considerações sobre a dignidade do sacerdócio, práticas para bem fazer as ações ordinárias e para bem cumprir as funções sacerdotais, e enfim meditações sobre as sagradas ordens e sobre os deveres dos padres. É evidentemente um resumo das instruções que o Bem-aventurado dava aos ordinandos em seus seminários, e aos padres durante suas missões.
16° Le prédicateur apostolique, in-16, Caen, 1685. Neste livro, o P. Eudes trata da natureza da pregação, das disposições requeridas para pregar utilmente, da maneira de tratar os diversos assuntos e as diversas partes de um mesmo assunto, da conduta no púlpito, da dicção, do gesto, em uma palavra de tudo o que diz respeito à pregação. A obra é muito prática. Encontram-se nela as concepções familiares a são Francisco de Sales, ao cardeal de Bérulle, a são Vicente de Paulo e a todos os padres eminentes que, antes de Bossuet, trabalharam para devolver à pregação, estragada pela erudição e pelo mau gosto, o caráter apostólico que faz sua força. O Prédicateur apostolique é o primeiro tratado de pregação escrito em francês, e ainda agora, depois de tantas obras que apareceram sobre esta matéria, há proveito em recorrer a ele.
17° Règles et constitutions de la congrégation de Jésus et Marie. Compostas pouco a pouco pelo Bem-aventurado, as Règles et constitutions só foram impressas no decorrer do século XIX. As Règles compõem-se de textos da sagrada Escritura, agrupados logicamente, e dispostos de maneira a formar uma teoria sumária da vida cristã e sacerdotal. As Constitutions, que são como que o comentário prático delas, contêm, em todos os seus detalhes, a legislação que rege a congregação de Jesus e Maria. Indicamos mais acima o caráter delas, não há razão para voltar a isso.
18° Lettres et opuscules. As religiosas de Notre-Dame de Charité de Caen, e os biógrafos do Bem-aventurado, conservaram-nos 241 de suas cartas. Umas tratam de negócios, outras de piedade e de direção. Estas são muito interessantes. Nelas se reencontram, sob uma forma simples e familiar, quase todas as ideias do P. Eudes sobre a vida espiritual. Às cartas do Bem-aventurado, juntam-se habitualmente alguns opúsculos que nos foram conservados por seus historiadores: seu Mémorial des bienfaits de Dieu, seu Vœu d'endurer le martyre, seu Contrat d'alliance avec la très sainte Vierge, seu Mémoire à la reine Anne d'Autriche sur les besoins du peuple, seu Testament, etc. Estes opúsculos são de uma piedade admirável e, a menos que se tenham lido, não se conhece tudo o que havia de delicadeza e de generosidade no coração do P. Eudes. Œuvres complètes du V. Jean Eudes, 12 in-8°, Paris, 1905; de Montigny, Vie du P. Jean Eudes, in-12, Paris, 1827; Hérambourg, Le R. P. Jean Eudes, ses vertus, in-8°, Paris, 1869; de Montzey, Le P. Eudes, in-12, Paris, 1869; Martine, Vie du P. Eudes, 2 in-8°, Caen, 1880; Boulay, Vie du vén. Jean Eudes, 1 in-8°, Paris, 1905; H. Joly, Le vén. P. Eudes, in-12, Paris, 1907; Le Doré, Le P. Eudes, premier apôtre des SS. Cœurs de Jésus et de Marie, Paris, 1870; Les Sacrés Cœurs et le V. Jean Eudes, 2 in-8°, Paris, 1891; La dévotion au Sacré Cœur et le vén. Jean Eudes, réponse aux Études religieuses des Pères de la C. de Jésus, Paris, 1892; Ory, Les origines de Notre-Dame de la Charité, in-12, Abbeville, 1891; Adam, Marie des Vallées, in-8°, Paris, 1894; Baruteil, La genèse du culte du Sacré Cœur de Jésus, in-12, Paris, 1904; Granger, Les archives de la dévotion au Sacré Cœur de Jésus et au saint Cœur de Marie, Ligugé, 1893, t. II
Autor original: C. Lebrun
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor