ELEIÇÃO, ATO DIVINO. — I. Noção geral. II. A eleição divina na Sagrada Escritura. III. A eleição divina e a teologia da predestinação. IV. Distinção entre a eleição e a predestinação. A. NOÇÃO GERAL. — Eleger convém tanto à vontade divina quanto à vontade humana; mas, como em Deus tudo é necessário, a livre escolha da vontade divina só pode recair sobre as criaturas e sobre o que se relaciona com as criaturas; o próprio ato da eleição é um ato eterno; só a execução da escolha querida por Deus está na ordem temporal, como os filósofos o explicam a propósito da noção de liberdade em Deus. Existe, quanto ao seu objeto, uma tríplice diferença entre a eleição divina e a eleição humana.
1° Nossa vontade, quando ama, não causa o bem, mas o supõe. O termo de sua escolha é, portanto, sempre um ser existente. A vontade divina não supõe o bem já existente fora dela mesma; o bem que ela quer, ela o realiza porque o quer. A eleição divina pode, portanto, recair sobre seres inexistentes, cuja existência será a consequência dessa escolha.
2° A escolha de Deus não pode depender de nada que seja pressuposto fora dele; ela depende apenas de sua vontade soberana, que decide dar a alguns um bem que não dará a todos; já a razão da escolha da vontade humana é sempre o bem pressuposto e distinto dela mesma, para o qual ela tende.
3° Porque nossa vontade pressupõe o bem, é a escolha desse bem que nos leva a amá-lo: a eleição precede a dileção. Em Deus, é o contrário: Deus ama alguém, e esse amor causa nesse ser o bem que Deus lhe quer: é a dileção. Porque Deus ama esta criatura de preferência a outras, ele a escolhe: a eleição segue a dileção. Cf. S. Tomás, Sum. theol., Ia, q. XXIII, a. 4. Esta noção geral é importante reter, porque esclarece o problema da gratuidade da predestinação.
II. A ELEIÇÃO DIVINA NA SAGRADA ESCRITURA. — A escolha de Deus não se refere necessariamente à predestinação para a felicidade do céu. A Sagrada Escritura apresenta múltiplos sentidos dos termos «eleição» e «eleitos de Deus». Ver art. Elus do Dictionnaire de la Bible de M. Vigouroux. No Antigo Testamento, os eleitos de Deus são principalmente o povo de Israel, escolhido entre todos os povos, e constituindo uma sociedade privilegiada de Deus; ou mais expressamente ainda, aqueles dentre os israelitas que são fiéis à sua vocação e perseveram na justiça, em meio às provações. Primeira acepção, mais geral. Ps. cv (cv), 6, 43; cvii (cvi), 5. Segunda acepção, mais particular. Is., lxv, 9, 15, 22; Tob., xiii, 10; Sap., iii, 9; iv, 15; Eccli., xxiv, 4, 13; xlvi, 2.
No Novo Testamento, a Igreja, fundada por Nosso Senhor, substitui o povo eleito de Deus. Aqueles sobre os quais tiver recaído a escolha de Deus serão, portanto, os que fazem parte da nova sociedade. I Pet., i, 1, 9; Apoc., xvii, 14; Luc., xv, 7; Matth., xxiv, 22, 24, 31; Marc., xiii, 20, 22, 27. Em são Paulo, o termo eleito é sinônimo de chamado, com uma ideia de seleção ou de preferência, mas sem indicar (salvo talvez I Tim., v, 21) precisamente os eleitos do céu. Cf. Rom., viii, 33; II Thess., ii, 13. Às vezes quer dizer simplesmente excelente, precioso. Cf. Rom., xvi, 13. O sentido é duvidoso em outro lugar. Col., iii, 12. O termo eleição () é sempre sinônimo de vocação com uma ideia de preferência e de escolha, Rom., ix, 11; xi, 5, 7, 28; I Thess., i, 4; é também o sentido de II Pet., i, 10. Somente o vas electionis dos Atos, ix, 15, apresenta uma ideia de excelência mais do que de escolha. O P. Prat estudou de perto essas diferentes nuances de significado em sua Théologie de saint Paul, Paris, 1908, t. I, p. 344 sq.
Um texto do Novo Testamento, que se encontra repetido na sequência de duas parábolas diferentes: Multi vocati, pauci vero electi, Matth., xx, 16; xxii, 14, foi mais especialmente referido por muitos exegetas aos «eleitos do céu». Encontrar-se-á a discussão do texto no artigo ELEITOS (Número dos). Esta questão nos conduz logicamente ao conceito teológico da eleição divina em relação à predestinação.
III. A ELEIÇÃO DIVINA E A TEOLOGIA DA PREDESTINAÇÃO. — Que os predestinados ao céu sejam objeto de uma verdadeira eleição da parte de Deus é uma verdade de fé que não se pode negar sem cair em um erro pior que o pelagianismo. Já a condenação do pelagianismo deixa logicamente supor que é à livre escolha de Deus que aqueles que serão salvos o devem. Cf. Tixeront, Histoire des dogmes, t. I, p. 498. A doutrina relativa à predestinação e à eleição divina, já exposta por santo Agostinho contra os pelagianos, e suposta pelo II concílio de Orange, realizado em 529 contra os semipelagianos, cf. Denzinger-Bannwart, n. 196, 200, só será diretamente ensinada pelos concílios no século IX, no momento da grande controvérsia predestinaciana. O concílio de Quierzy, em 849, o de Valence, em 855, tratam ex professo dessas questões difíceis. Cf. Denzinger-Bannwart, n. 316 sq., 320 sq.; Turmel, Histoire de la théologie positive depuis l'origine jusqu'au concile de Trente, p. 275 sq., 401 sq.
Os teólogos, para provar a existência da eleição divina em relação aos predestinados, apoiam-se no texto de Matth., xxiv, 31, 24; Marc., xiii, 20, 27. Embora a expressão electi nesses textos não designe expressamente os eleitos do céu, pode-se contudo deduzir esse sentido muito verossimilmente. Cf. Billot, De Deo uno, thes. xxxii, § 1. Mas a necessidade de uma escolha de Deus em relação àqueles que ele destina à salvação impõe-se logicamente por causa da doutrina da gratuidade da predestinação. Ver este verbete. Se, com efeito, só vão ao céu aqueles que são predestinados sem nenhum mérito de sua parte, é necessário, de toda necessidade, que sejam objeto de uma escolha da livre vontade de Deus, que os elege de preferência aos outros. Daí, a definição teológica da eleição: o decreto pelo qual Deus pretende dar a glória a àqueles que predestina, e a graça e os méritos necessários para obter essa glória. Gonet, Clypeus theologiae thomisticae, tr. IV, disp. VI, a. 2, Paris, 1669, t. II, p. 7. Basta indicar aqui brevemente estas noções que se encontrarão explicadas com mais amplitude no artigo PREDESTINAÇÃO.
IV. DISTINÇÃO ENTRE A ELEIÇÃO E A PREDESTINAÇÃO. — Convém, todavia, desde já, distinguir a eleição da predestinação. Muitas vezes os Padres empregam indiferentemente os termos eleição e predestinação; mas a teologia tomista, explicando segundo nosso modo de conceber os atos divinos, coloca a eleição antes da predestinação: esta é um ato de inteligência; aquela, um ato de vontade. Santo Tomás, Sum. theol., Ia, q. xxiii, a. 4, dá a razão dessa distinção. A predestinação é uma parte da providência; ora, a providência é «uma razão existente na inteligência divina, e que determina a ordem dos seres para o seu fim». Mas é impossível que a ordem de uma coisa para sua fim seja determinada se a vontade do fim não preexistir. Por conseguinte, a predestinação de certas criaturas à salvação eterna pressupõe, segundo a ordem racional, que Deus queira a salvação dessas criaturas. Ora, é nesta vontade que consistem a dileção e a eleição; a dileção, no sentido de que Deus quer a essas criaturas o bem que é a salvação: amar, com efeito, não é outra coisa senão querer bem a alguém; a eleição, no sentido de que ele lhes quer esse bem, de preferência a outras, já que as outras que não são eleitas serão reprovadas.
Os predestinados o são, portanto, porque antes amados e eleitos. Ver col. 2254, DICT. DE THEOL. CATHOL. Encontrar-se-á no artigo PREDESTINAÇÃO a exposição completa da teoria de santo Tomás, que, distinguindo nitidamente a eleição da predestinação, responde vitoriosamente a todas as dificuldades que se opõem à doutrina católica da reprovação. Ver este verbete. Outros teólogos confundem a eleição e a predestinação. Nomine predestinationis, decretum voluntatis divinae dandi gratiam et gloriam, semper intelligimus, sive illa vox etiam ad intellectum adaptari possit, sive non. Suarez, De predestinatione, l. I, c. xvi. Fazem da predestinação um ato da vontade divina. Daí, dificuldades muito grandes quando se trata de conciliar a reprovação dos pecadores com a vontade salvífica e a bondade de Deus. Ao nome de Suarez pode-se acrescentar os de quase todos os teólogos da Companhia de Jesus, exceto Belarmino, Granado, Ruiz e alguns outros. É substancialmente a antiga opinião de Escoto e de são Boaventura, In IV Sent., l. I, dist. XL, a. 2; q. 1.
É esta concepção da predestinação e da eleição divina que dá origem logicamente às teorias da predestinação ad gloriam post previsa merita, e da reprovação antecedente. Serão estudadas nos artigos correspondentes a cada um desses termos. S. Tomás, Sum. theol., Ia, q. xxiii; In IV Sent., l. I, dist. XLI; De veritate, q. vi; Gonet, Clypeus theologiae thomisticae, tr. V; Billuart, De Deo, diss. IX; Suarez, De predestinatione, l. I; Belarmino, De gratia et libero arbitrio. Sobre os termos eleitos e eleição na Sagrada Escritura, art. Elus, do Dictionnaire de la Bible de M. Vigouroux; Prat, La théologie de saint Paul, Paris, 1908, t. I, p. 332-336
Autor original: A. Michel
A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor