EBIONITAS

EBIONITAS

EBIONITAS. — I. Origens do erro ebionita. II. Os ebionitas fariseus. III. Os ebionitas essênios. I. ORIGENS DO ERRO EBIONITA. — 1° Na época apostólica. — Já no tempo dos próprios apóstolos, na Palestina e particularmente em Jerusalém, entre os judeus convertidos, uns nada mudaram em seus hábitos religiosos anteriores; permaneceram fiéis às observâncias legais, ao mesmo tempo que cumpriam os deveres de sua fé nova; outros consentiam bem em se tornar cristãos sem deixar de ser judeus, mas considerando como necessidade de salvação a prática integral da lei mosaica, que deveria impor-se até mesmo aos convertidos da gentilidade. Sua pretensão era abusiva e foi energicamente combatida por são Paulo; foi mesmo julgada inaceitável na reunião de Jerusalém. Diziam aos gentios convertidos de Antioquia: «Se não sois circuncidados segundo a lei de Moisés, não podeis ser salvos.» Act., xv, 1. Repetiram em Jerusalém «que era preciso circuncidar os gentios e ordenar-lhes que observassem a lei de Moisés.» Act., xv, 5. E Tiago, amigo, no entanto, das práticas judaicas, de replicar: «Sou de parecer que não se deve inquietar aqueles dentre os gentios que se convertem a Deus.» Act., xv, 19. E a assembleia dos apóstolos, dos anciãos e dos irmãos de decidir: «Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum fardo além do que é indispensável, a saber, que vos abstenhais das carnes oferecidas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da impureza.

Guardando-vos dessas coisas, fareis bem.» Act., xv, 28 sq. Nem uma palavra sobre a circuncisão nesse decreto oficial dirigido pela Igreja-mãe aos cristãos de Antioquia. Era a condenação das pretensões exageradas dos judaizantes em relação aos gentios. Quanto aos judeo-cristãos, permaneciam livres para praticar eles mesmos as observâncias legais. Assim, enquanto uns, alinhando-se dócilmente à opinião dos chefes da Igreja, imitaram são Tiago, o «justo» por excelência, «uma coluna da Igreja», que aliava a prática das observâncias legais à fé ortodoxa, os zelotes, sem nada retirar da obrigação de obedecer à lei de Moisés, que estimavam absolutamente indispensável para a salvação, não esperaram senão uma ocasião favorável para fazer prevalecer suas ideias. Talvez não percebessem que isso equivalia a colocar no mesmo plano o Evangelho e a Lei, Jesus Cristo e Moisés, e a dar a entender, por conseguinte, que Cristo não era superior a Moisés, o que explicava a negação de sua divindade e a ruína do cristianismo que se vangloriavam de professar.

Era, em todo caso, fechar a porta aos gentios, que de modo algum pretendiam fazer-se judeus para se tornarem cristãos. Enquanto viveu são Tiago, não houve mais distúrbios. Mas, à sua morte, em 63, os judaizantes exagerados voltaram à cena, propondo um dos seus, Tebutis, para substituir o bispo; mas foi um parente de Jesus, Simeão, filho de Cléofas, que foi eleito. «Até então, observa o judeo-cristão Hegesipo, em Eusébio, H. E., IV, 22, P. G., t. XX, col. 380, a Igreja (de Jerusalém) era virgem; Tebutis, decepcionado em sua esperança, pôs-se a corrompê-la.» Como? Tornando-se, acrescenta Hegesipo, que no entanto não nomeia os ebionitas, o chefe de uma das sete seitas judaicas contra Deus, seu Cristo e a unidade da Igreja. 2° No fim do século I. — É de crer, no entanto, que a oposição não se organizou em seita de imediato; mas foi uma ocasião para que se acentuasse ainda mais a diferença que separava os judaizantes dos judeo-cristãos. Certo é que, pouco depois, quando estourou a insurreição judaica contra Géssio Floro, que iria provocar uma sangrenta repressão, o cerco e a ruína de Jerusalém por Tito, em 70, todos os cristãos tiveram o cuidado, segundo a profecia, de abandonar a cidade santa e de se refugiar, além do Jordão, em Pela da Pereia, na Decápole, sob o cetro de Herodes Agripa II, amigo dos romanos.

Eusébio, H. E., III, 5, P. G., t. XX, col. 221. A destruição da cidade e do santuário tinha sua eloquência para quem soubesse compreender. Os judeo-cristãos do partido de são Tiago e de Simeão viram bem que a Lei havia cumprido seu tempo e que o Evangelho devia reinar sozinho; se ainda conservaram seus velhos hábitos, mostraram-se mais dispostos a viver em paz com os pagano-cristãos; não foi esse o parecer dos ferrenhos judaizantes. Estes, doravante em contato com os essênios e os gnósticos, iriam enxertar outros erros sobre seu próprio erro, o que devia conduzi-los inevitavelmente ao cisma há muito latente e a uma heresia claramente caracterizada. «Hereges», diz Hegesipo, em Eusébio, H. E., III, 32, P. G., t. XX, col. 281, denunciaram e fizeram matar o bispo Simeão, com 120 anos de idade, sob o legado consular Ático, por volta de 110. Tinham ainda Tebutis ou algum outro pretendente para substituir o bispo mártir? Talvez; mas foi outro judeo-cristão do partido de Simeão que foi ainda eleito; e, a crer em Eusébio, houve 13 bispos judeo-cristãos que se sucederam até 132, na época da revolta de Barcoquebas. H. E., IV, 5, col. 309. É muito para 22 anos, observa Mons.

Duchesne, Les origines chrétiennes (lith.), Paris, 1886, p. 126, a menos que haja erro quanto à duração, ou antes que se trate de bispos simultâneos de diferentes Igrejas judeo-cristãs, colônias da emigração de Pela, todas podendo pretender ao título de Igreja de Jerusalém. Seja como for, quando o grupo cristão se reconstituiu em Aelia Capitolina, a colônia romana que Adriano fundara, em 119, no local da cidade santa, com proibição aos judeus de aí porem os pés, era composto, em grande maioria, de helenocristãos e teve como primeiro bispo não circuncidado, Marcos. Eusébio, H. E., IV, 6, col. 316. Que eram então os judeo-cristãos emigrados? Uns, os mais sinceramente convertidos à fé evangélica, mantiveram-se, mas sem vigor, como um ramo quase destacado do tronco; até o século IV, época em que santo Epifânio e são Jerônimo encontraram seus descendentes na pessoa dos nazarenos, ver NAZARENOS; os outros, mais intransigentes do que nunca, formaram uma dupla seita, a dos ebionitas fariseus ou ebionitas propriamente ditos, e a dos ebionitas essênios. II. EBIONITAS PROPRIAMENTE DITOS. — 1° O nome. — Ebionitas vem de uma palavra hebraica que significa os pobres.

E, primitivamente, essa palavra servia para designar os primeiros judeus convertidos que, aplicando a si mesmos o conselho dado por Nosso Senhor aos apóstolos de não terem nem ouro, nem prata, nem moeda, Matth., x, 9, puseram-se a vender seus bens e a entregar o preço aos apóstolos, praticando assim voluntariamente um desapego e uma pobreza que não eram sem mérito. Em seguida, designou mais particularmente os judeo-cristãos que, depois de terem naufragado na fé, caíram no cisma. Tiveram por chefe um personagem de nome Ébion ou Hébion, como dizem, repetindo-se uns aos outros, Tertuliano, De praescript., 33, P. L., t. II, col. 46, o pseudo-Tertuliano, De praescript., 48, col. 67, o autor dos Philosophoumena, VII, 35, édit. Cruice, Paris, 1860, p. 390, e, muito tempo depois, santo Epifânio, Haer., XXX, 17, P. G., t. XLI, col. 433, e Teodoreto, Haer. fab., II, 1, P. G., t. LXXXIII, col. 388? Não é de crer; pois dois judeo-cristãos, originários da Palestina e contemporâneos da época em que se acentuou o ebionismo, portanto bem capazes de conhecer os personagens suspeitos e fautores de heresia em seu país, não falam de Ébion, ao passo que nomeiam outros sectários. Conhecem, no entanto, o erro dos ebionitas.

É bem desse erro que Trifão se faz eco, quando pergunta a são Justino se «os que quisessem ainda observar a lei de Moisés e as observâncias legais, ao mesmo tempo que cressem em Jesus Cristo crucificado e o reconhecessem como o Cristo de Deus que deve julgar todos os homens, seriam salvos». Sim, certamente, respondeu são Justino, «contanto que não sustentem, como o próprio Trifão o havia feito no início do diálogo, que sem a prática dessa lei e dessas observâncias não se pode ser salvo». Dial. cum Tryphone, 47, P. G., t. VI, col. 584. E é também a esse mesmo erro que alude Hegesipo quando qualifica seus partidários de hereges. Mas nem são Justino nem Hegesipo lhes dão esse nome de ebionitas. Seria que, na segunda metade do século II, esse termo ainda não era corrente? Era conhecido, em todo caso, já no começo do III, como o atesta o autor dos Philosophoumena, e já santo Ireneu dele se servira. Cont. haer., I, 26, P. G., t. VII, col. 686-687. É doravante sob esse nome que se designaram os judeo-cristãos hereges de que se vai tratar.

É verdade que, em vez de ver aí, por alusão à prática da pobreza, o traço característico de seus costumes, explicou-se o sentido etimológico da palavra, seja pela pobreza da lei, da qual pretendiam fazer uma necessidade de salvação, seja pela pobreza de seu espírito e da opinião bastante medíocre que tinham de Jesus Cristo. Pseudo-Inácio, Ad Philad., 6, Funk, Opera Patrum apost., Tubinga, 1881, t. II, p. 134; Orígenes, De princ., IV, 1, 22; Cont. Cels., II, 1, P. G., t. XI, col. 389, 793; Eusébio, H. E., III, 27, col. 273. 2° A doutrina. — 1. Sobre a antiga aliança e a salvação. — Longe de admitir, na economia divina da redenção, a antiga aliança como a sombra, a figura, a preparação ou o prefácio da nova, destinada por conseguinte a desaparecer sem retorno diante do cristianismo, que era seu desfecho normal, seu pleno florescimento, sua realidade perfeita, os ebionitas estimavam, ao contrário, que o Antigo Testamento, com tudo o que indicava de prescrições e observâncias, nada havia perdido de seu valor e continuava a obrigar como outrora, permanecendo sua razão de ser. Aliás, invocavam o exemplo e a autoridade de Jesus.

Não teria ele dito de maneira clara e decisiva: «Não penseis que vim abolir a lei e os profetas; não vim aboli-los, mas cumpri-los»? Matth., v, 17. Não teria acrescentado: «O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima de seu senhor. — Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor...»? Matth., x, 24, 25. Fazendo, pois, o que Jesus havia feito, conduzindo-se como os discípulos de tal mestre, não podiam senão estar no bom caminho. Jesus havia sido justificado por sua fidelidade à lei; ninguém antes dele a havia observado tão bem, e foi porque a havia plenamente observado que se tornara o Cristo de Deus e pudera cumprir sua missão; qualquer outro, em seu lugar, se tivesse agido como ele, teria sido o Cristo; e quanto a eles, observando igualmente toda a lei, contavam bem tornar-se cristos. Philosophoumena, VII, 34, loc. cit., p. 390. E como tinham a pretensão de ser «os imitadores do Cristo», concluíam pela necessidade absoluta, para serem salvos, de observar a lei mosaica, notadamente a circuncisão e as observâncias legais. 2. Sobre Cristo. — Que opinião faziam então da natureza e do papel de Jesus Cristo?

Diferentemente dos judeus obstinados, que se recusaram a ver o Messias na pessoa de Jesus de Nazaré, enganados que estavam em sua espera errônea de um libertador nacional, os ebionitas, que não haviam querido confundir a questão religiosa com uma questão puramente política, não se chocavam absolutamente com a humildade de seu nascimento, de seus sofrimentos e de sua morte na cruz; é verdade que pensavam num segundo advento, este glorioso, mas que não deveria produzir-se senão na época indeterminada do milênio. Repartiam em duas partes a vida de Jesus: a de antes do batismo, e a de depois. Jesus, segundo eles, e pensavam a esse respeito como Cerinto e Carpócrates, era filho de José e de Maria, nascido como todos os homens de um pai e de uma mãe. Nada de sobrenatural em sua concepção. O célebre texto de Isaías, VII, 14: Ecce virgo concipiet, trazia, em sua Bíblia grega, νεᾶνις, em vez de παρθένος, moça, em vez de virgem. S. Ireneu, em Eusébio, H. E., V, 8, P. G., t. XX, col. 452. Alguns, no entanto, não faziam dificuldade em admitir que Jesus nascera de uma virgem, Orígenes, Cont. Cels., V, 61, P. G., t. XI, col. 1277; Eusébio, H. E., III, 27, P. G., t. XX, col. 273; mas disso não se seguia, para eles, que ele fosse Deus; pois se recusavam a crer na preexistência de Cristo, Verbo de Deus e Sabedoria do Pai.

Eusébio, H. E., III, 27, col. 273. Uma grande mudança operou-se em Jesus, por ocasião de seu batismo no Jordão. Segundo são Mateus, quando Jesus se apresentou, João se recusou a atender ao seu pedido; mas, diante de sua insistência, batizou Jesus; «e eis que os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele. E do céu uma voz dizia: “Este é meu Filho amado, em quem pus minhas complacências.”» Matth., III, 16, 17. Segundo o Evangelho aos Hebreus, a cena, sem mudar completamente, se transforma e se precisa: à voz do céu, no texto de são Mateus, acrescenta-se esta passagem do Salmista: «Eu te gerei hoje.» Ps. II, 7. Uma grande claridade iluminou o espaço. João a perguntar: «Quem sois vós, Senhor?» E a voz a repetir o que acabara de dizer; e João a cair logo aos pés de Jesus e a suplicar-lhe que lhe conferisse o batismo; ao que Jesus se recusa. S. Epifânio, Haer., XXX, 13, P. G., t. XLI, col. 429. Nesse dia, o homem que era Jesus foi «marcado com o selo da eleição divina, graças à unção que recebeu, e por ela se tornou o Cristo.» S. Justino, Dial. cum Tryphone, 49, P. G., t. VI, col. 581. Desde esse momento, foi revestido do poder necessário para cumprir a missão de Messias, mas nem por isso deixava de ser um homem, comparável sem dúvida a Moisés e aos profetas, a Salomão ou a Jonas, mas não maior do que eles.

Tertuliano, De carne Christi, 18, P. L., t. II, col. 763. Essa opinião de que Jesus Cristo não era Deus constituía um erro capital para judeus que se pretendiam cristãos, e compreende-se que se tenha podido dizer deles que não foram nem verdadeiramente judeus, nem verdadeiramente cristãos, como lhes censuravam os rabinos e os católicos. 3. Sobre são Paulo. — Os ebionitas professavam contra são Paulo os mesmos sentimentos que os judaizantes da época apostólica, e sabe-se que estes haviam votado ódio mortal ao apóstolo dos gentios.

Com efeito, são Paulo havia proclamado, ao fim do reinado da lei, o advento da liberdade cristã, notadamente a respeito da circuncisão e das observâncias legais; «recomendava aos judeus dispersos entre os gentios que se separassem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidassem seus filhos e que não se conformassem aos costumes;» Act., xxi, 21, mostrava que Cristo é o verdadeiro Filho de Deus e que, na nova economia que substituía a antiga como a realidade substitui a figura e a luz as trevas, «Deus, o pai de Jesus Cristo, nos predestinou a sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo, seu Filho amado;» que é por Jesus Cristo, na efusão de seu sangue, que temos «a redenção, a remissão dos pecados»; que Deus pôs tudo sob os pés de Jesus Cristo e o deu por cabeça à sua Igreja.» Eph., i, 1-23. Tal ensinamento desagradou singularmente aos judaizantes, que seguiram passo a passo são Paulo, organizando contramissões, combatendo sua doutrina, caluniando sua conduta, deturpando seu pensamento e chamando-o apenas de impostor e renegado. Os ebionitas não deixaram perder nada dessas acusações.

Segundo eles, Paulo de Tarso não era de modo algum fariseu, filho de fariseu, mas um simples gentio; se havia se feito judeu, fora para poder desposar a filha do grande sacerdote; mas, decepcionado em sua esperança, havia renegado o judaísmo. S. Epifânio, Hær., xxx, 16, P. G., t. xli, col. 433. Uma vez apóstata, pusera-se a pregar Jesus Cristo, mas sem qualquer caráter oficial e sem mandato, pois não havia sido chamado por Jesus como os outros apóstolos e não havia sido introduzido com eles na Igreja de Jerusalém; estava em oposição a Pedro, Tiago e João, e se proclamava a liberdade em relação à lei, era para «agradar aos homens», Gal., i, 10, e para «recomendar-se a si mesmo», II Cor., i, 4, pois, como o atestava sua violência contra os que o acusavam de «andar segundo a carne», II Cor., i, 2, estava completamente infatuado de si mesmo. Só restava, pois, tê-lo como o inimigo, cuja doutrina era preciso absolutamente repelir e condenar. 4. Sobre a Bíblia. — Os ebionitas fariseus aceitavam e veneravam o Antigo Testamento, sobretudo o Pentateuco; mas, como pouquíssimos entre eles eram capazes de lê-lo e compreendê-lo no texto hebraico, tiveram de recorrer a uma tradução grega; e, em vez de aceitar a dos Setenta, que tinha curso entre os católicos, ou as que fizeram publicar, no século III, os dois prosélitos Áquila e Teodoção, adotaram a que fez um dos seus, Símaco, Eusébio, H. E., vi, 17, P. G., t. xx, col. 560, cujo texto Orígenes recolheu para inseri-lo em suas Tétraplas e suas Hêxaplas.

Eusébio, H. E., vi, 16, ibid., col. 558. Quanto ao Novo Testamento, repeliram, é claro, todas as Epístolas de são Paulo, não porque as considerassem inautênticas, mas porque eram obra do apóstata. Conheceram as de são Pedro, de são Tiago, de são Judas e de são João? Não se sabe. Não tiveram nenhum dos evangelhos canônicos; mas, em compensação, davam grande importância ao Evangelho aos Hebreus, S. Ireneu, Cont. hær., i, 26, P. G., t. vii, col. 687; Eusébio, H. E., iii, 27, P. G., t. xx, col. 273; S. Epifânio, Hær., xxx, 3, P. G., t. xli, col. 409, escrito em siro-caldaico e por isso mais acessível à inteligência de seus partidários. Esse Evangelho καθ' Ἑβραίους não era senão uma adaptação do de são Mateus, mas com supressões e adições características. Foi assim que os dois primeiros capítulos de são Mateus foram suprimidos, pois a genealogia de Cristo, o texto de Isaías sobre a Virgem que devia dar à luz o Emanuel, a concepção sobrenatural de Jesus e a adoração dos magos, que ali se encontravam, arruinavam de antemão a opinião que haviam formado de Jesus Cristo.

Quanto às lacunas e às modificações ou adições feitas ao texto de são Mateus, todas elas eram inspiradas por motivos de ordem doutrinal. S. Epifânio, Hær., xxx, 13, P. G., t. xli, col. 428. III. EBIONITAS ESSÊNIOS. — 1° Influências estrangeiras. — Enquanto os ebionitas fariseus ou ebionitas propriamente ditos tinham se separado da ortodoxia cristã sem deixar penetrar nada de novo em suas concepções primitivas, outros, animados do mesmo espírito, mas mais abertos às influências estrangeiras, em contato que estiveram, seja com essênios, seja com gnósticos, deram ao ebionismo um aspecto diferente. Sem dúvida, conservaram a maior parte das ideias dos ebionitas fariseus, mas admitiram outras novas, que fizeram deles uma seita à parte. É assim que se encontram neles todos os traços característicos dos essênios, tais como no-los dá a conhecer Josefo, De bello judaico, ii, 8, e tais como estão anotados no romance das Clementinas, e em santo Epifânio, sobre a divindade, sobre a importância dada aos anjos, sobre a inutilidade dos sacrifícios e do templo, sobre os usos relativos ao casamento, à alimentação, ao vestuário, aos banhos frequentes, à vida em comum.

Mas encontram-se ainda outros traços tomados de empréstimo à doutrina do livro de Elcasai ou dos elcesaítas, ver ELCESAÍTAS, que recomenda, para obter a remissão dos pecados e a cura de certas doenças, o emprego frequente de banhos tomados sob forma de batismo e de fórmulas ⟦grego ilegível⟧, Philosophoumena, ix, 13, loc. cit., p. 447, etc.; Eusébio, H. E., vi, 38, P. G., t. xx, col. 597-599; S. Epifânio, Hær., xxx, 16, 17, 21, P. G., t. xli, col. 432-441; Teodoreto, Hær. fab., ii, 7, P. G., t. lxxxiii, col. 395. Esses diversos empréstimos, sem modificar muito sua doutrina primitiva, deram-lhe todavia uma coloração nova, mas tiveram maior influência sobre suas práticas. 2° Sua doutrina. — 1. Sobre Deus e o mundo. — Segundo os ebionitas essênios, Deus criou o mundo e nele colocou dois poderes opostos, o do demônio que governa o mundo atual e o do Cristo que deve governar o mundo futuro. Daí uma oposição irredutível que obriga a subtrair-se, pelo ascetismo, à influência funesta e nociva do demônio, e a alinhar-se ao partido de Cristo. S. Epifânio, Hær., xxx, 16, P. G., t. xli, col. 432. 2. Sobre a economia da religião e da salvação. — Não havia, diziam eles, senão uma única economia religiosa da salvação, a do mosaísmo primitivo e original, tal como se encontra nos primeiros livros do Antigo Testamento, sem nenhum dos desenvolvimentos posteriores que se encontram nos livros mais recentes.

Só o Pentateuco oferecia esse mosaísmo; mas, como continha traços manifestamente opostos demais à sua maneira de ver, cuidaram de emendá-lo em conformidade, e de suprimir dele tudo o que pudesse contrariar suas opiniões. Repartiam assim as diversas personagens bíblicas em duas categorias: de um lado, os profetas da verdade, προφῆται τῆς ἀληθείας, Adão, Noé, Abraão, Isaac, Jacó, Aarão, Moisés e Josué; de outro lado, os profetas da inteligência, προφῆται τῆς συνέσεως, Davi, Salomão, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e os demais; veneravam os primeiros, proscreviam, escarneciam os últimos, S. Epifânio, Hær., xxx, 18, P.G., t. xli, col. 436, pois estes não possuíam a verdade.

E se esses ebionitas admitiam e professavam o cristianismo, era porque nele só viam o mosaísmo primitivo, impondo sempre a circuncisão como obrigação estrita para a salvação; mas então, observava com razão santo Epifânio, seria preciso riscar desse número dos salvos Sara, Rebeca, Raquel e as demais santas mulheres da Bíblia, e nele inscrever em contrapartida todos os não-judeus que praticavam a circuncisão. 3. Sobre Cristo. — Os ebionitas essênios estavam longe de concordar sobre a pessoa de Cristo. Para uns, não era senão uma criatura de Deus e não o Filho do Pai, um espírito, mas superior aos anjos, possuindo a faculdade de descer à terra quando lhe aprouvesse e de nela se manifestar como bem entendesse. Foi assim que se encarnara em Adão e havia aparecido aos patriarcas. Para outros, era o próprio Adão vindo nos últimos tempos na pessoa de Jesus. Em que momento preciso? No batismo, criam alguns, tal como os ebionitas propriamente ditos; em seu nascimento, opinavam os que admitiam sua origem milagrosa. Pouco importava, aliás, pois, em qualquer hipótese, ele não era gerado de Deus, nascido de Deus, o próprio Deus, mas simplesmente um anjo superior, uma criatura.

Vindo em Jesus, o Cristo não tinha autoridade maior que Moisés, não era senão o sucessor distante de Moisés, exprimindo-se assim em seu Evangelho: « Eu sou aquele que Moisés profetizou, quando disse: « Um profeta será para vós o Senhor Deus como eles. » Homil. clement., iii, 53, P. G., t. ii, col. 144. E isso lhes bastava para justificar seu apego ao cristianismo como ao mosaísmo. 4. Sobre a Bíblia. — Do Antigo Testamento, não admitiam senão o Pentateuco, mas previamente adaptado à sua maneira de ver; todo o resto, não sendo, segundo eles, senão o mosaísmo sobrecarregado numa época demasiado recente, não merecia senão reprovação. Quanto ao Novo Testamento, estavam no mesmo ponto que os ebionitas fariseus e não aceitavam senão o Evangelho aos Hebreus; rejeitavam todas as Epístolas de são Paulo. Em contrapartida, parecem ter aceitado alguns apócrifos, o Protoevangelho de Tiago e as πράξεις τῶν ἀποστόλων, S. Epifânio, Hær., xxx, 15, P. G., t. xli, col. 429, sem dúvida por causa do nome do apóstolo que traziam. E, segundo santo Epifânio, Hær., xxx, 16, P. G., t. xli, col. 432, possuíam certos Atos dos apóstolos, que eram cheios de impiedade.

Enfim, exploravam o famoso livro de Elcesaí ou Elcasai que um anjo teria trazido do céu no terceiro ano do reinado de Trajano. Quando falavam de Jesus ou dos apóstolos, atribuíam-lhes palavras e atos que não eram de modo algum os dos livros canônicos, mas sim aqueles que traziam seus próprios livros, e que davam a Pedro, Tiago ou Mateus sentimentos essênios. 3° Suas práticas. — Dizendo-se cristãos, conferiam o batismo, mas fazendo-o preceder da circuncisão; além do sábado, observavam o domingo, como os católicos, Eusébio, H. E., iii, 27, P. G., t. xx, col. 273; Teodoreto, Hæret. fab., i, 1, P. G., t. lxxxiii, col. 389; celebravam os mistérios sagrados, mas somente com pão ázimo e água, S. Irineu, Cont. hær., i, 26, 1, 9, P. G., t. vii, col. 687; S. Epifânio, Hær., xxx, 16, P. G., t. xli, col. 432, ver AQUARIANOS, t. i, col. 1274-1275; o vinho era excluído de seu sacrifício como também de suas refeições por motivos de ascetismo; reuniam-se no que chamavam sinagogas e não igrejas; tinham sacerdotes e chefes qualificados de príncipes da sinagoga; praticavam a remissão dos pecados, não pela penitência, mas por batismos sempre renováveis, isto é, por banhos nos quais o pecador devia mergulhar-se todo vestido, invocando as sete testemunhas seguintes: o céu, a água, os espíritos, os anjos da oração, o óleo, o sal, a terra; atribuíam mesmo a esses banhos efeitos terapêuticos extraordinários: todo doente, toda pessoa mordida por um cão raivoso ou uma serpente não tinha senão que recorrer a eles invocando as sete testemunhas citadas e dizendo: « Assisti-me e expulsai meu mal. » S. Epifânio, Hær., xxx, 17, P. G., t. xli, col. 433. Sendo judeus antes de tudo, apegavam-se sobretudo à prática da circuncisão, por causa do uso que dela haviam feito os patriarcas e Jesus Cristo, evitavam toda relação com os não-circuncisos, católicos ou outros, salvo recorrendo a um banho purificador para apagar toda mácula.

Mas, em contato com os essênios e os gnósticos, tinham perdido o sentimento de respeito e veneração pelos sacrifícios do templo e pelo próprio templo, para o qual não se voltavam quando oravam, como faziam os ebionitas fariseus. S. Irineu, Cont. hær., i, 26, P. G., t. vii, col. 687. Persuadidos de que o demônio é o príncipe deste mundo, praticavam o ascetismo, não usavam carne em suas refeições, S. Epifânio, Hær., xxx, 15, P. G., t. xli, col. 428, embora estivesse escrito, Gên., xviii, 7, 8, que Abraão a havia dado a comer a seus três misteriosos visitantes; mas era essa uma passagem que haviam suprimido. A água desempenhava papel importante em sua vida; atribuíam-lhe uma virtude quase divina e serviam-se dela sob forma de abluções e banhos muito frequentes.

Primitivamente, haviam estimado a virgindade, por causa de são Tiago, depois desacreditaram essa virtude e censuraram a continência, obrigando as crianças a se casarem ainda muito jovens, e autorizando o divórcio e novas núpcias. S. Epifânio, Hær., xxx, 18, col. 436. 4° Seu proselitismo. — Diferentemente dos ebionitas fariseus, que se haviam confinado estreitamente e cuja ação se perde bastante cedo, sem que se possa constatar sua existência além do século ii, os ebionitas essênios viveram ainda por dois séculos. Chegaram mesmo a pensar em se propagar para fora e além dos países transjordânicos, seja na Ásia, seja no Ocidente, e até mesmo até Roma. Um dos seus, Alcibíades, de Apameia, veio a Roma, no começo do século iii, sob o pontificado de Calisto ou imediatamente depois, para aí propagar a doutrina ebionita, e notadamente o livro de Elcesaí ou Elcasai. Mas teve de haver-se com o autor dos Philosophoumena, provavelmente santo Hipólito, que ridicularizou o ensinamento novo e confundiu seu propagador. Philosophoumena, ix, 13-17, edit. Cruice, p. 446-455. E é talvez o mesmo personagem que, em 247, tentou fazer alguns prosélitos em Cesareia, mas que, também aí, encontrou quem lhe fizesse frente em Orígenes.

Orígenes, com efeito, fala, sem nomeá-lo, de um recém-chegado cheio de si mesmo, que se fazia defensor da « opinião ímpia e funesta dos elcesaítas », Eusébio, H. E., vi, 38, P. G., t. xx, col. 600, contra a qual põe em guarda seus ouvintes. Essa dupla tentativa de proselitismo ebionita, cuja memória a história nos conservou, supõe outras, mas que todas ficaram sem resultado apreciável. É preciso dizer o mesmo de sua atividade literária, por mais abundante e hábil que tenha sido para servir, sob a ficção de um romance teológico e sob o nome respeitado de são Clemente, de veículo às suas ideias. Homilias e Recognições clementinas, ver t. ii, col. 201 sq., tais como as possuímos hoje, não são a expressão primitiva do pensamento ebionita; sofreram remanejamentos interessados, mas permanecem como testemunhas.

Se as Recognições acusam atualmente uma tendência a se aproximar do ensinamento ortodoxo da Igreja, certamente não era assim em sua edição original. Quanto às Homilias, ainda trazem a marca de um manifesto ebionita acrescido de alguns dados gnósticos; representam, com efeito, como idênticos o mosaísmo e o cristianismo, e o Cristo como um profeta que já se havia manifestado em Adão e em Moisés, e que havia retornado, na pessoa de Jesus, para restituir ao mosaísmo sua pureza original há muito alterada; recomendam a luta contra a concupiscência pela abstinência de carne, a precocidade dos casamentos e a prática da pobreza. O todo apresentado sob a forma atraente de um romance de aventuras, era bem próprio para aguçar a curiosidade, mas não chegou sequer a abalar os verdadeiros judeu-cristãos, que se mantiveram como puderam no estado de bloco errático, através das múltiplas transformações que o movimento heleno-romano fez sofrer, durante os séculos ii e iii, aos meios transjordânicos. Com mais razão ainda, esse grande esforço literário ficou sem efeito, seja na Ásia, seja no Ocidente, sobre as Igrejas cada vez mais zelosas de sua ortodoxia e cada vez mais vigilantes contra todas as tentativas heterodoxas e heréticas da época.

Por isso o ebionismo essênio foi condenado a vegetar, à espera de seu desaparecimento completo; se ainda restavam alguns raros ebionitas, no século v, no tempo de Teodoreto, não deviam tardar a retornar, como queria a lógica, ao judaísmo estrito, rejeitando completamente o cristianismo, ou mesmo, para os que preferiram ser verdadeiros cristãos, à ortodoxia católica. I. Fontes. — S. Irineu, Cont. hær., I, 26, P. G., t. VII, col. 686-687; Tertuliano, De prescriptionibus, 33; Pseudo-Tertuliano, De prescriptionibus, 48, P. L., t. II, col. 46, 67; Philosophoumena, VII, 34; IX, 13-17, edit. Cruice, Paris, 1860, p. 389, 446 sq.; Orígenes, De principiis, IV, 1, 22; Contra Celsum, I, 1, P. G., t. XI, col. 381, 798 sq.; Eusébio, H. E., III, 27, 32; IV, 6, 22; V, 8, VI, 16, 17, 38, P. G., t. XX, col. 273, 281, 316, 380, 452, 558, 560, 597; S. Epifânio, Her., XXX, P. G., t. XLI, col. 409, 422, 428, 429, 483, 486; Teodoreto, Heret. fab., II, 1, P. G., t. LXXXIII, col. 381. II. TRABALHOS. — Ver t. III, col. 246, os relativos às Clementinas; Smith e Wace, Dictionary of christian biography; Realencyclopädie für protestantische Theologie; Lightfoot, S. Paul's Epistle to the Galatians, diss. II, S. Paul and the Three, 1876; Duchesne, Les origines chrétiennes (lithog.), Paris, 1886; Histoire ancienne de l'Eglise, Paris, 1906, t. I, p. 116-432

Autor original: G. Bareille

A extração e a tradução foram feitas por IA e em caso de algum erro podem entrar em contato com o editor